1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Gráfica Amd hd4890 (rv790); hd4770 (rv740)

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por mascarilha, 17 de Dezembro de 2008. (Respostas: 1075; Visualizações: 96365)

1. mascarilha

mascarilha I folded Myself

Boas

cumps

2. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Falta specs disso :(

Resta saber se é um die shirink do RV730 ou confirma os rumores (480 shaders, 256 bits)

3. petersaints

petersaints Power Member

Será que podemos esperar um RV780 a 40nm para breve?

4. Zealot

Zealot I quit My Job for Folding

Ena, se for outra placa sem necessidade de ligação à fonte de alimentação, fresca, silenciosa e potente a pelo menos 1280x1024, como a 4670, então venha ela! Era fixe pelo menos igualar a 4830!

5. __Miguel_

__Miguel_ Power Member

Hmmm, afinal sempre se concretizou.

Pela primeira vez, um GPU ultrapassou os CPUs na "corrida" do processo de fabricação. Não sei se será uma coisa boa ou má, mas não deixa de ser muito interessante.

E ainda mais sabendo que, tendencialmente, processos de fabrico menores permitem descidas acentuadas nos custos de produção e, em última análise, no preço final ao consumidor (já para não falar nos outros benefícios).

Agora, uma coisa eu não percebo... Segundo sei, 45nm, 65nm e 90nm são "full nodes", e 40nm, 55nm e 80nm são "half nodes", certo? E a passagem por um "full node" é sempre uma complicação, pelo que tenho lido. Ora, se assim é, qual a razão de a ATI estar a saltar de "half-node" em "half-node"? Parece trabalho a mais, porque tem de fazer dois die shrinks em simultâneo...

Entretanto, a ver se saem as specs. Queria ver se arranjava qualquer coisa para substituir a minha X1950Pro, e se esta vier ao preço das 4670 mas com performance de 4830, vou estar "all over it"... hehehe

Cumps.

Miguel

6. DJ_PAPA

DJ_PAPA Power Member

ATI RV740 - A 40nm RV770 In Disguise

http://vr-zone.com/articles/ati-rv740--a-40nm-rv770-in-disguise/6334.html?doc=6334

7. vasco fernandes

vasco fernandes [email protected] Member

e diferença entre a HD4850 e HD4830 já é pouca ou nenhuma e esta ainda vai ter um desempenho entre estas duas !!!

8. DJ_PAPA

DJ_PAPA Power Member

O desempenho ainda não é conhecido. So se prevê que ande por esses valores.
    De qq forma GDDR5 3.6Ghz + 40nm + 128bits + 640 sp´s e ja a igualar a HD 4850.... imagina quando for GDDR5 4.0/4.5Ghz + 40nm + 256 bits + 1000 SP´s (?).

Da para perceber que vai ser um litle monster super barato. Q2 é uma boa altura para sair. Q1 vai ser um desastre a nivel financeiro mundial e lançar produtos nessa altura vão ter pouca taxa de penetração no mercado apesar de alguns sites falarem que esta placa pode sair em Q1.

9. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Há um erro qualquer, porque tanto diz que tem 128 bits, como diz que tem 32 TMU's e é sabido que os TMU's estão ligado ao largura de banda das memórias.

Do resto será uma espécie de 4700 séries por estas specs.

Agora se fosse 256 bits + GDDR5, podia vir com core clock para encarar as 4800

10. DJ_PAPA

DJ_PAPA Power Member

It is AMD's first 40nm GPG chip with all IP being re-designed and characterized for 40nm ;)

11. V3ctor

V3ctor Moderador
    Staff Member

Pelo que parece, vai ficar entre a 4670 e a 4830/4850... e a 40nm virá sem o conector pci-express... k boa grafica pra HTPC e umas jogatanas valentes... :D

12. Serod

Serod Banido

Fica ao nível de uma 3870 em termos de performance?

13. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Uma 4670 já fica ao nível da 3870... Esta com 640 shaders + GDDR5 e dependendo do clockspeed poderá bater-se com a 4850.

14. Serod

Serod Banido

OFFTOPIC : http://www.anandtech.com/video/showdoc.aspx?i=3405&p=6

Depende dos jogos, mas andam ela por ela.

ONTOPIC: Já há mais alguma info sobre a placa? Data de lançamento e specs?

15. Sandman_pt

Sandman_pt Power Member

acho que deve vir com pci-e por causa dos overclock mesmo de fabrica e mesmo com o utilizador nao? pois se vier com estas specs vai la vai lolol grande placa!

16. Mk Pt

Mk Pt Power Member

Eu tambem tenho que substituir a minha 1950XT, mas tava à espera da geracao dx11 , ou seja, da hd5850, mas pelos vistos (perfomance) vou esperar é pela hd5750 ou coisa assim, que a perfomance ja sera bem melhor que a 1950XT, deve-se aguentar bem a 1650x1050 (monitor 22') e nao preciso trocar de fonte..

17. mascarilha

cumps

18. mascarilha

19. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

RV790... Uma RV770 a 40 nm ou virá com "extras"? (mais shaders)

De qualquer forma a resposta a GTX295 promete ser de mais alto nível. Mesmo que seja um RV770 encolhido, tem potencial para mais clocks e queda de consumo considerável. Pode muito bem sair uma single GPU a encarar a GTX285 e com consumo ao nivel da 4850 e uma dual-GPU a papar a 295 ao pequeno almoço, se bem que não é difícil, tem visto que com os novos catalyst 9.1 a 4870x2 fica praticamente ao mesmo nível.

Mas em março a nvidia já deverá ter o GT212 e variantes.

20. possessed

possessed Full Throttle BOINC Roller

acho que também trará mais shaders

Partilhar esta Página