Até 400€

guiZmo

Power Member
Boas, tinha uma DSC-P200 e fiquei sem ela, até 400€ q me aconselham?
Principalmente é parar tirar fotos de dia, macros, rostos, desporto, noite...
Tb nao quero nenum trabuco, queria uma maquina facil d andar no dia a dia sem problemas
 
Compra a Fuji F50fd.
é uma maquina pequena, custa 290€ na *****, tem qualidade de imagem para dar e vender, tem o melhor sensor do mercado, no que a sensibilidade diz respeito...
a lente, apesar de ser das que tem mais qualidade de imagem neste segmento, peca por ser apenas de 3x de zoom... mas de resto, não ha grandes defeitos a apontar.
 
como assim, "também por 184€"?

ele falou em 400€ ... acho que tem dinheiro para algo um bocadito melhor, não?

guiZmo, acho que ja encontras a f50fd, na *****... ou se quizeres pagar um bocado menos, tens a *****.

tambem (virgula) por 184€
e por falar em 400 tem obrigatoriamente que os gastar? assim sendo que compre a G1 da sony. anda pelos 400 e tal apesar de n valer nem metade

e ja agr que tem a f50 melhor que a f40 que justifique quase o dobro do preço?
 
tambem (virgula) por 184€
e por falar em 400 tem obrigatoriamente que os gastar? assim sendo que compre a G1 da sony. anda pelos 400 e tal apesar de n valer nem metade

e ja agr que tem a f50 melhor que a f40 que justifique quase o dobro do preço?

não, não tem que gastar obrigatoriamente. mas tendo 400€ para gastar, ir recomendar uma maquina de 184... é um bocado estranho.

O que é que a f50 tem a mais que justifique o dobro do preço? bem, eu sinceramente, n estava à espera de responder a isto, mas ca vai:

- 12 mp, contra 8mp, aumentam as possibilidades de um zoom digital de melhor qualidade (zoom digital de 2x a 6 megapixeis sem perda de qualidade, por exemplo - resultam num zoom combinado de 6x), muito mais resoluções à escolha, e uma perda de qualidade insignificante, face às versões com menos MPs.
- sensibilidade até iso 6400 vs até iso 2000 (e nem se pode dizer que a fuji seja um lixo completo, até iso3200)
- estabilizador de imagem (apesar de não ser grande espingarda, para alguma coisa ha de servir)
- modos manuais, alem dos modos automaticos (acho que isto vale bom dinheiro)
- possibilidade de exposições até 8 segundos, em vez de 2 segundos
- ecrã LCD maior
- microthumbmail view
- face detection 2.0
- muito melhor aparencia

e se calhar ja chega para justificar pagar pouco mais de 300€ pela f50...
 
Última edição:
não, não tem que gastar obrigatoriamente. mas tendo 400€ para gastar, ir recomendar uma maquina de 184... é um bocado estranho.

O que é que a f50 tem a mais que justifique o dobro do preço? bem, eu sinceramente, n estava à espera de responder a isto, mas ca vai:

- 12 mp, contra 8mp, aumentam as possibilidades de um zoom digital de melhor qualidade (zoom digital de 2x a 6 megapixeis sem perda de qualidade, por exemplo - resultam num zoom combinado de 6x), muito mais resoluções à escolha, e uma perda de qualidade insignificante, face às versões com menos MPs.
- sensibilidade até iso 6400 vs até iso 2000 (e nem se pode dizer que a fuji seja um lixo completo, até iso3200)
- estabilizador de imagem (apesar de não ser grande espingarda, para alguma coisa ha de servir)
- modos manuais, alem dos modos automaticos (acho que isto vale bom dinheiro)
- possibilidade de exposições até 8 segundos, em vez de 2 segundos
- ecrã LCD maior
- microthumbmail view
- face detection 2.0
- muito melhor aparencia

e se calhar ja chega para justificar pagar pouco mais de 300€ pela f50...

os 12mp são um pouco inuteis a isos elevados e o iso 6400 penso que sejam limitados a 3mp.
o estabilizador se for como na 6500 n passa de um aumento de iso e os modos manuais referi isso no meu post. a f40 é point and shoot
a exposição tudo bem, é algo de melhor
ecra lcd? são gostos, vamos lá ver se continua a manter as 500 fotos por bateria
microthumbnail? n me parece que valha mais 1€
face detection? tb n me criava indecisões
aparencia? é relativo

mas são apenas opiniões
 
o estabilizador se for como na 6500 n passa de um aumento de iso e os modos manuais referi isso no meu post.

Não. A F50 juntou estabilização do sensor a isso.
E na minha opinião, vale cada centimo que custa a mais que a f40.
Acho que a opinião um pouco generalizada de que a f50 está cara se deve ao facto de estarem habituados a preços mais baixos nas fujis. Mas é preciso ver 2 coisas. A 1ª é que a máquina foi acabada de ser lançada, a 2ª é que é melhor em quase tudo e mais barata que quase toda a concorrência do seu nicho.
 
tem estabilização do tipo sensor shift... mas é um sistema em que a fuji ainda esta a dar os primeiros passos, por isso, não é grande espingarda, no que a eficiencia diz respeito...
mas pronto, la ha de dar mais um ou dois stops, com imagens nitidas...
 
