Analyst Expects NVIDIA to Acquire AMD Despite Chances of Losing x86 License.

mascarilha

I folded Myself
Analyst Expects NVIDIA to Acquire AMD Despite Chances of Losing x86 License.

Doug Friedman, an analyst with American Technology Research, said that graphics chip maker NVIDIA Corp. could well acquire x86 microprocessor maker Advanced Micro Devices in order to “re-architect it”. The acquisition is considered to be useful due to the fact that roadmaps of AMD and Intel Corp. threat NVIDIA. The only problem for the graphics giant is that AMD’s x86 license is a non-transferable one. “We believe AMD [could] face mounting pressure from shareholders, to restructure the company with a focus on a change in leadership,” said the analyst. Indeed, shareholders of AMD are hardly pleased with the company’s performance in the recent quarters as well as issues with the launch of quad-core microprocessors and the release of DirectX 10 graphics processing units. Nevertheless, late last year AMD managed to secure $622 million from Mubadala Development Company, which means that there are those who believe in AMD. But despite the problems that AMD has had, its roadmap of integration graphics cores into central processing units (CPUs) threatens NVIDIA: not only because AMD increases its market share in the market of graphics adapters, but it transforms graphics solutions into commodity, which may potentially affect NVIDIA’s revenues going forward.


“The Intel/AMD roadmap of integration of the CPU/GPU could pose a risk to NVIDIA, and buying AMD propels Nvidia into a formidable competitor for Intel with the upside coming from Huang’s ability to re-architect AMD’s design,” said Mr. Friedman.

At press time, AMD’s market capitalization was $3.82 billion and it has $1.89 billion in cash. NVIDIA Corp.’s market capitalization at press time was $13.01 billion, besides, the company had $1.85 billion in bank.

Perhaps, Jen-Hsun Huang, the chief executive of NVIDIA, could re-architect Advanced Micro Devices in order to make it profitable. However, due to the fact that wide cross-licensing agreement between AMD and Intel, which is also believed to cover x86 instruction set, does not allow AMD to transfer any of Intel’s technologies to any third-party. As a result, if AMD is acquired by Nvidia, the new company will not have rights to produce x86 central processing units (CPUs) or utilize any technologies from Intel.

It is uncertain whether NVIDIA, or any other company that has no wide cross-licensing agreement with Intel that covers x86 instruction set, is interested in getting AMD and not interested in making CPUs. But what is almost certain is that various antitrust organizations would be against the two suppliers of discrete GPUs becoming one.


X-bit Labs

TechpowerUp

cumps
 
bullshit, e entyão a regras de monopolio. A somar a isto tens as razões que o blastarr deu noutro topico.....

E se é para ter uma licença x86, compram a Via, que é bem mais barata.
 
Ou seja de nada adianta a NVIDIA comprar a AMD, se a licença x86 da AMD vai ao ar...

E porque a NVIDIA não compra a VIA, assim fica com uma licença x86 nas mãos :D

Eu gostava de ver 3 players fortes no mercado AMD/ATI,INTEL,NVIDIA, com ambos com soluções CPU+GPU poderosas
 
bullshit, e entyão a regras de monopolio. A somar a isto tens as razões que o blastarr deu noutro topico.....

E se é para ter uma licença x86, compram a Via, que é bem mais barata.
Se comprarem a AMD não ficavam com a licença de X86
The only problem for the graphics giant is that AMD’s x86 license is a non-transferable one.
Para além das monstruosas dívidas da AMD
 
Já expliquei na thread da compra da AGEIA porque é que esse analista é "full of it", e porque é que a compra da AMD seria completamente irracional para a Nvidia.
 
Pessoalmente acharia uma grande borrada a nVidia comprar a AMD (e não acho que a nVidia seja dirigida por gente que faz borradas)

Basicamente estariam a comprar tudo o que já tem e sem conseguir a única coisa que poderia ter interesse.
 
Ou seja de nada adianta a NVIDIA comprar a AMD, se a licença x86 da AMD vai ao ar...

E porque a NVIDIA não compra a VIA, assim fica com uma licença x86 nas mãos :D

Eu gostava de ver 3 players fortes no mercado AMD/ATI,INTEL,NVIDIA, com ambos com soluções CPU+GPU poderosas

Eu creio que a nVidia não tem "interesse" em comprar a VIA pelas mesmas consequencias que encontra ao comprar a AMD ou seja, as condições com que a AMD está obrigada a respeitar com a licença x86 deveram ser as mesmas da VIA e de outros que possuem esta licença.

Mas uma coisa é evidente aos olhos de toda a gente, é que a pressão no lado da nVidia é enorme sobre o rumo da empresa, sendo este incerto ao olhar dos comums dos mortais, provavelmente da empresa também.

