Apple Event - Unleashed: 18 de outubro

4 anos !? Isso quero que seja o meu iMac ou qq M1 ….mete o dobro nisso na boa.
Daqui a 4 anos se a Intel não rumar para os arms ainda fica a levar com o pó destes. Lol

Só com sorte aguentas 8 anos sem avarias. O meu retina 2014 para lá caminha, mas vê lá:

- webcam já não funciona (o cabo que liga à board falhou)
- é lento para tarefas básicas
- não aguenta mais que 1080p sem começar a ligar as ventoinhas no YouTube/Netflix

Já não é o meu PC principal desde 2019.

Estes M1 Pro vão aguentar bem a parte do CPU/GPU mas tudo se gasta.

Tou a espera :)
O mal é que não tem jogos que acompanhem a performance.. a apple arcade precisaria de titulos mais robustos.

A Apple Arcade se não vira um Xbox Game Pass para mim não tem interesse nenhum. Estamos em 2021 e ainda temos jogos lá com gráficos de 2012.

A Apple anda a dormir aí. GPUs best in class para correr jogos mobile da treta.
 
duvido que o hardware aguente 8 anos de uso pesado sem avariar...

Ahh e 4 anos é o ciclo de renovação de maquinas da empresa.
A degradação do hardware por uso pesado muitas vezes é "mito". Claro que quando mais hostil for o ambiente a que determinado material está sujeito como por exemplo cargas prolongadas e temperaturas elevadas, maior é a probabilidade de falha, mas isso não significa que seja uma probabilidade de falha de 100%. O Linus já fez um vídeo onde comprou placas usadas para minar criptomoedas e os resultados foram muito semelhantes. Estou a falar de cor, talvez algumas não tenham tido um boost tão elevado, mas não sei se ele limpou o cooler e trocou a pasta térmica.

Já o disse aqui várias vezes. De momento tenho dois portáteis, ambos lixo pré-histórico. Um MBP de 2009 e um HP Pavilion de 2010 com um Core i3. São lentos como o caraças (o MBP tem SSD), às vezes passam horas e horas seguidas a mais de 80 ºC e mais de 10 anos depois ainda trabalham. Para navegar na net, ver uns vídeos no YouTube (a 720p claro), usar o Word e fazer umas coisas básicas no Excel chegam. Não digo que sobra porque de facto são muito lentos.

Nas avarias também é preciso ter sorte. O MBP que tenho não era meu, mas já viajou bastante e foi tratado sem muito cuidado. Faltam-lhe os pés, tem algumas marcas no chassis, a dobradiça do ecrã já não tem força nenhuma... Mas funciona tudo!

Quanto aos jogos, nunca achei piada ao mobile gaming. Se quero jogar jogo numa consola ou num computador.
 
O MBP que uso tem 4 anos e tem uso intensivo, levou apenas uma bateria nova e a Touch Bar não funciona (que se reparava por 150€ eu é que nem quis), de resto está sempre a trabalhar sem problemas, desde o início da pandemia que fica ligado 24/7 e antes ficava umas 10 horas por dia à semana e 24 ao fim de semana.
 
Não compreendo o que é que vocês fazem às vossas máquinas para avariarem.

Tive Mac Mini Intel que me durou 3 anos sem qualquer tipo de falha. Tive um Mac Pro 4.1 (actualizado para 5.1), onde até a GPU actualizei, e que nunca se negou a funcionar até que o despachei com 10 anos em cima. E continuava mega rápido. Foi para um estúdio e sei que continua a produzir horas longas...

Um dos meus desktops Windows faz 11 anos em Março e continua a bombar todos os dias (levou upgrade de ram e disco SSD), horas a fio em variadas tarefas e algum gaming. Agora até levou com o Windows 11 e continua rápido mesmo com multi task.

