Multi Backlog Challenge 2022

G.E.R.M.A.N.

Power Member
O ano está a acabar e, portanto, à semelhança do ano passado, estejam à vontade para propor uma lista de jogos que se comprometam *cofcof* a terminar em 2022.

Backlog Challenge 2021

Como o meu tempo vai ser escasso no próximo ano, vou limitar a minha lista apenas a 10 jogos que quero mesmo terminar já há algum tempo.

- Zelda II: The Adventure of Link (NES|1988)
- Crystalis (NES|1990)
- Castlevania II: Belmont's Revenge (GB|1991)
- Super Castlevania IV (SNES|1991)
- Final Fantasy VI (SNES|1994)
- Klonoa: Door to Phantomile (PS1|1998)
- Metroid Fusion (GBA|2002)
- Bayonetta (Switch|2018)
- INSIDE (Switch|2018)
- Metroid Dread (Switch|2021)

Terminados: 2/10
 
Última edição:
Here we go again... Maseste ano tenho pouco backlog.

- Minecraft Dungeons
- Bastion
- Hotline Miami 2

Basicamente é isto, já que este ano limpei tudo o que tinha.
 
Eu de jogos "novos" por jogar tenho apenas o Yakuza Like a Dragon e o Last of Us 2 e estou a terminar o primeiro Star Ocean. Hei de os jogar nos próximos dias.

Agora jogos mais antigos... Tenho uma data deles que gostava de revisitar:

- Zelda: a Link to the Past (SNES)
- Lunar SilverStar Story (PS1)
- Skies of Arcadia (DC)
- Trilogia Golden Sun (GBA e DS)
- Lost Oddyssey (XB360)
- Terranigma (SNES)


Noto aqui um padrão... Hmm...
 
Próximos meses já estão delineados em termos do que jogar. Estrear as compras de 2021(e uma ou duas de 2020 cuja estreia se atrasou).


AC Odissey
Artful Escape
Just Cause 4
Ghost of Tsushima
Resident Evil 2
Avengers
Scarlett Nexus
Outriders
Resident Evil 7
DBZ Kakarot
Dishonored : Death of the Outsider
Ghost Recon Breakpoint
MK9
Spider-Man
MK10
Spider-Man Miles Morales
MK11
Yakuza
Sonic Mania
Control
Doom
Doom Eternal+The Ancient Gods
Metro Exodus


Apenas o MKX,Control,Doom,Doom Eternal e Metro Exodus não são estreias completas. E no caso do Doom Eternal e Control vou jogar as versões next gen com dlc.

E ainda estou para ver onde e como encaixar o Horizon Forbidden West,Hitman 3 e Dying Light 2(quero fazer um bloco dos 3,mas ainda não decidi como fazer).
 
Última edição:
Para jogar e terminar em 2022:
Chrono Trigger (já o joguei antes mas parei por algum motivo e tenho de o terminar)
Batman: Arkham City (já comecei)
Batman: Arkham Origins
Batman: Arkham Knight
Tomb Raider (2013)
Rise of the Tomb Raider

Shadow of the Tomb Raider
Final Fantasy VII Remake (se por milagre ficar a 30 euros ou menos) - Não ficou ao preço que pretendia
Dragon Quest III Remake (se sair em 2022 e tiver um preço aceitável) - Já não sai em 2022
Hogwarts Legacy (se sair em 2022) - Sai em 2023

Jogos que quero voltar a jogar:
Final Fantasy IV (PSP)
Final Fantasy IX (Alternate Fantasy + Moguri Mod)

Se terminar os que coloquei a negrito já fico satisfeito.

Com a quantidade de jogos que tenho em backlog (maior parte oferecidos) nem preciso de comprar jogos novos. Para além disso algumas vezes tenho vontade de revisitar um jogo que já terminei.
Abro algumas exceções mas cada vez é mais raro, por exemplo quando sair um novo Persona ou os que mencionei acima.
Batman: Arkham City - Tal como o jogo anterior (Asylum) tem um ótimo ambiente, ainda mais gadgets e mais personagens jogáveis e na minha opinião melhores bosses. A jogabilidade é divertida e tem várias sidequests para fazer. O mundo e personagens dos comics está muito bem realizado.

