ASUS N550JV - Discussão, mini-review

miguelbarroso

Power Member
Após muita pesquisa e indecisão, acabei por comprar este portátil, mais especificamente o modelo N550JV-CN172H. Já existem alguns tópicos sobre este portátil, onde tenho deixado algumas opiniões, mas achei melhor criar este para se falar sobre o mesmo, e começo com a minha pequena review:

asus-n550jv.jpg


As especificações completas poderão variar um pouco de modelo para modelo, e qualquer pesquisa no Google revela as mesmas. Vou apenas enumerar as características principais do modelo em questão:

ASUS N550JV-CN172H


  • Intel® Core™ i7 4700HQ Quad Core, 2.4 GHz com Turbo até 3.4 GHz, 6MB Cache
  • Memória RAM: 16GB DDR3 MHz SDRAM
  • Ecrã: 15.6" 16:9 IPS Full HD (1920x1080) LED Backlight Non-Glare LCD
  • Gráfica: Intel® HD Graphics 4600 + NVIDIA® GeForce® GT 750M 4GB DDR3 VRAM
  • Armazenamento: HDD 1TB 5400rpm
  • Drive Óptica: Leitor Blu-Ray Disc


  • Extra adicionado: SSD Samsung 840 Pro 256Gb

Tenho para mim que hoje em dia não faz sentido gastar dinheiro numa máquina mais rápida, e depois continuar com a performance leeeenta de um disco rígido convencional - por isso a primeira coisa que fiz, foi trocar o disco por um SSD - irei depois arranjar um caddy para colocar o disco de 1TB no local da drive óptica, e outra caddy externa para as poucas vezes que precisar de usar o leitor de Blu-Ray.

Imagens do portátil há muitas e embora pudesse ter tirado algumas ao exterior, façam um favor a vocês mesmos, e vejam as centenas de fotos disponíveis no Google

Para os mais curiosos, aqui fica o printscreen do Windows Experience Index:

wei-asus-n550jv.jpg


Isto claro, já com o SSD - o resultado com o disco de origem era de 6.1 - posso dizer que o portátil é virtualmente instantâneo a fazer tudo.


Foram vários os motivos que me fizeram escolher este modelo em detrimento de outros concorrentes. Vamos então por partes:


  • O Ecrã IPS - uma diferença brutal em relação aos ecrãs TN que a maior parte dos portáteis desta gama oferece - melhores angulos de visão e contraste melhor. Em comparação com o ecrã do meu Dell Precision M6300, que também era FHD e mate, este é francamente melhor - muito mais uniforme, e como referi antes, melhor contraste e melhores angulos de visão e também mais luminoso. Para mim é essencial o ecrã mate - o Toshiba P50 e o HP Envy 15 têm ecrãs brilhantes - algo que simplesmente não suporto.


  • 16Gb de RAM - trabalho bastante em Photoshop, RAM nunca é demais.


  • Qualidade de construção (principalmente comparando com o HP, cujo teclado por exemplo, afunda significativamente). Este teclado é bastante mais sólido que o HP... ao nível dos Samsung das séries 7/8/9. Ainda me estou a habituar ao layout das teclas, que é bastante diferente do teclado do Dell que agora abandonei. A caixa do portátil é inteiramente em metal - mesmo a parte debaixo, que parece plástico, depois de desmontada, deu para perceber que é de uma liga metálica qualquer.


  • Pontos extra para o teclado iluminado, que em certas situações dá muito jeito (embora por vezes desligo, pois há alturas em que não melhora a leitura das teclas, pelo contrário... mas por isso ele tem a opção e desligar).


  • A drive de Blu-ray acaba por ser um extra que agradeço, mas que para mim é pouco significativo.


  • Termino lembrando que a as GT740, 745 e 750 sim.. são parecidas. Mas têm preços e performances diferentes por alguma razão. Sim, eu posso colocar uma 740 a funcionar à velocidade de uma 750... mas por essa ordem de ideias, também posso colocar a 750 a funcionar mais depressa. Para já ainda não corri nenhum benchmark... se depois tiver possibilidade, farei isso.


