Arch Linux [Dúvidas]

1) eu comparei com o debian testing. disse que o arch era mais up-to-date que o debian testing (pelo menos é o que diz o site do arch :p)
2) No Debian ou em qualquer distro ninguém te obriga a usar nada. Dá-me exemplos onde tens de "usar a ferramenta que o debian fornece e nao a que o pacote fornece". -> nvidia-xconfig, no debian nao da para usar, tens de usar dpkg-reconfigure xserver-xorg. dar dá, mas nao funciona, abres o X e da erro

pa, tambem concordo contigo, ruimoura, o debian é indiscutivelmente das maiores e melhores distros que ha e que sempre houve, mas também para atingirem os desktops podiam mudar umas coisinhas :) se calhar já esta na altura, digo eu.
 
1) eu comparei com o debian testing. disse que o arch era mais up-to-date que o debian testing (pelo menos é o que diz o site do arch :p)

Debian tem um sistema de actualizações diferente da maioria. Mais conservador. Só se usares a unstable é que tens o que consideras o sistema up-tp-date...

2) No Debian ou em qualquer distro ninguém te obriga a usar nada. Dá-me exemplos onde tens de "usar a ferramenta que o debian fornece e nao a que o pacote fornece". -> nvidia-xconfig, no debian nao da para usar, tens de usar dpkg-reconfigure xserver-xorg. dar dá, mas nao funciona, abres o X e da erro

Isto? http://packages.debian.org/unstable/x11/nvidia-xconfig

Eu não tenho nvidia, mas garanto-te que em qualquer distro podes utilizar as ferramentas dos pacotes, a não ser que não seja suposto esse pacote não a trazer... Tens muitas maneiras de fazer as coisas. Normalmente privilegia-se a mais simples e a que dá menos problemas.

Pá, tb vou experimentar debian, a sério, no vmware, mas não estou de acordo com a filosofia deles. Period. Não disse nunca que não achava o debian uma grande distro, porque estaria a mentir ...

Mas tb a filosofia do Arch é de morrer, em alguns aspectos :002:

A minha dúvida era o que não concordavas/não gostavas muito, se era a nível de ideologia se a nível do conservadorismo da actualização de pacotes etc.

Arch tem sem dúvida a aliciante de ser um distro com pacotes pré-compilados i686. Há uns tempo tive entre Debian e Arch mas acabei por ir para a primeira que naquela altura a documentação que eu vi era quase nula...
 
agora já não, mas mesmo assim há cenas que podiam ser mudadas (na documentacao do arch).
pa, mas acredita que mais simples que o nvidia-xconfig não há. :) nunca na vida tive de mexer uma palha no xorg.conf, atraves do nvidia-xconfig e mais umas opcoes do mesmo comando pus tudo a funcar, incluindo beryl.
 
A minha dúvida era o que não concordavas/não gostavas muito, se era a nível de ideologia se a nível do conservadorismo da actualização de pacotes etc.
As duas ... Acho que a versão estável tem um calendário absurdo, e pacotes absurdamente desactualizados (gnome 2.14 ?????). Sei que isso não quer dizer nada, que se pode contornar isso tudo, mas se se pode contornar, porque é que é assim? São coisas que não entendo. Mas não me incomodam, atenção ...

Neste momento estou com vontade de dar o salto para algo mais rápido, menos cheio de maravilhas que não fazem falta. É esse o meu ponto. Li muita coisa por essa net fora, e o que me despertou mais a atenção foi o arch linux. Só isso.
 
Última edição:
mas debian não é, nem por sombras, tão rápido e actualizado como o arch! e o debian não tem filosofia KISS :) por isso liga mais devagar, e por isso também tudo funciona no arch - por exemplo para configurar um pacote no debian tem de se usar a ferramenta que o debian fornece e nao a que o pacote fornece :)
não tem? e se disser que debian tb tem 1 projecto i686 ha já algum tempo :) ;)
Código:
deb [URL]http://686.debianpt.org/686/binary-686/[/URL] etch main contrib non-free

adiante,
Esta distro foi baseada em que ? e nao distro de muitas opçoes gui correcto (mts menus)?
Alguem podia fazer 1 pequena apresentaçao desta :)
 
Última edição:
Também já ando para a experimentar à muito tempo... mas falta vontade e tempo lol Não sou fan de Virtua-Crap e se instalar há-de ser em dual-boot.
Pelo que disseram até agora, encaixa na ideia que tinha da distro que se resume quase a um "gentoo de binários" :D

Mas realmente alguém fez uma observação e realmente também fiquei curioso... em relação à opinião do microft: slack mais rapido/hardcore que gentoo?
 
