Brainstorming Reformulação Concurso Desktops

redshot

ElectroUser
Boas, ultimamente o número de participações no concurso dos Desktops tem vindo a diminuir, como se sabe, pelo que precisa de uma reformulação, de forma a ser mais cativante para a comunidade. Uma das ideias que surgiu já há algum tempo foi a utilização de um tema para cada mês, como existe na secção de Fotografia.

Outra possibilidade será, qualquer que seja a reformulação, passar o concurso para bimensal, em vez de ser mensal. Assim cada concurso terá mais participações.

Estamos abertos a sugestões ;)

Cumprimentos
 
Eu já dei a minha sugestão há meses.

Tanto aqui, como no CoS.

Passar o Desktop Modding para AQUI.

Resumindo, globalização do concurso para todos os OS e não só Windows e a colocação nas Artes e Desenvolvimento (Desktop Modding enquadra-se bem no tema) ajudariam e seriam obtidas mais participações.

Concursos temáticos também ajudam.

Ainda andam com o prémio das T-shirts?

EDIT: Passar para bi-mensal faria exactamente o contrário, diminuiria o número de participações.

Poderia era haver de 3 em 3 meses um prémio mais "significativo".
 
Última edição:
Eu acho que esta secção do forum (desktop modding) está um pouco deserta, visto que ninguém posta aqui... o tópico mais utilizado será o "Os nossos Desktops v2", agora os outros vao caindo no esquecimento. Tanto que para se ver alguma coisa nesta secção é preciso ir a "Opções de Visualização dos Tópicos" e alterar a opçao "Mostrar Tópicos desde..." para inicio. Por isso a minha sugestão é mover isto para onde o DIG_1991 diz...

Acho que passar o concurso de 2 em 2 meses ou 3 em 3 não irá resolver... uma solução a meu ver seria manter o concurso mensal e ter um prémio melhor (não é que a tshirt seja má, mas sim para arranjar mais participantes) ou ainda prémio para o 3 primeiros, se houve-se bastantes participantes... (se for como no ultimo, todos ganhavam premio)

Também apoio a ideia dos concursos temáticos e a de permitir participações de vários OS's

Apenas um reparo:
Uma das coisas que levaram o pessoal a abandonar o concurso, penso que foi o haver vitorias "estupidas". A maior parte dos user's chega ao topico do concurso e vota no que esteja mais artilhado. Para mim desktop modding é alterar a apresentação/disposiçao de forma que o desktop seja mais funcional claro com algum design. Os vencedores deveriam ser esses, aqueles que juntassem o util ao agradavel e nao o desk todo artilhado.
Uma prova disso é este comentário do canhoto no desk do mes de Junho.

Não, mas são muito primos um do outro. Acho que pouco muda além do VS.

Sinceramente não tenho tido muita paciência para isto. Tenho feito deskmod, mas desde que vi o que vi no mês passado, cheguei à conclusão que há muitos desks que são louvados quando não são nada de especial. Basta atirar lá para cima uma data de configurações do Rainmeter à toa ou de maneira que encaixem com algum componente do wallpaper e é logo para ganhar... Não que tenha alguma coisa contra o Rainmeter, pelo contrário... Mas há que ter um certo cuidado e (bom) gosto a fazer isto. E muitas vezes vejo que há pessoas que ganham porque quem votou tomou atenção a apenas um elemento do desk em vez do conjunto. Isto acontece especialmente quando alguém atira para o concurso um desk que é uma treta, mas que o wallpaper é uma gaja boa (mesmo na galeria também é assim - alguns dos piores desks que já vi tinham wallpapers de gajas boas, mas toda a gente diz que estão bons apenas por causa do wallpaper quando é o conjunto que conta). Ganha logo (já aconteceu).

Bem, hoje estou para as rants... Desculpem qualquer coisinha...

De qualquer das formas há aqui dois bons esforços, o 1 e o 4. O 5 também estaria na corrida (minha opinião), se não tivesse uns ícones que boa parte de nós já anda farta de ver (não nego o talento a quem os fez, pois criou ali qualquer coisa que ficam bem em qualquer lado) e um widget tão grande.