Em relação à escolha do SSD, a fiabilidade e garantia de 5 anos dos Samsung 840 PRO acabou por fazer recair a minha escolha neste modelo (e já que a performance é também superior, melhor!). A capacidade pode ser só de 128Gb - já tive no DELL um com esta capacidade, e chegava para ter o OS e os programas instalados. Fui para os 256Gb, para poder ter grande parte dos meus ficheiros de trabalho também no SSD.

Quando abri para montar o SSD, aproveitei e tirei esta imagem do interior - quem quiser ver a foto em alta resolução, pode descarregar aqui

asus-n550jv-interior-small.jpg


Como podem ver, o sistema tem apenas duas fans, bastante silenciosas por sinal. Um dos maiores receios de muita gente é a dificuldade de abrir o pc para retirar alguma coisa, e o facto de a bateria estar aqui dentro. Hoje em dia as baterias já não sofrem o mesmo desgaste de antigamente, pelo que andar a por e a tirar já não é algo que muita gente se dê ao trabalho - eu pelo menos, gosto de ter uma "UPS" sempre disponível ;-) Se precisarem de trocar a bateria, é fácil... basta tirar uns tantos parafusos, soltar o cabo e voilá.

Chamo à atenção de quem queira abrir este portátil: arranjem uma chave Torx T5 (mesmo muito pequena) e tenham cuidado com os "micro-parafusos":

torx.jpg


A abertura de resto é relativamente simples - ao contrário do que acontece com outros portáteis, basta retirar os 10 parafusos e levantar a tampa - apenas junto à dobradiça do ecrã é que será necessário dar um jeitinho para sair facilmente.

O único aspecto que o portátil me desiludiu foi o som. Estava à espera de melhor. Sem o subwoofer, fica ao nível da maioria dos portáteis... com o subwoofer fica melhorzito, mas a fasquia estava muito alta, pois o som do meu DELL era soberbo!!! Foi o único "downgrade" que senti... Quem quer um som de jeito, convém ligar a umas colunas ou a um sistema de som.

Estive durante bastante tempo indeciso se ia ou não para um Clevo W350... durante 3 meses, liguei para lojas, visitei lojas e nada - nunca consegui ver o portátil. Pedi até numa das lojas para me contactarem quando recebessem para que pudesse ver - deixei contacto, e nunca me responderam. Faz-me confusão comprar uma coisa que nunca vi ao vivo, e que as lojas não parecem muito interessadas em vender... ainda para mais, tinha algumas reservas em relação à qualidade de som das colunas - que faço bastante uso - e não tinha teclado retroiluminado. Esteticamente também não sendo tão feios como antigamente, continuam a não ser as máquinas mais bonitas do mercado. Tenho pena de não ter a flexibilidade de poder ter vários HDDs, que era para mim a maior vantagem. Como não jogo, a gráfica não me faz muita diferença - embora pontualmente para trabalhar no Sketchup pudesse melhorar a performance, mas a GT750 dá conta do recado à vontade.

Por fim, o preço acabou por ficar por pouco mais de 1100€ (procurem no *****, e vão descobrir que há um outro mundo para além das ***** e afins). Claro que sobre isto acrescenta o valor do SSD, que irá variar de acordo com o modelo e capacidade escolhidos.
 
Nice!
será que podes passar o intelburntest (8threads, Very high, 5 testes=dura cerca de 15/20min) e o hwmontor para ver as temperaturas...qd fizeres isso tenta saber a temperatura ambiente sff
Não sei até que ponto o OC da 750M pode ir mas posso te dizer que coloquei a 740M à velocidade da 745M e não vi uma diferença notória a nível de temperaturas (2/3ºC)...posso te dizer q a 650M nas mesmas condições da 740M tem quase +10ºC (Asus N56).
 
Deviam por isto num tópico com destaque. Não se viola a garantia por abrir um computador para trocar hdd ou ram. Pelo menos na Asus posso garantir com 100% de certeza.
 
ainda bem eu não sabia xD
eu estou a pensar comprar este mas a versão de 8gb
a muita diferença do ecra IPS Full HD (1920x1080) LED Backlight Non-Glare LCD para o IPS Full HD (1920x1080) LED Backlight ?

a muita diferença entre as gráficas deste modelo de 4 e 2gb ?
 
Última edição:
Estou a pensar em comprar este modelo, mas tenho algumas dúvidas .

- O sistema de arrefecimento é bom e silencioso? ( detesto que o portatil fique demasiado quente e faça demasiado barulho ).

