Barulho dos Western Digital Raptor

Originally posted by Nemesis11
Eu tenho o pc no quarto, 4 discos em raid 0, o comp está ao lado da cama e ligado 24 h.
Se vires a review da storagereview vais ver que há discos de 7200 que fazem mais ruido. Este disco só tem um prato. O DVD por exemplo faz mais barulho que os raptors, a ventuinha da northbridge idem, os ibm's idem e não noto nenhum zumbido irritante nos raptors (o som irritante que tinha era da fan da nothbridge) pelo menos no meu caso.....
De facto suspeito que os discos estejam a fazer um pouco mais de barulho do que é suposto. Mas estando a funcionar normalmente que desculpa é que arranjo para me trocarem os bichos? Não sei o que fazer. Logo eu que gosto tanto de silêncio.
 
Originally posted by Metro
De facto suspeito que os discos estejam a fazer um pouco mais de barulho do que é suposto. Mas estando a funcionar normalmente que desculpa é que arranjo para me trocarem os bichos? Não sei o que fazer. Logo eu que gosto tanto de silêncio.

Pois, nenhuma loja troca discos por causa do barulho. Por acaso tive a oportunidade de o ver ( e ouvir ) a funcionar antes de comprar.
Se não arranjares solução para o problema, tenta vende-los e compras uns de 7200 para por em raid :confused:.
 
Originally posted by Nemesis11
Pois, nenhuma loja troca discos por causa do barulho. Por acaso tive a oportunidade de o ver ( e ouvir ) a funcionar antes de comprar.
Se não arranjares solução para o problema, tenta vende-los e compras uns de 7200 para por em raid :confused:.
Pois esse é o meu problema. Já pensei em comprar uma caixa igual à tua se soubesse que acusticamente sentia alguma melhoria. Arranjo a versão ser sem totalmente em alumínio por um bom preço. Mas enfim. Para já vou usar mais frequentemente os auscultadores... Mas uma coisa há de positivo. Fan de Raid a partir de agora:)
 
Originally posted by Metro
Pois esse é o meu problema. Já pensei em comprar uma caixa igual à tua se soubesse que acusticamente sentia alguma melhoria. Arranjo a versão ser sem totalmente em alumínio por um bom preço. Mas enfim. Para já vou usar mais frequentemente os auscultadores... Mas uma coisa há de positivo. Fan de Raid a partir de agora:)

Olha, testa sempre primeiro. E além disso há caixas acusticamente melhores que a minha. Saiu à pouco tempo uma Antec?!?!? Sonata que ganhou uns premios por ser a melhor acusticamente. É parecida com a Lanboy.
Raid 0 é muito porreiro, mas é sempre bom ter backups à mão :).
 
Originally posted by Nemesis11
Olha, testa sempre primeiro. E além disso há caixas acusticamente melhores que a minha. Saiu à pouco tempo uma Antec?!?!? Sonata que ganhou uns premios por ser a melhor acusticamente. É parecida com a Lanboy.
Raid 0 é muito porreiro, mas é sempre bom ter backups à mão :).

Essa Antec, penso que é a Sonata, parece ser boa, embora um pouco pequena. É muito diferente das Xaser.

Uma review: http://arstechnica.com/reviews/003/cases/sonata/sonata-1.html
 
Originally posted by Evangelion-01
Essa Antec, penso que é a Sonata, parece ser boa, embora um pouco pequena. É muito diferente das Xaser.

Uma review: http://arstechnica.com/reviews/003/cases/sonata/sonata-1.html

Sim, é muito diferente das xaser ( não tem mesmo nada a haver ), mas parece que é a melhor caixa para quem não gosta de barulho. Não é muito cara e tem 6 3.5'' e 3 5.25''. Não é nada mau.
Claro que é sempre melhor ver ( e ouvir 1º ) sé assim tão boa.

E eles testaram com os Raptors. Isto é o que eles têm a dizer:

So, a difference of even 6 decibels is considerable. Without a doubt, you can't buy a ready-to-roll case that's quieter then this. Also, let me just tell you what's living in this case that's contributing to the noise/heat:

* Two 10k RPM WD Raptor SATA drives
* A 120 GB WD Caviar Special drive
* A Zalman cooler with 90mm fan.
* A P4 3.0GHz CPU
* Two 512MB DIMMs
* Radeon 9800 Pro

Sometimes it seems like all we can measure is the sound of the two 10k RPM hard drives! It's almost that quiet. And for the record, I should also note that this lab monster has DVD+RW, CD-R, and Sound Blaster Audigy 2 in it. The 380W this supply puts off is by our tests clean, efficient, and reliable. OK, but how well does it cool?
 
Originally posted by Nemesis11
Olha, testa sempre primeiro. E além disso há caixas acusticamente melhores que a minha. Saiu à pouco tempo uma Antec?!?!? Sonata que ganhou uns premios por ser a melhor acusticamente. É parecida com a Lanboy.
Raid 0 é muito porreiro, mas é sempre bom ter backups à mão :).

