Anacom proíbe a qualificação de ofertas "ilimitadas" quando existem restrições

Nem tenho comentado nada por aí porque ao velho estilo tuga é-se preso por ter cão e por não ter.

Acho que sim, mais valia não terem feito nada e deixarem o tema apodrecer por si.

Francamente, só bota abaixo sem verem o lado mais positivo e interessante.
:rolleyes:


Edit:
As fidelizações pode ser mais complicado pelo reflexo que pode ter no preço de venda.
 
Última edição:
Só falta acabar com as fidelizações de 24 meses e teremos um mercado de telecomunicações verdadeiramente concorrencial com vantagens óbvias para os consumidores.

E os que não se aguentam fecham ou vendem!

Impossível é conviver com esta divisão de mercado em quotas e concertações de preços.
Pensa lá bem no que estás a dizer. Se fecham ou vendem, então são menos players no mercado. E quanto menos players, maior a concertação de preços. Portanto o que dizes é contraditório.

A fidelização existe para compensar o custo da instalação. Como podes reparar, a Cabovisão oferece uma modalidade supostamente sem fidelização mas que na realidade cobra o preço de instalação, que só é devolvido gradualmente durante vários meses, o que na prática vai dar ao mesmo.

Não existe concorrência efectiva se houver um player muito maior que os outros, que é o caso no nosso mercado. E isto não vai mudar porque quem está no poder lucra com isso. Vê as ligações políticas das administrações e grandes accionistas das grandes empresas. Pensa nisso quando fores votar.
 
Última edição:
Eu acho que a decisão da Anacom é correcta.

Os operadores devem ser transparentes na forma como comunicam as suas propostas aos clientes. A Cabovisão é talvez o pior exemplo que aplica a PUA de forma mecânica independentemente do estado da rede. Ora, esta decisao da Anacom obriga os operadores a abrir o jogo. Se prometem ilimitado então não podem vir depois limitar a utilização quando não há qualquer razão de ordem técnica para que o façam.

Qualquer limitação, como a Anacom refere, é apenas permitida em casos excepcionais. Desta forma, se é excepcional então só pode ser aplicado em condições muito específicas e não de forma continuada pelos operadores. Aliás, se é excepcional os operadores são obrigados a justificar perante o cliente qualquer limitação que venha a ocorrer fruto dessa situação de excepção que, aliás, está prevista na LCE.
 
Se não é ilimitado, é óbvio que não deveria ser "legal" utilizar o termo "ilimitado".
O significado de "ilimitado" para as operadoras não pode vir em notas ou em asteriscos ou em "letras pequenas".
É publicidade enganosa.

Agora falta acabar com as fidelizações de 24 meses.
6 ou 12 meses no máximo.
 
Agora falta acabar com as fidelizações de 24 meses.
6 ou 12 meses no máximo.

para que? para aumentarem mais os preços? para começarmos a pagar instalações? para que mesmo?

não percebo o porque de tanta mas tanta gente reclamar com as fidelizações afinal voces gostam de que andar a saltar de serviço para serviço? para que mesmo ? para dizerem que experimentaram tudo e mais alguma coisa? é por causa disso que os preços são o que são.

andaram anos e anos a ser sugados pela unica operadora de luz e alguem reclamava? não, diziam ao inicio do ano '' mais um aumento, ai meu deus''.
 
Rendeiro;11682249 andaram anos e anos a ser sugados pela unica operadora de luz e alguem reclamava? não disse:
Mas pelo menos essa unica operadora fornecia o contratado, nunca estive limitado em potencia por existir muitos clientes. Já na WOW não posso dizer o mesmo, antes de terminar a fidelização tenho de aguentar o fraco serviço.
 
Mas pelo menos essa unica operadora fornecia o contratado, nunca estive limitado em potencia por existir muitos clientes. Já na WOW não posso dizer o mesmo, antes de terminar a fidelização tenho de aguentar o fraco serviço.
O contrato que assinaste com a Optimus tem alguma garantia de serviço?
 
Eu até compreendo que as fidelizações sejam uma forma de pagar os custos de instalação (ou aquisição do equipamento) mais gradualmente, mas daí a ter de pagar todas as mensalidades até final do contrato? Para mim é abuso, porque se fossem minimamente honestos apenas cobravam o que falta para pagar da instalação ou do equipamento.
 
Eu até compreendo que as fidelizações sejam uma forma de pagar os custos de instalação (ou aquisição do equipamento) mais gradualmente, mas daí a ter de pagar todas as mensalidades até final do contrato? Para mim é abuso, porque se fossem minimamente honestos apenas cobravam o que falta para pagar da instalação ou do equipamento.
Exactamente, é um abuso.

O problema é que ao vender-se a alma ao diabo ainda se ganha algum dinheiro, não se está apenas a pagar a instalação.

A alternativa teria de ser: instalação paga em mensalidades + bónus para clientes antigos.
 
Para mim é abuso, porque se fossem minimamente honestos apenas cobravam o que falta para pagar da instalação ou do equipamento.
Isso é uma boa ideia no papel, mas na prática eles podem atribuir ao equipamento e instalação o PVP que quiserem, pelo que ficaria tudo na mesma.
 
Última edição:
Se calhar também já era altura da Anacom clarificar a questão das fidelizações e obrigar os operadores a calcularem as penalizações de forma justa e equitativa.

A penalização deve servir apenas para ressarcir a operadora dos custos não recuperáveis devido à rescisão antecipada do contrato.

Tudo o que for cobrado acima desse valor não tem validade legal nenhuma pois o art. 19, alínea c do D.L. 446/85 de 25 de Outubro proíbe "as cláusulas contratuais gerais que consagrem cláusulas penais desproporcionadas aos danos a ressarcir".

É bom que os consumidores tenham conhecimento dos seus direitos e evitem ser ludibriados pelos operadores que não possuem qualquer legitimidade legal para exigir compensações claramente excessivas face aos custos que tiveram com aquisição de determinado cliente.
 
quanto aos "limites ilimitados" é uma enorme decisao. é esperar para ver a implementação.

quanto á fidelização, por um lado percebo o lado deles de "oferecerem" a instalaçao em troca de permanencia na operadora.
 
E qual é a desculpa para fidelização 12 meses para clientes antigos (alguns com vários anos de antiguidade)? Essa instalação já está mais que paga...
 
Eu até compreendo que as fidelizações sejam uma forma de pagar os custos de instalação (ou aquisição do equipamento) mais gradualmente, mas daí a ter de pagar todas as mensalidades até final do contrato? Para mim é abuso, porque se fossem minimamente honestos apenas cobravam o que falta para pagar da instalação ou do equipamento.

Eu há anos atrás tive net de uma empresa de nome Interacesso (Nortenet), e na altura de assinar, deram-me a hipótese de assinar com fidelização ou sem fidelização, pagando se bem me lembro 70 euros de instalação.

Eu optei por pagar esses 70(?) euros e fiquei sem fidelização.

Apesar disso, ainda estive com eles cerca de três anos até começarem a fazer TS, altura em que saí.

Não estou arrependido e tenho pena que outrasempresas não façam o mesmo pois teriam a minha preferência.
 
Back
Topo