- Visto que a bateria é interna sabes se é possível trocar a mesma em caso de demasiada degradação, isto a longo prazo ?

- Em termos de jogos como se comporta com jogos mais ou menos recentes ?

Cumps .
 
Quanto ao monitor a diferença é que um é anti-reflexo (mate) e o outro é glossy (brilhante). Ou seja, para uso exterior ou em frente a uma janela, o mate compensa bastante. De qualquer forma em espaços fechados com luz que não incida directamente no monitor não haverá grande diferença. O ecrã mate é sempre uma mais valia, mas dependendo do tipo de uso que se irá dar ao portátil poderá, ou não, ser relevante.

ainda bem eu não sabia xD
eu estou a pensar comprar este mas a versão de 8gb
a muita diferença do ecra IPS Full HD (1920x1080) LED Backlight Non-Glare LCD para o IPS Full HD (1920x1080) LED Backlight ?

a muita diferença entre as gráficas deste modelo de 4 e 2gb ?
 
Estou a pensar em comprar este modelo, mas tenho algumas dúvidas .

- O sistema de arrefecimento é bom e silencioso? ( detesto que o portatil fique demasiado quente e faça demasiado barulho ).

- Visto que a bateria é interna sabes se é possível trocar a mesma em caso de demasiada degradação, isto a longo prazo ?

- Em termos de jogos como se comporta com jogos mais ou menos recentes ?

Cumps .

As duas primeiras perguntas têm resposta na review... basta ler.

Quanto a jogos, não experimentei, pois não jogo. No entanto, do que tenho lido, a GT750 corre relativamente bem a maioria dos jogos - claro que não esperem jogar os jogos mais recentes com altas resoluções e settings no máximo. Gente mais experiente em jogos poderá esclarecer melhor...
 
Nice!
será que podes passar o intelburntest (8threads, Very high, 5 testes=dura cerca de 15/20min) e o hwmontor para ver as temperaturas...qd fizeres isso tenta saber a temperatura ambiente sff

Ok, já fiz... com o processador a 99% (como tenho configurado normalmente), a temperatura mais alta foi de 76ºC. As fans continuaram virtualmente silenciosas - tinha de encostar o ouvido ao portátil para as ouvir. Com o processador a full speed, atingiu os 87ºC de máximo, e então as fans já se ouviram, mas ainda assim, nada de intrusivo - e eu sou picuinhas com o barulho das fans. É um ruido de fundo suave, sem nunca ser um silvo irritante.

A zona do portátil que ficou quente ao toque, é entre o teclado e o monitor... a zona onde as palmas das mãos assentam, manteve-se sempre fresca.

A temperatura ambiente onde estou deve ser à volta dos 22ºC.
 
Obrigado! =) muito bom :P eu sei que os Asus são super silenciosos mesmo em Full load pois fiz comparação com um N56 e este Envy ao pé daquilo esquece...
agora em uso vulgar net, pdf's e afins mesmo assim o envy é audivel apesar de fazeres algum esforço para ouvir mas o Asus não, tens mesmo que encostar o ouvido à saída da fan...
posso-te dizer que a nível de temperatura está ao nível do Clevo w350sqt, pedi a um colega meu para fazer o teste e tb deu esse valor de máx com 23ºC ambiente ;) só q o Clevo dele até em browser é muito barulhento! de repente lembra-se e começa para lá uma chinfrindeira...

quanto ao aquecer junto às saídas de ar é perfeitamente normal.
 
A diferença de 2 para 4 gigas, só existirá num ou outro jogo, mas creio que no geral é indiferente (e estamos a falar da GT750, não da GTX)

Para mim Glossy é sempre mau... mesmo em situações com pouca luz, vejo muitas vezes o raio do meu reflexo! :rcarton:
 
Boas pessoal, o meu modelo é o N550JV-CN150H.
Também comprei uma máquina destas esta semana para trabalhar essencialmente em desenho de arquitectura, multimédia, fotografia e afins.
Acho que é uma máquina bastante competente para as tarefas que eu descrevo, mas se tivesse uma unidade SSD em vez do "lentinho" HDD de 5400rpm, acho que voava.
O ecrã é soberbo, a bateria é razoável e o design é bastante apreciável. Boa máquina
 
Back
Topo