O meu antigo PC profissional (Dell Latitude), que faz 10 anos o ano que vem, continua a funcionar impecável e também se fartou de andar todos os dias de um lado para o outro. Só a bateria é que teve de ser trocada. O meu portátil de trabalho actual, HP Elitebook, não se tem mexido muito no ultimo ano e meio mas andava todos os dias de um lado para o outro e à excepção de um buraquinho no plástico da space bar (canto de uma unha mais rijo :D) também está impecável e ainda aguenta 4 horas em mobilidade com do alto dos seus 5 anos de idade.

Por último resta-me referir que ainda tenho um Wincor Nixdorf com um 486 a bombar com Windows 2000 Pro pelo menos 1 vez por semana e sem avarias... Uma máquina com pelo menos 25 anos...

Ou vocês são muito violentos com as máquinas ou quererá isto dizer que as máquinas da Apple não têm boa durabilidade?


Relativamente ao evento basicamente eles fizeram "all-in" nos portáteis. Tudo o que era queixas dos clientes começaram a corrigir na geração passada culminando neste novo MBP: Teclado, Webcam, Touchbar, autonomia, aquecimento, performance, portas, magsafe, Ecrã XPTO, suporte multiplos ecrãs 4k... Estou curioso em saber os niveis reais de aquecimento do novo Pro quando comparado, por exemplo, com um Air M1 mas se forem equivalentes então é um claro WIN para a Apple. Vai arrebatar o mercado todo facilmente.

Vou ficar a aguardar que estas novidades e redesign cheguem ao Air e nessa altura sou capaz de reformar toda a quinquilharia que tenho para aqui e ficar só com um Laptop Windows e outro Apple.

Estou também curioso em ver as diferenças reais dos novos airpods 3rd gen face aos anteriores.
 
Eu trato bem as maquinas e afins, os meus portáteis normalmente ficam aqui pelo menos 5 anos ou mais antes de os desapachar, mas é dificil algo usado intensivamente durar 8 anos, pelo menos a 100%, uma porta falha, algo quebra, a ventoinha morre e tem que trocar, um disco avaria.

Tenho um DELL Precision com um velho i7 dual core de quarta geração (Haswell), maquina comprada em 2014 e está perfeitamente para as curvas com SSD de 500 GB, mesmo o HDD original está aqui impecável servindo como disco de backups.
outro laptop ASUS também com um i7 da mesma geração, de 2013, que foi usado intensivamente por um primo e ficou bem surrado na carcaça, mas do resto depois que o meu primo nos ofereceu isto, meti-lhe um SSD e tá impecável, foi pro meu sobrinho que o dele morreu.
Tive um HP probook com um i5 sandybridge, maquina que comprei usada em 2012, logo já devia ter quase 2 anos de uso e ficou aqui até 2018 quando foi vendida a um conhecido que precisou de um laptop. Neste período troquei a fan, HDD por um SSD e teclado,

Sempre faço manutenção preventiva, limpeza de poeira e troca de massa termica por exemplo.

Ainda estes dias fiz manutenção de um portátil HP de 2012
- O chassi ta bem mal tratado, plásticos riscados, uma das dobradiças partiu, a placa WiFi derreteu parcialmente o local...
- Portas funcionam, mas uma pen USB já nem fica travada direita, aka tem folga...
- O disco está com bad sectors e nem deu para full backup, bom neste caso não foi problema porque a maquina levou com SSD
- A ventoinha partiu o fio PWM e com isso roda a 100% sempre, tá com vibração e mesmo a carcaça estava partida, provavelmente de uma reparação anterior. Recomendei ao dono a troca da fan...
- PCB já tinha partes oxidadas

Ou seja, esta maquina está em literal "End of Life"... Claro que o SSD lhe deu uma nova alma, mas é algo que logo logo dá o esticão.

Eu moro numa região do Brasil com humidade de 75-100% o ano todo + maresia, alem de calor 9 meses por ano e com bonus, poluição de minério de ferro e carvão devido a atividade porturária e industrial, isto é um ambiente hardcore para tecnologia! :002:

Se qualquer destes Macs durar 8 anos nestas condições e usando sempre uma média de 12 horas por dia, kudos para a Apple. Claro que o principal é que daqui 8 anos o software vai exigir muito. Se a ideia é comprar um Mac destes para durar 8 anos, é meter o maximo de RAM e SSD que a carteira permitir... pelo menos 32 GB e 1 a 2 TB.

