@diogoc ,
@Kayvlim ,
@WindWalker Obrigado pelas respostas e calma que ainda estou inteiro
Boa! Uma pessoa fica preocupada
Vamos por partes: Já não preciso do controlador, certo?
Aquele controlador serve para controlar LED strips de 12V com linhas comuns de G, R, B. Ou seja, cujos LEDs não são individualmente endereçáveis.
Se optares por um WS28**, ficas com um LED strip com LEDs individualmente endereçáveis. Ou seja, o controlador já não é útil.
No caso da fonte de alimentação, preciso então de ligar mais um fio ao (⏚)? É que agora só estou ligar dois fios (L e N).
Se a fonte de alimentação tem uma caixa metálica, sim, convém. Esse contacto está ligado directamente à caixa.
Caso por algum motivo a caixa metálica fique em contacto com algum fio da rede (a 230V AC), podes ser electrocutado ao tocar na caixa, ou em alguma coisa condutora onde a caixa esteja a tocar.
Nota que esse motivo tanto pode ser "fizeste algo de errado e deixaste o fio a tocar na caixa" como pode ser "fizeste tudo bem mas alguma coisa dentro da fonte avariou e criou um contacto inesperado".
Por outro lado, se ligares o fio de terra à fonte, uma anomalia cria um curto circuito entre o fio energizado e a terra (ou seja, um caminho com menos resistência do que o teu corpo, portanto não passa corrente perigosa por ti). Acho que neste caso, ou é o disjuntor diferencial da casa que vai disparar (porque detecta uma diferença entre a corrente do fio L e a do fio N, que normalmente são idênticas e simétricas), ou é outro disjuntor (ou em casas muito antigas um fusível) que corta quando a corrente excede o seu limite (normalmente 10A, 15A ou 16A em Portugal, na minha casa tenho os três dependendo da divisão).
O que interessa é que a corrente resultante dessa anomalia não vai para a terra através de ti, mas sim através desse fio.
Caso não saibas, é para isso que servem os contactos metálicos em cima e em baixo das nossas tomadas:
Se vais mesmo usar essa fonte, espero que tenhas sempre presente o facto de ela ter fios eléctricos expostos, e tenhas os cuidados necessários - não mexer nos contactos com ela ligada à rede, não a deixar ao alcance de crianças, animais de estimação, etc.
Entretanto reparei que algumas dessas fontes têm um potenciómetro chamado "V ADJ" (como a da imagem que coloquei acima) que serve para ajustar a voltagem. Dá jeito teres um multímetro (e saberes usá-lo!) para fazer esse ajuste, ou corres o risco de a fonte te dar mais de 12V e danificar o LED strip e o Arduino.
Em relação à Led Strip acho que vou comprar a WS2815 e tentar com essa. (Para investimento de teste não quero gastar muito €€€. E esta em principio faz o que quero. Para não ter que comprar 2 fontes).
Quando estive a pesquisar, o WS2815 pareceu-me ser muito mais caro do que o WS2812B. Caro o suficiente para justificar comprar um WS2812B e uma fonte de 5V. Se já tens o LED strip e a fonte, tudo bem. Se ainda vais comprar alguma coisa, pode valer a pena fazer as contas.
Por outro lado, um LED strip de 5V parece-me sofrer mais da perda de voltagem ao longo do fio do que o de 12V, porque a corrente que passa no strip de 5V é maior do que a que passa no de 12V. Acho que foi também isto que o WindWalker disse mais atrás.
(Já agora - se por acaso fosses para o WS2812B e uma fonte de 5V, já não ligavas os +5V da fonte ao pino VIN do Arduino, ligavas ao pino 5V)
Em relação ás ligações arduino e led strip: o V+ da fonte de alimentação liga aos +12V da led strip e ao VIN do arduino e o V- liga ao GND da led strip (Ligo o BI aqui também?) e ao GND do arduino, correcto?
Por fim ligo o DI ao pino do arduino, por exemplo D6, certo?
Tudo certo.
Pelo que encontro na net, não é claro se deves ligar o BI ao GND. Há quem o faça, há quem não o faça, e há quem diga que podes desperdiçar energia se o ligares ao GND. Parece-me que podes simplesmente não o ligar e deixá-lo a "flutuar".