bottleneck

Ares IT

Membro
Bem, recentemente ouvi falar de "bottleneck", e eu queria saber mais sobre isso.
ex: motar um pc com um i3 6100 com uma gráfica GTX 1080, dizem que posso obter alguma restrição nos jogos por causa da gráfica e eu queria saber o porquê.
 
Poderás ter sim algum bottleneck mas devido ao cpu que é fraco, principalmente se o jogo for mais dependente do cpu.
Em todo o caso uma 1080 com um 6100 é um pc pouco equilibrado.
 
não acredito que compraste a grafica mais cara e metestes o cpu mais barato, nao deve obviasmente correr bem

este é o meu post do que escrevi noutro topico do mesmo assunto (ver se o cpu esta a fazer botleeck a grafica)

quando o cpu esta a 100% de uso e a grafica não esta.

Pensa assim, se o cpu estiver a 60% e o GPU a 100% (o que é o que acontece a maioria das vezes) é porque o cpu esta a espera que o GPU "faça" as coisas

da uma vista de olhos a este topico e se tiveres alguma duvida extra escreve aqui e a malta ajuda.
 
Hehe, um i3 6100 é um cpu muito competente, tendo em conta o seu valor, se tiveres uma motherboard z170 até consegues fazer OC. Eu tenho o meu a 4.4GHz e é um pocket Rocket.

Agora, vamos ser realistas, eu tenho uma MSI Gaming x Rx 480 de 8GB, e tirando o jogo"No Man Sky" não noto bottlenecks, claro que uma GTX1080 é outra fruta, opta por um I5 6500 pelo menos..

PS: Isto falando para 1080p.
 
não acredito que compraste a grafica mais cara e metestes o cpu mais barato, nao deve obviasmente correr bem

este é o meu post do que escrevi noutro topico do mesmo assunto (ver se o cpu esta a fazer botleeck a grafica)



da uma vista de olhos a este topico e se tiveres alguma duvida extra escreve aqui e a malta ajuda.

eu não comprei essas peças :D foi só um exemplo para obter mais informação sobre bottleneck.
eu sei que comprar um cpu mais fraco que a gráfico da problemas, eu só quero saber o porquê.
 
Bottleneck está presente em qualquer sistema. Mas para jogos o que nos interessa são os FPS. O componente mais importante nos FPS é a gráfica, logo interessa-nos que ela esteja sempre a dar o máximo. Ninguém vai gastar um dinheirão numa 1080 para lhe meter um i3, a não ser que vá dar upgrade num futuro (muito) próximo.

Qualquer i3 com 1080 dá bottleneck
Qualquer i5 com 1080 dá bottleneck em alguns jogos

i7 é o processador mais indicado para essa gráfica
(todos da nova geração, mas tudo isto depende de muitos factores: jogos cpu bound, resolução, qualidade gráfica, entre outros)

Quanto maior a GPU tiver de trabalhar, menor o bottleneck no CPU. Por isso é que com resoluções maiores, o bottleneck deixa de existir quase (4K para cima, dependendo das situações).

Mas a tendência com o DX 12 é os jogos começarem a usar cada vez menos CPU, o que vai aliviar o bottleneck em muitos sistemas.
 
Qualquer sistema tem bottleneck. Porque ? porque existe sempre algum componente que limita todos os outros. É impossivel todos terem a mesma performance.

Dai que para jogos muitas vezes é mais importante comprar PC's equilibrados do que cpu fraco e a gráfica mais cara do mercado.
 
Um i7 4770K (sem OC), com ram DD3 pode fazer bottleneck de uma GTX 1080? Isto para jogar a 1080p. Não sei se ter MB e CPU d'outra geração poderá fazer com que não possa desfrutar de uma GtX 1080 em toda a sua plenitude.
 
Vai fazer em algumas situações mas não vai algo que se nota visivelmente e em força.
Esse cpu com um ligeiro OC empurra a gráfica sem problemas em qualquer coisa
 
Back
Topo