Aquisições Áudio 2016 - Tópico de feedback

MMC

Colaborador Editorial
O tópico criado tem como objetivo ser um local onde colocamos feedback das aquisições recentes de equipamento áudio pessoal: Amplificadores, Auscultadores, Fontes digitais/analógicas, Álbuns, etc.

No ano passado optei por tentar fazer compras certas.

Ordenando cronologicamente:

Headphones:
No início do ano procurei por uns headphones, e em vez de ler os Blogs e fóruns da especialidade, optei por testar os equipamentos. Não tendo orçamento definido, optei pelo que realmente gostei de ouvir, os Grado SR325is. Ainda no ano passado foi lançada uma nova geração de auscultadores Grado.

DACS/AMPs:
Ainda no início do ano surgiu a necessidade de ter um pequeno DAC, optei pelo Audio Quest Dragonfly V1.2.

In-ears:
No final do ano, e após incentivo involuntário de um dos membros do fórum, resolvi testar um dos modelos de gama alta de in-ears universais, os AKG K3003. Nunca foi um dos auscultadores que pensei adquirir por pensar terem um preço injustificável. A verdade é que superaram todos os auscultadores que tive até hoje.

DAPS:

Em 2015, o iBasso DX90.

É um modelo a que ainda me estou a adaptar e que teve grande impacto na performance, dado que ainda não estou habituado à alteração da sonoridade dos auscultadores com este DAP (digital audio player). O som tem autoridade e sem degradação definindo um volume baixo (s/ alteração do EQ), não registando ruído de fundo (o tal fundo escuro nas músicas).
É fácil fazer alterações no equalizador e com efeito audível, sendo também possível escolher o filtro digital.
É necessário testar várias combinações de definições do DAP + Auscultadores.

De referir que nunca quis adquirir um DAP de "alta resolução" em conjunto com um amp portátil (daí ter optado por um DAP com bastante potência de saída e menos limitado em corrente), que fosse capaz de conduzir confortavelmente headphones e in-ears.

Depois de 7 anos com o Classic+amp portátil, tenho um bom desafio para 2015. Foi a única compra que ainda não consegui ficar satisfeito a 100%. Bastava que tivesse a mesma performance inicial do Dragonfly V1.2, no entanto não posso garantir que a tenha com este FW.


'----------------------------------------------------%-----------------------------------------------------

Para questões mais específicas de determinado equipamento deve-se criar um tópico dedicado.

Não se pretende falar de lojas, tempos de entrega e questões gerais de qual modelo comprar, para tal existem os seguintes tópicos/secções:

Pedidos de equipamento:
Headphones - Quais comprar?
In-Ear Phones - Qual Comprar? (II) - Recomendações na 1ª página
Leitor MP3 - Qual Comprar?
Earbuds - Qual Comprar?
Amp’s/DAC’s - Qual Comprar?


Feedback de Lojas
Guia de compras: Preços, Lojas e Marcas
 
Última edição:
LOD
O LOD de baixo perfil que tenho utilizado no classic com o headstage arrow está fora de serviço. Irei tentar reparar o cabo, se não for possível, irei apostar novamente no mesmo mesmo tipo de 'interconnect'. Até agora gostei do Forza AudioWorks.

Acessórios
Investimento de novas tips de silicone e de espuma para os ER4PT. Já temos um representante da Etymotic europeu.
A Earsonics também têm umas tips novas de silicone.
 
Última edição:
Headphones:
Adquiri os AKG K545 (laranjas) por recomendação aqui no fórum. Em termos de looks são excelentes, ajustam-se muito bem a qualquer cabeça. Adquiri-os por querer algo com boa qualidade sonora, isolação e bom bass (forte mas não exagerado). Vou falar individualmente sobre cada um desses pontos.