Estou muito curioso para ver o espaço e o caminho da nVidia no futuro a médio/longo-prazo...
 
Eu creio que a nVidia não tem "interesse" em comprar a VIA pelas mesmas consequencias que encontra ao comprar a AMD ou seja, as condições com que a AMD está obrigada a respeitar com a licença x86 deveram ser as mesmas da VIA e de outros que possuem esta licença.

Mas uma coisa é evidente aos olhos de toda a gente, é que a pressão no lado da nVidia é enorme sobre o rumo da empresa, sendo este incerto ao olhar dos comums dos mortais, provavelmente da empresa também.

Estou muito curioso para ver o espaço e o caminho da nVidia no futuro a médio/longo-prazo...

A Nvidia já tem uma licença para a arquitectura x86 desde que comprou a Uli... :P
 
Daqui a uns 5 anitos, se for tanto... Já ninguém usa x86... Já está tudo nos 64Bits.

??

os 64 bits, são como que uma extensão do x86...
o facto de por vezes se ver x64, não quer dizer que os 64bits tenham vindo para substituir o x86, mas sim para actualizar o x86 a 64bits... é mais ou menos essa a ideia.
 
Onde viste isso? Alguma fonte concreta?

A Acer (ou melhor, a divisão Acer Labs Inc. -ALI-) criou um processador compatível com o Intel 386 há uns anos para o mercado "embedded", em colaboração com a United Microelectronics Corporation, ou UMC -a grande rival da TSMC-.
Quando fez o spin-off desse mercado e do de chipsets para uma nova empresa, transferiu essa licença para a nova entidade, Uli, que por sua vez a transferiu para a Nvidia.


Contudo, não se pense que uma licença x86 é algo do outro mundo e que só os grandes "tubarões" da indústria a podem conseguir.
A "Transmeta" tem uma licença x86, a "Stexar" (criada por ex-empregados da Intel não muito longe da fábrica "flagship" D1D da mesma, e posteriormente absorvida pela Nvidia) também tem.
Nomes como "MemoryLogix" ou "Montalvo" são exemplos mais recentes.


Contudo, não creio que a Nvidia queira investir no mercado x86.
Comparado com o ARM, o volume de chips x86 é uma gota no oceano, e os lucros são mais imediatos porque é um mercado em expansão acelerada, ao contrário dos PC's, que "cristalizaram" nos últimos anos e mesmo com apenas 2 grandes fabricantes a limitar a concorrência não consegue manter margens de lucro atractivas -coisa que é do agrado do Jen-Hsun Huang-.
Apenas umas pequenas décimas de quota de mercado nos handhelds já significam muito dinheiro.
 
Última edição:
Então não é problema desenvolverem cpus x86 para atacar a intel e a amd :P

Falta o Know How e as varias Patentes que já estão registadas tanto pela Intel como pela AMD, que não deixam muito espaço de manobra.

Comprando a AMD, vinha o Know How todo, tal como todas as patentes que a AMD tem registadas, que não devem ser poucas.


Agora se isso era um bom negocio para a Nvidia, é que já não sei...
 
Heim?
X86 é a arquitectura. 32 ou 64bits é uma extensão ao X86. A principal diferença é que o espaço de endereçamento com 64bits é muito maior....

Por acaso nenhuma CPU x86 actual endereça memória a 64bit.
Quase todas variam entre os 40 e os 48bits (os primeiros P4 "Prescott" até só suportavam 36bit, no modo EM64T), por motivos prácticos.
 
Bom de qualquer das maneiras o x86 não deve de ver muitos mais dias pelo andar da carruagem.
Principalmente pela limitação da memoria e sinceramente acho que a Nvidia está mais interessada em outras coisas a bem da verdade este é o momento do tudo ou nada, julgo que o plano da empresa a curto médio prazo é simplesmente um varrer a Amd pelos pés e tornar-se o king of the hill, não que já não seja mas Ms é Ms.:004:

Portanto penso que durante mais uns tempos o ataque deles vai ser basicamente os Gpus.
E muito trabalhinho têm eles com esta tanga do Dx10 pelo menos a nivel de drivers.

Abraço
 
Eu acho que a IBM esta em muito melhor situação economica para comprar a Amd e tem muito a ganhar com isso...e acho que nós "consumidores" é que temos mais a ganhar com essa situaçao...estao aimaginar os engenheiros da amd e da Ibm a trabalhar juntos?
Estao a imaginar a capacidade de fabrico da ibm aliada a da AMD? Isso sim iria criar um monstro nos semi condutores...eu acho que isso e o maior medo da intel...Finalmente uma concorrencia que nao ia brincar, e para mim ja chega de retenção de tecnologia, tou com saudades da corrida ao Ghz...com a amd a liderar e a obrigar a intel a correr atras...
IBM AND AMD hehehe isso vai ser quente...
 
Back
Topo