Não. A F50 juntou estabilização do sensor a isso.
E na minha opinião, vale cada centimo que custa a mais que a f40.
Acho que a opinião um pouco generalizada de que a f50 está cara se deve ao facto de estarem habituados a preços mais baixos nas fujis. Mas é preciso ver 2 coisas. A 1ª é que a máquina foi acabada de ser lançada, a 2ª é que é melhor em quase tudo e mais barata que quase toda a concorrência do seu nicho.

a f40 até ao lançamento da f50 custava 280€ +/-, nem é por ai
a fuji alem da f20 n tinha máquinas baratas, tem é máquinas que fazem jus ao preço, contrariamente a T100´s, G1's e ixus 900ti
a fuji entrou na guerra dos pixeis e veio matar a f31 e a meu ver começar a perder um bocado a qualidade (apesar de continuar acima da concorrencia). na MINHA opinião, td o que seja de 6mp pra cima é para ser usado em reflex
 
Olha, até 400€ tens várias escolhas e na minha opinião a malta tem tendência a sobrevalorizar as capacidades da série F da Fuji.
São máquinas muito boas em ambientes escuros sem flash, e ficam-se por aí. Têm outras coisas boas mas a meu ver, nada que não se encontre igual ou melhor em outras máquinas, especialmente com 400€ para gastar. A F50fd é a nova máquina, mas já vi fotos que um user colocou por aí e ainda não estou convencido em relação a essa vantagem ter-se mantido ou não.

Por 340€ tens a Panasonic Lumix DMC-TZ3 da qual só tenho ouvido falar bem. A lente é muito versátil (28-280), sendo provavelmente a compacta com a lente mais versátil que existe. A qualidade da lente, ao contrário do que acontece em outros modelos, é excelente (segundo o dpreview), fazendo justiça à Leica (Um dos melhores fabricantes de lentes no mundo). E inclui o famoso MEGA OIS da Leica que é um excelente estabilizador de imagem. É rápida nos tempos de espera entre fotos. Tem um ecrã 3" bastante bom. As velocidades de disparo vão dos 1/2000s aos 8s, e ainda 15s, 30s, ou 60s, no modo de foto Starry Sky (para tirar fotos a estrelas). Peca por não ter modos manuais e pelo já conhecido noise reduction da Panasonic que é demasiado agressivo.
Premiada com os prémios EISA Best Product 2007-2008 compact Camera e TIPA 2007.

esta galeria de fotos tiradas com ela e tira as tuas próprias conclusões.

Edit: Encontrei esta review à lente da TZ3 e como podes ver é uma lente bastante boa. Tendo em conta que é uma 10x 28-280 35mm equiv. as distorções são surpreendentemente baixas, as aberrações cromáticas também, mas sofre de corner softness (não se pode ter tudo :p).
 
Última edição:
Tens a Ricoh R6 (ou a R7 que saíu há pouco) que fica mais barata que a Panasonic. Tudo bem que tem menos zoom, mas de resto é praticamente igual à Panasonic, tendo a vantagem de ser mais leve, ligeiramente mais pequena, e não processar em demasia a imagem.
Side-by-side.
 
Por acaso até tenho tido boas referências da Ricoh mas ainda não encontrei nenhuma review especifica a testar a lente.
Quanto ao processamento, o Vénus não é realmente das melhores coisinhas que por aí anda.

PS: O estabilizador da Ricoh é CCD-shift... Pelo que tenho visto os CCD-Shift não costumam ser tão bons como os OIS. :)

Outro pequeno pormenor:
"• Step Zoom function gives 7 fixed focal lengths: 28mm, 35mm, 50mm, 85mm, 105mm, 135mm, 200mm"
Um zoom 28-200 com apenas 7 passos...........................

A minha Canon tem uma 35-210 com 15 passos e já há quem ache pouco.
 
Última edição:
Por acaso até tenho tido boas referências da Ricoh mas ainda não encontrei nenhuma review especifica a testar a lente.
Quanto ao processamento, o Vénus não é realmente das melhores coisinhas que por aí anda.

PS: O estabilizador da Ricoh é CCD-shift... Pelo que tenho visto os CCD-Shift não costumam ser tão bons como os OIS. :)

Outro pequeno pormenor:
"• Step Zoom function gives 7 fixed focal lengths: 28mm, 35mm, 50mm, 85mm, 105mm, 135mm, 200mm"
Um zoom 28-200 com apenas 7 passos...........................

A minha Canon tem uma 35-210 com 15 passos e já há quem ache pouco.
Pois, se os 15 passos das nossas já limitam, imagina 7 8|
 
Dentro da categoria das compactas ou ultra compactas... é para andar numa bolsa pequena do dia-a-dia. Mas queria com modos manuais para poder evoluir um bocado, porque começo a ter um grande interesse por fotografia e talvez mais tarde possa avançar na compra duma bridge ou slr... obrigado desde já. ;)
 
Ultra compactas é complicado. Tens a F50fd e segundo ouvi dizer a nova Canon Ixus 960 é porreira, apesar de ser demasiado cara para o que é, assim como são a grande maioria das ultra-compactas.

Compactas tens a A720IS que é muito boa e relativamente barata. Depois tens a SX100 que ao que me parece é identica mas com um zoom óptico maior (atenção que por vezes zooms maiores podem implicar lentes piores, não sei se é o caso). Não é tão interessante como a lente da TZ3 pois é uma 35-350, mas sempre é melhor que a 35-210 da A720IS. Também tens a A640IS que é um pouco diferente, tem mais Mp, actualmente tem o mesmo zoom, óptico, o LCD é articulado, etc.

Tendo em conta que podes ir até aos 400€ tens máquinas melhores como a S5IS ou a S6500fd, mas isso já são mesmo bridges (embora a S5 não seja tão grande quanto isso).

Ainda deve haver ofertas de outras marcas, como a Panasonic, mas não as conheço as suas máquinas.

Agora na minha opinião, para compacta não vale a pena gastares muito dinheiro. Ali entre os 250-350€ tens máquinas muito boas, e o resto ou gastas em acessórios ou guardas para uma futura SLR/bridge.
 
Back
Topo