1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Análise Asus F3JC (Portátil)

Discussão em 'Análises, Artigos e Guias' iniciada por Daniel Maia, 15 de Outubro de 2006. (Respostas: 105; Visualizações: 43483)

1. Daniel Maia

Daniel Maia Colaborador
    Staff Member

O meu irmão lá entrou pa faculdade e claro está..precisava de um portátil...

Após umas consultas vi esta pequena maravilha, recomendei-o ao meu irmão e la fomos ontem comprá-lo.

Á primeira vista, a qualidade de construção é evidente neste portátil: olhando para as dobradiças do ecran vesse que são bem robustas e resistentes, sendo este um factor relevante na escolha de um portátil.

Site Oficial

Na parte esquerda tem apenas o gravador de DVD's:

Aqui na parte direita tem 2 USB's, uma ficha DVI, VGA, uma entrada ethernet 10/100 e uma para linha telefónica

Na parte da frente pode-se encontrar um comutador que liga o bluetooth e o wireless, as saídas jack para som e ainda um leitor de cartões

O detalhe da camara incorporada:

Aspecto Geral:

Aqui tem os vários leds de funcionamento:HD Led, caps lock, num lock, scroll, lock. Para além do botão de power tem 5 Hotkeys q podemos configurá-los. Dois deles já vêm configurados: 1 liga directamente ao browser predefinido, e outro permite escolher as várias opções do Power4Gear que explico adiante.

Manuais, cd's, cabos, etc...

CD's included:Nero V6.6 OEM, F3 Asus Mainboard drivers, Microsoft Works 8.5, PowerDirectorDVD, XP Home Edition

Manual, carregador, pano pa lipar o LCD, rato, ficha telefone, etc

Mala incluída:

Após este apresentação deixo-vos no seguinte post a parte mais interessante: Benchmark ao sistema

Última edição: 21 de Outubro de 2006
  2. Daniel Maia

Daniel Maia Colaborador
    Staff Member

Decidi não fazer overclock, nem ao cpu nem à gráfica. Não consegui entrar na BIOS, e no manual, aparentemente, também não dizia como o fazer.

Uma das coisas que gostei bastante neste portátil, à primeira vista, foi o som. Tem duas colunas em cima, junto ao teclado (não sei a potência de cada uma) e dá um efeito excelente;)

Pormenor do gestor de audio:

Falando de 3dmarks: 3DMARK01 - 11690marks details na imagem:

3dmark03:

3dmark05:

AquaMark3 @ Quiet Office:

AquaMark3 @ SuperPerformance

Hd Tach Long Bench:

Sygate 100Gb 5400rpm

- Burst Speed - 120.1Mb/s
    - Random Access - 15.8ms
    - Average Read - 31Mb/s

SiSoftSandra - Memory Bandwith @ Quiet Office

SiSoftSandra - Memory Latency @ Quiet Office:

SiSoftSandra - Processor Arithmetic @ SuperPerformance:

PCMARK05 Result Details:

E claro está: um SuperPI;)

-----//-----
    Uma das coisas q analisei também foi o power4gear. Nos dois testes que fiz no aquamark3 vesse que em SuperPerformance teve um ganho de 80 marks, mudando apenas esse parametro.

O Power4Gear permite-nos os seguintes estados de sistema:

- Battery Saving
    - CD Audio
    - Presentation
    - Quiet Office
    - DVD movie
    - Game
    - High Performance
    - SuperPerformance

Pelo que pude testar, o SuperPerformance tem mais acção nas memórias. Em testes de cpu o valor não alterava muito.

- Temperaturas
    O cpu após 3dmark01, 03 e 3dmark05 nunca foi para além dos 46º. Em idle anda pelos 43º/44º
    O disco rígido após uma boa desfragmentação chegou aos 40º, mas em idle anda por volta dos 32º/33º. Após umas boas horas de funcionamento nunca me deparei com zonas quentes no portátil, tanto na parte de cima como na de baixo.A parte do disco rígido raramente fica morna.

- Autonomia

Não testei a autonomia da bateria, mas aguenta cerca de 2h e 30min em SuperPerformance. Em battery Saving dura muito mais;)

- Análise Geral e Conclusão

Como já disse, gostei bastante do som neste portátil. É configurável em todos os aspectos e o stereo nota-se perfeitamente;). É um excelente portátil relação preço/qualidade. O TFT é de grande qualidade: muito boa luminosidade e um bom ângulo de visão;), apenas apresenta algum reflexo se tiver contra a luz. Uma coisa que também achei interessante foi a presença de um comutador, na parte da frente, em que podemos ligar o bluetooth e o wireless, tendo 4 escolhas possíveis quando o ligamos.
    Aliado à boa qualidade de construção, este portátil é super silencioso: a ventoinha da estração de ar é facilmente ignorada pelos nossos ouvidos.
    Recomendaria facilmente este portatil para quem pretendesse uma maquina boa a um bom preço;). Este portátil anda entre os 1020 - 1070 euros.

Espero que seja, de alguma maneira, útil.

Última edição: 15 de Outubro de 2006
  3. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

Excelente review.
    Os meus parabéns. Eu apenas teria comprado um Meron nesta altura do campeonato.

Tenho uma questão se não te importares.
    Consegue-se ter um monitor na entrada DVI e na VGA ao mesmo tempo mantendo a imagem do ecrã do portátil? Ou seja ter 3 monitores ao mesmo tempo:)

Se puderes testar isso seria excelente.

