Multiplataforma Assassin’s Creed Shadows (Ubisoft)

O problema aqui foi a gestão de expectativas, fazendo um jogo no japão a última coisa que se espera é um protagonista africano.

Não tem problema algum ser assim claro, apenas esperava-se algo diferente.

Expectativas havia sempre, sobretudo quando tiveste um Ghost of Tshushima que simplesmente foi uma masterpiece.
O esperar-se algo diferente é sempre subjectivo, tendo em conta o periodo em questão podias ter um protagonista branco, por exemplo.
Filho de pai Português e mãe Japonesa, que não sendo necessariamente uma personagem real, seria baseado numa premissa bem real.
( E havia de ser com os Portugueses, porque pronto já sabia que os marinheiros naquele tempo :coolshad:).

E com certeza que também haveria mi mi mi, por ser uma personagem branca.

Já no que toca ao Yasuke,unica coisa que se pode debater é a insistência de terem dois personagens jogáveis em vez de ser só uma mulher. Já era mais que tempo disso. Com este já são 12 anos de atraso.

Tiveste isso no AC Liberation, e até com uma personagem negra.
A Aveline e também com a premissa que disse acima, o pai era branco a mãe era escrava negra, não foi uma personagem real, mas baseada numa premissa real.
 
[
Expectativas havia sempre, sobretudo quando tiveste um Ghost of Tshushima que simplesmente foi uma masterpiece.
O esperar-se algo diferente é sempre subjectivo, tendo em conta o periodo em questão podias ter um protagonista branco, por exemplo.
Filho de pai Português e mãe Japonesa, que não sendo necessariamente uma personagem real, seria baseado numa premissa bem real.
( E havia de ser com os Portugueses, porque pronto já sabia que os marinheiros naquele tempo :coolshad:).

E com certeza que também haveria mi mi mi, por ser uma personagem branca.



Tiveste isso no AC Liberation, e até com uma personagem negra.
A Aveline e também com a premissa que disse acima, o pai era branco a mãe era escrava negra, não foi uma personagem real, mas baseada numa premissa real.

Eu não conto jogos da Vita portados ou os side scrollers(onde decidiram desaproveitar a Shao Jun depois do AC Embers).
Quero é os jogos principais da saga. E nem é preciso ser nos rpgs de 100 horas.

Mas quero acreditar que não escapa no Hexe.
 
[

Eu não conto jogos da Vita portados ou os side scrollers(onde decidiram desaproveitar a Shao Jun depois do AC Embers).
Quero é os jogos principais da saga. E nem é preciso ser nos rpgs de 100 horas.

Mas quero acreditar que não escapa no Hexe.

Assim torna-se dificil as discussão se houver essas especificações.
" Ok esse jogo teve uma personagem feminina, mas como é para Vita não conta :D".

Sobre Hexe, tenho de ser sincero, era o que estava com mais hype.
Mas quando falaram na possibilidade da personagem ter poderes sobrenaturais...
 
Assim torna-se dificil as discussão se houver essas especificações.
" Ok esse jogo teve uma personagem feminina, mas como é para Vita não conta :D".

Sobre Hexe, tenho de ser sincero, era o que estava com mais hype.
Mas quando falaram na possibilidade da personagem ter poderes sobrenaturais...

Os poderes sobrenaturais são poderes de descendentes da First Civ. Daí ela ser caçada pelos caçadores de bruxas.
 
esta polemica toda bem como a escolha da personagem será que não teve qualquer relevância da sweet baby estar conectada ao jogo? só se foi muita coincidência.. onde eles tocam tudo tem de ser personagens de várias raças, orientações entre outros.. poderá ter sido por isso que o personagem foi escolhido desta forma
Claro, a forma de escolha da personagem foi só essa.
Depois "foram procurar no google" se havia alguma personalidade negra na história do japão que suportasse essa sua decisão.