Entretanto na empresa já teve pessoal cujos Macs a avariarem com 1-2 anos... Agora imagine aqui o preço colossal que esta maquinas custam, devia ter uns 5 anos de garantia. :002:

Já deram conta que o de 14" não tem limitação nenhuma? pode enfiar o M1 Max, 64 GB e 8 TB! Até então os 13" não podiam ter tanta ram, limitados a 4-core CPU e GPU onboard...

Uma maquina 14" compacta com este power tudo! finalmente :msmiley1: o de 16" só justifica pelo ecrãn maior mesmo
 
Última edição:
Macbook m1 max na Suíça está 3849 equivalente 3555€ em Portugal está 3949€
Polónia está por 3489€
Uma viagem ou morada virtual pode se poupar muitos euros.
 
Última edição:
Só com sorte aguentas 8 anos sem avarias. O meu retina 2014 para lá caminha, mas vê lá:

- webcam já não funciona (o cabo que liga à board falhou)
- é lento para tarefas básicas
- não aguenta mais que 1080p sem começar a ligar as ventoinhas no YouTube/Netflix

Já não é o meu PC principal desde 2019.

Estes M1 Pro vão aguentar bem a parte do CPU/GPU mas tudo se gasta.



A Apple Arcade se não vira um Xbox Game Pass para mim não tem interesse nenhum. Estamos em 2021 e ainda temos jogos lá com gráficos de 2012.

A Apple anda a dormir aí. GPUs best in class para correr jogos mobile da treta.

Isso está a precisar de uma formatação. O meu Retina Pro late 2012 aguenta sem qualquer problema Youtube 4K sem ligar as ventoinhas, a webcam funciona perfeitamente e continua rápido como no primeiro dia.
 
sou eu que cada vez me custa mais a largar o dinheiro, ou o meu poder de compra, desceu drasticamente em 10 anos-

Se o salário não foi ajustado á inflação pelo menos, durante 10 anos, o teu poder de compra é cerca de 30% menor. É uma equação financeira simples.

O resultado é que Portugal tem o salário mínimo próximo do salário médio.

Ha 10 anos 2K liquidos era um bom salário e hoje continua a ser tao bom salário. Em condições normais ajustado hoje seriam cerca de 2.9k. Ou seja, neste cenário tens cerca de menos 900 euros na conta e continuam a achar que é um bom salário … portanto parece que está tudo bem. No entanto os nossos congéneres estarias com mais 1.5k e não com menos 900.

Estamos a prepara-nos para o bonito estamos …
 
Última edição:
Visto o Keynote aqui vão as minhas opiniões:
-sobre os AirPods, só penso em fazer o upgrade para os pro, os meus ainda estão muito bons.
- sobre os Mac, não estava à espera dum desempenho tão alto, nem quero imaginar como será o próximo Mac Pro;
- o notch acho desnecessário, terei de ver ao vivo como fica e também com um programa que tenha a barra de menus longa. Mas agora sabemos que será moda noutros portáteis (vão arranjar uma forma do Windows suportar);
- que teclado com aspecto tão rasca é aquele meu Deus? Não faziam tudo em alumínio como antes? Parece que sai dali levantando por um canto.
- mais portas? São bem vindas, ainda a semana passada o MacBook veio agarrado ao cabo onde tropecei. Felizmente só precisei dum cabo novo.
- RIP Touch Bar, eu gosto bastante de usar, consigo ter mais controlos lá, por exemplo uma tecla dedicada ao print screen em vez do complexo cmd+shift+3, tirar o som das vídeo chamadas… se deixaram estar usb c e MagSafe porque não deixam estar as Teclas Fn e a Touch Bar por cima? Agradavam a toda a gente assim.
 