Primeiro pedido de "ajuda":

Ao instalar os pacotes, é melhor instalar só o base, e mais tarde o resto, não é (o gnome, acima de tudo)?
 
Também já ando para a experimentar à muito tempo... mas falta vontade e tempo lol Não sou fan de Virtua-Crap e se instalar há-de ser em dual-boot.
Pelo que disseram até agora, encaixa na ideia que tinha da distro que se resume quase a um "gentoo de binários" :D

Mas realmente alguém fez uma observação e realmente também fiquei curioso... em relação à opinião do microft: slack mais rapido/hardcore que gentoo?

Slack pode até não ser mais rápido que gentoo, mas lá que é hardcore é... :lol:

Eu uso Slack e já experimentei gentoo, acho que estão as duas muito próximas no que diz à utilização, só que em Slack não vegetamos em frente ao monitor.. :002:
 
Bem, instalei o sistema base, e coiso e tal, tudo bem, mas agora não consigo ter net ... Já andei a configurar is ficheiros necessários, mas nada (isto, no vmware). Vou ver as definições que o xp mete na máquina virtual e copio os dados, a ver se dá ...

Edit: ok, cena estúpida ... era só meter dhcp (eth0="dhcp") :(
 
Última edição:
Já usei muito Slackware e Gentoo..... e Sim! Slackware é mais rápido/hardcore/estável que gentoo. Exige é mais do utilizador para tal.


Uma vez ouvi alguém (a frase não é minha) a dizer isto e até certo ponto concordo:
"Usas Gentoo, aprendes Gentoo.
Usas Slackware, aprendes Linux."
 
Ok.. Não consigo ter X no arch ... já andei ás voltas com o xorg.conf e nada ... Isto deve atrofiar por ser vmware ... damn.
 
bem, nao fazia ideia dessa cena do debian 686.. se isso de compilar os pacotes para 686 for um procedimento automatizado é capaz de ser melhor que usar arch... quer dizer, vale a pena tentar o arch, mas em principio o debian é mais facil de usar... mas essa cena dos 686 funciona mesmo bem? é um procedimenot automatico? ou o pessoal vai fazendo e vai pondo..

pa, arch é baseado em CRUX e em slackware.
 
Última edição:
1) drivers proprietarios (tenta os opensource primeiro, dizem ser menos problematicos)
pacman -Sy fglrx
aticonfig --initial
Xorg -configure
se nao conseguires com o aticonfig tenta com o xorg -configure
2) drivers opensource (se a tua é 9000 acho que é totalmente suportada, inclusive 3d)
pacman -S xf86-video-ati libgl-dri
no xorg.conf:
Section "Module"
Load "glx"
Load "dri"
Load "drm"
Section "Device"
Identifier "name" # your alias
Driver "radeon"
Option "XAANoOffscreenPixmaps" "true" #needed for aiglx
Section "DRI"
Group "video"
Mode 0660

ve se da. tens mais cenas em http://wiki.archlinux.org/index.php/ATI
EndSection

EndSection
EndSection
 
Última edição:
pacman -Sy fglrx
aticonfig --initial
Xorg -configure
se nao conseguires com o aticonfig tenta com o xorg -configure

Heu hey hey, já consegui X. No vmware não tenho ATI, dude ;), mas obrigado na mesma. Tinha que instalar o driver para a placa de video do vmware (pacman -S xf86-video-vmware) e depois fazer o Xorg -configure ... Já aprendi umas coisas ;)

Já tenho X com o xterm, só para testar, agora segue-se o gnome ...

Ps: de qq modo, ja anotei isso da ati, que vai dar jeito para instalar logo no disco :)
 
para mim usar os drivers proprietarios da nvidia é basico... nvidia-xconfig e tenho tudo funcional... :) (mais umas opcoes do nvidia-xconfig para poder correr beryl)
 
Bem, ja estou a escrever este post a partir do arch, com o epiphany do gnome. Afinal nao da assim tanto trabalho quanto isso :)
 
Back
Topo