Acho que até agora nenhuma personagem principal e jogável de nenhum dos AC, teve a necessidade de se justificar numa personagem real. Sempre foram personagens fictícias. Agora têm a justificação, e quem não aceitar é um grunho racista. :Winkani:

Se eu vir que o jogo é interessante, vou fazer questão de jogar no PC, porque há uma grande comunidade modding. Já os Yakuza e Ghost of Tsushima joguei com o audio em Japones, para ser 100% imersivo... Não vou comer isto como vem de fábrica.
 
Claro, a forma de escolha da personagem foi só essa.
Depois "foram procurar no google" se havia alguma personalidade negra na história do japão que suportasse essa sua decisão.

Acho que até agora nenhuma personagem principal e jogável de nenhum dos AC, teve a necessidade de se justificar numa personagem real. Sempre foram personagens fictícias. Agora têm a justificação, e quem não aceitar é um grunho racista. :Winkani:

Se eu vir que o jogo é interessante, vou fazer questão de jogar no PC, porque há uma grande comunidade modding. Já os Yakuza e Ghost of Tsushima joguei com o audio em Japones, para ser 100% imersivo... Não vou comer isto como vem de fábrica.

Por um lado sim, por outro acredito que houve algum estudo.
Em muitos Ac's tem sido mencionado de forma subtil a história de Portugal.
Tendo em conta o periodo histórico deste jogo...

É o que eu digo, este AC está a sofrer o mesmo que o Hogwarts Legacy.
Depois foi o que foi.
Além disso temos um AC que foi contra a corrente e não saiu em catadupa como os restantes grandes titulos.
Epá, o Mirage tecnicamente não é o "grande" AC main game.É tipo o Rogue.
Creio que houve tempo para fazerem a devida research, melhorar o gameplay, etc...
 
Acho que até agora nenhuma personagem principal e jogável de nenhum dos AC, teve a necessidade de se justificar numa personagem real. Sempre foram personagens fictícias. Agora têm a justificação, e quem não aceitar é um grunho racista. :Winkani:

Quero dizer, se mesmo baseado numa figura história é o que é, imagina se fosse totalmente fictícia.

Se eu vir que o jogo é interessante, vou fazer questão de jogar no PC, porque há uma grande comunidade modding. Já os Yakuza e Ghost of Tsushima joguei com o audio em Japones, para ser 100% imersivo... Não vou comer isto como vem de fábrica.

Espera, estás a dizer que vais jogar no PC porque podes modificar o boneco para ser imersivo? Estou a perceber bem?
 
Espera, estás a dizer que vais jogar no PC porque podes modificar o boneco para ser imersivo? Estou a perceber bem?

Mas qual é o espanto? Eu na consola se tivesse essa possibilidade faria exatamente o mesmo, colocaria um boneco japonês com audio japonês.
Felizmente e no PC as pessoas podem jogar conforme preferem e corrigir erros de casting
 
Espanto era ver um japonês a desembarcar dum navio português vindo de África.

Continuam a ignorar a história.

Se não conhecesse os vossos comentários no resto do fórum diria que estavam a trollar.
 
Mas qual é o espanto? Eu na consola se tivesse essa possibilidade faria exatamente o mesmo, colocaria um boneco japonês com audio japonês.
Felizmente e no PC as pessoas podem jogar conforme preferem e corrigir erros de casting

Portanto, modificar o boneco por causa da sua raça não é racismo. É imersão. Depois queixam-se quando são acusados de comportamentos racistas. Erros de casting. Devo estar na twilight zone com tamanha falta de autoconsciência.
 
Portanto, modificar o boneco por causa da sua raça não é racismo. É imersão. Depois queixam-se quando são acusados de comportamentos racistas. Erros de casting. Devo estar na twilight zone com tamanha falta de autoconsciência.

Lá volta o argumento do costume, mas é continuar a dizer pode ser que pegue...

Se assim fosse não jogava nenhum jogo com um personagem africano... Este jogo para mim não faz sentido, um jogo de samurais para mim é para jogar com um samurai japonês. Como teria se jogasse o origins com um esquimó, se calhar o pessoal comia e eu passava a ser racista porque já não gostava de esquimós.

Que a vocês não faça diferença, ótimo, se os outros preferem jogar com um japonês, para.manter a imersão, em detrimento de todas as outras raças, que joguem.
 
