Vocês sonham de uma maneira.
Em primeiro lugar o tráfego é ilimitado, isso é um facto. O serviço nunca é cortado quando se chega a um determinado limite, mas sim reduzido o débito no caso do 4G (isso está no contrato
e em todos os panfletos publicitários em letras pequenas etc...)... Logo
legalmente não estão a fazer nada de errado, nem sequer publicidade enganosa é. Agora se me perguntarem se o limite para redução de débito deveria ser maior? Deveria, por mim deveria ser 50GB, mas lá está, eles oferecem e só aceita quem quer, é por isso que 4G para mim está fora de questão.
Para apresentar propostas? É fácil, uma lei e punição respectiva para desrespeito da mesma sempre que for usada a designação de "ilimitado", por estas palavras ou por outras (e em que hajam limites);
Na Internet Móvel deverá de aparecer um serviço que permita de forma considerável a par do fixo (500 Gb) ou que sendo ilimitado, de forma a salvaguardar a rede:
Mais uma vez,
o tráfego e ilimitado, ou vocês não sabem ler??? Passado 15GB (no caso do 4G) a largura de banda é reduzida, mas isso até está espetado nos panfletos (e no contrato obviamente). Se fores a tribunal o que vais argumentar?
Essa de dever ser criado um serviço equivalente é que está boa. Em primeiro lugar, tecnicamente é impossível garantir o mesmo nível do serviço entre
last-mile wired e wireless, são coisas completamente diferentes, com outros custos e outros obstáculos...
E mais, os operadores são entidades privadas, e são eles que escolhem que serviço disponibilizar, e tu depois escolhes se queres subscrever ou não. Agora o Estado não pode obrigar uma empresa privada a fornecer determinado serviço, a não ser que esteja disposto a pagar por ele, e subsidiação por mim não.
» Em períodos em que o tráfego para aquela antena chegar, e apenas somente, a 80% da sua capacidade a velocidade pode ser reduzida para o mínimo (ver mais à frente) mas nunca poderá ser inferior a metade da velocidade mínima garantida;
» A informação do nível de tráfego seja monitorizada pela ANACOM (é para isto que mama dinheiro dos contribuintes)
» Para isso deverão as operadoras enviar em tempo real estas informações;
» A informação deverá de estar acessível para qualquer um (as percentagens de acesso)
» A qualidade de serviço deverá de ser garantida (a par do que acontece na Holanda por exemplo), ou seja, haver uma
velocidade mínima garantida;
» A existir limites que sejam descriminados aquando do anuncio da
velocidade mínima garantida, sendo os operadores obrigados a descriminar por "
velocidade mínima (total)" e "
velocidade mínima (em congestionamento)"
[os nomes são um exemplo meramente];
» A redução de velocidade não pode perdurar mais do que 4 horas diárias (a contar a partir da sua aplicação) ao utilizador e no caso empresarial deverão de ser SEMPRE garantidas as velocidades mínimas no horário útil de trabalho (9h - 5h);
» O utilizador deverá ser sempre notificado por email ou sms de que a capacidade da rede atingiu 80% e por isso a sua velocidade vai ser reduzida temporariamente;
O resto do teu post só pode ser para rir, tu deves estar sob o efeito de cenas fixes, só pode
Primeiro os operadores só podem garantir uma velocidade X dentro da própria rede, e isso eles já garantem em certos moldes, tudo o resto foge ao controlo destes e sugerir que pode ser pedido a algum operador que garanta algo que é impossível a este, mesmo em serviços empresariais de milhares de euros por mês, é ser super ignorante, para não dizer outra coisa.
Um ISP poderá garantir velocidades entre o ponto A e o ponto B. Imagina que tens duas empresas do teu grupo que queres ligar, uma em Portugal, outra nos EUA. Poderás contratar uma linha dedicada entre essas duas empresas, e a PT por exemplo, encarregar-se-á de garantir um débito constante entre o escritório em Portugal e nos EUA, débito esse acordado entre ti e a PT, com latência constante etc...
E isso custar-te-á centenas de milhares de euros por mês.
Agora garantir débitos constantes fora da rede do operador, essa é boa. É tão boa que até é impossível, pois o operador não controla a rede dos outros.
Relativamente ao mercado empresarial,
tudo o que disseste e muito mais já pode ser acordado entre o cliente e o operador, pode ser feito um SLA com 20000000 alíneas, que salvaguarda tudo e mais alguma coisa, mas isso meu menino,
paga-se, e não é nem €100 nem €200, é bem mais,
muito mais.
Só para teres uma ideia -->
http://ptwholesale.telecom.pt/GSW/PT/Canais/ProdutosServicos/OfertasReferencia/ORCA/ORCA.htm
Lê o anexo 3 que tem lá os preços.