Já que falam em “velhinhos”, a minha esposa tem um MacBook Pro 2012 i5 (não retina) e eu um Mac mini 2012 i7.
Tirando o novo MacOS que gostava de experimentar (e ainda la vai por patch…) não vejo motivo para o atualizar num futuro próximo. Claro, o uso que lhe dou é limitado a trabalho de office e máquina virtual, nada de intensivo
 
O dinheiro é vosso e é claro que fazem o que querem com ele, mas há muitos daqui que são muito consumistas, sempre a comprar tecnologia e a vendê-la para comprar tecnologia mais nova. Para quem é developer, as máquinas têm um ciclo de uns 3-4 anos. A maioria das empresas (e não estão ligadas a IT) que conheço renova o parque informático ao fim deste tempo.

Para alguém normal, desde que o material funcione, as coisas duram muito mais tempo. Muitas das trocas feitas são por "capricho". Exemplo, um Mac Mini de 2014. Aquele que sofreu um downgrade e que só tinha disponíveis processadores dual core. Tenho a certeza que para a maioria das pessoas, desde que equipado com um SSD, a versão com o i5 a 2.6 Ghz (ou superior) é suficiente para utilizar em 2021.

É suportado oficialmente pela Apple para receber o Monterey. Dá para andar na internet, ver vídeos, processamento de texto, etc. Para um uso ligeiro de Photoshop se calhar ainda serve. Um computador com 7 anos.

Concordo. Dito isto há equipamentos que para tal longevidade o utilizador “sofre” mais que outros.

Em relação aos MB a minha experiência é muito positiva nessa matéria. Tenho pessoas a usar com 12 anos.

Já não posso dizer o mesmo em relação aos iPads. Um iPad de 2011 é hoje desesperadamente lento, lento.

Eu ainda não preciso de trocar. Se o fizer é uma questão de oportunidade aqui ou acolá no contexto de trabalho. Até porque nem só de máquina vive o trabalho.

É impressionante. Um iMac com 1.5 anos, core i9 é bem mais lerdo que estes portateis.
 
Última edição:
- o notch acho desnecessário, terei de ver ao vivo como fica e também com um programa que tenha a barra de menus longa. Mas agora sabemos que será moda noutros portáteis (vão arranjar uma forma do Windows suportar);
Já tens portáteis com notch em Windows, só que a sua implementação é diferente, em vezes da notch ficar “dentro” do ecrã, fica fora
 
Já tens portáteis com notch em Windows, só que a sua implementação é diferente, em vezes da notch ficar “dentro” do ecrã, fica fora

Ha portáteis Windows com a camera em baixo próximo do teclado para dar lugar aos bezels mais finos. Ou no bezel mas de má performance. É mau compromisso. Exemplo o DELL XPS e afins.

Depois há outros que é como dizes. Continuam com a barra preta espessa em cima, caso entre muitos por exemplo … o Surface.

No macOS, até porque a zona do meio da menu bar é espaço morto, o aproveitamento para colocar aí uma câmera e Face ID é óptimo. O Menu Bar sobe todo, dando mais espaço há área de trabalho sendo que a espessura do bezel tipo esquerdo direita são iguais.
 
Última edição:
eu tenho um portátil com câmera em baixo. olhamos para o computador e é muito giro, bezels fininhas, mas depois vão usar... ou se põe o portátil numa posição mais elevada, ou toda a gente fica a ver-nos a papada. xD acho que me vou render a um destes Mac de 14".
 
Ha portáteis Windows com a camera em baixo próximo do teclado para dar lugar aos bezels mais finos. Ou no bezel mas de má performance. É mau compromisso. Exemplo o DELL XPS e afins.

Depois há outros que é como dizes. Continuam com a barra preta espessa em cima, caso entre muitos por exemplo … o Surface.

No macOS, até porque a zona do meio da menu bar é espaço morto, o aproveitamento para colocar aí uma câmera e Face ID é óptimo. O Menu Bar sobe todo, dando mais espaço há área de trabalho sendo que a espessura do bezel tipo esquerdo direita são iguais.

Como disse há portáteis com a Notch Invertida, onde o bezel continua fino, exceto nas zonas da webcam, e não me refiro ao Surface.
 
