Processador AMD ZEN3 (Ryzen 5000 series)

vou mandar vir um arctic liquid II 360

as reviews sao expetaculares sobre esse cooler

o meu corsair H100i avariou e tou feliz com um remendo barato que arranjei da artic para o preco.. que merecem que voltem a comprar deles :D

Acho que acabaste de me tirar o pão da boca :) tinha-o debaixo de olho e agora a loja diz que está esgotado
 
o que mais gosto nesse modelo da arctic alem da performance que é o mais importante é os cabos que estao todos escondidos

Vê o vídeo de hoje do Gamer's Nexus. Parece que vem aí uma revisão desse cooler devido ao sistema de montagem AM4 ser um pouco complicado. Não faço a mínima ideia se a Artic vai modificar a caixa para se saber que se está a comprar a nova revisão.
 
Não pretendia gastar muito na board, tinha visto as Asus, mas algumas muito acima do orçamento.

Ponderei e era a que estava mais inclinado era a x570 asus tuf wifi, mas vi a MSI Tomahawk, e tenho andado a ler uns reviews da mesma. Ainda vou ler mais um pouco e ver alguns videos sobre ela, mas em termos do que procuro, talvez seja a mais indicada.

Tenho uma crosshair VIII hero e se fosse hoje comprava a x570 tomahawk mag(há um ano não havia). Pelo que vi parece ter a melhor relação preço-qualidade de longe, no que toca a boards x570, que aparenta rivalizar em preço mesmo com algumas b550.
 
Tenho uma crosshair VIII hero e se fosse hoje comprava a x570 tomahawk mag(há um ano não havia). Pelo que vi parece ter a melhor relação preço-qualidade de longe, no que toca a boards x570, que aparenta rivalizar em preço mesmo com algumas b550.
Epa eu apostei, gastei um pouco mais na x570 tomahawk e estou mesmo satisfeito e nem uso 1% do que ela é capaz.. Comprei com um 3600 porque o objectivo é meter o 5900x.
 
Vê o vídeo de hoje do Gamer's Nexus. Parece que vem aí uma revisão desse cooler devido ao sistema de montagem AM4 ser um pouco complicado. Não faço a mínima ideia se a Artic vai modificar a caixa para se saber que se está a comprar a nova revisão.

Tarde demais.. Já vem a caminho e é para um 5900x xD

Pode ser que eles mandem depois

Vê o vídeo de hoje do Gamer's Nexus. Parece que vem aí uma revisão desse cooler devido ao sistema de montagem AM4 ser um pouco complicado. Não faço a mínima ideia se a Artic vai modificar a caixa para se saber que se está a comprar a nova revisão.

tarde demais.. ja mandei vir ontem
Epa eu apostei, gastei um pouco mais na x570 tomahawk e estou mesmo satisfeito e nem uso 1% do que ela é capaz.. Comprei com um 3600 porque o objectivo é meter o 5900x.

tb vou para a tomahawk X570 quase de certeza.. ainda tava a espera de mais alguns lançamentos.. mas nada de jeito.. o preço desceu ainda por cima.. 183 euros aqui na alemanha
 
Última edição:
Porque não uma B550, parece-me que são melhores escolhas que qualquer board X570.
Dependendo da robustez da alimentação e dos extras incluídos, uma boa B550 é, na minha opinião, preferível a uma X570. Só o facto de não ter ventoínha no chipset, é logo menos um ponto fraco em termos de fiabilidade. Para quem precisa de muitas portas USB e de utilizar muitos dispositivos PCIe 4.0, X570 é a única alternativa, no entanto...
 
A B550 Tomahawk pouco fica a dever à X570 Tomahawk, por exemplo, e dá para poupar ~50€. A quem não interessar o wifi integrado acaba por ser melhor opção, acho.
 
Depende muito se querem ou não dar OC e qual o CPU que lhe vão colocar em cima. Mas geralmente uma B550 serve se for para correr em velocidades stock e não usarem a maquina para coisas como renderings pesados.
 
Depende muito se querem ou não dar OC e qual o CPU que lhe vão colocar em cima. Mas geralmente uma B550 serve se for para correr em velocidades stock e não usarem a maquina para coisas como renderings pesados.
Depende da motherboard B550 em questão. A minha B550 fornece até 490A para o CPU. Não estou a ver overclock nenhum que não consiga ser feito nesta motherboard, mesmo com o 5950x em LN2. E esta motherboard custa menos 80 euros do que a X570 equivalente...
 
Depende da motherboard B550 em questão. A minha B550 fornece até 490A para o CPU. Não estou a ver overclock nenhum que não consiga ser feito nesta motherboard, mesmo com o 5950x em LN2. E esta motherboard custa menos 80 euros do que a X570 equivalente...

