Gráfica AMD RDNA2 (RX 6000 series)

Exatamente @Torak

A AMD se queria um produto competitivo a 1440p teria de pelo menos ter colocado 64mb de infinity cache, sem isso o poder computacional está lá, mas é o mesmo que colocares um carro algo rápido numa estrada não tão boa.

Não será apenas com a resolução. Se calhar vamos ver a 6600XT a ter quedas de frames mais acentuados, quando existirem efeitos de transparências e alpha effects.
Isto significa que podemos ter alguns jogos com 1% lows, muito baixos.
 
Não será apenas com a resolução. Se calhar vamos ver a 6600XT a ter quedas de frames mais acentuados, quando existirem efeitos de transparências e alpha effects.
Isto significa que podemos ter alguns jogos com 1% lows, muito baixos.

Talvez com raytracing, se bem que esta placa ligar o raytracing em 1080p só para os mais aventureiros. Isto só vai lá com FSR.

Uma geração depois a AMD consegue lançar uma placa com aceleração ray tracing por hardware com uma bandwith de 256GB/s ou seja menor do que os 288GB/s da 5600xt da geração passada que não tem aceleração de raytracing por hardware, se bem que neste caso é só mesmo um visto nas features para fazer marketing, porque na prática não dá para usar.
Isto tudo não seria um problema se o preço fosse competitivo, mas não, quiseram o seu bolo e comê-lo também.

Já a 3060 e 3060ti tem 360GB/s e 488GB/s. Alguém me explica porque é que haveria de comprar uma 6600xt ao invés do produto da concorrência? Só se tivesse um desconto considerável.

A AMD vai fazer dinheiro, mas à custa dos dedos do pé que foram alvejados por eles.
 
de facto duvido que quem compre uma 6600 ou uma 3060 esteja preocupado com RT ou a jogar acima de 1080p... a não ser claro que seja alguem que não se importe de jogar a 30fps... mas para isso mais valia comprar uma consola

claro que esta placa em condições normais seria para custar uns 250€, mas de momento é simplesmente impossível...

ainda no outro dia tive a ver um video que falavam dos preços e ta tudo mais caro.... e não me refiro so aos gpus em si... a propria RAM usada nas graficas teve subidas acentuadas de preço... ate o aluminio e o cobre tiveram subidas em flecha... de momento é mesmo impossivel uma placa mesmo que com o desempenho de uma placa de ha 2 anos atrás ser mais barata...

sinceramente nem vejo o sentido que faz a AMD lançar as 6600 a não ser para enganar alguem que queira RT e va comprar a placa a pensar que vai poder jogar jogos com RT sem ver a performance cair a pico...

Ainda me riu depois com os AIB a anunciarem versões XPTO destas placas... se fosse eu fazia a placa com o mínimo indispensável e tentava vender o quanto mais baixo possivel... pois o que mais faz falta neste momento são placas a preços acessiveis a toda a gente.... pois muita malta so quer fazer umas jogatanas com performance decente sem tar preocupada com ter o "Ferrari" das placas graficas
 
Todas estas gráficas têm a mesma capacidade computacional. Mas todas têm largura de banda muito superior á 6600XT.
Pior que isso, as RDNA já não têm a mesma capacidade de delta colour compression que as GCN, Turing e Ampere.

As 6700XT têm apenas um bus de 192 bits, mas para compensar, têm 96MB de cache L3. Apenas 32MB a menos que as 6800 e 6900.
A 6600XT apenas tem 32MB e com aquele bus de 128bits e sem colour compression, vai sofrer em resoluções mais altas, ou efeitos gráficos mais complexos.
A 3070 tem um bus de 256-bit e no entanto a 6700X com apenas 192-bit consegue batê-la, portanto a Infinity Cache tem o seu valor e não é à toa que permite ganhos de até 3.5x de largura de banda. Foi desenvolvida para reduzir o power necessário pelo bus, tornando-as energeticamente mais eficientes. Portanto agora na 6600XT com 128-bit + Infinity Cache (reduzido a 32MB) talvez se veja um desempenho igualmente superior em relação à 3060. Ah e a largura de banda são 256GB/s + os 32MB que a Infinity Cache oferece, portanto o valor real é superior. Contudo não compreendo porque não optaram por 64MB, pois em relação à 6700XT (96MB) é uma grande diferença. Pode ser um tiro no pé ou não, tal como disse um user acima o preço é que vai ditar a vencedora.
 
de facto duvido que quem compre uma 6600 ou uma 3060 esteja preocupado com RT ou a jogar acima de 1080p... a não ser claro que seja alguem que não se importe de jogar a 30fps... mas para isso mais valia comprar uma consola

claro que esta placa em condições normais seria para custar uns 250€, mas de momento é simplesmente impossível...

ainda no outro dia tive a ver um video que falavam dos preços e ta tudo mais caro.... e não me refiro so aos gpus em si... a propria RAM usada nas graficas teve subidas acentuadas de preço... ate o aluminio e o cobre tiveram subidas em flecha... de momento é mesmo impossivel uma placa mesmo que com o desempenho de uma placa de ha 2 anos atrás ser mais barata...

sinceramente nem vejo o sentido que faz a AMD lançar as 6600 a não ser para enganar alguem que queira RT e va comprar a placa a pensar que vai poder jogar jogos com RT sem ver a performance cair a pico...