Espanto era ver um japonês a desembarcar dum navio português vindo de África.

Continuam a ignorar a história.

Se não conhecesse os vossos comentários no resto do fórum diria que estavam a trollar.

Então sugiro que estudem melhor a nossa História.
Vê lá tu que até tivemos Japoneses a desembarcarem em Évora e tudo.
E ainda hoje esse local é muito visitado por turistas Japoneses.
Pesquisem pela Missão Tensho.
 
Lá volta o argumento do costume, mas é continuar a dizer pode ser que pegue...

Não estamos a falar de um jogo com um protagonista que é uma tábua rasa, em que tanto podes criar um avatar de ti próprio para te inserires na história como podes criar um boneco completamente oposto de ti. Dizer que vais modificar o Yosuke por causa da sua raça é racismo, já para não falar que é desrespeitoso para com a história japonesa dizeres que uma figura histórica real "não faz sentido". Não tem outra forma de ver o assunto. Talvez digas a ti próprio que não é causado por racismo, ou no mínimo ignorância ou intolerância, como forma de desculpares a tua opinião, mas não deixa de ser isso.

Este jogo para mim não faz sentido, um jogo de samurais para mim é para jogar com um samurai japonês. Como teria se jogasse o origins com um esquimó, se calhar o pessoal comia e eu passava a ser racista porque já não gostava de esquimós.

Vais jogar com um samurai num período de samurais com uma figura histórica real que foi um samurai num período de samurais. A razão para apagar o Yosuke do jogo é claramente a "falta imersão".
 
Última edição:
A mim nao me chateia a raca/genero do protagonista. Desde que bem enquadrado na narrativa e nao seja "inclusao" enfiada pela goela abaixo, nao me chateia nada.

Joguei o odyssey como kassandra e joguei o Valhalha como personagem masculino (apesar de dizerem que o canon é ela, toda a tematica encaixa bem mais num personagem masculino).

Provavelmente esta opcao de personagens para o shadow ate foi por questoes meramente de inclusao, quem pode responder é a ubisoft, mas nenhum dos personagens parece muito forcado. A rapariga é pura ficcao logo, o genero vale zero e o Yosuke é um personagem real da epoca e por isso nao se pode falar de algo muito forcado e sem nexo.

Provavelmente vou jogar o jogo todo, se for possivel, com a rapariga pois geralmente nao gosto de personagens tipo "tanque" com long swords ou macos (armas mais lentas e pesadas)
 
Última edição:
Não estamos a falar de um jogo com um protagonista que é uma tábua rasa, em que tanto podes criar um avatar de ti próprio para te inserires na história como podes criar um boneco completamente oposto de ti. Dizer que vais modificar o Yosuke por causa da sua raça é racismo, já para não falar que é desrespeitoso para com a história japonesa dizeres que uma figura histórica real "não faz sentido". Não tem outra forma de ver o assunto. Talvez digas a ti próprio que não é causado por racismo, ou no mínimo ignorância ou intolerância, como forma de desculpares a tua opinião, mas não deixa de ser isso.



Vais jogar com um samurai num período de samurais com uma figura histórica real que foi um samurai num período de samurais. A razão para apagar o Yosuke do jogo é claramente a "falta imersão".


Vamos concordar em discordar, cada um com a sua opinião. Se para ti é imersivo ótimo, para mim não é, e acaba por ser a ultima coisa quando penso em samurais.

Agora justificar tudo com racismo é que pronto não faz sentido nenhum. Nunca deixei de jogar nenhum jogo por isso GTA CJ e Franklin, tens o Marcus no watch dogs, tens o Alex hunter no FIFA ( modo horrível mas nada contra o personagem) ate no RDR 2 o charles daria um bom DLC.

Mas como está na moda siga, ou comem tudo ou lá vem ismos.
 
Eu diria que tudo o que sabemos é com base em um único trailer.

