1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Benchs Mac versus PC

Discussão em 'Apple Geral' iniciada por Metro, 20 de Fevereiro de 2005. (Respostas: 25; Visualizações: 3407)

1. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

2. timber

timber Zwame Advisor

Interessante. Estava convencido que o Mac levava uma tosga maior

3. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Interessante, mas não tem os specs das máquinas.

Athlon 3500 com ddr 333. Só falta estar em single channel.
    Qual é o Xeon? Nocona? Gallatin? Qual é o *****?
    O mesmo para o PIV. É diferente ter o PIV numa 845 do que numa 915 ou 875.

Não custava nada ter uma tabela com as configurações detalhadas de cada máquina.

4. Xpirit

Xpirit Banido

benchmarks feitos por amadores dá nisto. Contudo é interessante olhar para os resultados relativos a jogos, mesmo com reservas. Em quase todos os jogos o Mac é massacrado pelos x86 excepto no Quake 3. Segundo o benchmarker este jogo é dos poucos que foi objecto de optimização para Mac. Será que os maus resultados em Mac em matéria de jogos é pura e simplesmente da responsibilidade dos programadores que simplesmente não ligam para os 2% de quota de mercado que detêm a Apple? Creio que se a Apple chegar aos 25% (espero bem que $im) de quota tudo será diferente?

5. Flyer

Flyer Power Member

mesmo n estando mto explícito....os Mac lovers têm aki uma prova provada ;)

6. Encarnado

Encarnado [email protected] Member

Eu não preciso de provas. Bem sei que actualmente os Intel/AMD são mais rapidos que os Macs actuais.
    Mas nem isso me tira do Mac.
    No work tenho um P4/3600 que está basicamente às moscas (é uma boa maquina, rapida e estavel) mas no entanto não abdico do meu G4/667.
    É mais rapido, tem mais RAM, mais disco. Mas não. Prefiro o Mac.

7. Lusamars

Lusamars Power Member

Isso de benchemarks de PC´s vs Mac são um bocado enganadores. É sempre dificil comparares 2 sistemas diferentes, com software diferentes.
    Aquilo que vos digo é que um G4 a mais de 1.2 Ghz e com ram suficiente corre qualquer applicação sem o minimo de problemas. Quer seja o Photoshop, Final Cut Pro, Logic Pro ou outra applicação de peso funcionará ás mil maravilhas. Uma das grandes diferencas depois para o G5 será o numero de plugins, filtros a utilizar em simultâneo e o tempo de acesso.
    Devido a existir menores formas de Upgrades e Overclocks do que no PC, os macusers tem a tendençia para ligar menos a esses tipos de situaçôes, e concentrarem se mais na maquina que têm. Afinal, desde que o trabalho saia rápido e bem feito...

8. I_Eat_All

I_Eat_All Plasma Beam!

Ainda assim os macs são e sempre foram potentes o maior pecado deles é não terem os chips de mobo como as nforce da nvidia e os chipsets da intel, e depois param no tempo em barramentos kuando o pc anda para a frente

fora isso os processadores são muito bem concebidos apesar de terem sempre problemas de calor

depois à a optimização os programas em mac correm muito estáveis e optimizados para as maquinas mais fracas, por muito potentes k sejam as maquinas isso traz com elas o desleixo, o tempo k o windows demora a arrancar é prova disso mesmo

não à o problema como comprar um pentium 4 novinho com socket 423 com fsb de 400 MHz e mudarem para 478 com 40 de fsb depois 533 depois 800 depois mudam o socket mantém 800 depois metem 1066 MHz de fsb...
    e isto tudo sem mudar de nome do processador
    Desactualizam-se muito mais lentamente

acho k os users de mac não se preocupam com overclocks não por não serem possiveis mas por no pc toda a performance faz diferença porque os PC's são lentos, é possivel ter o meu PC ultra lento a 3,2 GHz sem me esforçar muito, só vi um mac lento... com o disco cheio, também não uso diariamente, mas é muito mais robusto

depois o overclock usa-se maioritáriamente para conseguir ter mais frames em X jogo ou para bater a velocidade maxima do pc, espremer o maximo de velocidade mas apenas porque já compras um 2,8 a pensar k vai dar 3,2 GHz tens atenção a onde é fabricado e ao stepping etc etc
    num mac vem assim montade de fabrica, nem tem BIOS nem chips k previligiem o overclock e o incentivem, ninguém overclocka o PC de trabalho porque tem de ter o maximo de estabilidade, o mac ofereçe isso

O ponto de overclokar o mac perde muito da sua força, claro k kuando é possivel é sempre bom, mas é mais um mod: mac mini 1,25 @ 1,42 GHz mas a diferença não é considerável face às aplicações k corre