Novos AirPods com Spatial Audio e mais 6H de bateria. Mas não parecem ter ANC? Se não tiverem não fazem muito sentido na minha opinião.
Mas se tivessem ANC eram basicamente uns Pro. Estes são apenas a actualização aos AirPods convencionais. Para mim são bem-vindos, pois não consigo mesmo utilizar os Pro com as tips de silicone. Estão sempre a cair-me dos ouvidos.

O notch é rídiculo a meu ver, já que iam colocar aquela porcaria metiam faceID.

Dito isto, se calhar uma opinião pouco popular … seja bem vindo senhor Notch! O macOS é único a ter o menu no top, com muito espaço para integrar uma câmera(s) no meio sem comprometer a sua qualidade como fazem alguns fabricantes de PCs e dessa forma dar mais espaço para trabalho. O UI do Windows já não permite esse tipo de aproveitamento .. a câmera tem que ficar mesmo no bezel.
Eu acho que não me iria fazer confusão a notch mas podiam sim ter colocado Face ID. A integração, se ficar ao nível da barra superior, acho que é um mal menor e duvido que vá fazer confusão. Assim, a barra continuará a estar sempre presente mesmo em full screen (deduzo que seja a barra do macOS e não do programa em si).

Em termos de Keynote:
- Gostei dos AirPods, acho uma actualização bem-vinda e necessária. Mais pequenos, mais features, mais bateria e para quem não consegue utilizar aquelas tips dos Pro, top.

- HomePod mini em cores. Está em linha com o que a Apple tem vindo a fazer/apresentar. Deve vir um amarelo ou azul cá para o quarto.

- No que toca a MacBooks e Apple Silicon. Um design meio retro (não sei se posso classificar assim) mas gostei. Apesar de não ir comprar nenhum vi com bons olhos estas novas máquinas. Em termos de teclado, tenho de ver ao vivo para perceber se gosto da combinação. Mais portas! Mais portas! A desculpa/critica agora será mesmo o que? Tiveram a coragem (desta vez foi coragem) de voltar a colocar o que retiraram. Não o admitiram diretamente mas já foi bom e algo impensável à 1 ano atrás.

- Os preços parecem-me ajustados, tendo em conta os preços anteriores do MacBook Pro 13' High End e o MacBook Pro 16', sem ainda ter dados sobre a performance em ambiente real! Aliás, como já referiram aí, estas máquinas são para users que necessitem de tamanha performance, não para malta que quer fazer web browsing e escrever uns documentos. Para isso, têm um iPad ou até um M1 qualquer que chega e sobra. Tenho 2, um com 8GB de RAM e outro com 16GB de RAM e dá para quase tudo (não vou jogar GTA V, por exemplo)!

- Estou ansioso que comecem a sair reviews e perceber a sua real capacidade. Apenas olhando para a comparação direta com o M1, deixa-me de boca aberta com o que podem fazer! E a bateria? É o que o M1 já nos habituou, fantástica.

- Ao nível do ecrã, se for igual ao XDR da Apple, estamos perante um magnifico ecrã! Deve ser delicioso olhar para ele, especialmente em fotografia e vídeo. Já utilizei um XDR por breve momentos e os meus olhos choravam de alegria!

Sei que não preciso de nenhum, pois nem 30% da sua capacidade ira utilizar, mas que dá vontade de trocar, lá isso dá. É tipo combo: trocar o Macbook Pro 13' M1 e iMac M1 por um MacBook Pro 16'.

macOS Monterey vai ficar disponível a partir do dia 25 de Outubro, com o Universal Control a vir mais tarde.

EDIT: A partir de ontem, deixou de ser possível comprar um MacBook com processadores Intel.
 
Última edição:
Estou curioso para ver como o notch vai influenciar o comportamento da menu bar, eu por exemplo tenho muitos icons na menu bar que ficam muito próximos da zona do notch, e estou a 1920x1200, quem use menos resolução ou os menus ou os icons da menu bar vão apanhar essa área de certeza. Farão um scroll lateral?
 
Back
Topo