Banda larga: PT conclui hoje cobertura total das centrais telefónicas

Clive Sinclair

Power Member
Sócrates em Canhestros, Ferreira do Alentejo
Banda larga: PT conclui hoje cobertura total das centrais telefónicas
26.06.2006 - 09h34

A cobertura em banda larga de todas as centrais telefónicas da Portugal Telecom (PT) fica hoje concluída com a ligação da central de Canhestros, Ferreira do Alentejo, numa cerimónia com a presença do primeiro-ministro, José Sócrates.
A ligação das 1853 centrais telefónicas da PT em banda larga faz parte do programa Ligar Portugal, um dos pilares do Plano Tecnológico lançado no final do ano passado pelo Governo, e tem como objectivo generalizar o acesso à Internet em alta velocidade e às tecnologias de informação.

De acordo com uma nota do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, a cobertura total das centrais da PT em banda larga fica hoje concluída com a ligação dos dois últimos DSLAM [multiplexer] à rede ADSL, que permite o acesso à Internet em alta velocidade através da rede fixa.

A cobertura de todas as centrais da PT concretiza-se, assim, através da tecnologia Pico DSLAM, que permite a oferta de acesso à Internet em alta velocidade em zonas de difícil acesso. Esta tecnologia foi desenvolvida em Portugal pela PT Inovação e anunciada em Outubro do ano passado pelo então presidente da comissão executiva da Portugal Telecom, Miguel Horta e Costa.

Na cerimónia da ligação da última central telefónica da PT em banda larga, que decorre hoje a partir das 10h30 na Junta de Freguesia de Canhestros, em Ferreira do Alentejo, estarão presentes, além do primeiro-ministro, o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, e o secretário de Estado Adjunto das Obras Públicas e das Comunicações, Paulo Campos.

Durante o evento, a PT e a Junta de Freguesia de Canhestros assinam um protocolo para a oferta de cinco computadores e acesso à Internet em banda larga.

No primeiro trimestre deste ano, o número de utilizadores de acesso à Internet em banda larga em Portugal subiu 38,2 por cento face igual período de 2005, para 1,312 milhões, segundo dados da Anacom. Do total de utilizadores, 1,085 milhões são clientes residenciais, o que corresponde a cerca de 82,7 por cento do total, sendo o acesso à banda larga através da rede fixa (ADSL) o meio preferido.

Face aos últimos três meses do ano passado, o crescimento do número de utilizadores de banda larga foi de 8,2 por cento (mais 100 mil clientes).

No final de Março, segundo dados da entidade reguladora do sector das telecomunicações, a taxa de penetração da banda larga (total de clientes por população) situava-se nos 12,5 por cento, contra 9 por cento registado em igual período de 2005.

A taxa de penetração de banda larga tem vindo a aumentar gradualmente, sendo um dos factores críticos para o desenvolvimento da sociedade da informação e comunicação e uma das apostas assumidas pelo Governo de José Sócrates.


www.publico.pt
 
Apesar de não ser fã da PT, muito pelo contrário, não posso de deixar de dar os Parabens pelos milhões investidos nestas aldeias onde muito possivelmente os lucros de lá provenientes, não darão nem perto para suportar os custos, mas tambem por isso é que muitos utilizadores hj ainda pagam fortunas para ter ligações da treta à PT... lol
 
Neojag disse:
Atão porque raio é que uma amiga minha da zona de Sintra ainda não tem qualquer acesso banda larga? :P


A PT colocou DSLAMs nas centrais todas que possui, o que nao significa que todos os tugas tenham acesso ao ADSL. Vai haver sempre gente que por N motivos nao vai poder ter ADSL.

O que a PT faz passar é que todas as centrais tem ADSL.
 
XKnight disse:
s milhões investidos nestas aldeias onde muito possivelmente os lucros de lá provenientes, não darão nem perto para suportar os custos,


Nao te esqueças que a PT desenvolveu Dslams proprios para zonas rurais: picodslam, micro-dslam e mini-dslam. E há dedo do governo no meio disto tambem... Por isso os creditos nao vao so para a PT. Nao é que eu os esteja a defender... mas as coisas tem que ser referidas.
 
pois adianta ter adsl em todo o pais e, alguns com adsl á mais de tres anos nao tem mais de um mega e paga como os outros (como eu)
 
Whooper disse:
Nao te esqueças que a PT desenvolveu Dslams proprios para zonas rurais: picodslam, micro-dslam e mini-dslam. E há dedo do governo no meio disto tambem... Por isso os creditos nao vao so para a PT. Nao é que eu os esteja a defender... mas as coisas tem que ser referidas.
Exacto, mas os lucros n foram so pra PT, n te eskeças da historia da golden share... ;)
 
w@rrior disse:
pois adianta ter adsl em todo o pais e, alguns com adsl á mais de tres anos nao tem mais de um mega e paga como os outros (como eu)


Tens 1 MEGA ??? come e cala que há quem não tenha "sequer" 1 mega.