Qualidade sonora (8/10) - Som muito limpo em qualquer fonte (telemóvel, Fiio X1 e computador). Com DAPs de maior qualidade imagino o potencial destes headphones. Ouvi coisas nas músicas que nunca tinha ouvido na minha vida. Inicialmente não me impressionou muito mas depois do burn-in (sim, eu sei que muitos não acreditam nisto mas eu acredito que tanto os headphones como os nossos ouvidos precisam de se adaptar) ficaram ao nível que esperava.
Isolação (6/10) - Aqui fica a parte contraditória e aquela em que realmente fiquei desiludido. Isola muito bem o som dos headphones do exterior. Isto é muito bom para mim porque costumo frequentar a biblioteca na minha faculdade e precisa de uns phones com potência e que não leakassem para fora. Tarefa cumprida muito bem. Por alguma razão, o oposto não é verdade. Eu também costumo andar muito de transportes. Todos os dias ando cerca de 3 horas de transportes e é aqui que o AKG falha. Simplesmente ouve-se o que está à nossa volta. O motor do autocarro/metro, as pessoas a falarem, barulhos. Tem que por o volume em valores extremamente altos para ficarmos completamente isolados do que está à nossa volta (volume máximo no Moto G e 70% no Fiio X1) e isto não é saudável.
Se este ponto fosse melhorado a nota subia bastante porque a verdade é que eles isolam o som dos headphones muito bem.
Bass (8/10) - Vou falar deste ponto individualmente porque acho que é uma das coisas que mais faz diferenciar o som para as pessoas. O bass é muito bom. É forte e claro, não é extremamente alto e certamente não é o ponto mais forte dos headphones mas fiquei satisfeito. Costumo ouvir electrónica como drum&bass e chillhop e o bass nas músicas está muito bem feito. Sem mais nada a dizer.

Preço/Qualidade (8/10) - Este é o ponto mais subjectivo. Se vale a pena comprar depende da carteira de cada um. Eu tenho um part-time e como tal não ganho muito mas o pouco que ganho é para as minhas coisas (sou trabalhador-estudante com 20 anos). Como tal, e visto que queria ouvir boa música posso dizer que não me arrependi com a compra (pelo menos depois de me habituar a eles). O preço pode variar entre os 150€ e os 250€ dependendo da versão e cor dos headphones e também se há ou não promoções. Eu comprei os laranja por 159€+20€ de portes totalizando 179€. Custa dar tanto dinheiro por headphones mas voltava a fazê-lo após a experiência que tive (e estou a ter) com eles.

DAPS:
Comprei também um Fiio X1 (Gold) para acompanhar os headphones. Estava mesmo na dúvida se devia comprar a versão Gold ou Silver porque não havia muitas fotos da primeira na internet e tinha medo que a cor dourada fosse meio washed out (já que falavam tanto em versão champagne). Mas ainda bem que comprei, o DAP é lindíssimo. Grande qualidade de construção.
Eu comprei porque neste momento estar a dar mais que 100€ por um player parece-me um exagero. Aliando ao facto de que este DAP tem muitas boas reviews e também porque o seu som tem boa sinergia e balance com os meus headphones (neutralidade dos AKG + som ligeiramente warm do Fiio) achei que seria uma boa compra.
Não me desiludi, a qualidade de som melhorou em relação ao meu Moto G 2nd Gen e em termos de volume nem se compara. Se meter o volume no valor máximo os meus headphones transformam-se speakers. Obviamente não recomendo ninguém a fazer isto porque ficam surdos se ouvirem música assim durante 1 ou 2 minutos. Só uso a linha de headphones. Pelas reviews a linha lineout é muito melhor portanto comprar um amplificador e juntar com o X1 é recomendado. Talvez o faça. Tenho o Fiio X3 II na mira e por isso vou ficar parado por agora. O player sai apenas em Abril e depois ainda vou esperar pelas reviews logo só em Junho é que devo dar um upgrade no meu som (ou junto um e11k com o X1 ou compro o novo X3 se estiver mesmo fora de série). Por agora estou muito satisfeito com o meu setup simples e prático (ideal para quem está o dia todo fora de casa como eu, muito portátil).
Se vale a pena os 100€? Para mim vale, daria a mesma nota que dei aos AKG em termos de preço/qualidade mas novamente, isto é subjectivo porque depende das responsabilidades e carteira das pessoas.

E aqui fica uma foto deste meu combo (desculpem a qualidade, pouca luz):

0
 
Última edição:
Atualizei o título do tópico para o corrente ano de 2016

Janeiro - 2016

O primeiro mês é dedicado para manutenção e compra de spares à espera das novidades para 2016.

Impressões previstas para Jan-2016: Shure SE846; RHA T20i

Headphones

  • SR325 is - Novas almofadas L-Cushion, adquiridas no representante.

In-ears

  • Etymotic ER4PT - Novas espumas, tips de silicone, filtros standard e non-standard dos ER4. Adquirido no UK.
  • AKG K3003i - Comply TS500, com o objetivo de manter o conforto, mas melhorar a fixação devido ao peso dos auscultadores+cabo.
 