Mais do que o enquadramento "histórico", o que me parece em termos de narrativa ser justificação (do muito pouco que vi) foi o facto de dizerem que o Yosuke, mais do que pela sua cor de pele, gerava o espanto na altura porque era um homem enorme perto dos japoneses, e por ai faz sentido em termos de enquadramento da história que querem contar terem-no ido buscar para representar um estilo de jogo "pesado".

Vamos a ver como eles "montam" a coisa, como a justificam em termos narrativos, e depois vemos o que veio primeiro: Se o enquadramento em termos da história que querem contar, se a necessidade, em resultado de uma política de diversidade à força, ter um protagonista negro.

Parece-me muito precoce estar tudo a fazer juízos de valor com base em apenas um trailer e isto ser a única coisa que se fala sobre este jogo.
 
Pelo trailer até dá a parecer que o Yasuke começa do lado dos Templários e algo acontece para ele mudar também de lado.
Se assim for, acho que vai ser muito curioso ver um templário mudar para assassino, penso que isso nunca foi explorado.
Apenas ao contrário, de assassino para templário.
 
Vamos concordar em discordar, cada um com a sua opinião. Se para ti é imersivo ótimo, para mim não é, e acaba por ser a ultima coisa quando penso em samurais.

Agora justificar tudo com racismo é que pronto não faz sentido nenhum. Nunca deixei de jogar nenhum jogo por isso GTA CJ e Franklin, tens o Marcus no watch dogs, tens o Alex hunter no FIFA ( modo horrível mas nada contra o personagem) ate no RDR 2 o charles daria um bom DLC.

Mas como está na moda siga, ou comem tudo ou lá vem ismos.

A questão vai muito alem disso. Eu sou absolutamente contra a ideologia woke.
A questão aqui é que os mais conservadores estão a fazer todo este mi mi mi ( e não estou a dizer que sejas um deles) e a ter uma atitude igual à do wokismo.

O wokismo diz " ah e tal devia de haver mais diversidade", mas essa diversidade em muitos jogos com teor histórico simplesmente ainda não havia. Não é realista.
A polémica mais recente com isso é no KCD II, ora num jogo que prima pelo realismo histórico numa altura onde simplesmente essas pessoas com essas caracteristicas, não estavam cá.
E o que é irónico é que ainda assim, o jogo até pode ter imensa diversidade tendo em conta o periodo histórico.
Podemos ter personagens Checas, Alemãs, Turcas, Hungaras, Italianas....

Os conservadores estão a fazer o mesmo, mas neste caso por uma questão onde esse realismo existe.
Tivemos a fase de " ah, um negro no Japão, não pode ser, lá vem o wokismo".
Depois muitas destas pessoas compreenderam que de facto existiu estas personagem:
" Ah ele teve um papel irrelevante, ele foi um retainer, os Japoneses vestiram-no de samurai porque achavam graça, era pa gozar com ele".
Sim, havia tanta maneira de gozar com ele, e os Japoneses foram-no vestir de samurai e deram-lhe uma espada.
Portanto a maneira que arranjaram para fazer pouco do homem foi através de uma das classes sociais mais respeitadas da época.
Assim como dar-lhe uma katana cujo o simbolismo ia muito mais além que uma simples arma, pois a mesma era considerada como a alma do samurai...

Eu diria que tudo o que sabemos é com base em um único trailer.

Mais do que o enquadramento "histórico", o que me parece em termos de narrativa ser justificação (do muito pouco que vi) foi o facto de dizerem que o Yosuke, mais do que pela sua cor de pele, gerava o espanto na altura porque era um homem enorme perto dos japoneses, e por ai faz sentido em termos de enquadramento da história que querem contar terem-no ido buscar para representar um estilo de jogo "pesado".

Vamos a ver como eles "montam" a coisa, como a justificam em termos narrativos, e depois vemos o que veio primeiro: Se o enquadramento em termos da história que querem contar, se a necessidade, em resultado de uma política de diversidade à força, ter um protagonista negro.

Parece-me muito precoce estar tudo a fazer juízos de valor com base em apenas um trailer e isto ser a única coisa que se fala sobre este jogo.

