Aumento de voltagem cria instabilidade, problema da fonte?

Tenho um i5 6600k a 4.2 num hyper 212, nunca passa dos 55 graus a jogar horas a fio sempre nos 99%, acham que ia ganhar muita performance se fizesse mais oc pra os 4,5?
 
Deixo aqui mais uma fotos, ontem 1 hora de gamming e hoje 8h, pelo menos 3/4 em gaming.

Estou a gostar da voltagem adaptativa. :)

1h:
HYQvRNN.png


8h:
uRuvwZx.png
 
Continuo achar mt voltagem para o processador em questao. Penso que a board em questao tb nao ajuda nesse controlo de voltagens o ideal era ir ha Bios e definir uma serie de voltagens manualmente para afinar a voltagem do CPU, provalmente o ideal seria tb descer tipo 200 mhz para garantir alguma longevidade/menos volts. Ta visto que o chip que lhe "calhou na rifa" tb nao foi o melhor.
 
Sabias que a potência dissipada é proporcional ao quadrado da tensão aplicada (P=k*f*V^2), o que significa que o consumo aumentou (1.5/1.35)^2*4.7/4.6-1~26% (um quarto) para um aumento de 4.7/4.6-1~2% de frequência?

É uma boa regra mas nem sempre é assim. Depende do cpu, alguém têm mais leakage que outros em função da voltagem. Temperaturas mais elevadas também aumentam o consumo.
 
Hoje chegou a ferramenta para separar o processador e fiz finalmente Delid, aproveitei para tambem o afinar, teve um pico e chegou a voltagem 1.397V, mas a maioria do tempo quando está no máximo está a 1.311V, a nível do clock está a 4.645Ghz.

Temperatura máxima 66ºC.

Tambem afinei as ram's e os timmings.

Agora vou só brincar com o clock máximo de 1 core e se não conseguir muito mais vou deixa-lo com esta afinação, parece-me razoável a nível de clock, voltagem e temperatura.

QYPNiVP.png
 
Como assim?
Transformou-se em divertimento, conhecimento e margem para o upgrade da gráfica que vou fazer que não quero que ela leve bottleneck xD
 
Tenho estado a ler em vários locais que a voltagem deve ficar abaixo de 1.52V estava a tentar confirmar nas datasheets da intel. Alguém tem fontes dignas?

"1.52v is the max safe voltage and max temp of 75c but you can take stress testing temps to 90c"
 
Última edição:
Ao fim de muitos anos com OC em varios CPU's recents nomeadamente socket 775.1156,1366,1155,1151 , para uso diário nao compensa passar os 1.3v. Porque o aumento de consumo energético/produção calor ficam elevados.

Agora para benchs temporarios podes ir ate os tais 1.5v, o problema e que pelos visto a ideia e usar isso para 24/7, o CPU e teu podes usar como achares, nos sodamos opiniao baseado nos conhecimentos que temos.

Cps
 
Back
Topo