Última edição:
Impressões previstas para Jan-2016:

Tube Amp

  • Bottlehead Crack

In-ears

  • Trinity Audio Atlas - @MMC estes novos flagship da marca devem chegar dentro de 1 semana, não queres fazer review para posteriormente comparares com os T20?
 
Olá @Walderstorn

De momento não tenho disponibilidade para fazer análises, vou tentar colocar algumas impressões (que tenho em falta). Não estou muito incentivado com os RHA T20i, apenas porque tenho outras preferências.
 
Última edição:
Eu li umas reviews que também não me puxaram muito, tendo mesmo algumas pessoas preferido os bem mais baratos 750, embora só experimentado é que poderei ter uma ideia.
 
bem, indo pelo post do @Walderstorn :

aquisições previstas:

Dac

Schiit Bifrost 4490 (delta-sigma, a multibit é d€mais xp) - Nestes ultimos meses tenho refletido muito, principalmente depois de ter adquirido o amp, de qual seria a fonte ideal para o acompanhar e o walderstorn tem me aconselhado muito nessa parte (mais uma vez obrigado ;) )
Tenho duvidas que consiga este ano, esperar para ver o que dá...

Acessórios

Pyst cable, cabo usb (daqueles diferentes) - ambos por necessidade se conseguir a dac.

Depois disto, é mesmo setup para ficar, não esquecendo de ir fazendo a manutenção dos HD650 caso seja necessário. (pads principalmente).

 
Hmmm também preciso de pads novas para os meus HD600 é algo que vou eventualmente comprar, já me tinha esquecido.
Quanto ao Schiit é uma boa opção, mas considera algo usado, por vezes encontram-se óptimos negócios, a menos que queiras mesmo esse modelo especifico, aí é mais difícil encontrar 230V.
 
Aquisicoes possiveis para 2016

Colunas bluetooth

Harman/kardon onyx studio. Comprei mesmo na ultima semana de 2015.

Headphones

Yamaha hph 200.... Tenho a oportunidade de arranjar uns quase dados e caso se concretize deixo aqui as minhas impressoes.


Possibilidade de voltar aos hd25-1 ii em detrimento de algo que tenha ca em casa (talvez os dt770). Continuam a ser os melhores on ear que tive ate hoje e o som e definitivamente a minha praia.

HD598 sao algo que ja ando a adiar ha uns meses e e algo que e bem possivel que passe ca por casa neste ano de 2016.

Sennheiser momentum over ear 2.0.... Mal descam de preco, avanço....

In-ears

Gostava de arranjar uma alternativa superior para os meus philips she3590... Mas por outro lado, o som que estes meninos de 10 euros me proporcionam agrada-me tanto que tenho medo de arriscar em algo mais caro e ver as minhas expectativas defraudadas...

A acontecer talvez uns rha ma750.... Mas acho improvavel que aconteca brevemente....
 
Última edição:
Possiveis Aquisições para 2016

Headphones

Ainda me debato sobre closed/open back, porque o silêncio cá em casa nem sempre é o ideal. Ainda assim, estou entre os HD600 e os Momentum Over-Ear.

*EDIT*: nem uma coisa nem outra.. Rendi-me à assinatura dos Fidelio X2. Estão comprados.

In-ears

Aqui o caso é mais fácil. Acabei de encomendar os RHA T20i. Tinha de investir em algo bem construído, capaz de isolar bem (eu sei que parte do trabalho é feito pelas tips) e com uma assinatura "divertida" uma vez que será para andar comigo entre casa e o trabalho.
 
Última edição:
Bem... Aquisições...

Em 2016 tenho de comprar:

(Tipo lista de compras)

2 pares de IEMs bons,
- alguns dos q tenho estao mto usados. Trabalho e ginasio estragm um pouco os iems mas enfim, sao para usar.
1 amp para o meu classic rockboxed
1 headphones fechados (abertos nao me agradam por mto bons que sejam) para ligar ao amp de sala
1 tlm com boa qualidade de som ja que o meu iphone 4 é demasiado lento ( ja encomendei o htc one m8, depois de ler diversas reviews). A musica que oiço é sobretudo via streaming atraves do spotify ou meo music. Talvez procure um amp ou dac+amp q funcione com android.

Se trocar de casa para uma maior talvez va para um amp e dac para o macbook em conjunto com os headphones fechados que ja referi.
 
Impressões previstas para Jan-2016:

Tube Amp

  • Bottlehead Crack

In-ears

  • Trinity Audio Atlas - @MMC estes novos flagship da marca devem chegar dentro de 1 semana, não queres fazer review para posteriormente comparares com os T20?

