aplicação massa termica e cooler

Não, isso ias complicar o air flow, um a fazer intake, outro outake, nunca poderias colocar os 2 a fazer o mesmo, seja intake, ou outake, intake ia-te aquecer, outake ia esforçar as fans, e não ias tirar partido do cooler, tens é de ver a posição do cooler, e qual a melhor para fazer intake e outake.
Existe um tuturial aqui na zwame que usa um cooler como esses acho que já vi isso, nao sei ao certo...
Acho que é um tuturial de como montar um pc recente que usa um i7 ...
 
pessoal, estou esclarecido. obrigado a todos pela ajuda e disponibilidade. até ja fiquei a erceber um bocado mais de cooling, da minha board e de fios :)
vou ver se arranjo um cabo Y para pôr isto a levantar voo. tem de ser aqui numa loja em braga porque por online pago 3 vezes mais pelos portes do que pelo cabo...

ja percebi isso da posição do cooler. tenho o cooler orientado da frente da caixa (intake) para a parte de tràs (outtake). também pensei em pôr de baixo para cima com o outtake directamente para a parte superior da caixa (li algures que ganhava menos uns graus Cº na temp.) mas como vejo todos como pus é melhor deixar assim...

obrigado
 
quanto ao caso das fans k tem 3 só existe 3 maneiras:
- teres um interruptor e comutares entre 6v para teres silencio, entre 12v para teres ar a fundo, ou até mesmo usares uma resistencia de carvao para tal efeito
-controlador de fans semelhante ao sk os colegas referiram em cima...
-é a motherboard ter 1 regulador de voltagem k regule a saida de 12v para a fan, pk o fio amarelo é a " presença " ou "piloto " da fan, consoante a ddp entre esse fio amarelo e outro ( axo k seja a 12v + ) vai indicar-te na bios a velocidade da fan... que os programs como o speedfans ou evererst tem capacidade de ir ver as rpm


As de 3 pinos como as tenho ligadas a um controlador, não me preocupo com isso, mas 3 pinos na board dele dá para regular, speedfan sou da mesma opinião que tu, é um software que testei no P4 uns minutos e nunca mais usei.
 
pessoal, estou esclarecido. obrigado a todos pela ajuda e disponibilidade. até ja fiquei a erceber um bocado mais de cooling, da minha board e de fios :)
vou ver se arranjo um cabo Y para pôr isto a levantar voo. tem de ser aqui numa loja em braga porque por online pago 3 vezes mais pelos portes do que pelo cabo...

ja percebi isso da posição do cooler. tenho o cooler orientado da frente da caixa (intake) para a parte de tràs (outtake). também pensei em pôr de baixo para cima com o outtake directamente para a parte superior da caixa (li algures que ganhava menos uns graus Cº na temp.) mas como vejo todos como pus é melhor deixar assim...

obrigado

Ora bem, já estás orientado, isso é que conta.
 
Controlam por voltagem, mas o consumo de qualquer aparelho eléctrico é medido em Ampere, não em volt, se a board diz que em determinado canal suporta uma fan de 12V e por exemplo 0.20A, e tu colocares lá 2 fans de 0,12A cada, já estás ultrapassar o que o fabricante da board aconselha, estamos falar de consumo e não de controlo...
E ninguém aqui falou em potência a menos, mas sim a mais.
Sim, aqui falaram em potencia a menos e estás a baralhar tudo. Sugeri ligar tudo À mesma ficha. Como foi dito para verificar a potencia máxima de cada ficha era facil de perceber quantas ia dar para ligar na mesma. Depois falei do controlo desses controladores. Disseram que era por amperagem logo controlador de marca x ia funcionar com ventoinhas de marca x ou de mesma aperagem - certo. Mas quis dizer que nao acreditava que isso fosse assim senão ninguém comprar isso. Esses controladores costumam ser por ddp, tal como alguns que tive acesso.
Sobre queimar por ter amperagem a menos volto a dizer que aqui foi dito:
(...)
os controladores de fan sao muito bonitos e muito caros, depois tem um problema tem de ser as ventoinhas da mesma marca do controlador senao quando estiverem na rotacao mais baixa vai keimar as fans,
(...)


---

pois, o meu stock cooler vinha com 4 pinos. as fans do noctua não vêm, são de 3 pinos. então qualquer fan de 3 pinos que se ligue ao CPU_FAN não vai ser controlado pelo Q-FAN. assim só se pode controlar o cpu-fan pelo speedfan ou pelo programa asus fan xpert, certo?
quero dizer que se tiver o Q-Fan enable e se tiver uma fan de 3 pinos ligada ao CPU_FAN não adianta nada porque é o 4º pino que controla a fan não é? ou seja, vai estar sempre à mesma velocidade independentemetne da temperatura do cpu.
O Q-FAN controla as ventoinhas da mesma maneira que os sofwares. Ou por PWM ou por voltagem. Dependendo das configurações/da maneira como isso foi feito pode ou não funcionar. No meu caso funciona bem das duas maneiras: com e sem PWM.


