Processador AMD Ryzen / Threadripper

Sim, alguns leaks até colocavam a 480 a par da GTX1080 :-D

Leaks são leaks e a maioria deles com a mesma fonte por isso vale o que vale. Depois não vamos esquecer que as performances vão ser melhores/piores consoante o workload pois há alterações profundas entre a abordagem da AMD e INTEL:
  • A AMD usa a L3 como victim cache ao contrário da intel. Isto significa que o que vai para a L3 é o que vai ser descartado da L2. A desvantagem disto é que assim torna-se difícil saber o que já foi carregado da RAM entre cada módulo e aumenta a complexidade para manter coerência dos dados. Não significa que seja uma má solução mas sim que é diferente e vamos ver o impacto disso na performance. Algo que ajuda este mecanismo é a L2 maior.
  • A unidade AVX tem metade do tamanho da intel o que vai de certeza influenciar workloads que usem esta unidade.
  • O controlador de memória calcula 2 endereços de memória vs 3 da intel por clock.
  • É a 1ª implementação SMT da AMD o que implica que não deverão ter tanto know-how como a intel.
Resumindo, não vamos atirar já foguetes pois vão haver de certeza benchmarks que vão dar boa vantagem à intel.
 
na RX 480 o pessoal é que hypou a coisa pois os leaks mais crediveis mostravam o que era na realidade a placa: algo superior à 390 mas não muito já aqui os leaks mais crediveis levam a crer que é ligeiramente pior por nucleo mas que em multithread tem mais desempenho que a intel o que não me admira nada já para não falar que garantido pela própria AMD pelo menos o desemepenho dos 4000 da intel podemos contar pois eles afirmaram que seria acima de 40% de potencia por nucleo e mesmo que seja só isto é motivo para estar com hype só pelo facto de voltar a haver concurrência neste mercado.
 
@muddymind

Mas então, os FX não são bons em multithreading? Na altura em que sairam, comparando com os da intel dessa altura, rebentava com o i5 e ficava taco a taco com o i7 2700k. E acho que nem vale a pena falar da diferença de preços entre o FX e o i7...

E nos slides que eu vi da AMD da RX 480, as únicas coisas que vi foi um Crossfire de RX 480 ficar próxima de uma 1080 no DX12 custando muito menos. Mas isso fui eu, vocês devem ter visto coisas diferentes...

---------

IPC Intel vs AMD nos últimos anos

uuMOToE.jpg



E está confirmado que vai suportar ECC. Não deve ter muito interesse para a maior parte do público, mas enfim, há quem goste.
 
Mais uma pequena tabela do Ryzen 5 1600x

image post

Se isto for realmente verdade, este Ryzen 5 1600x com OC esmaga processadores Intel como o diabo esfrega o olho.

Acho que a Intel vai ter luta e vai ter que descer e muito os preços, vai ser bastante interessante o mercado.
 
Não se trata de "gostar". Há certos casos de uso em que ECC é um requisito importante. No mercado consumidor é irrelevante, em empresarial não.

Quando eu disse gostar foi para aquelas pessoas que gostam de ter as tecnologias só porque sim. Mas sim, para quem precisa de fiabilidade é uma tecnologia excelente.
 
Mais uma pequena tabela do Ryzen 5 1600x

image post

Se isto for realmente verdade, este Ryzen 5 1600x com OC esmaga processadores Intel como o diabo esfrega o olho.

Acho que a Intel vai ter luta e vai ter que descer e muito os preços, vai ser bastante interessante o mercado.

Eu gostava que assim fosse, alta performance a estes preços, mas sinceramente duvido, se os preços se confirmarem pelas leaks então a performance será menor que a estimada, caso a performance se mantenha a par com a intel os preços deverão ser mais altos tipo 3/4 do equivalente da concorrência, é que menos de metade para uma empresa que precisa de encaixar dinheiro não me parece que andem a dormir e a oferecer coisas...

Portanto todas estas leaks a mim não dizem nada, quero é ver material cá fora para depois tirar conclusões de coisas concretas...
 
@godevskii

Sinceramente penso que mais depressa os leaks são falsos, do que os preços. Já apareceram varias vezes em varias lojas os preços, e são sempre similares. A propria amazon de espanha no outro dia colocou o 1700 "em stock" por alguns minutos (como é obvio foi logo retirado).
 
Eu gostava que assim fosse, alta performance a estes preços, mas sinceramente duvido, se os preços se confirmarem pelas leaks então a performance será menor que a estimada, caso a performance se mantenha a par com a intel os preços deverão ser mais altos tipo 3/4 do equivalente da concorrência, é que menos de metade para uma empresa que precisa de encaixar dinheiro não me parece que andem a dormir e a oferecer coisas...

Portanto todas estas leaks a mim não dizem nada, quero é ver material cá fora para depois tirar conclusões de coisas concretas...

Porque é que não haveria de ser assim?
 
Cheguei há pouco a este tópico por estar a fazer pesquisas para uma nova build (há mais de 10 anos que não faço uma - portáteis). Entretanto decido esperar pelos Ryzen.

Se estas leaks do Ryzen 5 1600X estão quase a arrebentar tudo. Não há leaks dos Ryzen 7? Vai estourar a tabela imagino..
 
Eu gostava que assim fosse, alta performance a estes preços, mas sinceramente duvido, se os preços se confirmarem pelas leaks então a performance será menor que a estimada, caso a performance se mantenha a par com a intel os preços deverão ser mais altos tipo 3/4 do equivalente da concorrência, é que menos de metade para uma empresa que precisa de encaixar dinheiro não me parece que andem a dormir e a oferecer coisas...

Portanto todas estas leaks a mim não dizem nada, quero é ver material cá fora para depois tirar conclusões de coisas concretas...

Isso funcionaria assim num mercado que não estivesse tão refém da Intel. Aí a AMD podia de facto cobrar valores mais tangenciais aos preços da Intel, mas para forçar uma mudança de plataforma de Intel para AMD, que é o que a AMD pretende, dado que quer conquistar agressivamente quota de mercado, é preciso ter preços bem mais agressivos.

É que quem comprou na gama entusiasta da Intel (>=6Cores), em particular, e quem compra algo dispendioso e relativamente inacessível, na generalidade, tende a recorrer a argumentos de racionalização e validação da escolha feita, uma espécie de mecanismo de defesa para não arcar com "buyer's remorse", por assim dizer. Por isso, para vencer essa barreira, são precisos preços canhão...
 
@[PM] Já há sim. Acho que se andares umas páginas para trás aqui encontras.

O NDA levanta dia 28 de fevereiro acho eu. A partir daí já iremos ver benchmarks e reviews a sério.
 
Back
Topo