4. Daniel Maia

Daniel Maia Colaborador
    Staff Member

Obrigado;)

Pelo que tenho aqui em casa não da pra testar:(..tenho apenas um CRT...posso depois pedir ao meu irmão pra testar quando for pa universidade...lá ja é capaz de ter...

Dpois mando notícias.

cumps;)

[EDIT] Tenho um adaptador igual a este: [​IMG]

Mas não consigo encaixalo porque naquele pino mais largo do lado direito, tem aí mais 4 pinos..:(

Como aqui: PIC

Última edição: 15 de Outubro de 2006
  5. Metro

Staff Member

Depois da tua chamada de atenção é que reparei que aquela entrada DVI não é standard. realmente as "normais" têm mais 4 pinos na parte do pino horizontal. Estranho. Pode ser que alguem consiga explicar isso.

6. Homem Bomba

Homem Bomba Power Member

Bem, a review está muito boa!! Parabéns Daniel, excelente trabalho :D

7. Daniel Maia

Daniel Maia Colaborador
    Staff Member

Descobri que para ir à BIOS é carregar em F2

Não encontrei nada interessante...tem opções para o volume de speaker, utilitário easy flash, configurações IDE, BOOT, entre outros..

Depois tiro com a cãmara para ficar mais pormenorizado.

8. brock

brock Folding Member

A maneira Daniel gostei bom trabalho ! :)
    cump's.

9. amg_tech

amg_tech Power Member

Também já usei um igual de um amigo. Para quem quer um portátil que não ultrapasse muito a barreira dos 1000€ parece-me neste momento a escolha mais acertada. Bom processador, exelente alcance wireless (confesso qu não estou habituado a usar portatéis em wi-fi mas a capacidade de alcance deste é fantástico!), e a gráfica dá perfeitamente pra jogar uns joguitos (experimentei MOHAA e PES5 e tudo na boa).
    O silêncio é outro promenor bem interessante. Se querem dormir ao lado dele ligado, é a melhor escolha :p
    O monitor como dizes tem reflexo. Foi talvez o ponto mais negativo que encontrei neste portátil. Para mim acho quase impossivel trabalhar nele com uma janela atrás de nós durante o dia. Apesar de ganhar pontos num ambiente mais escuro. Deixo o conselho que se quiserem um portátil para jogos mais recentes e puxados, talvez seja melhor gastar mais uns 150€. Caso contrário aconselho este sem dúvida!

cumps

10. Metro

Staff Member

Já alguem percebeu que entrada é aquela que é quase igual a uma DVI? Faltam ali 4 entradas para dar para as fichas DVI. Tudo o resto é igual.

11. Daniel Maia

Daniel Maia Colaborador
    Staff Member

Pois..

Segundo o fabricante aquilo é mesmo uma DVI

12. DreamOn

DreamOn Folding Member

Pensei que essa gráfica desse uns pozinhos a mais no 2001.
    Quanto a bios, nem todos os pcs é no del. Quando não é aí é nos F's. Pelos vistos já encontraste!

Tens que tirar esses autocolantes, são muito maus :D

13. Mr3

Mr3 Power Member

ando na dúvida em comprar portáteis. e esta review deste portátil deu-me a volta parece um portátil porreiro.. se calhar depois de tanta procura vou mas é para este, ouço dizer tão bem da ASUS.. já andei a ver outros mas este aqui todo detalhadito e tal ;) bom trabalho e obrigado :> ... tipo pesquisei no site da asus e há vários modelos depois de F3JC.. qual é o teu?

14. JAFoNEXUS

JAFoNEXUS Power Member

agora já ha esse modelo mas com o T5500 em vez do T2300E, a minha prima comprou um e está muito bom, o ecran e o teclado sao magnificos, a grafica nao testei ...

15. Daniel Maia

Daniel Maia Colaborador
    Staff Member

Desde já obrigado:)

Dentro do Asus série F3JC há 3 modelos q só diferem no disco rígido --> 80Gb / 100Gb / 120Gb

Este é a versão de 100Gb

Podes ver aqui --> http://www.asus.com/products.aspx?l1=5&l2=26&l3=316&model=1220&modelmenu=2

Os autocolantes o meu irmão ja se encarregou de tirar:)

16. PedroTopa

PedroTopa Power Member

Existem Varios tipos de Fichas DVI, essa que aí está é uma DVI-D.

Podes ver mais info sobre o tipo de fichas aqui.

17. SLBorga

SLBorga Power Member

Eu comprei um F3JC tb mas é um modelo com um T7200. Já agora, quais são os drivers que estás a usar? É que eu ainda n mudei os meus, e com os de origem faço apenas 1685 3DMark05. É estranho, pois tenho um processador melhor k esse e tenho tb 2 Gb Ram a 667 Mhz...

18. Daniel Maia

Daniel Maia Colaborador
    Staff Member

Tava com poucos programs em background..tava tudo de origem e em modo "Superperformance"

De facto deveria de dar mais...ess processador é claramente melhor q este..

cumps

19. Metro

Staff Member

Mas sabes se dá para ligar ao o conector VGA e o DVI ao mesmo tempo. E se sim o DVI dá para ligar a um monitor com a ligação mais comum? Há cabos com saidas adequadas?

20. Daniel Maia

Daniel Maia Colaborador
    Staff Member

Se eu tivesse um adaptador DVI sem esses pinos já tinha experimentado...

Vou ver se desencanto um numa loja de electronica ou assim..

Partilhar esta Página