Sem dúvida.
É onde estou mais curioso, se a narrativa vai incluir o passado de Yasuke ao serviço dos Portugueses, sobre como eles levaram o Yasuke para lá. Se os Portugueses também serão os maus da fita na narrativa.
Outra coisa que estou muito curioso caso o jogo siga uma narrativa mais real, é se vai incluir o missionario Luis de Frois.
E se ele pode ser uma das grande personagens secundárias do jogo, já que ele viveu mais de 30 anos no Japão.
E foi basicamente o primeiro ocidental a escrever sobre a cultura da mesma.
Poderá ser interessante haver quests especificas dele, em que ele te peça para recolher informação sobre os costumes do país por exemplo.


Claro que há sempre a hipótese do wokismo forçado, mas como dizes e bem ainda é prematura para fazer esse juizo de valor.
De qualquer forma a critica nunca se poderá basear no protagonista uma vez que o mesmo é real, e que há relatos sobre o mesmo.
 
"...Dizer que vais modificar o Yosuke por causa da sua raça é racismo..."
Não, não é racismo. É Preferência. Porque ele prefere jogar com um samurai japonês que se enquadra com o contexto histórico e temático.
Dizer que é racismo é calunioso e é grave na medida que até crime isso é.

Racismo
"1. Teoria que defende a superioridade de um grupo sobre outros, baseada num conceito de raça, preconizando, particularmente, a separação destes dentro de um país ou região (segregação racial) ou mesmo visando o extermínio de uma minoria.
2. Atitude ou comportamento sistematicamente hostil, discriminatório ou opressivo em relação a uma pessoa ou a um grupo de pessoas com base na sua origem étnica ou racial, em particular quando pertencem a uma minoria ou a uma comunidade marginalizada.
"racismo", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2024, https://dicionario.priberam.org/racismo."


Calúnia
1. [Jurídico, Jurisprudência] Acusação falsa que fere a honra ou a reputação.
2. Mentira, invenção, embuste.
"calúnia", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2024, https://dicionario.priberam.org/calúnia.

Em nenhum momento o Pereira90 revelou que a sua atitude se enquadrava na definição mas sim na sua preferência.


" já para não falar que é desrespeitoso para com a história japonesa dizeres que uma figura histórica real "não faz sentido". "
Desrespeitoso é o que a Ubisoft está a fazer à apropriação cultural da história japonesa e ao forçar a sua temática da diversidade como é paradigma da nossa sociedade.
Existe uma maioria de japoneses que discordam e não só japoneses.
Basta ver a quantidade de likes vs dislikes no trailer japonês do jogo.
Mas certamente eles, a maioria, é que estarão errados e não passam de indivíduos racistas, quanto na verdade o que demonstram é serem nacionalistas.

"Vais jogar com um samurai num período de samurais com uma figura histórica real que foi um samurai num período de samurais"
Não existem quaisquer relatos históricos disto por mais vezes que o repitas.
A escassa informação real que existe mostra que ele era o equivalente a um escudeiro e transportava com ele 1 espada, ao contrário dos samurais que possuíam 2.
Além do mais o nome dele é só Yasuke, quando era comum os samurais terem 2 nomes, p.ex: Hattori Hanzō, Tomoe Gozen, etc.
Ele surgiu no Japão muito provavelmente na qualidade de escravo e a qualidade de vida dele pouco evoluiu mas o pessoal SJW gosta muito de romantizar essa evolução.

Acho curioso o pessoal gritar apropriação cultural quando vê um individuo caucasiano a usar rastas mas ver um africano samurai em pleno japão feudal, séc 16, já é completamente plausível, histórico e de se aplaudir de pé.

Como é fácil de perceber sou contra este tipo de inclusão forçada nos videojogos e detesto o que a Ubisoft está a fazer.
Contudo enquanto fã da saga Assassin's Creed, fã de jogos com sistema de stealth, fã da temática japonesa/samurai/shinobi, irei jogar este jogo quando tiver uma grande baixa de preço.
Recuso-me a fazer pré-ordem ou pagar full price. Será o meu método de mostrar descontentamento com a indústria e mais jogadores parecem estar inclinados em fazer o mesmo.
 
Back
Topo