1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Informação: Pela 0:30 desta Sexta-feira (9 de Dezembro, 23:30 de Quinta-feira nos Açores) o Fórum e restantes sites da ZWAME vão estar offline para manutenção durante cerca de 1h30.
    Se necessário faremos actualizações via Twitter e Facebook.
    Remover anúncio

Analyst Expects NVIDIA to Acquire AMD Despite Chances of Losing x86 License.

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por mascarilha, 14 de Fevereiro de 2008. (Respostas: 38; Visualizações: 3465)

1. mascarilha

mascarilha I folded Myself

cumps

2. skandal

skandal Power Member

bullshit, e entyão a regras de monopolio. A somar a isto tens as razões que o blastarr deu noutro topico.....

E se é para ter uma licença x86, compram a Via, que é bem mais barata.

3. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Ou seja de nada adianta a NVIDIA comprar a AMD, se a licença x86 da AMD vai ao ar...

E porque a NVIDIA não compra a VIA, assim fica com uma licença x86 nas mãos :D

Eu gostava de ver 3 players fortes no mercado AMD/ATI,INTEL,NVIDIA, com ambos com soluções CPU+GPU poderosas

4. DMH

DMH 1st Folding then Sex

Se comprarem a AMD não ficavam com a licença de X86
    Para além das monstruosas dívidas da AMD

5. blastarr

blastarr Power Member

Já expliquei na thread da compra da AGEIA porque é que esse analista é "full of it", e porque é que a compra da AMD seria completamente irracional para a Nvidia.

6. timber

timber Zwame Advisor

Pessoalmente acharia uma grande borrada a nVidia comprar a AMD (e não acho que a nVidia seja dirigida por gente que faz borradas)

Basicamente estariam a comprar tudo o que já tem e sem conseguir a única coisa que poderia ter interesse.

7. Zarolho

Zarolho Power Member

Eu creio que a nVidia não tem "interesse" em comprar a VIA pelas mesmas consequencias que encontra ao comprar a AMD ou seja, as condições com que a AMD está obrigada a respeitar com a licença x86 deveram ser as mesmas da VIA e de outros que possuem esta licença.

Mas uma coisa é evidente aos olhos de toda a gente, é que a pressão no lado da nVidia é enorme sobre o rumo da empresa, sendo este incerto ao olhar dos comums dos mortais, provavelmente da empresa também.

Estou muito curioso para ver o espaço e o caminho da nVidia no futuro a médio/longo-prazo...

8. Ansatsu

Ansatsu Power Member

Daqui a uns 5 anitos, se for tanto... Já ninguém usa x86... Já está tudo nos 64Bits.

9. blastarr

blastarr Power Member

A Nvidia já tem uma licença para a arquitectura x86 desde que comprou a Uli... :P

10. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

??

os 64 bits, são como que uma extensão do x86...
    o facto de por vezes se ver x64, não quer dizer que os 64bits tenham vindo para substituir o x86, mas sim para actualizar o x86 a 64bits... é mais ou menos essa a ideia.

11. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Então não é problema desenvolverem cpus x86 para atacar a intel e a amd :P

12. CrazyMonkeyTM

CrazyMonkeyTM Banido

E segundo paira o ar, é uma das possíbilidades a médio/longo prazo!

13. Nyonix

Nyonix Power Member

14. SilveRRIng

SilveRRIng Power Member

Onde viste isso? Alguma fonte concreta?

15. blastarr

blastarr Power Member

A Acer (ou melhor, a divisão Acer Labs Inc. -ALI-) criou um processador compatível com o Intel 386 há uns anos para o mercado "embedded", em colaboração com a United Microelectronics Corporation, ou UMC -a grande rival da TSMC-.
    Quando fez o spin-off desse mercado e do de chipsets para uma nova empresa, transferiu essa licença para a nova entidade, Uli, que por sua vez a transferiu para a Nvidia.

Contudo, não se pense que uma licença x86 é algo do outro mundo e que só os grandes "tubarões" da indústria a podem conseguir.
    A "Transmeta" tem uma licença x86, a "Stexar" (criada por ex-empregados da Intel não muito longe da fábrica "flagship" D1D da mesma, e posteriormente absorvida pela Nvidia) também tem.
    Nomes como "MemoryLogix" ou "Montalvo" são exemplos mais recentes.

Contudo, não creio que a Nvidia queira investir no mercado x86.
    Comparado com o ARM, o volume de chips x86 é uma gota no oceano, e os lucros são mais imediatos porque é um mercado em expansão acelerada, ao contrário dos PC's, que "cristalizaram" nos últimos anos e mesmo com apenas 2 grandes fabricantes a limitar a concorrência não consegue manter margens de lucro atractivas -coisa que é do agrado do Jen-Hsun Huang-.
    Apenas umas pequenas décimas de quota de mercado nos handhelds já significam muito dinheiro.

Última edição: 15 de Fevereiro de 2008
  16. Ansatsu

Ansatsu Power Member

Falta o Know How e as varias Patentes que já estão registadas tanto pela Intel como pela AMD, que não deixam muito espaço de manobra.

Comprando a AMD, vinha o Know How todo, tal como todas as patentes que a AMD tem registadas, que não devem ser poucas.

Agora se isso era um bom negocio para a Nvidia, é que já não sei...

17. DJ_PAPA

DJ_PAPA Power Member

Heim?
    X86 é a arquitectura. 32 ou 64bits é uma extensão ao X86. A principal diferença é que o espaço de endereçamento com 64bits é muito maior....

18. blastarr

blastarr Power Member

Por acaso nenhuma CPU x86 actual endereça memória a 64bit.
    Quase todas variam entre os 40 e os 48bits (os primeiros P4 "Prescott" até só suportavam 36bit, no modo EM64T), por motivos prácticos.

19. xpure

xpure Power Member

Bom de qualquer das maneiras o x86 não deve de ver muitos mais dias pelo andar da carruagem.
    Principalmente pela limitação da memoria e sinceramente acho que a Nvidia está mais interessada em outras coisas a bem da verdade este é o momento do tudo ou nada, julgo que o plano da empresa a curto médio prazo é simplesmente um varrer a Amd pelos pés e tornar-se o king of the hill, não que já não seja mas Ms é Ms.:004:

Portanto penso que durante mais uns tempos o ataque deles vai ser basicamente os Gpus.
    E muito trabalhinho têm eles com esta tanga do Dx10 pelo menos a nivel de drivers.

Abraço

20. sam2008

sam2008 Power Member

Eu acho que a IBM esta em muito melhor situação economica para comprar a Amd e tem muito a ganhar com isso...e acho que nós "consumidores" é que temos mais a ganhar com essa situaçao...estao aimaginar os engenheiros da amd e da Ibm a trabalhar juntos?
    Estao a imaginar a capacidade de fabrico da ibm aliada a da AMD? Isso sim iria criar um monstro nos semi condutores...eu acho que isso e o maior medo da intel...Finalmente uma concorrencia que nao ia brincar, e para mim ja chega de retenção de tecnologia, tou com saudades da corrida ao Ghz...com a amd a liderar e a obrigar a intel a correr atras...
    IBM AND AMD hehehe isso vai ser quente...

Partilhar esta Página