Final Fantasy IV (PSP) - Ao revisitar o jogo confirmei as ideias que tinha sobre o mesmo, é o primeiro grande Final Fantasy pois tem uma história e personagens mais desenvolvidas que os antecessores e isso fez dele um marco nos JRPGs.
A jogabilidade é a típica dos jogos do género e apesar de por vezes ter random battles a mais, fugir das batalhas é muito rápido logo acabou por (em maior parte do jogo) não me incomodar assim tanto.
É seguramente um dos melhores títulos para jogar se querem experimentar a série pela primeira vez, no entanto considero que vários dos títulos seguintes (VI, VII, IX, X) melhoram em algumas ou todas as áreas, tornando-os melhores jogos que este.
Se tiverem interesse fiz um vídeo a analisar o jogo em mais detalhe:
Tomb Raider (2013) - Jogo que me surpreendeu pela positiva. Muito imersivo, parece que estamos dentro de um filme de ação.
Ainda hoje o jogo tem muito bom aspeto e o trabalho de câmera é fenomenal.
A única coisa que consigo apontar de menos bom foi no início do jogo a Lara, apesar de parecer frágil e pouco experiente, conseguir livrar-se de muito inimigos de uma vez e acho que a aprendizagem dela podia ter sido mais gradual.
No entanto como a jogabilidade é tão divertida acaba por tornar esse fator quase irrelevante.

Chrono Trigger - Que jogo extraordinário! Sem dúvidas um dos melhores JRPGs que já joguei, é muito bom em praticamente todos os aspetos.
Grande ambiente criado pelo aspeto visual e soundtrack de cada lugar que visitamos, personagens divertidos e uma história contada de uma forma original e com algumas reviravoltas.
Sentimos que certas escolhas têm impacto até porque podem levar a ramificações na história e a vários finais.
Temos bastante liberdade de exploração a partir de um certo ponto e felizmente o jogo não é intrusivo como alguns jogos modernos em que nos estão sempre a dizer o que temos de fazer.
O facto de não existirem random battles ajudou-me a gostar ainda mais do jogo.
Fiz também um vídeo com uma avaliação mais profunda:
Terminados: 4/10 (2 não saem em 2022 e o FFVII Remake não desceu o suficiente de preço)
Pathway, Nioh (passei um quarto do jogo), Chrono Cross, Radical Dreamers, Pillars of Eternity, Layton's Mystery Journey: KatMC (continuei a save que tinha num dos últimos capítulos), Fifa 23, Dragon Age: Origins (faltam alguns DLCs), Rocket League
Aderi ao gamepass em junho (talvez faça já não acabar a lista em cima) e entretanto também joguei: Fifa 22, Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder's Revenge (só joguei o primeiro nível), Eiyuden Chronicle: Rising, Nobody Saves the World, It Takes Two (joguei uma boa parte do jogo mas não terminei), Dragon Quest XI S
 
Última edição:
Cuphead
Days Gone
Demon's Souls (PS5)
Hyrule Warriors: Age of Calamity
Miles Morales
Ni No Kuni: Wrath of the White Witch
Scarlet Nexus
Shovel Knight: Treasure Trove
 
Sekiro Goty
Guardians of the Galaxy
Yakuza 4
Yakuza 5
Yakuza 6
Yakuza Like a Dragon
Judgment
Lost judgment
Kingdom Come Deliverance
Witcher 3
Psychonauts 2

Para já vamos assim depois logo se vê
 
Last of us 2
Persona 5 Royal + Strikers
Residente evil 8
Shin Megami Tensei V
Uncharted 4 + Lost Legacy
Desperados 3
Astral Chain (devo acabar hoje)
Divinity Original Sin II ( devo estar a meio)
Metroid Dread
Wasteland 3

Entre outras largas centenas que tenho no backlog (o meu filho não larga o PC, a mulher e a filha controlam a TV, fica complicado conseguir jogar...)
 
