Dúvida Arcti Liquid Freezer II 360mm - Fans param

Em termos de silêncio ou de temperaturas? Se as temperaturas andarem nos 60/70ºC não é nada mau, gostava era de menos barulho.
As fans do radiador no fundo são iguais às fans que eu tenho. A pump faz muito barulho?

Eu tenho um AIO 360 montando num Ryzen 5950x com PBO + Curve Optimizer.
De notar que o meu 5950x está a gerar mais de 230W de calor.

Posso dizer que montado normalmente não era muito diferente de um Noctua D15.
Cinebench R23 10 minutos, era 90ºC vs 88ºC, dando o mesmo resultado (>29000 cb).
Em full speed o AIO é mais silencioso que o Noctua.
A pump é praticamente inaudível (mesmo com as fans do AIO silenciosas), bem como a ventoinha para a VRM.

Os Arctic permitem (com mounting kit rev.4) serem montados com alguns mm de offset nos Ryzen 3000 e 5000 de modo a que o centro do dissipador se alinhe com os cores mais quentes do CPU, melhorando bastante as temperaturas.

No meu caso, adicionei mais 3 ventoinhas iguais do outro lado do radiador para ficar numa configuração push-pull e montei com o tal Ryzen offset.

Assim já tenho temperaturas máximas de 80ºC no Cinebench R32 10 minutos e com clocks mais altos (já dá resultado >30000 cb).

Portanto, o 360 em stock para mim não compensa em relação a um Noctua D15, pelas possíveis futuras desvantagens de um AIO em termos de manutenção.

Se quiseres o máximo de performance, duplicando as ventoinhas no radiador e montando em offset (se for num Ryzen 3000/5000) já consegues bons resultados.
 
Já agora para poderem ter outro ponto de comparação, desliguei o PBO e com esta configuração o Cinebench R23 10 minutos não passa dos 55ºC (>25000 cb).
 
Em termos de silêncio ou de temperaturas? Se as temperaturas andarem nos 60/70ºC não é nada mau, gostava era de menos barulho.
As fans do radiador no fundo são iguais às fans que eu tenho. A pump faz muito barulho?

Ambos, a jogar tenho sempre a vga (3080) mais quente que o cpu para teres uma ideia (i9 10900K 5.3Ghz)
A bomba é inaudível.

Única desvantagem é a limpeza do cooler em si, tens depois por outro lado a vantagem de aceder dentro da máquina na área circundante do socket, um aircooler gigante não é fácil, ainda me lembro do jogo de cintura para fazer upgrade de vga para retirar a antiga :D

No meu caso tenho-o em push-pull numa P500A, foi á medida praticamente...

 
@SpamFilter @VoRtAn_MaDgE

muito obrigado pelos exemplos bastante detalhados.. No meu caso, a unica "chatisse" é que teria que optar por um radiador mais pequeno (240 ou 280 dependendo se queria montar na frente ou topo).

Tendo em conta a manutenção a longo prazo, e o facto de não conseguir colocar um 360, irei muito provavelmente recorrer ao Noctua D15. A performance não há de estar mmuuiittooo longe e fico com algo bastante mais silencioso.!

Many thanks guys


Ambos, a jogar tenho sempre a vga (3080) mais quente que o cpu para teres uma ideia (i9 10900K 5.3Ghz)
A bomba é inaudível.

Única desvantagem é a limpeza do cooler em si, tens depois por outro lado a vantagem de aceder dentro da máquina na área circundante do socket, um aircooler gigante não é fácil, ainda me lembro do jogo de cintura para fazer upgrade de vga para retirar a antiga :D

No meu caso tenho-o em push-pull numa P500A, foi á medida praticamente...


Já agora, nice build! 👏
A única coisa que me estraga o feng shui são as "braçadeiras" que tens nos cabos PCIe :p tens 3 nos dois cabos das pontas e nenhum no do meio! Não ficava melhor 2 + 2 + 2?
 
@SpamFilter @VoRtAn_MaDgE
Já agora, nice build! 👏
A única coisa que me estraga o feng shui são as "braçadeiras" que tens nos cabos PCIe :p tens 3 nos dois cabos das pontas e nenhum no do meio! Não ficava melhor 2 + 2 + 2?
Já não está assim, é uma foto que tinha quando o encaixei no sitio 😂, até as fans do wc estão com os cabos do lado oposto que está agora, está todo certinho agora.
 
Tendo em conta a manutenção a longo prazo, e o facto de não conseguir colocar um 360, irei muito provavelmente recorrer ao Noctua D15. A performance não há de estar mmuuiittooo longe e fico com algo bastante mais silencioso.!

Noctua D15 e cooler de origem é da noite para o dia.

Aproveita e compra o D15 Chromax black que deve ficar mais bonito :)
Eu tenho o meu guardado à espera que o AIO falhe um dia... :'(
 
Ambos, a jogar tenho sempre a vga (3080) mais quente que o cpu para teres uma ideia (i9 10900K 5.3Ghz)
A bomba é inaudível.