---


e se a caixa mexer e sair os fios do molex faz curto circuito e ainda manda o fusivel da fonte á vida ( algumas tem fusivel)
*
quanto ao speedfans:
Vai a um homem que trabalhe com moto-geradores e pede um conta-rotacoes e encosta ás fans controladas pelo speedfans... ve a rotacao com o speedfan instalado, e sem ele instalado, compara a rotaçao das fan e tira as tuas conclusoes...
isso do speedfans é uma treta, em 3 ou 4 motherboards k tive nunca funcionou, as unicas fans k dá para controlar realmente a velocidade tem 4 pinos, e sómente poucas boards que controlam isso.

quanto ao caso das fans k tem 3 só existe 3 maneiras:
- teres um interruptor e comutares entre 6v para teres silencio, entre 12v para teres ar a fundo, ou até mesmo usares uma resistencia de carvao para tal efeito
-controlador de fans semelhante ao sk os colegas referiram em cima...
-é a motherboard ter 1 regulador de voltagem k regule a saida de 12v para a fan, pk o fio amarelo é a " presença " ou "piloto " da fan, consoante a ddp entre esse fio amarelo e outro ( axo k seja a 12v + ) vai indicar-te na bios a velocidade da fan... que os programs como o speedfans ou evererst tem capacidade de ir ver as rpm
As de 3 pinos como as tenho ligadas a um controlador, não me preocupo com isso, mas 3 pinos na board dele dá para regular, speedfan sou da mesma opinião que tu, é um software que testei no P4 uns minutos e nunca mais usei.

Não sei quanto a ti, mas eu não ando aos pontapés à caixa. No entanto fulgo que foste tu (andre:inlove) quem falou em mangas termo-retrateis foste tu depois de falar em fita cola. Simplesmente da "minha maneira" deixas de andar a cortar fios e continuas a poder usar fita-cola ou outro isolante qualquer (digo eu, já não sei nada). De qualquer das maneiras, se o "fio preto" daísse e tocasse na caixa a ventoinha continuava a trabalhar. Se fosse o vermelho a sair nao trabalhava e não fazia curto-circuito. Mas mesmo assim que rebentasse o fusivel (porque aqui nao podes usar fita-cola nem mangas:o) é uma coisa cára...

Vai um homem que trabalhe com água e mete-a no deposito do seu porsche. Compara com a gasolina que lá tinha antes e tira a seguinte conclusão: o porsche não vale nada, nao funciona a água!
O speedfan não controla o que não controla porque a board não tem isso. A culpa é do speedfan? lol eu não tenho nada com o speedfan, até o uso À relativamente pouco tempo. Se uma board tem q-fan ou controla as ventoinhas de alguma forma o speedfan também controla. Não sabes configurar o speedfan? Problema teu. Eu até num pentium 3 tenho isso. Mas tive de configurar.
Repara no que está sublinhado. Tanta coisa por causa de speedfan e afinar uma das tuas soluções passa por aquilo que o speedfan faz. Isto é, se a board controla a voltagem o speedfan controla esse mosfet.

Sobre o que está a negrito: onde vais buscar os 6v? Não estou a gozar, simplesmente tenho uma ventoinha que só arranca aos 6v e dava-me jeito usa-la.



Seja como for, cada um faz como lhe dá mais jeito. Eu apenas sugeri. Dizer que não funciona é diferente. A ele até lhe pode interessar alguma coisa, mas se À partida houver quem quer fazer tudo à sua maneira porque acham que de outra não dá... Eu nunca disse para nao fazer como voces dizem. Apenas disse que também dava para fazer de outra maneira. Aliás, contei a minha situação...

Bem, mas o autor da thread já se resolveu.
 
Pelos vistos contradizes-te....e informática já são alguns anos, gosto pouco desse tipo de "bocas", isto só para te responder que sei configurar o speedfan, simplesmente pessoalmente não gosto, não mudo opinião dum segundo para o outro, nem perco mais tempo a responder...
 
Última edição:
Pelos vistos contradizes-te....e informática já são alguns anos, gosto pouco desse tipo de "bocas", isto só para te responder que sei configurar o speedfan, simplesmente pessoalmente não gosto, não mudo opinião dum segundo para o outro, nem perco mais tempo a responder...
Apenas te citei para te chamar atenção porque o assunto era o mesmo. Eu estava a comentar o outro user. Simplesmente acho estranho descartar uma solução porque não deu algumas vezes numa certa situação. Se há preocuação em ter o pc fresco mas silencioso o speedfan é uma forma simples de controlar isso automaticamente sem comprar mais coisas. Hoje em dia todas as boards controlam isso ou por pwm ou por voltagem logo o speedfan vai funcionar.

E não te preocupes. Eu só ando na informática há pouco mais de meio ano por isso nao te vou mandar mais bocas.
 
deixem lá isso. depois digo como isto ficou a funcionar. neste momento enquanto nao arranjo o cabo Y, tenho uma só fan ligada ao CPU_FAN. depois quando tiver as duas ligadas, vou-me dedicar a tentar controlar as rotações, seja por speedfan ou q-fan...
 
deixem lá isso. depois digo como isto ficou a funcionar. neste momento enquanto nao arranjo o cabo Y, tenho uma só fan ligada ao CPU_FAN. depois quando tiver as duas ligadas, vou-me dedicar a tentar controlar as rotações, seja por speedfan ou q-fan...