XSX
- Code Vein
- Mad Max (A meio)
- Halo Infinite
- Biomutant

PS5
- Kena (Já comecei mas não tou a gostar)
- Disco Elisyum
- Persona 5 Strikers
- Elden Ring
- Horizon Zero Dawn 2

Switch
- Ender Lilies
- Pokemon Sword
 
Última edição:
Bem, só agora é que posso contribuir, porque ainda estive a jogar um jogo que constava na lista que fiz em 2021. Comecei em dezembro de 2021, e só hoje é que terminei. Foi o Xenoblade Chronicles Definitive Edition.

Backlog Challenge 2021 by _GM_

Para 2022, faço uma lista em que julgo que venha a completar mais jogos, comparativamente à lista de 2021. Mais uma vez, a lista é composta de jogos que nunca joguei na minha vida. No caso de remakes/remasters, serão jogos que também não joguei os originais.

Nintendo Switch:
- Pokémon Legends: Arceus CONCLUÍDO
- Pokémon Shining Pearl CONCLUÍDO
- Super Mario Bowser's Fury (já joguei a porção do 3D World) CONCLUÍDO
- Super Mario Sunshine (via Super Mario 3D All-Stars)
- Dragon Quest XI S: Echoes of an Elusive Age – Definitive Edition
- Hollow Knight
- The Legend of Zelda Link's Awakening
- Pikmin 3 Deluxe


Wii:
- Metroid Other M


PC:
- Halo 2 (via Halo Master Chief Collection) CONCLUÍDO
- Sleeping Dogs CONCLUÍDO


PS3:
- Metal Gear CONCLUÍDO
- Metal Gear 2: Solid Snake
- Metal Gear Solid 3: Snake Eater


PSP:
- Metal Gear Solid: Peace Walker
- Ape Escape P CONCLUÍDO


PS4:
- Uncharted Lost Legacy
- Mass Effect Andromeda
 
Última edição:
Tenho um backlog enorme, se conseguir jogar metade este ano já fico satisfeito.

PSVITA
Danganronpa V3: Killing Harmony

PS4/PS5
Yakuza: Like a Dragon
Judgement
Assassin’s Creed Valhalla
Cyberpunk 2077 (depois de sair o update next gen)
Dragon Quest XI (enganei-me e comprei a versão vanilla, não sei ainda se compro a “S definitive edtion”)
13 Sentinels
Persona 5 Strikers
NEO: The World Ends with You
Kingdom Hearts III
Tales of Arise
Days Gone
God of War
Horizon Zero Dawn
Rise of the Tomb Raider
Shadow of the Tomb Raider

Switch
Pokémon Legends: Arceus
Pokémon Brilliant Diamond
Fire Emblem: Three House
Tokyo Mirage Sessions
Xenoblade Chronicles 2
Super Mario 3D All-Stars
The Legend of Zelda: Skyward Sword
Hyrule Warriors: Age of Calamity
Astral Chain
Super Mario 3D World + Bowser’s Fury
Shin Megami Tensei V
Pikmin 3 Deluxe
The World Ends with You
The Great Ace Attorney Chronicles
Ni no Kuni: Wrath of the White Witch
Mario + Rabbits Kingdom Battle
Super Mario Odyssey
 
Tópico interessante,

Decidi que tinha que parar de me por a ver guias e "qual a melhor classe e afins" e avançar e descobrir o jogo por mim, sem ter um guia a explicar-me tudo e, efetivamente, retirar o gosto de descobrir um jogo novo, tanto jogo que foi "estragado" por ter descoberto algo sobre ele antes de ter tido a oportunidade para o completar, Biosock, Dead Space e System Shock 2 para dizer alguns (este ultimo seria bem complicado, é considerado o Grade Pai dos plot twists, gostava de ter descoberto isso na altura que saiu),

- Divinity: Original Sin 2, no primeiro jogo demorei para sequer começar a jogar de tantas as opções que tinha, e esta sequela piora consideravelmente porque agora introduzir personagens como narrativas próprias, das quais terás que deixar algumas de lado (certamente para jogar novamente com outra combinação de classes, sim, mas é um jogo de 80 horas), decidir começar como rogue, neste jogo está muito mais interessante;

