APedro

Obrigado @xukuru.

Eu nessa estava nos 17mm e fiz mais uma com uma inclinação maior para não cortar em cima.

Acabei por cortar o primeiro degrau.

Estava muito perto.

Ainda assim tenho aqui um meio termo:

29094215674_40c091b44c_h.jpg


#6 by António Ferreira, no Flickr

A meu ver acaba por perder um pouco o impacto por estar tão longe.
 
Obrigado pelo elogio Emanuel.

Sabes que paisagem tem algum planeamento, não podes pegar na maquina e ir quanto te apetece ao contrário do que faço quando vou fotografar para a rua.

Como levo isto numa mais de expressão artística, a paisagem fica sempre para segundo plano.
 
@APedro , pois, assim perde o impacto da ponte. Mas ao deixares espaço em cima permite que a foto "respire".

/modo aldrabão on

Pega nessa foto e cola o topo na outra :biglaugh:

/modo aldrabão off
 
29165247204_8b9dde97ed_h.jpg


Rosas III by António Ferreira, no Flickr

Estou rendido a estas imagens.

Era este o look que procurava quando fui buscar esta helios.

Não é só o facto de ser uma objectiva prime, longa, com abertura generosa.

É a qualidade do desfoque, as cores, uma certa falta de definição que se torna característica e desejável.

Eu gosto deste look vintage, retro.

Com uma canon 135mm f2 por exemplo é impossível conseguirem-se imagens assim.

Outra coisa que gosto é o grão. Foram feitas com pouca luz e tive de utilizar ISO alto.

Já estive a pensar até utilizar sempre o ISO no mínimo a 1600 na Fuji. E talvez o faça mesmo.
 
O out-of-focus dessa lente é muito bom.
O grão dá um ar bastante interessante, eu gosto. Também gostei das fotos que meteste na pagina 16.

Como estás a gostar da Fuji?
 
Estou a gostar bastante.

Mas não consigo compará-la à 6D, são para coisas completamente diferentes.

Acaba por me poupar trabalho e esforço porque vou deixar de andar com a 6D na rua.

Gosto de a usar quase como uma analógica, abertura na objectiva e foco manual, dial para o shutter apeed, ISO altera-se facilmente e tudo sem tirar o olho do EVF.

O peaking focus é fraquinho e falha-se algumas vezes.

O EVF é porreiro e tem as suas vantagens mas no geral acaba por ser uma experiência estranha face ao OVF.

No geral gosto muito e só espero por arranjar uma meike 28mm f2.8 para ela porque andar com distância focal equivalente a 80mm não é muito versátil lol
 
Mas estás a ponderar em continuar com a Fuji?

Uma grande diferença que eu notei com a Olympus é que reduzi em bastante o tempo que passo no LR ajustar as fotos. Acho que com o tempo vai se ganhando a prática e os JPEGs que vão saindo da máquina ficam cada vez mais ao nosso gosto. No final de contar é tudo culpa do EVF, em que temos um feedback de como vai ficar a foto ainda antes de termos tirado a foto.
 
eu não comprei para substituir.

A meu ver não são comparáveis e portanto vou ficar com as duas.

Na edição não mudou nada.

Continuo a adquirir em RAW e a edição faço o mesmo, ao meu jeito.
 
Não cheguei a ficar satisfeito com esta fotografia.

Na altura editei-a a P&B e não gostei da edição apesar de gostar do registo em si.

Talvez o problema não seja a edição exactamente mas a forma como fiz o registo.

Talvez se a tivesse subexposto teria conseguido o efeito que queria.

Por essa razão voltei a editá-la a cores:

29776327041_1ec4c86a5e_h.jpg


The Violonist (Color Version) by António Ferreira, no Flickr
 
algo me diz que vais fotografar cada vez mais com a fuji, e vais começar a deixar a 6D um bocado de lado, é só uma ligeira sensação :D

eu gosto muito do bokeh da helios, fogo, tenho de tirar o pó à minha.. nao lhe devo tocar há uns 4/5 anos (e à super takumar claro)
 
até arranjar a meike 28mm não vou usar muito a Fuji.

Depois de a comprar é que vou deixar de andar com a 6D na rua.

Mas olha que a Fuji desiludiu-me no peaking focus.

Ou sai um firmware que melhore aquilo, ou eu afino a unha porque não estou para perder fotografias por foco falhado.

A ver vamos.

Quanto à helios, estou completamente rendido.

Estou em pulgas para a usar numa sessão de retrato.

O bokeh juntamente com o grão do ISO alto deixou-me completamente apaixonado.

Quando a usar a Fuji na rua vai ser sempre de ISO 2000 para cima.
 
Última edição:
Estas fotos realmente estão excelentes!! A edição também me deixou rendido! Realmente na "The Violonist" os highlights estão a contrastar bastante, daí já não teres ficado satisfeito com a P&B, digo eu... De qualquer forma, sempre que vejo fotos mais subespostas e com um ligeiro ar vintage fico rendido... e esse grão à mistura então!...
 
Obrigado pelo feedback xicpanad.

De facto também gosto muito de edições a puxar para o vintage.

Este bokeh com o ruído fica brutal.

Na da violinista voltei a editar como ando a editar ultimamente. E curiosamente os hightlights ficam no mínimo.
 
Parece-me ter os highlights puxadinhos na exposição, ou um efeito de claridade... não quero com isto dizer que fica mal, lá mood tem :). É só porque realmente agora ando numa de coisas com menos contraste e essa fugiu à minha preferência.
 
Se os hightlights estivessem no maximo não vias o detalhe do chão em pedra na zona onde dá a luz, por exemplo.

Eu gosto de contraste. Não gosto é de o incrementar através da barra do mesmo.

Tu quando mexes no contraste estás a mexer no número de níveis de cores entre o máximo e o mínimo da mesma cor (é mais fácil de perceber quando se fala em preto e branco e a consequente escala de cinzentos).

O que eu gosto é de imagens com detalhe, com informação, sem que isso seja à custa de uma imagem deslavada por um nível de cores/cinzentos alto.

É o que tento fazer quando reduzo os hightlights e trabalho os brancos e os pretos, não só nas ditas barras como na própria curva de tom.
 
Back
Topo