Única desvantagem é a limpeza do cooler em si, tens depois por outro lado a vantagem de aceder dentro da máquina na área circundante do socket, um aircooler gigante não é fácil, ainda me lembro do jogo de cintura para fazer upgrade de vga para retirar a antiga :D

No meu caso tenho-o em push-pull numa P500A, foi á medida praticamente...

Estava interessado em comprar o Arctic Liquid Freezer II 360, mas estou com receio do ruido da bomba ou da ventoinha VRM. No teu não ouves nenhum ruido vindo dessa zona?
 
Estava interessado em comprar o Arctic Liquid Freezer II 360, mas estou com receio do ruido da bomba ou da ventoinha VRM. No teu não ouves nenhum ruido vindo dessa zona?
Boas.
Atualmente tenho o de 420mm, sem stress nenhum num cpu serie 12900, assim como o antigo 360.
Não notei/noto ruídos anormais.

Unico senão que coloco nestes coolers é a velocidade das fans estar ligada á bomba, embora não seja fator de não compra para mim dado o desempenho abismal para AIO.

Compra que ficas bem servido.
 
Podes sempre ligar as fans a um header da board.
Tenho o de 280 e sempre o tive assim.
Bomba a 100% e as ventoinhas não passam as 800rpm.

Ps: o 420 deve de ser uma besta a arrefecer, pena a minha fractal meshify 2 não o suportar.
 
Podes sempre ligar as fans a um header da board.
Tenho o de 280 e sempre o tive assim.
Bomba a 100% e as ventoinhas não passam as 800rpm.

Ps: o 420 deve de ser uma besta a arrefecer, pena a minha fractal meshify 2 não o suportar.
O teu de 280 também não tem assim ruídos que se possa ouvir? Sendo assim talvez o compre. Sempre gostei dessa marca, mesmo nos air cooler.
 
É silencioso quanto baste para mim.
Repara que o silencio é importante para mim, as ventoinhas estão definidas para nem chegar a metade, neste caso 800 rpm.
Penso que estes aio arctic liquid freezer ii são os que têm melhor compromisso entre performance e ruido, para não falar na relação preço/qualidade.
Até as ventoinhas (e aqui só posso falar nas p140) são silenciosas e oferecem boa performance.

Tens que ter cuidado é com as medidas pois este radiador é mais alto que os habituais.
 
Podes sempre ligar as fans a um header da board.
Tenho o de 280 e sempre o tive assim.
Bomba a 100% e as ventoinhas não passam as 800rpm.

Ps: o 420 deve de ser uma besta a arrefecer, pena a minha fractal meshify 2 não o suportar.
Caber cabe... Tenho um numa define S2, que julgo ter as mesmas dimensões da meshify.

Tens é de o meter no topo, entre outras pequenas adaptações
 
Caber cabe... Tenho um numa define S2, que julgo ter as mesmas dimensões da meshify.

Tens é de o meter no topo, entre outras pequenas adaptações

No topo, pelo menos para mim, o 420 não cabe.

Para caber tenho de:
- ter memorias de baixo perfil, até 36mm de altura
- só posso ter ventoinha de 120mm atrás
- tenho de retirar/desmontar o escudo IO da board .
Algumas boards podem dar sem desmontar o IO shield mas o radiador vai esta encostado.
Esta última alinea é um deal breaker para mim.

Só dessa forma cabe e tudo muito apertado.

* a frente só dá para ter 2 , em vez de ter 3 ventoinhas de 140mm
 
No topo, pelo menos para mim, o 420 não cabe.

Para caber tenho de:
- ter memorias de baixo perfil, até 36mm de altura
- só posso ter ventoinha de 120mm atrás
- tenho de retirar/desmontar o escudo IO da board .
Algumas boards podem dar sem desmontar o IO shield mas o radiador vai esta encostado.
Esta última alinea é um deal breaker para mim.

Só dessa forma cabe e tudo muito apertado.

* a frente só dá para ter 2 , em vez de ter 3 ventoinhas de 140mm

Desses pontos apenas não dá para contornar a questão da ventoinha.

Nos outros sim, há maneira de arranjar espaço... Tens de separar o radiador das fans, tipo radiador - placa de acoplamento da tua meshify - fans do aio.
Para fazeres isto tens de comprar adicionalmente 12 parafusos macho/fêmea de 2.5mm (iguais aos usados para aparafusar a mobo ao chassis), e filtros de pó (convém).

Concordo que esteticamente não é a melhor solução, mas fica funcional.
 
O maior problema é a board, tenho de lhe tirar o io shroud.

Não consigo encostar o meu Alf II 280 ao fundo da caixa mesmo sem as ventoinhas.

Estás a sugerir ter o radiador fora e as fans dentro?

Há algumas pessoas que conseguiram mas sacrificando algumas coisas como por exemplo retirar o io shroud.
Há exemplos pela net com passo a passo e fotos mas não me parece boa ideia desmontar parte de uma board com 1 ano, pelo menos no meu caso, agora também depende da board.
 
Última edição:
Back
Topo