- Pillars of Eternity, já sei o final dele, vi para começar com a sequela que tem o modo de combate por turnos mas li que a sequela tem imensa narrativa baseada nas personagens do jogo principal e não é algo para se jogar assim isolado do nada, por isso vou dar-lhe uma chance, talvez jogar numa dificuldade mais baixa (não gosto muito do sistema de combate) e depois jogar a sequela, isso e finalmente tenho o jogo completo graças à Epic (já tinha pago pelo base, mas.. melhor do que nada).

- Pathfinder: Kingmaker, outro jogo com uma implementação por turnos, este também está na lista pelo seu sistema de combate, embora suspeite que depois de umas 100 horas de Original Sin 2 já não ache piada aos jogos que o segue, aconteceu-me o mesmo com o primeiro Original Sin, depois de o jogar já eram poucos os RPG que achava piada, terei que ser menos picuinhas nesse aspecto.

E, basicamente, tenho jogos para o ano inteiro, só o Original Sin 2 deve ocupar-me até Setembro, por isso :D
 
Sekiro Goty
Guardians of the Galaxy
Yakuza 4
Yakuza 5
Yakuza 6
Yakuza Like a Dragon
---------------------------------------------
Judgment
Lost judgment
Kingdom Come Deliverance
Witcher 3
Psychonauts 2
Elden ring

Bem para já aqueles já estão todos feitos com achievments a 100%. Não tem dado para jogar tanto quando desejava ultimamente mas pronto com jeitinho vai se fazendo.

Estou neste momento a fazer os dlc do valhalla para depois pegar no Psychonauts antes que saia do gamepass.

Acrescentar também o elden ring à lista
 
Bem para já aqueles já estão todos feitos com achievments a 100%. Não tem dado para jogar tanto quando desejava ultimamente mas pronto com jeitinho vai se fazendo.

Estou neste momento a fazer os dlc do valhalla para depois pegar no Psychonauts antes que saia do gamepass.

Acrescentar também o elden ring à lista

A Double Fine pertence à MS,os Psychonauts não saem do Gamepass.
 
Não fiz planos, os que concluí este ano de 2022 foram:

Tomb Raider
Rise of the Tomb Raider
The Dark Pictures Anthology - Man of Medan (em co-op)
Twin Mirror
Telltalle: Marvel Guardians of the Galaxy
Alfred Hitchcock Vertigo
Beyond a Steel Sky
The Banner Saga
Shadow of the Tomb Raider
The Dark Pictures Anthology - Little Hope (em co-op)
Telltalle: The Walking Dead Season 1
Telltale: The Walking Dead Season 2
Telltale: The Walking Dead - Michonne
The Walking Dead: A New Frontier
Homeworld: Deserts of Kharak
Homeworld 1 Remastered
Assassins Creed
Assassin's Creed II
Assassins Creed Brotherhood
Assassins Creed Revelations
The Dark Pictures Anthology - House of Ashes (em co-op)
Assassins Creed III
Assassins Creed IV Black Flag
Assassins Creed V Rogue

Ficam por terminar Assassins Creed Unity, Disco Elysium e Telltale: The Walking Dead - Final Season, acho que não me está a escapar mais nada.
 
Última edição:
Não costumo ter em mente a ideia de backlog mas este ano, pela primeira vez, decidi anotar quantos jogos terminei e até fiquei surpreso: 30.

Battletoads 2020
Alan Wak American Nightmare
Serious Sam 4
My Friend Pedro
UFC 4 (até ser obrigado a reformar o lutador)
Lost Planet 3
Telling Lies
Art of Rally
Max and the Curse of Brotherhood
Wreckfest
Quantum Break
Army of Two
Recore
The Gunk
Townscraper
DIRT 5
TMNT Shredders Revenge
TC Ghost Recon AW2
Forza Horizon 2
GTA IV
Battlefield BC2
CoD BO1
Crash Bandicoot 4
Hydrophobia
Viva Piñata PA (finalizei o modo principal e todos os minigames)
Overcooked 1
Lego Indiana Jones
NFS Payback
Balan Wonderworld
Hidden Agenda
 
Próximos meses já estão delineados em termos do que jogar. Estrear as compras de 2021(e uma ou duas de 2020 cuja estreia se atrasou).


