Enfim... Eu continuo a dizer, quem se mete em serviços de hosting portugueses, acaba sempre assim. Seja downtime, "roubo" de dados, etc etc. Para muitos estou a generalizar, mas é a minha opinião.
O que concluo da tua afirmação, é que: Português na àrea do hosting = ladrão.
Vamos lá ver, em todo o lado há negócios assim, não é só em Portugal (tal como referiste, é discutido no WHT). É um problema internacional, e não apenas português. Simplesmente tu és português e estás mais em contacto com o que se passa em Portugal, mas isso não te permite generalizares dessa forma. Isso é o pensamento do português que acha que em Portugal não se faz nada de jeito. Enquanto o português pensar assim, não saímos da "cepa torta", pois qualquer iniciativa de um português, que, a muito custo, tenta montar um negócio em Portugal é "olhada de lado" pelos que cá estão.
O ptwebserv indicou bem certos pontos a ter em conta quando se escolhe um serviço destes:
- Facturas, existem? Se não existem como provas que compraste algo? Solicitando uma factura filtra-se grande parte dos hosters sem capacidade (revendas que duram pouco tempo, no máximo um servidor dedicado que funciona para webhosting, gameservers, webradio, etc...).
- Os contactos podem desaparecer de um dia para o outro, mas é sempre importante ter bastantes. Nunca apenas um email ou msn. Uma pequena conversa ao telefone/telemóvel antes de adquirir o serviço também pode ser bastante útil.
- Muita "xixa" por pouco preço? Como é que uma empresa recente o consegue?
Eu estou na àrea à alguns anos, e vejo negócios iniciarem-se e pouco tempo depois acabar. Tenho desde início insistido em nunca disponibilizar nada ilimitado, mesmo já tendo perdido MUITOS possíveis clientes por causa disso. Eu diria que o problema do português é mesmo querer tudo por nada. Esta é uma mentalidade que tem de mudar, e compreender que se a empresa do outro lado faz preços demasiado baixos em troca de muitos recursos, como conseguirá subsistir?
Depois também alguma informação do que a empresa dispõe, etc... é importante. Quando uma empresa de hosting começa a crescer, estabelece vários contractos (anuais, bienais) de valores bastante elevados. Este tipo de empresas não desaparece de um dia para o outro, pois as consequências de quebrar esses contractos são algo elevadas. Dispor de bastidores em datacenters, por ex, pressupõe contractos de vários milhares de euros, que não são quebrados com "duas tretas".
Neste caso, acho que existe algo ainda mais preocupante. Quando uma pessoa que gere uma empresa vê que esta vai fechar, nunca deve esquecer os clientes. Claro que existirão sempre os pedidos de devolução, etc... mas de certeza que não há nada pior como perder um domínio e os dados. Isto é já uma questão de educação, e que revela um egocentrismo e egoísmo tal, que realmente prejudica gravemente todos os clientes. Nestes casos há que reconhecer que a coisa acabou, e tentar minorar os danos para os clientes, que, à partida já ficaram sem o dinheiro.