Tudo já adquirido, como tal farei uma pequena alteração:

DAC/AMP (portátil)
  • Indeciso

In-ears

  • Trinity Audio Phatom Master

Headphones
  • 80% certeza que serão os T1 v2 se conseguir poupar o suficiente.
 
@iMpulZ! Cedeste aos x2 pelo que leste ou tiveste oportunidade de os experimentares antes de avançar com a compra?

Abraço

Viva Miguel. Tive oportunidade de experimentar. Senti que retirei mais prazer dos X2 do que os hd600. Inicialmente julguei que iam ser uma bass-fest mas são neutros com um ligeiro bump nos baixos que os tornam super agradáveis. Além do mais, sendo eu altamente sensível a highs muito pronunciados, estes mantêm um grande nível de detalhe sem serem cansativos.

Abraço
 
Inicialmente julguei que iam ser uma bass-fest mas são neutros com um ligeiro bump nos baixos

Sinceramente nunca os classificaria como neutros pois o enfase no bass e principalmente sub-bass não são apenas um ligeiro ênfase, sendo bastante pronunciado (principalmente este último). Claro de salientar que isto é vindo de alguém que tem um gosto por vezes um pouco analítico. Tem um grande factor fun que provavelmente é preferência da maioria. Sinto que os vocais também podiam ser mais claros soando algo velados (embora não muito, apenas gostaria de um pouco mais) para mim.

Claro que isto vem da pref de cada um.
 
Sinceramente nunca os classificaria como neutros pois o enfase no bass e principalmente sub-bass não são apenas um ligeiro ênfase, sendo bastante pronunciado (principalmente este último). Claro de salientar que isto é vindo de alguém que tem um gosto por vezes um pouco analítico. Tem um grande factor fun que provavelmente é preferência da maioria. Sinto que os vocais também podiam ser mais claros soando algo velados (embora não muito, apenas gostaria de um pouco mais) para mim.

Claro que isto vem da pref de cada um.

Aceito perfeitamente o que dizes e no fundo trata-se de quereres ouvir musica de um ponto de vista mais analítico ou de um ponto de vista mais divertido/relaxado (no sentido postivo!). Ainda assim, não senti que o ênfase nas frequências mais baixas fosse pronunciada o suficiente para me distrair das restantes.

Outra das conclusões que tirei depois de ouvir ambos (embora a comparação não tenha sido no mesmo momento) é que os hd600 e os X2 até poderão ser um par que se complementa.
 
Concordo, preferia ter o 600 e os x2 em vez dos 600 e 650 que varias pessoas parecem preferir.

Embora nao os tenha ouvido ao mesmo tempo e com o mm equipamento, tambem fiquei mais empolgado com o controlo presente nos x2 relativamente ao seu antecessor. Gostaria de poder ouvir os x2 aqui no meu equipamento e fazer uma melhor comparaçao. Imagino que se calhar os preferisse aos hd600 no gustard e no crack os hd600 isto pensando nas caracteristicas de cada um.
 
Aproveitei os 15% de desconto sobre algumas marcas na ***** e mandei vir uns HD700.

No próximo mês faço intenções de comprar,
DAC : Schiit Gungnir
Headphone Amp : Schiit Lyr 2 ou Woo Audio 3

Daqui a uns meses,
Amp integrado + Speakers. Ainda não tenho nada definido.
 
Escolhas interessantes. O HD700 é um risco enorme que corres e compreendo porque é que escolheste um tube amp para eles. Embora eu nunca os comprasse e nunca sugeri-se um OTL para único Amp, também nunca escolheria um SS para esses Sennheiser.

No entanto pela pesquisa que estive a ver enquanto procurava um OTL (e falei entre outros com o Tyll Herstsens) Crack+Speedbal>WA3>Crack=Le Figaro 339>WA2 e sendo mais barato se tiveres alguém que tenha jeito para soldar (ou tu mesmo), se calhar podias considerar o BH.

Quanto ao Lyr 2 sinceramente não ia por esse caminho, não que a experiência com hibridos seja grande (só 1), mas ser jack-of-two-trades mas master-of-none não é um caminho pelo qual eu iria, mesmo utilizando LISST, no entanto reforço que isto é em teoria.

Já agora pode ser que te interesse:
http://www.headfonia.com/ls-take-on-the-sennheiser-hd700/
 
Back
Topo