Posto isto, acho que vou para o 4.
 
O concurso já estava aberto a todas as plataformas. Prémio melhor, não sei o que é que se pode esperar muito mais, principalmente quando a manutenção do fórum já custa o que custa, e ainda por cima nos dias que correm.

Quanto ao ponto de os Desktops não serem escolhidos segundo algumas regras, tenho de concordar com isso. No entanto, a única opção viável seria haver um juri previamente escolhido que escolherá o Desktop mais merecedor. Mas isso também implica a criação das ditas "regras" que poucos levam em consideração: funcionalidade, consistência, visual, coerência, etc.

Quanto ao passar este tópico para outro fórum, penso que já foi discutido, mas vou confirmar.

Cumps
 
Resumindo, globalização do concurso para todos os OS e não só Windows e a colocação nas Artes e Desenvolvimento (Desktop Modding enquadra-se bem no tema) ajudariam e seriam obtidas mais participações.

A abertura a todos os SO já existia. Já tinham participado pessoas com Linux. Contudo, acho que também se deveria permitir SO móveis ou mesmo criar um novo para tal efeito.

O mal é mesmo o sítio onde está o concurso. Como está agora a malta pensa que é só para Windows quando não é. E aquilo que eu disse no post que o flv citou também não ajuda muito à participação.
 
Penso que o que desmotiva mais é mesmo a atribuição do vencedor. Basicamente tudo o que o canhoto disse, no tal tópico de Junho. Pelo menos foi isso que me desmotivou e fez me pensar -> "Prefiro mostrar o meu desktop no "tópico O meu Desktop v2" dado que a receptividade e a admiração pelo trabalho realizado é maior." Porque como já disseram, Desktop Mod é o conjunto, é harmonia entre os vários componentes e funcionalidade do mesmo. A ideia de criar um júri não deveria ser ignorada por completo, na minha opinião.
 
A abertura a todos os SO já existia. Já tinham participado pessoas com Linux. Contudo, acho que também se deveria permitir SO móveis ou mesmo criar um novo para tal efeito.

O mal é mesmo o sítio onde está o concurso. Como está agora a malta pensa que é só para Windows quando não é. E aquilo que eu disse no post que o flv citou também não ajuda muito à participação.

Daí a minha sugestão para a deslocação deste "canto" para uma área mais abrangente.

A ZWAME, para além das T-shirts, que mais tem?
 
A ideia de 1 tema por mês até pode ser interessante, e se o vencedor pudesse escolher o tema seguinte?

De x hipóteses o vencedor escolhe uma ou então dá ideias de temas a organização.
 
Discordo com a parte do vencedor escolher o tema, pois poderia ser um tema que beneficia-se o vencedor. Acho que era melhor os users darem sugestões e depois escolhia-se entre uma delas.
 
Discordo com a parte do vencedor escolher o tema, pois poderia ser um tema que beneficia-se o vencedor. Acho que era melhor os users darem sugestões e depois escolhia-se entre uma delas.

Uma semana com um tópico com poll, com 4 temas escolhidos pelo vencedor.

Ao fim dessa semana seria dado o tema vencedor, tendo-se 1-2 semanas para trabalhar no desk e a(s) última(s) semana(s) para votar.

Caso o vencedor demore 48h a dizer os temas, cabe aos responsáveis por esta área a escolha do tema.


É uma hipótese.
 
Discordo um pouco dos temas. O objectivo do concurso é dar asas à criatividade e ter um tema imposto vai cortar bastante essa criatividade. Especialmente quando se lembrarem de coisas que não ligam com o desk modding.
 
Discordo um pouco dos temas. O objectivo do concurso é dar asas à criatividade e ter um tema imposto vai cortar bastante essa criatividade. Especialmente quando se lembrarem de coisas que não ligam com o desk modding.

Bem pelo contrário, vai puxar ainda mais pela criatividade. Assim poderemos ver qual o desk que se conjuga melhor com o tema.

Just my 2 cents.

