Até 400€

Se queres com modos manuais, a tz-3 está automáticamente de fora, porque não os tem. Nem um para amostra. Esteve no topo da minha lista até me deparar com este "pequeno" pormenor (o sensor ranhoso eu ainda lhe perdoava, porque compensava com uma lente excelente e muito versátil).
 
Sim, eu quando disse a Panasonic estava a falar da marca, não daquele modelo especifico em si. Para quem quer modos manuais aquela não é definitivamente uma boa escolha.
 
Para ires aprendendo com modos manuais, tens outras máquinas... Não precisas necessariamente de ir para essa. Ultra-compactas raramente são a melhor opção.
 
Mas a que tu indicaste, por exemplo, canon a720is não sei até que ponto dá para andar com ela numa bolsa... provavelmente uma compacta seria melhor e mais barata...
 
A Canon A720IS é uma compacta... Não te deixes enganar pelo aspecto nas fotos. Tenho a A710IS e cabe-me perfeitamente no bolso das calças que é mais apertado que uma bolsa. A bolsa dela é pequena, pode andar à volta do pescoço (tipo turista lol), pelo ombro ou presa no cinto das calças. Não é grande e tem sitio para cartão SD + 4 pilhas. :)
 
Eu queria dizer ultra compacta... my bad... vou informar-me melhor então, ver umas reviews de compactas, pk se dizes que dá para transportar no bolso passam a ser uma hipótese..
 
As ultra compactas normalmente são cerca de 1cm mais finas que as compactas. Por exemplo, em vez de 3cm de grossura, têm 2cm. Por isso não acho muito significativo.

Se queres comparar bem os tamanhos, vai a uma ***** que eles têm lá as máquinas em exposição e podes estar com elas na mão. Agarra numa compacta e numa ultra-compacta, e vais ver que a diferença de tamanho não é nada do outro mundo.
 
Última edição:
Olha, por comparação entre a Ixus 960IS, que é bem pequena, com a Powershot G9, que até é grandinha, com a S5IS, que é uma bridge, e com a A720IS:

Ixus - 95.9 x 59.9 x 27.6 (mm)
G9 - 106.4 x 71.9 x 42.5 (mm)
S5 - 117.0 x 80.0 x 77.7 (mm)
A720 - 97.3 x 67.0 x 41.9 (mm)

Como podes ver em comprimento até são quase a mesma coisa, altura e largura é diferença de cerca de +-1cm. A bridge é que já é bem mais grandinha em todas as dimensões, e essa sim, já é grande demais para caber num bolso (penso eu).
 
Ultra compactas é complicado. Tens a F50fd e segundo ouvi dizer a nova Canon Ixus 960 é porreira, apesar de ser demasiado cara para o que é, assim como são a grande maioria das ultra-compactas.

Compactas tens a A720IS que é muito boa e relativamente barata. Depois tens a SX100 que ao que me parece é identica mas com um zoom óptico maior (atenção que por vezes zooms maiores podem implicar lentes piores, não sei se é o caso). Não é tão interessante como a lente da TZ3 pois é uma 35-350, mas sempre é melhor que a 35-210 da A720IS. Também tens a A640IS que é um pouco diferente, tem mais Mp, actualmente tem o mesmo zoom, óptico, o LCD é articulado, etc.

Tendo em conta que podes ir até aos 400€ tens máquinas melhores como a S5IS ou a S6500fd, mas isso já são mesmo bridges (embora a S5 não seja tão grande quanto isso).

Ainda deve haver ofertas de outras marcas, como a Panasonic, mas não as conheço as suas máquinas.

Agora na minha opinião, para compacta não vale a pena gastares muito dinheiro. Ali entre os 250-350€ tens máquinas muito boas, e o resto ou gastas em acessórios ou guardas para uma futura SLR/bridge.

Eu ando para comprar uma maquina das que estão aqui a falar e não sei bem por qual me decidir. A ponderar na Canon A720is, Sx100is ou talvez a Fuji F50 mas o seu reduzido zoom deixa-me... Já me disseram que por vezes o alargado zoom como na SX100 pode tirar qualidade fotografica. Quais as diferenças da A720is e SX100is?
 
Está decidido, vou comprar a F50 na Vobis, é 43 mais caro q na ***** mas os problemas q ja tive com esses gajos nao valem nem mais 1 centimo, na Vobis tenho ainda a boa valia de q se ela me avariar e nao estiver reparada em 30 dias tenho direito a devoluçao e/ou substituiçao
 
Back
Topo