AC Odissey
Artful Escape
Just Cause 4
Ghost of Tsushima
Resident Evil 2
Avengers
Scarlett Nexus
Outriders

Resident Evil 7
DBZ Kakarot
Dishonored : Death of the Outsider
Ghost Recon Breakpoint
MK9

Spider-Man
MK10
Spider-Man Miles Morales
MK11
Yakuza
Sonic Mania
Control

Doom
Doom Eternal+The Ancient Gods
Metro Exodus


Apenas o MKX,Control,Doom,Doom Eternal e Metro Exodus não são estreias completas. E no caso do Doom Eternal e Control vou jogar as versões next gen com dlc.

E ainda estou para ver onde e como encaixar o Horizon Forbidden West,Hitman 3 e Dying Light 2(quero fazer um bloco dos 3,mas ainda não decidi como fazer).

Olhando para aquilo que contava jogar e nao joguei,o caso pior é o DBZ Kakarot.Mas com o next gen update já no dia 13 de Janeiro,é o que vou jogar a seguir à maratona Hitman 1-2-3.

Spider-Mans,tive de despachar a PS4 Pro por nao me deixar correr jogos mas a Worten dizer por duas vezes que os testes deles nao apanhavam nada. E tambem fiquei a arder com o Infamous First Light.

Dishonored : Death of the Outsider deixei andar,mas como está no Gamepass ad eternum tenho tempo.

Revisitar os Dooms e estrear o Ancients Gods ainda é uma prioridade. Idem aspas para experimentar o update next gen do Metro.


Edit : agora que vejo datas de compra,o Hitman 3 é um caso quase tao mau como o DBZ.
 
Última edição:
Foi um bom ano de jogos e que me fez descobrir várias boas surpresas. Da lista abaixo, apenas estão os que efetivamente terminei, tendo experimentado vários outros que, por não ter gostado tanto, não os terminei e por isso não contabilizo

O que terminei em 2022 (acabando assim o ano sem backlog)

PC - Guardians of The Galaxy
PC - God of War (análise Zwame)
PC - Dying Light 2 (análise Zwame)
PS5 - Uncharted Legacy of Thief´s Collection - The Lost Legacy (patch PS5)
PS5 - Horizon Forbidden West
PC - Submerged: Hidden Depths
PS5 - Ghostwire: Tokyo (análise Zwame)
PC - A Memoir Blue (GP)
PS5 - GTA V Enhanced Edition
PC - Syberia: The World Before
PC - Stanley Parable Ultra Deluxe
PC - Trek to Yomi (GP)
PC - Days Gone
PC - Dishonored 2 - Death of the Outsider (GP)
PC - Rime
PC - Abzu
PC - The Quarry
PS5 - Last of Us 2 (Grounded Mode)
PS5 - Stray (PS Plus Extra)
PC - As Dusk Falls (GP)
PC - AC Syndicate - Jack The Ripper DLC
PS5 - What Remains of Edith Finch (patch PS5)
PC - Spider Man Remastered (análise Zwame)
PC - AC Syndicate
PC - Sifu
PC - Vertigo
PC - Death Stranding
PC - Tinykin (GP)
PS5 - Last of Us - Part 1
PC - Chorus (GP)
PS5 - Last of Us - Part 1 - DLC Left Behind
PC - Uncharted: Legacy of Thieves Collection (análise Zwame)
PC - Sackboy: A Big Adventure (análise Zwame)
PS5 - Tearaway Unfolded
PC - A Plague Tale Requiem (GP)
PS5 - God of War Ragnarock
PC - Dark Pictures - Devil in Me
PC - Somerville (GP)
PC - Miles Morales (análise Zwame)
PS5 - Callisto Protocol (análise Zwame)
PC - Gris
PC - High on Life (GP)
 