EDIT: Sem falar que é mais justo. Por exemplo, pode haver um tema que um votante goste mais e o outro não.
 
Última edição:
Uma semana com um tópico com poll, com 4 temas escolhidos pelo vencedor.

Ao fim dessa semana seria dado o tema vencedor, tendo-se 1-2 semanas para trabalhar no desk e a(s) última(s) semana(s) para votar.

Caso o vencedor demore 48h a dizer os temas, cabe aos responsáveis por esta área a escolha do tema.


É uma hipótese.

Faço das minhas palavras as tuas, quando criamos um desktop é para dar asas á nossa liberdade ;)
 
Bem pelo contrário, vai puxar ainda mais pela criatividade. Assim poderemos ver qual o desk que se conjuga melhor com o tema.

Just my 2 cents.

EDIT: Sem falar que é mais justo. Por exemplo, pode haver um tema que um votante goste mais e o outro não.

Deixa-me então expor melhor a minha concepção acerca de ter temas:

Porque é que nos dedicamos ao DM? Porque é que participamos na galeria e, eventualmente, no concurso (mesmo apesar de eu e tu não o fazermos há longos meses)?

Pessoalmente, faço-o porque tenho a liberdade para fazer o que quiser com a funcionalidade do meu desktop, adicionando-lhe aquilo que eu entendo que fica bonito. E por vezes apetece-me partilhar isso ou mesmo "competir" com a comunidade para ver qual é o mais bonito (reforço, como já fiz uma vez, que a funcionalidade não deve ser ponderada para votação, apenas a beleza).

Assim sendo, tendo temas impostos, corro o risco de comprometer a funcionalidade do meu desktop e restringem-me a liberdade para fazer o que quero. Passaria a fazer desktops para ter durante uns minutos para poder tirar o screenshot em vez de fazer desktops para usar durante x tempo. E fazer desktops para usar durante algum tempo é o objectivo.

Com temas é que não me apanham a participar, de certeza. Obviamente que apenas uma pessoa a dizer que não participa não faz mossa, mas tendo em conta o feedback que costumo ter na galeria, julgo não ser assim tão arrogante da minha parte dizer que a minha participação adicionava qualquer coisa ao concurso. Mais que não fosse, número.

Até porque também não concordo que seja mais ou menos justo. Se um desktop é bonito, merece ganhar, se é feio ou não está "tão lá em cima" quanto o outro, não merece, isso é simples, independentemente de haver tema ou não.
 
Última edição:
Deixa-me então expor melhor a minha concepção acerca de ter temas:

Porque é que nos dedicamos ao DM? Porque é que participamos na galeria e, eventualmente, no concurso (mesmo apesar de eu e tu não o fazermos há longos meses)?

Pessoalmente, faço-o porque tenho a liberdade para fazer o que quiser com a funcionalidade do meu desktop, adicionando-lhe aquilo que eu entendo que fica bonito. E por vezes apetece-me partilhar isso ou mesmo "competir" com a comunidade para ver qual é o mais bonito (reforço, como já fiz uma vez, que a funcionalidade não deve ser ponderada para votação, apenas a beleza).

Assim sendo, tendo temas impostos, corro o risco de comprometer a funcionalidade do meu desktop e restringem-me a liberdade para fazer o que quero. Passaria a fazer desktops para ter durante uns minutos para poder tirar o screenshot em vez de fazer desktops para usar durante x tempo. E fazer desktops para usar durante algum tempo é o objectivo.

Com temas é que não me apanham a participar, de certeza. Obviamente que apenas uma pessoa a dizer que não participa não faz mossa, mas tendo em conta o feedback que costumo ter na galeria, julgo não ser assim tão arrogante da minha parte dizer que a minha participação adicionava qualquer coisa ao concurso. Mais que não fosse, número.

Até porque também não concordo que seja mais ou menos justo. Se um desktop é bonito, merece ganhar, se é feio ou não está "tão lá em cima" quanto o outro, não merece, isso é simples, independentemente de haver tema ou não.

Faço das tuas palavras minhas. Acho que o tema é um pouco limitador.
 
Back
Topo