ATI AMR (Ati Multi Rendering)

Koncaman

Utilizador Saloio
boas pessoal. este parece ke vai ser o nome da concorrente ao sli por parte da ATI, ja ha chipset's prototipos que calculo que andem ai em breve...
a ati n se deve deixar ficar para traz muito tempo.
ate agora o que parece certo é que não vai haver uma bridge para ligar as duas placas, pelo que placas que se encontram à venda actualmente poderão ser usadas nestes sistemas.
outra caracteristica parece ser a possibilidade da utilização de duas placas graficas de familias diferentes, por ex uma radeon x850 e uma radeon x700...

ate ao momento, quem quer usar chips ati em paralelo não tem muitas soluções... a gigabyte apresenta uma board que possibilita ligar duas placas em paralelo ker seja nvidia ou ATI, o ganho segundo consta é de apenas 33%...

de qualker maneira se alguem souber mais alguma informação desta tecnologia poste...

PS: espero que isto não seja repetido, mas o resultado de procurar AMR foi nulo!
 
n podias encontrar pk AMR apenas contém 3 caracteres, logo o motor nem chega a pesquisar.

se existia ou n thread n sei

mas é bastante interessante poder ligar placas de familias diferentes.
 
Hummm, já estou a ver "nVidia processa ATI por quebra de patentes"...

Para mim, a nVidia sempre teve os melhores drivers e as melhores placas (sim, tiveram um aspirador chamado fx 5800 ultra, mas a ati tb teve o seu patinho feio, rage fury maxx, q só funcionava em windows 98, tinha 3 unidades de texturas e nenhum jogo as suportava).
 
blastarr disse:
tinha 3 unidades de texturas e nenhum jogo as suportava).

A primeira Radeon é que tinha 3 "texture units" por cada pipeline e não a Rage Fury Maxx. A rage 128 tinha 1 "texture unit" por cada pipeline. A Rage 128 era uma 2X1 e a Radeon uma 2X3. A Maxx usava dois Rage 128.

On topic:
Para o consumidor espero que o AMR não dependa do ***** da Ati.
De resto é bem possivel que seja mais flexivel que a solução da nVidia. Era bom usar placas diferentes e não existir bridge.
 
Última edição:
ja ha 2 chipsets prototipo prontos a sair por parte da ati.
mas axo que a via tem ideias de jogar nos 2 campos (ati e nvidia)
e apesar de n ser o lider da performance a via é sempre uma marca a conciderar. plo menos tem mais credibilidade (quanto a mim) que os chips7's ati (que ainda têm poucas credenciais)
mas parece que as soluções que a ati tem apresentado ate têm tido melhores resultados que o nforce 4... mas acredito que a culpa é dos drivers, pois a ati anda c/ um suporte de drivers mt melhor que a nvidia...

a ver vamos no que isto dá
se alguem encontrar mais info... a informação ainda n é muito palpavel, apesar de isto tar ai a aparecer...

uma das coisas quase certas é que n vai haver bridge entre as placas.
depois em relação às patentes axo que n vai haver problema... ate a gigabyte ja tem a sua propria solução p por 2 placas a funcar em paralelo...
axo ke aki o ke se esta a usar uma ideia que nem é da nvidia, foi sim da 3dfx (que foi adkirida pla nvidia) ha mt tempo, foi a 3dfx que começo a usar esta tecnologia que na altura tb se chamava sli apesar de ter um significado diferente...
 
Última edição:
E espero que a ATI responda forte pois se a nvidia nao tiver concorrentes nesta materia faz de nós(consumidores) "gato sapato".

[[]]
 
kidloco disse:
E eu que pensava que o SLI era inútil...parecem fantoches vocês, nas mãos das marcas.
n percebi essa

de volta ao assunto, esta técnica da ATI acredito que venha a ser muito mais flexivel que a da nvidia, o SLI parece-me ter muitas limitações porque a nvidia quer ter todo o controlo sobre as coisas, quando já se viu que até é possivel fazer SLI contornando as manhas da nvidia.
 
ñ é bem assim. SLI é só msm pra extreme ppl.

SLI tem e vai ter mt pouca cota no mercado.

as placas vão ter que evoluir individualmente, ñ podem andar agora a apenas melhorar as que têm e agarrarem-se ao SLI/AMR
 
fish disse:
n percebi essa

de volta ao assunto, esta técnica da ATI acredito que venha a ser muito mais flexivel que a da nvidia, o SLI parece-me ter muitas limitações porque a nvidia quer ter todo o controlo sobre as coisas, quando já se viu que até é possivel fazer SLI contornando as manhas da nvidia.

LOL...

É como o Windows, não presta porque é só manhas, mas o facto de criar um sistema operativo que funcione bem e da mesma forma com milhões de possiveis configurações já não interessa.
O mesmo se passa com o SLI.

Se é assim tão facil, e não fossem as manhas da Nvidia, porque razão não existiam já sistemas semelhantes?