Última edição: 22 de Fevereiro de 2005
  9. Xpirit

Xpirit Banido

O FSB nos Mac's G5 é um pouco diferente do que existe nos Intel ou AMD. Actualmente a frequência do FSB varia entre 600 a 1200Mhz por CPU. É função da freq. do cpu entre outras coisas. O caminho para memória é de 128bits a 400Mhz o que dá 6.4GB/s. Tecnicamente a plataforma PowerPC é tão evoluída como as x86's. O que falta nos Mac's é concorrência na mesma plataforma. :D

10. I_Eat_All

I_Eat_All Plasma Beam!

claro mas o meu ponto é que por exemplo o mac mini tem tem agp 4x, tá bem k não presisa de mais, e a diferença de 4x para 8x até é nula... mas um G4 1,42 GHz não é um cpu "lento" em qq pc de casa com performance comparável já estariamos a falar de uma board com AGP 8x

eles vão-se deixando ficar para trás, falta de concorrencia, sim.
    mas a arkitectura dos CPU's é boa demais para eles de deixarem ficar, é kuase... sub-aproveitamento

11. johncool

johncool Power Member

Se a diferença entre AGP a 4x e 8x é nula (e muito se discutiu mto na altura acerca disto) então para que é q a Apple iria pôr AGP a 8x? Além disso, já viste qual é a placa do mini... isso q tu disseste n faz lógica nenhuma.

Nem os pcs tiram partido do AGP 8x...

12. I_Eat_All

I_Eat_All Plasma Beam!

sim, mas nos PC's até à uns meses o AGP 8x era standard, ainda agora é standard na gama baixa, logo não faz sentido a apple usar agp 4x... kuando a AMD andava nessas velocidades já andavamos a fazer a transição para 8x.

isto só indica k a apple nem fez um upgrade à northbridge usada nos apple G4 antigos.

tamos a falar de standards e o standard da apple anda normalmente atrás dos standards dos PCs (digo normalmente porque o G5 teve PCI-x muito antes dos PC's)

o G4 é um cpu excelente, mas tens de admitir k 4x não é aceitável para os dias de hoje, não interessa se é presiso ou não, a diferença do agp 4x para 8x como foi discutido é pekena mas para certas coisas o bandwidth extra do 8x ajuda muito isto em aplicações k não jogos

uma 9200 dificilmente tiraria muito partido disso sim, mas um PC não custa mais por ter um barramento AGP 4x ou 8x... são revisões, k a apple não fez

nota k usa DDR qual era dificuldade deles em implementar por exemplo fsb para 400? é que DDR400 é standard à anos... ainda kuando sairam os Athlon XP 3000+ ainda com fsb 333 era aceitável foi à 2 anos, mas mesmo o 3200+ já tinha 400 fsb

13. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

O que estás a dizer é que ele precisa de ter Agp 8X, seja preciso ou não?

Isso não faz qualquer sentido. Se aquilo tem uma 9200 integrada, que não precisa de Agp 8X para nada e não a podes substituir.........
    Para quê uma revisão? Para quê gastar dinheiro?

ddr466 também é standard pela JEDEC e quantas boards vês a suportar ddr466 oficialmente?

O Pentium M + 855 usa ddr333 em single channel e Agp 4X. Podia ser melhor? Sim. A plataforma é boa nos dias de hoje? Sim.

14. I_Eat_All

I_Eat_All Plasma Beam!

eu não tou a exigir do apple agp 8x, tou a dizer é que concordo com o xpirit k a apple tem falta de concorrençia na plataforma porque senão tava standard para com o PC e não ligeiramente abaixo.

Este ligeiramente abaixo pouco afecta e tens razão eu acharia um desperdicio de dinheiro rever uma northbridge para suportar agp 4x, mas é dakelas coisas k o mercado pede, então tem de ser feito...

muita gente olha para os specs do mac mini e vê agp 4x... exclama: "só?" temos de ver k a maior parte das pessoas n vê agp 4x à 2 anos, mesmo k seja só vantajoso no papel, podes kerer k se isto fosse um PC mini de qualquer companhia já tinha barramentos melhores... mesmo que tivesse o mesmo processador e a mesma grafica, ék as pessoas por norma não gostam de descer abaixo do standard habitual.

Outro exemplo da apple andar sempre um pouco abaixo do standard é vender o mini com apenas 256 MB de memória, e esse é mais que flagrante, chega a ser insuficiente... 512MB é standard.

kuanto a mim kem me dera ter €'s pa comprar 1 mini agora, estas issues em nada me afectam, mas contribuem para a apple vender menos, não é competitiva nem agressiva em termos de mercado.

EDIT: em relação aos standards k o pentium M usa ainda à muito portatil com DDR 333 por isso é justificado, acho k os novos pentium M já têm fsb 400 no entanto...

sim pentium M é excelente, é um cpu desenhado para maximizar a performance ao minimo custo energético, fosse ele usado num desktop com os specs do mac mini seria exactamente o mesmo caso, um cpu excelente k aguenta com o resto. o k não lhe tira o mérito nem ao mac mini nem a portáteis pentium M (no caso do pentium M antes pelo contrario)

mas sei por experiencia propria k muita gente de fora olha de lado para os pentium M... tipo dizem... ahhh mas eu tenho já um pentium 4 1,5 GHz pa kek vou comprar um pentium M 1,5 GHz kuando posso ter um P4 2,8?