Tens razão mas não deve ser das baratas. A x570 tomahawk é bastante barata para o que tem, percebo quem não goste do cooling ativo, eu também não gosto.
Isto há boards para todos os gostos, é importante é não comprarem um 5800x ou 5900x e meterem lhe uma board que não vai conseguir tirar a potencialidade toda do cpu, é algo que acho que não faz sentido. Tirando isso não há muito que enganar se não escolherem as boards com péssimas VRMs.
 
Depende muito se querem ou não dar OC e qual o CPU que lhe vão colocar em cima. Mas geralmente uma B550 serve se for para correr em velocidades stock e não usarem a maquina para coisas como renderings pesados.

Olha que não! A questão é mesmo essa. As X570 e B550 Tomahawk, por exemplo, têm um VRM muito semelhante, fazendo uso das mesmas power stages de 60A. A única diferença é que a X tem 12 fases e a B tem 10. Por comparação, a B450 tomahawk tem apenas 4 fases baseadas em mosfets discretos, e era considerado um VRM decente para a maioria dos CPUs e até para um bocadito de overclock para o dia a dia. Só por aqui vês que o VRM da B550 é extremamente capaz e nem se esforça muito para alimentar um 5950X a correr renderings 24 horas por dia. ;)
As B550 são, na sua generalidade, boards muito melhores do que as anteriores B350/450. Tens B550s melhores que muitas X570 da 1ª geração, até, com excelentes VRMs e características que as X570 não tinham, como 2,5Gbe. Daí se estar a assistir a um relançamento do X570 por parte de muitas marcas, porque as B550 que entretanto saíram mataram completamente uma série de X570s.
Uma boa B550 (de que a tomahawk é apenas um exemplo, existem várias) é board mais do que suficiente para mais de 90% das pessoas, seja para que CPU for. ;)
 
Olha que não! A questão é mesmo essa. As X570 e B550 Tomahawk, por exemplo, têm um VRM muito semelhante, fazendo uso das mesmas power stages de 60A. A única diferença é que a X tem 12 fases e a B tem 10. Por comparação, a B450 tomahawk tem apenas 4 fases baseadas em mosfets discretos, e era considerado um VRM decente para a maioria dos CPUs e até para um bocadito de overclock para o dia a dia. Só por aqui vês que o VRM da B550 é extremamente capaz e nem se esforça muito para alimentar um 5950X a correr renderings 24 horas por dia. ;)
As B550 são, na sua generalidade, boards muito melhores do que as anteriores B350/450. Tens B550s melhores que muitas X570 da 1ª geração, até, com excelentes VRMs e características que as X570 não tinham, como 2,5Gbe. Daí se estar a assistir a um relançamento do X570 por parte de muitas marcas, porque as B550 que entretanto saíram mataram completamente uma série de X570s.
Uma boa B550 (de que a tomahawk é apenas um exemplo, existem várias) é board mais do que suficiente para mais de 90% das pessoas, seja para que CPU for. ;)

Percebo e provavelmente tens razão. Poupam uns 50 euros e tem um produto semelhante, a diferença nesse caso são as pci-e lanes e só justifica o upgrade para a x570 quem precisar de vários M.2 e/ou multi gpu que é algo não muito usado a não ser para rendering ou inferência de dados.
 
Percebo e provavelmente tens razão. Poupam uns 50 euros e tem um produto semelhante, a diferença nesse caso são as pci-e lanes e só justifica o upgrade para a x570 quem precisar de vários M.2 e/ou multi gpu que é algo não muito usado a não ser para rendering ou inferência de dados.
No meu caso achei muito o facto de ter wireless, a possibilidade de ter vários m. 2 pci 4.0 mais gráfica robusta, mais cpu robusto seria motivo suficiente para avançar para x570, na altura as b550 ainda estavam muitos caras. Mesmo se fosse hoje acho que iria para x570.
 
O 5600X apareceu, no topo da listagem Single Thread do Passmark por uma boa margem:
AbIb2GV.png


https://videocardz.com/newz/amd-ryz...top-score-in-passmark-single-thread-benchmark

As diferenças são de 10% para o 10900K, 19% para o 10600K e 23% para o 3600XT.

Um Score do 5900X locked a 4,5 Ghz All Core no Geekbench 5:
fNou0Dj.png


https://browser.geekbench.com/v5/cpu/4306615

Um post do @Dark Kaeser com outros resultados dos 5000, para comparação: https://forum.zwame.pt/threads/amd-...o-5-de-novembro.1039364/page-56#post-16717699
 
Tenho até dia 28 para iniciar a devolução do meu 3600 comprado na Amazon e cheira-me que é isso mesmo que vou fazer para tentar apanhar um 5600x no lançamento.

Será que vai ser tão mau quanto o lançamento das série 30xx da Nvidia?

Edit: Ainda ponderei o 5800x mas penso que 6 cores com o aparente desempenho do 5600x será mais que suficiente para gaming.
 
Back
Topo