O processo englobado no SLI implica que as placas sejam iguais e tenham a mesma performance, para que a renderização das imagens seja perfeita, e não haja problemas. Outra questão é o facto das placas gráficas da Nvidia, as que permitem, já possuirem suporte no core das mesmas para o SLI, enquanto na situação da ATI tal não existe.


Enquanto um (fabricante) esforçou-se para implementer uma técnologia nova nos seus produtos, o outro limita-se a atirar para o ar desculpas de não ter feito.
 
A Nvidia criou o SLI porke era uma excelente arma de marketing, ora isto resultou bem, pôs muitos putos doidos, sendo assim a ATI viu-se obrigada a seguir nesta luta de egos, temos assim duas companhias a investir muito dinheiro em algo verdadeiramente inútil para 99% das pessoas. :rolleyes:

E muitas pessoas vão comprar com pk o PR diz k compensa financeiramente, mas tarde adicionam uma placa, blah blah blah... ou vão gastar uma pipa de massa em duas 6600GT + bord SLI e ficam com uma performance inferior a uma 6800GT/Ultra, só pra se gabarem k tem um computador SLI, ou seja lah como isso se chama. :zzz:

A AMR tem menos componentes "impostos" pela ATI em relação a Nvidia, logo possivelmente mais barata mas mesmo assim longe do Bang for buck.
O problema e k a Nvidia ainda n suporta a maior parte dos jogos, só os grandes nomes, imagino o tempo k vai demorar a ATI.

Desde k a n atrasem a R520, ta tudo bem :P
 
la estão voces a dizer mal do SLI. Não conheço ninguem que neste momento vá comprar 2x6600GT só para se gabar, e se houver é um caso isolado. Quanto à possibilidade de upgrade futuro, eu investi nisso e só o tempo dirá se vale a pena.
 
pah eu sinceramente vejo isto com algum agrado.
o que é certo é ke se asiste a um aumento de desempenho indubitavel usando duas placas em paralelo... e mais tarde mais jogos serão abrangidos, pois a limitação ainda esta nos drivers, tanto das geforce6, como do nforce4.
no caso da ati, creio que os drivers virão para o mercado mais aperfeiçoados (como tem vindo a ser habito nos ultimos 3 anos na ati)

mas n digam que 2 geforce6 6600gt em sli têm um desempenho inferior a uma 6800gt, pois axo que esta visto ke a coisa n é assim, nalguns casos, e os drivers estão no estado em que estão... para alem disso é possivel comprar 2 6600gt e poupar dinheiro em relação a uma 6800gt pelo que a coisa ate não é assim tão má.
tb n vejo mal nenhum em quem n tenha dinheiro comprar agora uma 6600gt e um dia mais tarde meter outra igual (que nessa altura estara mt mais barata)

o mesmo se passara c/ placas ati.
so que aqui ha uma vantagem, kem ja comprou placas da serie X : x600, x700, x800 e por ai fora, ja tem uma placa c/ possibilidade de amr, uma vez que n ha ca bridges entre placas.
e ainda tem mais uma vantagem, kem se estoirou td p comprar uma x800xt PE podera investir numa, mais modesta, x700 ... (isto ainda esta por comfirmar)

mas como ja tinha dito acima, esta tecnologia n tem nada de novo! ja ha uns tempos as voodoo, das 3dfx trabalhavam assim...

quanto a tecnologia em si... acho que é uma boa maneira de vender placas... uma vez ke se podia ter atalhado pelas placas c/ 2 gpu's, que seria bem menos proveitosa para as marcas...

kidloco, mas quem é ke disse que o sli era estupido e inutil? eu plo menos nunca disse isso.
so digo ainda bem que ha concorrencia...

enfim... é o que eu acho.
 
Acho o SLI porreiro e sempre representa mais uma opção para o consumidor final, mas nesta altura em que começa a sair para o mercado acho um risco andar a comprar SLI.

Nesta altura há poucos jogos que funcionam bem com o SLI, para alem dos benchmaks da Futuremark, por isso acho que o SLI nesta altura será mais um show-off.

A Nvidia têm um arduo trabalho pela frente que é fazer com que os jogos funcionem correctamente com o SLI, amadurecendo os drivers para alem de incentivar os developers de jogos para que adiram a isto... mas mais cedo ou mais tarde acho que o SLI poderá render... nesta altura penso que não compensa quando uma 6800U ou X850XT PE dá para jogar qualquer jogo actual com excelente qualidade.
 
Raptor, a nVidia não implementou uma nova tecnologia nos seus produtos. Criou, sim, uma nova tecnologia para vender mais produtos.

Uma placa que suporte SLI e outra que não suporte são exactamente iguais tirando o facto de poderem conectar-se entre si. Estou errado?

Ou seja, o que estou a querer dizer é que os fabricantes deviam-se preocupar mais em fazer placas cada vez melhores, com menores custos de produção para se reflectir no custo de revenda, sem que para isso haja necessidade de juntar duas placas (aqui vem o argumento do show-off).

Para mim o SLI/AMR é de certo modo um entrave ao progresso.
 
Back
Topo