P.S.: Não leves isto como uma ofensa ... é apenas a realidade. ;)
 
Gostei foi do que o Sócrates disse:
«Portugal ficou hoje a pertencer ao restrito clube dos cinco países europeus que têm todo o seu território coberto com acesso de Internet em banda larga e que oferecem os preços mais baixos»

Será que ele não se enganou no país?
 
Tendo em conta que ainda ha aldeias neste pais que nem luz eletrica têm isso sao sempre boa noticias :P

O ppl nessas aldeias tem e' de se resignar a navegar a net 'a luz da vela:004:
 
Triston disse:
Tendo em conta que ainda ha aldeias neste pais que nem luz eletrica têm isso sao sempre boa noticias :P

O ppl nessas aldeias tem e' de se resignar a navegar a net 'a luz da vela:004:
Em ferreira do alentejo não deve ser de certeza que eu tenho lá casa :-D

É muito bonito isso de haver ADSL em todas as centrais, mas falta é concorrencia.
Só centrais da PT?
As pessoas não têm o direito a escolher a operadora que lhes dê melhores preços?
Bah
 
todas as centrais ja podem ter ADSL mas os clientes que estiverem ligados a elas que tenham as suas casas a mais de 5km da mesma bem podem ficar a xuxar no dedo.
 
1º moro no centro de braga, a menos de 5km de uma central "remota" e se kiser adsl tera k ser a 256kbps pra ser "estavel" (dizem os pseudo tecncos da pt come)

2º preços mais baixos? so se tiverem a comprar os preços da banda larga tuga com os ferraris ou bm's de italia e alemanha

eh a tal tactica de uma mentira repetida varias vezes passa a verdade... eh pena k o plano tecnologico nao passe de + uma treta dos politicos da treta k por cá abundam... enfim >(
 
o mais giro (e que nao li aqui, mas li no jornal) foi o gajo da PT dizer que o preço do adsl era cerca de 2,5X mais barato do que na vizinha Espanha
 
LOL.

É tão barata que eu estava a pagar 35€ por 512Kbps (batráquio maravilhoso), e agora estou a pagar 25€ por 1.4Mbps (Zapp) e tenho uma mobilidade fantástica que nunca na vida poderia ter com ADSL.
 
J074_RiP disse:
1º moro no centro de braga, a menos de 5km de uma central "remota" e se kiser adsl tera k ser a 256kbps pra ser "estavel" (dizem os pseudo tecncos da pt come)
O ADSL não depende apenas da distância, depende também da condição do par de cobre.
 
Mefisto disse:
o mais giro (e que nao li aqui, mas li no jornal) foi o gajo da PT dizer que o preço do adsl era cerca de 2,5X mais barato do que na vizinha Espanha

Isso era o gajo a tentar ter piada sem dizer nada de jeito.
 
re:

Isto como muito se tem discutido em outros tópicos, mais uma vez eu digo é um desperdício de dinheiro investimento em ADSL. Com o dinheiro que investem, em EURO's e outros negocios da china, mais vale fazer uma "vacazita" para um satélite para a zona ibérica. Como exemplo do Kazaquestão ( yeah eu sei que eles tem energia), que lançou um de 66milhões, e concerteza resolvia muitos dos problemas relacionados com as telecomunicações em Portugal, como custos, preços, serviços e coberturas bastante mais interessantes. Para mim isso é que era um bom começo para um choque tecnológico.

Agora toda gente sabe que, o chamado plano tecnológico é apenas um slogan de marketing.
Já agora com o caso concreto do baixo Alentejo, eles devem estar a gozar não? Isto porque maior parte das aldeias e zonas, com água, luz e telefone, possivelmente não terão ADSL, pois encontram-se a distância bem grandes da central. Alias ter rede no telémovel nesses locais até pode ser problemático.
 
Mefisto disse:
o mais giro (e que nao li aqui, mas li no jornal) foi o gajo da PT dizer que o preço do adsl era cerca de 2,5X mais barato do que na vizinha Espanha
Por acaso tive a dar uma olhadela no site da telefonica e olha que nao anda muito longe da verdade.

Uma linha ADSL 2mb em Espanha custa 36,00 € sem IVA!
O kit adsl mini 1mb em Espanha custa 29,90 € sem IVA!

Eu com a Netcabo tenho 4mb por 35 euros ja com IVA.
 
Sim, e já viste os salários minimos deles comparados com os nossos?
Tens de ter isso em conta também, e é isso que os politicos não fazem porque não lhes dá jeito.
 
Back
Topo