Este ano acabei:

Ps5:

Horizon Zero Dawn FW
Resident Evil 3
Sifu
Last of US - Parte 1
CD Black Ops - Campanha - Devo ter sido o único...
Guardians of the Galaxy (não gostei. Acabei por acabar)
Got - Expansão
Wolfenstein New Order
Tomb Raider (tinha já passado na PS3)
Jedi F. Order (não gostei de andar para trás. Seca)
Astro Playroom (muito bom)
Re 7


Switch

Luigi Mansion 3
Super Mario Odyssey
Streets of Rage 4
TNT S. Revenge

Ainda foi muuuuito jogo. Não tinha noção. Só agora a fazer a listagem.
Com muita pena não acabei e não vou acabar o Zelda BOTW. Não consigo passar um Boss e perdi a vontade.
Um jogo que me levou a comprar a consola...
 
Terminei o ano a não jogar alguns dos jogos que tinha colocado aqui muito por culpa de ter aderido à promoção de 3 meses de gamepass ultimate por 1 euro. Para além disso ainda consegui aderir à promo de 1 mês de gamepass normal por um euro 2 vezes.

Ou seja, foram 5 meses praticamente seguidos em que me concentrei em jogos que estavam nesse serviço e não nos que tinha posto aqui em backlog:
Fifa 22, Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder's Revenge (só joguei o primeiro nível), Eiyuden Chronicle: Rising (completei todos os achievements), Nobody Saves the World, It Takes Two (joguei uma boa parte do jogo mas não terminei) e Dragon Quest XI S.
Podem até não parecer muitos mas, por exemplo, o Dragon Quest XI S deu para +/- 160 horas durante 3 ou 4 meses.

Dos que tinha posto aqui (em negrito os que disse que ficava satisfeito se completasse):
Chrono Trigger ✅
Batman: Arkham City ✅
Batman: Arkham Origins ⚠️ - Li que não era tão bom como os restantes e isso deixou-me de pé atrás
Batman: Arkham Knight ⚠️ - Queria jogar o Origins primeiro
Tomb Raider (2013) ✅
Rise of the Tomb Raider
☑️
Shadow of the Tomb Raider ⚠️ - Estou a jogar a trilogia por ordem
Final Fantasy VII Remake (se por milagre ficar a 30 euros ou menos) ❌
Dragon Quest III Remake (se sair em 2022 e tiver um preço aceitável) ❌
Hogwarts Legacy (se sair em 2022) ❌
Final Fantasy IV (PSP) ✅
Final Fantasy IX (Alternate Fantasy + Moguri Mod) ☑️ - Tive a ideia de gravar para fazer vídeos e como tem sido complicado gravar ficou em stand-by

Legenda:
Completo ✅
Comecei ☑️
Não comecei ⚠️
Não saiu este ano/não ficou a um preço apetecível para mim ❌

Contabilidade final tirando os ❌: 4/9
No geral fico contente pois joguei os jogos a negrito (só não completei o Rise mas vou fazê-lo em breve) e experimentei alguns jogos do gamepass.

E depois ainda joguei outros jogos (por diversos motivos):
Pathway, Nioh (passei um quarto do jogo e depois fartei-me um pouco do gameplay), Chrono Cross e Radical Dreamers, Pillars of Eternity, Layton's Mystery Journey: KatMC (continuei a save que tinha num dos últimos capítulos), Dragon Age: Origins (jogo original completo, faltam alguns DLCs incluíndo o Awakening).

E ainda os jogos online que não têm fim:
eFootball, Fall Guys, Fifa 23, Rocket League

Já não terminava tantos jogos num ano há algum tempo e o facto de passar muito menos tempo a jogar jogos online ajudou. Daqui para a frente vou continuar assim.
No fim de contas decidi não seguir esta lista à risca e, para além dos meses em que me dediquei aos jogos do gamepass, fui jogando jogos que já tinha (como os oferecidos pela Epic) e outros que senti a necessidade de experimentar este ano (como o Chrono Cross).
 
Última edição:
Back
Topo