Ainda me riu depois com os AIB a anunciarem versões XPTO destas placas... se fosse eu fazia a placa com o mínimo indispensável e tentava vender o quanto mais baixo possivel... pois o que mais faz falta neste momento são placas a preços acessiveis a toda a gente.... pois muita malta so quer fazer umas jogatanas com performance decente sem tar preocupada com ter o "Ferrari" das placas graficas
O problema é que as pessoas estão fartas de esperar e ver preços de 1000€, 900€, 800€, 700€, 600€, 500€. Portanto o que aparecer novo abaixo de 500€ vai voar rapidamente.
De resto concordo contigo, placa básica com o mínimo indispensável.
 
Portanto agora na 6600XT com 128-bit + Infinity Cache (reduzido a 32MB) talvez se veja um desempenho igualmente superior em relação à 3060.

Segundo testes que foram feitos, a 6800 Xt com os seus 128 MB de Infinity Cache, tinha um Hit Rate na Cache de 56%. Isso quer dizer que mais de metade das vezes, o Infinity Cache era uma grande mais valia e faz efetivamente o BUS aumentar e bem.

Qual será o Hit Rate com apenas 32 MB? Uma coisa é certa, será muito mais baixo. O valor ideal para esta placa seria 64 MB, tendo em conta que a 6700 XT tem 96 MB.
 
A 3070 tem um bus de 256-bit e no entanto a 6700X com apenas 192-bit consegue batê-la, portanto a Infinity Cache tem o seu valor e não é à toa que permite ganhos de até 3.5x de largura de banda. Foi desenvolvida para reduzir o power necessário pelo bus, tornando-as energeticamente mais eficientes. Portanto agora na 6600XT com 128-bit + Infinity Cache (reduzido a 32MB) talvez se veja um desempenho igualmente superior em relação à 3060. Ah e a largura de banda são 256GB/s + os 32MB que a Infinity Cache oferece, portanto o valor real é superior. Contudo não compreendo porque não optaram por 64MB, pois em relação à 6700XT (96MB) é uma grande diferença. Pode ser um tiro no pé ou não, tal como disse um user acima o preço é que vai ditar a vencedora.

Tens de ler tudo o que escrevi.
A 6700XT tem 192bits de bus, o que é uma diferença de apenas 33%. Mas tem 96MB de cache para compensar.
Mas a 6600XT tem um bus de 128bits, que é metade de uma 5700XT e 2070S. E apenas tem 32MB de cache L3.
Mas sabes a grande diferença, é que as Ampere têm o delta colour compression mais avançado do mercado. E as RDNA não tem nada disto.
E não, a 6700XT não bate a 3070. Nem mesmo a 1080p.

Viste o este do HU ás 6700XT, com a mesma velocidade que as 5700XT?
Estas duas gráficas têm os mesmos 2560 shaders. Por isso, foi uma boa comparação entre gerações.
O resultado foi que ficavam quase sempre iguais. Mesmo em resoluções superiores.
Isto mostra que não houve avanços de IPC entre gerações, apenas adição de funcionalidades.
Mas também mostra que aqueles 96MB de L3, compensam a perda de 64bits no bus de memória.
Achas mesmo que 32MB vão compensar a perda de 128bits?
Até a AMD sabe bem que não. Por isso é que colocaram nos slides que a 6600XT é para 1080p.
Imagina bem, um GPU tão potente como uma PS5, a ser anunciada para 1080p.....
 
Segundo o Techpowerup, a 6700 XT está mais proxima da 3060 Ti do que da 3070.

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Tens de ler tudo o que escrevi.
A 6700XT tem 192bits de bus, o que é uma diferença de apenas 33%. Mas tem 96MB de cache para compensar.
Mas a 6600XT tem um bus de 128bits, que é metade de uma 5700XT e 2070S. E apenas tem 32MB de cache L3.
Mas sabes a grande diferença, é que as Ampere têm o delta colour compression mais avançado do mercado. E as RDNA não tem nada disto.
E não, a 6700XT não bate a 3070. Nem mesmo a 1080p.