Ok, já tens algumas bases necessárias em relação a fans :D
 
Enganei-me em cima dos 6v era 5v, sory.
Mas podes sempre calcular uma resistencia de carvao, atravéz de uma formula para calcular resistencias ( tenho isso algures no livro de quimica do 8 ou 9 ano) que sabendo a voltagem pretendida e o consumo em aperes do artigo a aplicar resolves o problema
 
boas,

eu comprei um noctua u12p que chegou hoje e vou montar amanhã....minha pergunta é.....a massa termica que vem com o cooler é boa ou deveria meter outro tipo? agradeço toda a juda, porque pro tamanho do bicho nao da muito gozo desmontar depois....
 
eu usei a que veio com o cooler.

e tenho o pc com overclock a 3.600mhz (i7 920) em idle fico com temp à volta de 28ºC e em full 60ºC com 1.225v no vcore. e ainda só com uma fan do noctua a funcionar.

por isso acho que nao deu problemas. só deitei um bocado de massa termica no centro e nao espalhei. apenas pousei depois o cooler em cima
 
boas,

eu comprei um noctua u12p que chegou hoje e vou montar amanhã....minha pergunta é.....a massa termica que vem com o cooler é boa ou deveria meter outro tipo? agradeço toda a juda, porque pro tamanho do bicho nao da muito gozo desmontar depois....


Podes deixar estar, salvo erro já traz pre-aplicada a Noctua nt-h1, experimenta e vê as temps.
 
eu usei a que veio com o cooler.

e tenho o pc com overclock a 3.600mhz (i7 920) em idle fico com temp à volta de 28ºC e em full 60ºC com 1.225v no vcore. e ainda só com uma fan do noctua a funcionar.

por isso acho que nao deu problemas. só deitei um bocado de massa termica no centro e nao espalhei. apenas pousei depois o cooler em cima

pelo o k ouço deve-se expalhar, não é apenas pôr um pingo e colocar o cooler.
 
ja montei o noctua u12p, as temperaturas estão nos 40º no processador e um pouco acima até, utilizei a massa do noctua e espalhado pelo processador .....

esqueçam.....a ventoinha como tava tao apertada o cabo com abraçadeira, o cabo da ventoinha desligou-se...ta em idle a 25º....so tenho a dizer que é um espectaculo de cooler
 
Última edição:
A massa ficava totalmente bem espalhada era como eu faço.
Eu uso uma luva de latex como as dos enfermeiros, custam 1 euro no LIDL, e meto uma gotinha no cpu e outra no cooler, depois espalho com o dedo e fica de modo a notar-se o aluminio do cooler e a chapa do cpu. (O meu dedo tá protegido pk tenho a luva) e fica 5 estrelas,
Após isso até experimentei a retirar depois o cooler, e ele custa bastante a sair, porque como fica uma camada finissima de massa térmica cria vácuo, e notava-se no cpu e no cooler k esteve encostado pois ficava um relevo na massa termica, como se fosse um desenho e coincidiam ambos, e nao sai-a massa termica quase nenhuma mesmo, a que saia nem chegava a ter 1 mm fora, o que saia da zona mais alta do cpu, resultado:
no meu E2140 a mudança de massa térmica baixou-me uns 5 graus (pode ser da massa que eu usei agora ser melhor que a de fábrica, ma sduvido a MEDION usa bons componentes)
 
Última edição:
eu usei a que veio com o cooler.

e tenho o pc com overclock a 3.600mhz (i7 920) em idle fico com temp à volta de 28ºC e em full 60ºC com 1.225v no vcore. e ainda só com uma fan do noctua a funcionar.

por isso acho que nao deu problemas. só deitei um bocado de massa termica no centro e nao espalhei. apenas pousei depois o cooler em cima

28ºC em idle mas com o HT desligado, certo?
 
nao. esta ligado o HT. mas como tenho o speedstep enable ele em idle nao fica a 3.600mhz. fica a cerca de 2000mhz.

agora estou a 3675mhz. BCLK a 175mhz x 21 multi com turbo on

em idle (speedstep enable) que me deixa a 2100mhz tenho temps de 34ºC
em full a 3675mhz depois de 5h com prime95 estaveis chega aos 71ºC

cpu voltage - 1.25v
qpi dram voltage - 1.275v
ram a 1400mhz - voltagem a 1.62v

para chegar aos 3.8ghz ja estou com problemas mesmo com o cpu voltage e o QPI dram a 1.30v.. não queria subir muito mais pois nao me parece que seja destas voltagens a instabilidade

digam-me uma coisa... alguem altera a voltagem do CPU PLL de 1.80v em default para 1.85/1.90v ? isso ajuda alguma coisa?
 
Back
Topo