Burla Internet

MustangNismo

What is folding?
Boas,

Não sei se é o sítio certo para colocar esta dúvida mas também não sei que outro sítio se possa enquadrar com o assunto. Vou explicar o que aconteceu, se os moderados acharem que está no sítio errado agradecia que movessem para o devido sítio.

Os meus tios têm um computador em casa que usam para navegar na net, youtube, mail e pouco mais. Infelizmente para eles, têm muito pouca experiência com Internet e tudo o resto.
O que se passou foi que o meu tio deve ter instalado algum malware ou algo do género com outro nome, como por exemplo aqueles supostos vídeos engraçados ou uma música ou o que quer que seja, e isto bloqueou-lhe o computador com uma mensagem que qualquer pessoa minimamente experimentada no meio saberia que era uma burla, mas devido à pouca experiência e conhecimento o meu tio obedeceu ao que lhe foi ordenado, e que asneira.

A mensagem que aparecia era de que o computador estava bloqueado pois tinha infringido a lei de Portugal e que teria de pagar 100€ para desbloquear o computador. Deram-lhe um número, que ainda não sei se era NIB para transferência ou referência para pagamento multibanco. O que acontece é que hoje a minha tia telefona-me a dizer que o meu tio tinha pago os 100€ sem antes falar com ela, e que agora o computador ao fim de 3 dias desbloqueou e que entretanto o antivirus detectou milhentos virus.

Agora o que queria saber é se há hipótese de rever o dinheiro. Não sei quais as políticas dos bancos nestas situações. Não tenho a certeza mas penso que o banco seja o MillenniumBCP.

Agradecia que me ajudassem pois 100€ nos dias que correm ainda fazem muita diferença e sinto-me realmente muito frustrado, principalmente por haver que tente ganhar dinheiro desta forma. Sinceramente é muito porco.

Só pedia que evitassem a parte dos avisos porque eu sei perfeitamente que muito mais cuidado na utilização do computador e nada teria acontecido, mas o computador não é meu e não posso controlar aquilo que os outros fazem, agora só quero tentar resolver a situação pelo melhor, tanto porque não quero ver a minha família prejudicada e porque acho nojento a forma como tentam retirar dinheiro a pessoas menos informadas.

Cumps
 
O banco não pode cancelar a transferência, caso contrário era uma festa. Fazia-se uma transferência e depois dizia-se que era burla e tinha-se de volta o dinheiro. O que podes pedir ao banco é o máximo de informação sobre o destinatário do dinheiro. Com essa informação e outra, que entretanto recolheste, apresentas queixa na polícia por burla, que é crime público em Portugal. Quanto ao dinheiro, dificilmente o voltas a ver, mas deve-se apresentar sempre queixa na polícia, para a estatística e para que, com o avolumar das queixas, os burlões sejam perseguidos. Caso contrario, estatisticamente vivemos no paraíso.
 
Última edição:
Obrigado, eu vou dizer ao meu tio para quando passar no banco pedir o máximo de dados possíveis sobre o destinatário. Que informações serão em princípio facultadas? Nome apenas? Com a morada dava vontade de fazer uma visitinha à personagem e dar-lhe uns bons bananos, mas se for apenas o nome o máximo é mesmo a queixa à polícia. Nunca me aconteceu nada do género, mas para bloquear completamente o PC deve ter sido qualquer coisa bem montada.

Cumps
 
Estou mesmo chateado com isto tudo. O meu tio amanhã está de folga, vai passar pelo banco, e depois vai à esquadra que fica lá perto. Mas as hipóteses de reaver o dinheiro são nulas certo?

Já agora, depois de apresentar queixa o que é que acontece? Se ele apresentar a queixa apenas com o número que lhe foi dado para fazer o pagamento?

Isto é mesmo aquele género de coisas que pensamos que só acontece aos outros e no fim acontece-me isto. Só quero ver qual o desfecho disto.

Cumps
 
Olá,

No banco como te disse não lhe vão dar dados nenhuns, depois da queixa apresentada na policia, eles enviam isso para o tribunal, para os serviços do ministério público que depois irá oficiar ao banco para este dar os dados que conhece do pagamento e por ai fora.

Se o artista for portugues ainda pode ser que consiga reaver pelo menos o que pagou, se for estrangeiro esquece.
 
pois, isso do estrangeiro já estava à espera que assim fosse. Mas pelo que sei, pagamentos multibanco só a nível nacional, por isso penso que seja algo feito no nosso país. Se assim for, esse processo todo é brincadeira para durar quanto no nosso querido país?


Muito obrigado mesmo pela ajuda de todos.
 
Isso aconteceu mesmo quando? Olha que eu tenho quase a certeza que há uma janela de tempo em que se pode cancelar qualquer transferência, procura informação no banco.

Cumps
 
Não são utilizados dados bancários. Isso seria abrir a porta dos fundos para chegarem aos burlões.
Leiam por favor os textos nas imagens que estão no post que apontei.
 
A burla é feita através do UKASH ou paysafe. Conheço um caso em que se conseguiu reaver o dinheiro, pois o dinheiro ficou nos serviços da paysafe, agora se o burlão levantar o dinheiro que lá está nada feito.
 
Então quer dizer que não há hipótese de chegar ao burlão. Pronto, enfim.
Não, mas há muita gente a trabalhar nisso.
Trata-se de uma burla com impacto mundial e milhões de euros envolvidos no "negócio".
Mas também são milhares de malfeitores envolvidos no esquema.
Provavelmente caçarão alguns mas haverá muitos mais que escaparão.

Relativamente ao caso que relatas sugiro que alterem todos os dados de acesso bancário se usarem home/internet banking nesse PC.
Se tiverem dados bancários pessoais (p.ex. cartões de crédito ou débito) convirá cancelar os cartões e pedir substituição.
Embora a maioria dos ataques tenha por fim extorquir os 100 euros, há versões deste malware muito sofisticadas que injectam backdoors e keyloggers para roubarem dados pessoais para uso fraudulento.

Boa sorte.
 
Investiga bem isso porque parece-me difícil.
Isso significaria haver uma entidade e respectiva referência, logo a identificação é possível.
Há talão desse pagamento MB?
Há esses números (entidade e referência)?
 
Pois, isso tenho estado a perguntar à minha tia e ela diz que que têm um número que ainda não percebi qual. Se houver quer seja entidade e referência, ou um NIB, são referentes pelo que sei obrigatoriamente a Portugal, porque acho que no multibanco não dá para fazer pagamentos internacionais. Se assim for pode ser que se consiga chegar ao engraçadito e só espero que ela não fique apenas sem o dinheiro como fique ainda com cadastro.
 
Boas,

Actualização, o famoso número era um número de compra para PaySafe Card, logo não dá para descobrir que é o artista. Pronto, assim fica. Até há um aviso no site da PSC para não pagar uma suposta multa. Falei agora pela primeira vez com o meu tio e ele está bem a par de tudo o que aconteceu, até mais do que aquilo que estava à espera. Pronto, os 100€ serviram como uma grande lição.

Obrigado a todos os que ajudaram, e embora não tenha servido desta vez, a informação que deram aqui pode vir a ser útil, embora espere sinceramente que não.

Cumps
 
Se poucas horas depois de ter "pago a multa" tivesse ligado para os serviços da paysafe, a probabilidade de reaver o dinheiro era elevada. È que o banco não tem nada a ver com isso. a Paysafe é um serviço minimamente fidedigno, é usado mas é para fins ilicitos. :(
 
Back
Topo