Já vi varios reviews dessa caixa. É silenciosa mas tem pouca ventilação. Esse é o problema. Penso que a caixa ideal em termos de refrigeração tem que ter ventoinhas no minimo como a minha. 2 à frente a meter ar à frente dos discos e uma atrás e outra em cima a tirar ar. Tenho procurado e não vejo melhor forma de arrefecer os discos que a ar. Os sistemas de refrigeração a água não me parecem nada eficazes e o novo sistema passivo da zalman também não me convence além do mais tem que se meter os discos numa baia de 5,25.
Por último a caixa é muito pequena.
É obvio que uma caixa que tem várias ventoinhas é mais esburacada logo isola menos o som.
Agora mesmo estive a colocar umas esponjas na lateral da caixa junto aos discos a ver se isolava alguma coisa. Não resultou. Talvez mande vir um kit da coolermaster da *****. O COOLERMASTER NOISE ABSORBER KIT. Devo conseguir isolar mais qualquer coisa com um acréscimo pequeno na temperatura da caixa. No entanto tenho que ver melhor porque acho que aquilo depois não se consegue retirar. É um caminho de um sentido. Isso é que eu não queria.
A Xaser é maior do que a minha e tem uma refrigeração muito boa. O painel frontal está protegido pelo que acho que é melhor acusticamente.
Uma coisa este silvo continuo está a dar comigo em doido
:'(
Os discos em Rais 0 têm o SO e os programas. Esses podem ir à vida que a perda é pequena. Dos documentos faço backups frequentemente.
 
Eu dos raptors vou deixar de dizer que fazem o barulho normal, pq já vi de tudo nos foruns. Pessoal a dizer que fazem barulho e pessoal que diz que não faz.
Eu comprei-os quando eles tinham acabado de sair ( por um preço especial :) ) e se calhar apanhei com a versão de pre-produção. Não seria a 1ª vez. Vou ver se com os nº de série descubro alguma coisa.

Quanto ao Kit Noise absorver, acho que isso aumenta um bocado as temperaturas.
 
Originally posted by Nemesis11

Quanto ao Kit Noise absorver, acho que isso aumenta um bocado as temperaturas.

Isso é bem verdade. Tenho que deixar passar mais uns dias a ver se me esqueço do barulho. Tb eu os comprei por um preço especial 306€
 
N sei se é a msm coisa, mas eu antigamente tb tinha de vez em quando um silvo mto baixo no pc, parecido ao som q as televisoes mandam qto estam sem som e so com imagem, aquele siiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii super agudo, e quando andei a procura, acabei por descubrir que era do cooler da grafica.


Tens mesmo a certeza que esse silvo vem dos discos?
Experimenta arrancar o pc com os discos off.....msm que n arranques o OS visto que ele esta nos Raptors, arranca so o pc com os raptors desligados e ve se o som continua...

[]z
 
Originally posted by Elrond
N sei se é a msm coisa, mas eu antigamente tb tinha de vez em quando um silvo mto baixo no pc, parecido ao som q as televisoes mandam qto estam sem som e so com imagem, aquele siiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii super agudo, e quando andei a procura, acabei por descubrir que era do cooler da grafica.


Tens mesmo a certeza que esse silvo vem dos discos?
Experimenta arrancar o pc com os discos off.....msm que n arranques o OS visto que ele esta nos Raptors, arranca so o pc com os raptors desligados e ve se o som continua...

[]z
É esse o som. Esse silvo começou a primeira vez que liguei os raptor. Era muita coincidência que a gráfica tivesse escolhido essa altura para ficar com um problema. No entanto vou confirmar. Como tinha o SO no IBM que agora retirei basta desligar os discos e ligar o IBM. Espero que ele arranque como acontecia antes. Era bom era. Mas duvido. depois digo alguma coisa.

Editado: Estou a responder com o disco da IBM. Desliguei os raptor e fiz disabled do controlador promise. O silêncio voltou. É pena é que seja por pouco tempo.:die:
 
Última edição:
Eu tambem tenho dois Raptors (os discos claro ):) e realmente fazem um bocado de barulho mas a perfomance deles em raid 0 faz esquecer o barulho todo isso é normal meu deixa lá usa aqueles tampoes para os ouvidos que assim não os ouves e eles dão gaz na mesma como o caraças :D :D
 
Originally posted by wavee
Eu tambem tenho dois Raptors (os discos claro ):) e realmente fazem um bocado de barulho mas a perfomance deles em raid 0 faz esquecer o barulho todo isso é normal meu deixa lá usa aqueles tampoes para os ouvidos que assim não os ouves e eles dão gaz na mesma como o caraças :D :D
Esta resposta arrancou-me um sorriso. Há coisas muito piores. Tens toda a razão.

No entanto e para não abrir outra tread. Alguem conhece algum software para desligar os discos sem ter que abrir a caixa. Assim podia arrancar com os raptor ou com um ide. Isso configura-se na bios. Agora desligar os discos tinha que ser já no windows. Quando arranca-se com o IBM desligava os Raptor. Para navegar na net navegava com o IBM. Quando quisesse jogar arrancava com os raptor. Isto vem a propósito de para verificar se o problema era dos discos desliguei da alimentação e da board os raptor. O ideal era não ter que fazer isso. Ou seja não ter que abrir a caixa cada vez que quizesse mudar o disco de arranque. Isto faz algum sentido? Será possível. Seria até mais seguro.
 
Boas a todos.
A culpa é do Raptor só pode. :D j/k
É assim, tenta ver no site do fabricante se existe
um FLASH para resolver esse problema do barulho dos Discos.
Eu já tive uns IBM's de 40GB e faziam muito barulho e até
estalidos metálicos.
Procurei no site de IBM e lá estava o bendito FLASH para
flashar os discos.
Um mimo, desde ai nem um unico ruido.
Tenta ver se eles tb têm um FLASH ou Tool para
reduzir o barulho disso.
Mas eu fico cá na minha... a culpa é do Raptor. :D
Um abraço e boa sorte.
 
Originally posted by AVxAMD

É assim, tenta ver no site do fabricante se existe
um FLASH para resolver esse problema do barulho dos Discos.
Tenta ver se eles tb têm um FLASH ou Tool para
reduzir o barulho disso.
.

Já procurei e não encontrei nada. Se alguem encontrar...
 
Back
Topo