Viste o este do HU ás 6700XT, com a mesma velocidade que as 5700XT?
Estas duas gráficas têm os mesmos 2560 shaders. Por isso, foi uma boa comparação entre gerações.
O resultado foi que ficavam quase sempre iguais. Mesmo em resoluções superiores.
Isto mostra que não houve avanços de IPC entre gerações, apenas adição de funcionalidades.
Mas também mostra que aqueles 96MB de L3, compensam a perda de 64bits no bus de memória.
Achas mesmo que 32MB vão compensar a perda de 128bits?
Até a AMD sabe bem que não. Por isso é que colocaram nos slides que a 6600XT é para 1080p.
Imagina bem, um GPU tão potente como uma PS5, a ser anunciada para 1080p.....
Obviamente que é mau uma GPU de nova geração ter o mesmo nível de uma PS5 sendo que esta é equivalente a uma RTX 2070.
Sim, os Shaders, TMU's, ROP's e CU's são iguais tanto na 5700X como na 6700X, apenas houve avanço nos Ray Accelerators, Infinity Cache e os clocks são muito mais altos nas series 6000. Acredito que muitos owners de 5700 XT apenas fizeram upgrade para 6700 XT ou superior aproveitando o alto valor de usado da geração anterior. De qualquer forma quem o fez teve ganhos significativos em fps e novas features. Quanto ao Delta Colour Compression leva para outras discussões já antigas de qualidade de imagem e sharpness, pois no geral maior compressão = mais fps, MAS menor qualidade.
 
Obviamente que é mau uma GPU de nova geração ter o mesmo nível de uma PS5 sendo que esta é equivalente a uma RTX 2070.
Sim, os Shaders, TMU's, ROP's e CU's são iguais tanto na 5700X como na 6700X, apenas houve avanço nos Ray Accelerators, Infinity Cache e os clocks são muito mais altos nas series 6000. Acredito que muitos owners de 5700 XT apenas fizeram upgrade para 6700 XT ou superior aproveitando o alto valor de usado da geração anterior. De qualquer forma quem o fez teve ganhos significativos em fps e novas features. Quanto ao Delta Colour Compression leva para outras discussões já antigas de qualidade de imagem e sharpness, pois no geral maior compressão = mais fps, MAS menor qualidade.

Não me parece que saibas o que é o delta colour compression da nVidia.
 
as RDNA não suportam delta color compression? procurei por "delta color compression" neste documento https://www.amd.com/system/files/documents/rdna-whitepaper.pdf e apareceu este parágrafo na página 16:

"In previous architectures, AMD introduced delta color compression to reduce bandwidth and save power. The RDNA architecture includes enhanced compression algorithms that will save additional bandwidth. Additionally, the texture mapping units can write compressed color data to the L2 cache and other portions of the memory hierarchy, whereas in earlier architectures, compressed data could only be written back to memory"
 
as RDNA não suportam delta color compression? procurei por "delta color compression" neste documento https://www.amd.com/system/files/documents/rdna-whitepaper.pdf e apareceu este parágrafo na página 16:

"In previous architectures, AMD introduced delta color compression to reduce bandwidth and save power. The RDNA architecture includes enhanced compression algorithms that will save additional bandwidth. Additionally, the texture mapping units can write compressed color data to the L2 cache and other portions of the memory hierarchy, whereas in earlier architectures, compressed data could only be written back to memory"

Como podes ver, a compressão de dados das RDNA até consegue ser pior do que a das GCN.

111341.png


111342.png
 
pelos vistos as novas arquitecturas mostram regressão nessa funcionalidade em ambas as nvidia e amd. essas tabelas não têm as ampere mas suponho que seja inferior às maxwell tal como as turing.
será o delta color compression assim tão importante para os gpu's mais recentes?
 
pelos vistos as novas arquitecturas mostram regressão nessa funcionalidade em ambas as nvidia e amd. essas tabelas não têm as ampere mas suponho que seja inferior às maxwell tal como as turing.
será o delta color compression assim tão importante para os gpu's mais recentes?

O Anandtech era um dos raros sites que faz o teste com o beyond3d suit, que tem este teste especifico de compressão de dados.
Infelizmente, a casa do editor que testava os GPUs ardeu num incêndio. Desde essa altura que o site anandtech ainda não fez testes de GPUs.
Logo Ampere e RDNA2 não estão na lista. E eu ainda não encontrei mais nenhum site que use este teste.
Mas como podes ver, a compressão de dados da nVidia continua muito á frente da AMD.

E sim, ainda é importante. Apesar de termos tido aumentos consideráveis de poder computacional, mais adição de tensor e unidades RTX, continuamos com buses de 256bits na maior parte das gráficas.
Claro que também tivemos melhorias noutros campos, como caches e GDDR6X, etc. Mas o delta colour compression continua a ajudar a poupar largura de banda de memória.
Podes ter a certeza que técnicas introduzidas á décadas atrás para poupar nos acessos á memória, ainda hoje continuam a ser utilizadas.

Em certa medida a AMD tomou um caminho diferente. Não investiu tanto na lógica para compressão de dados, mas meteu mais cache.
 
@Torak As Ampere e RDNA2 estão no mercado há quase um ano, ainda ninguém as testou nesse bench...???

Poucos têm este suite de testes, apenas alguns profissionais, por causa de questões de licenças.
Ainda não encontrei mais ninguém que corra este teste.
Também tinha curiosidade em ver como é que as RDNA2 e as Ampere se portam.
 
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