Aplicação para windows. Que linguagem?

nmat

To fold or to FOLD?
Preciso de desenvolver uma aplicação relativamente simples e não sei bem que linguagem utilizar.
Basicamente vai consistir numa janela onde o utilizador pode inserir alguns valores em caixas de texto, seleccionar umas check boxes e carregar no botão OK. Após isso o programa faz umas contas e apresenta o resultado. O programa vai correr apenas em windows.

Actualmente estou a estudar Engenharia Informática e tenho alguns conhecimentos de programação (C,C++,Java,etc). O meu problema é que nunca programei nada com uma interface decente, ou seja: não fazer uma janela, nem caixas de texto, nem botões.
Que linguagem pensam ser a mais adequada para resolver o meu problema?

Obrigado
 
Boas, podes utilizar a linguagem Java em conjunto com o Netbeans IDE, pois tem uma ferramenta visual que te permite construir interfaces de uma forma muito simples.
 
Embora seja adepto do Java acho que para Windows application apenas e não precisando de portabilidade, o melhor será C# e a fwork .Net utilizando o Visual Studio 2008.
 
E porque não Delphi?

Assim não estarás dependente de runtime frameworks e terás uma aplicação 100% compilada,
e se usares o Lazarus (IDE opensource compativel com Delphi) ainda podes compilar a tua aplicação para Windows, Linux ou Mac .

Agora um pouco offtopic, faz-me alguma impressão ter que construir uma aplicação simples, mas ter que lidar com frameworks complexas e pesadas e as suas versões, quando se pode ter a mesma aplicação isolada, dependente apenas do sistema operativo.
 
Tas a falar de framewok pesada ou um IDE pesado ??

Se queres uma aplicação desktop para windows, sem dúvida que C#, windows forms será a melhor opção.
 
O framework .NET não é "pesado". Tens sempre um pequeno hit de performance no início, mas isso depois passa, e até fica bastante rápido. E se quiseres podes compilar nativamente (em vez de IL) com o ngen, e livras-te desse detalhe por completo.
E será que sabias que uma aplicação .NET tem uma memory footprint bastante pequena?
Quanto à complexidade... Eu diria que é grande, mas complexo? Já usei praticamente todos os namespaces do framework (a maior parte só para experimentar :P) e não precisei de ajuda nenhuma. Praticamente foi só olhar para a MSDN alguns minutos e mais nada. E para fazer uma coisa daquele tamanho... Não é preciso muito.
Instala o Visual Studio 2008, se tiveres acesso. Se não for esse o caso, usa o Visual C# Express ou Visual Basic Express que são gratuitos. Pessoalmente, eu prefiro C#.
Quanto a incompatibilidade de versões... Qualquer sistema Windows actualizado tem tudo o que é necessário para correr uma aplicação .NET...
A única razão que eu vejo para usar outra coisa qualquer é portabilidade. Mas aqui não é o caso.
 
Última edição:
Concordo com o post anterior.

O MSDN ajuda muito, embora acho que esteja pior, principalmente sobre Sharepoint 2007.

O MSDN é uma das poucas coisas que prefiro na Microsoft em relação ao Java empresarial (ex. J2EE). No mundo java muitas vezes o MSDN é o google e os grandes sitios de comunidades, a informação não está centralizada num unico sitio.
 
Definitivamente aconselho C# uma vez que já sabes C++ não terás dificuldade em adaptar-te à sintaxe do C#, e com o The_True_Eue disse vais vendo uns exemplos no MSDN acerca dos controlos qe precisas de usar e vais ver que fazes a aplicação rapidamente
 
Sim, tenho acesso ao Visual Studio 2008 pelo MSDNAA.
Desculpem lá a ignorância, mas eu nunca trabalhei com estas coisas. Portanto, segundo percebo, o .NET é tipo um conjunto de bibliotecas que me simplificam a vida, certo? Ou seja, eu desenvolvo a minha aplicação mas o sistema onde ela vai correr tem de ter a framework instalada certo? Pelo que li na wikipédia o vista já traz isso mas se for por exemplo o XP tenho que a instalar.
Estou a pensar optar pelo C# como me sugeriram. Até porque estou farto de ouvir falar em .NET e assim aproveito para aprender umas coisas..
 
O ngen.exe apenas compila logo em machine code em vez de usar o IL com JIT. Não te livra da framework.

As aplicações .net tem um footprint de memoria pequeno, obviamente, o footprint significativo está na framework (em disco e em memória)

Mas não estou aqui para criar uma flame war, apenas para dar uma opinião pessoal.

O que me irrita nas frameworks, é que o se pretende fazer uma aplicação simples, como foi dito aqui uma janela, que depois de compilado pode ocupar 100K, 200K? e mais a framework com 20-30 Megas?, que versão a 1.0, a 2.0, a 3.5?

Se a mesma aplicação for compilada nativamente, ocupa apenas o espaço do executável, e só depende do Sistema Operativo.
 
Pessoalmente detestei JAVA a correr em Linux. E até gosto do tipo de linguagem, uma vez que a utilizei algumas vezes.
Da minha experiência, .NET é para plataformas Windows e JAVA para as plataformas Unix-based. Inclusivamente já tive mto más experiências com o Java para a web (JSP, penso eu de que).
Portanto... .NET ou se quiseres WebApplication PHP+Apache e PostgreSQL/MySQL!

1abraço!
 
Obrigado a todos pela ajuda. Vou sacar o VS2008 :P Se eu tiver algum problema que não consiga resolver depois pergunto.
De qualquer maneira acho que percebo o que o RADguy disse, se calhar as vantagens de usar uma framework neste caso não são bem visíveis visto que é uma aplicação demasiado pequena.
 
De qualquer maneira acho que percebo o que o RADguy disse, se calhar as vantagens de usar uma framework neste caso não são bem visíveis visto que é uma aplicação demasiado pequena.

Claro que são, tenta então fazer a mesma aplicação em C++ (em que não necessites da framework) e vês o tempo que demoras para fazer a aplicação
 
Back
Topo