Última edição: 24 de Fevereiro de 2005
  15. johncool

johncool Power Member

A Apple anda atrás dos PC's nos standards?...

Qrs falar de standards? Ok... eu falo em standards: Firewire 400 e 800, USB 1.1 (q, só pela curiosidade, foi desenvolvido pela Intel, e no entanto o primeiro computador a fazer uso massivo de usb's foi o primeiro iMac cujo teclado era USB e trazia outras duas portas nele para se ligar o rato), Bluetooth 2.0 (cadê os pc's q trazem isto por default?). Logo isso n é assim tão linear como dizes.

Como já disse... o ganho trazido pelo AGP 8x é praticamente nulo. Logo, do meu ponto de vista, n faz mto sentido. Aliás, eu tenho uma board q suporta AGP 8x e uma placa q faz uso dele (P4C800 Deluxe e Geforce 6600GT, respectivamente). E aposto q se puser a gráfica a funcionar a 4x q n se nota quebra em termos de performance.

Simplesmente acho q é coisa para "inglês ver", n se tira partido disso.

16. kidloco

kidloco Power Member

Hey...firewire é da Apple...é normal que estejam sempre à frente nesse aspecto lol :P

17. I_Eat_All

I_Eat_All Plasma Beam!

e eu proprio concordei contigo nisso, não sei porque ék a discussão continua, a diferença entre agp 4x e 8x em jogos é praticamente nula, sim, não à necessidade, mas esse "inglês ver" k tamos a falar é importante.
    basta ver k à pessoas k decidem comprar uma board ao invés da outra com base nisso, olham para o apple menos MHz k o standard nos pcs menos isto menos akilo... pá... já me distançiei de julgar as coisas assim, mas a apple não anda a par dos standards do PC, ponto final.
    se isso me incomoda? nem um pouco...

se isso incomoda alguns potençiais compradores a mudarem de ideias... tenho a certeza que sim e a prova é que toda a gente acha o mac muito inferior ao PC quanto o topo de gama apple não fica mal visto face ao topo dos pcs...

firewire não conta porque é um barramento da propria apple serão sempre os primeiros a usar a ultima revisão

USB o meu compaq de 1996 pentium 120 Mhz já tinha 2 portas disso, mas sim em termos standard a apple apareçeu com eles na altura certa

aí vemos a coisa de maneira diferente, mas kual a diferença dum teclado usb kual a vantagem? as 2 portas usb são um extra de resto não escreve melhor por isso, nem o rato é notávelmente melhor...
    também é uma alteração no papel k a apple se deu ao trabalho.

defendes k a ausencia de AGP 8x não magoa o mac mas por outro lado k kuando a apple tem usb integrado e o pc não... já é uma grande coisa, como se magoasse muito o imac original ter tido um teclado e rato ps2.
    usb por outro lado para periféricos é essencial, mas de resto ainda hoje uso teclados PS/2, rato ék já não

Apple também inovou em livrar-se das drives de disketes

o mac mini k eu saiba não tem bluetooth por default logo não é standard

PC's com bluetooth como standard tens os centrino

os preços k a apple pratica acima dos pcs não justifica o facto de alguns modelos terem bluetooth, macs não são baratos... apesar de eu achar o mac mini muito acessivel.

a memória k vem com eles é não só abaixo dos standards como insuficiente, e podes kerer k isso os magoa ao ponto dos proprios utilizadores de mac se keixarem...
    esta politica do "não faz mal" não é boa para ninguém, se a apple fosse mais agressiva tinha oportunidade de agarrar mais mercado, em vez disso fecham-se no seu mundo à parte onde os standards do PC não valem nada (até podem não valer não é isso k está em questão)

isto é igual à guerra do blue ray versus HD DVD se as empresas monopolistas querem blue ray então não vale a pena algumas irem contra têm é de se calar e engolir em seco porque não são elas k mandam, é a maioria. são teimosas lixam-se é assim k infelizmente isto funciona, é certo k a apple é das poucas k se pode dar a esse luxo, mas engolir em seco e competir não lhe fazia mal.
    a apple tb escolheu um diferente formato de DVD e lentamente e em silencio lá teve de aceitar o dos IBM PC's foi obrigada, mas são orgulhosos demais para o admitir.

note-se k o mac mini já é um bom passo nessa direcção de ser mais competitiva

18. Tafinho

Tafinho Power Member

Provavelmente todos os portáteis vendidos actualmente...

19. Xpirit

Xpirit Banido

O bluetooth não é standart nos centrinos. O meu, por exemplo, não tem. Normalmente os portáteis ou vem com uma placa com modem ou com uma placa modem+bluetooth.

20. johncool

johncool Power Member

Todos não... com Bluetooth 1.2 a maioria deles, agora com Bluetooth 2.0+EDR duvido q hajam mtos.

Partilhar esta Página