Canais RF do MEO

Boas malta , pretendo por uma box DVB para ter os canais digitais visto que a minha tv tem apenas sintonizador analógico. Qual a norma que a NOS usa? DVB-T , DVB-C? DVBT2?
 
Na MEO o sintonizador necessário e o normal dvb-t, ou seja o mesmo para a TDT? Certo ?
E quantos canais são ? 120 ?
Obg
Sim DVB-T. Igual ao tdt. 106 canais de tv e 20 de rádios

2021-08-10-11-20-11.jpg
 
Última edição:
Boas, um vizinho meu que colocou MEO fibra há uma semana está com problemas a sincronizar os canais RF numa das televisões. Diz que apanhava os canais todos e agora não. Fui lá, tentei fazer a sincronização dos canais e aparecem 50 canais DTV, uns 30 ou algo do género de rádio e 30 de TV que aparecem todos com muito pouca qualidade, com a imagem cheia de ruído.. na sincronização não há opção de sincronizar apenas canais digitais ou algo do género. Não consegui solucionar o problema. Imagino que seja algum problema numa ligação no ONT? Alguém já teve algum problema parecido? Vi pessoal a falar que podia ser da televisão não conseguir apanhar os canais e precisar de um aparelho TDT, mas visto que eles dizem que a tv apanhava bem os canais e deixou de o fazer, também tem televisões mais antigas na casa e conseguem apanhar bastante bem. Obg
 
Boas, um vizinho meu que colocou MEO fibra há uma semana está com problemas a sincronizar os canais RF numa das televisões. Diz que apanhava os canais todos e agora não. Fui lá, tentei fazer a sincronização dos canais e aparecem 50 canais DTV, uns 30 ou algo do género de rádio e 30 de TV que aparecem todos com muito pouca qualidade, com a imagem cheia de ruído.. na sincronização não há opção de sincronizar apenas canais digitais ou algo do género. Não consegui solucionar o problema. Imagino que seja algum problema numa ligação no ONT? Alguém já teve algum problema parecido? Vi pessoal a falar que podia ser da televisão não conseguir apanhar os canais e precisar de um aparelho TDT, mas visto que eles dizem que a tv apanhava bem os canais e deixou de o fazer, também tem televisões mais antigas na casa e conseguem apanhar bastante bem. Obg
desligar e voltar a ligar o cabo coaxial no ONT/Router
quando fiz isso no meu router a qualidade melhorou muito. provavelmente não estava bem conectado
 
desligar e voltar a ligar o cabo coaxial no ONT/Router
quando fiz isso no meu router a qualidade melhorou muito. provavelmente não estava bem conectado
Mas apanha os DTV com bastante qualidade e depois os que aparecem na parte “TV” sem qualidade nenhuma, se fosse algum problema na ligação provavelmente apareceriam todos sem qualidade ou não? Acho estranho…
 
Mas apanha os DTV com bastante qualidade e depois os que aparecem na parte “TV” sem qualidade nenhuma, se fosse algum problema na ligação provavelmente apareceriam todos sem qualidade ou não? Acho estranho…

O técnico quando efetuou a instalação não deixou logo a TV a funcionar corretamente com o RF? Normalmente eles testam na hora e até demonstram ao cliente. Se deixou, o que aconteceu entretanto para que o teu vizinho tenha deixado de ter acesso aos canais?

Outra situação: quando o teu vizinho disse que "apanhava os canais todos" referia-se a quantos? É que por RF está programado haver até 120 posições sincronizadas mas, por exemplo, dependendo de TV para TV nem sempre conseguem apanhar a totalidade dos canais programados no RF do MEO. Essas 60 posições que referiste até é bastante comum a muitos clientes. Falo por experiência própria que tenho uma 3ª TV (já tem uns 8 anitos) por RF e não apanha a totalidade programada. Isto é devido à capacidade do próprio equipamento, pelo que sei.

Desculpa as questões mas é só para percebermos melhor a situação e assim conseguirmos ajudar-te da melhor forma.
 
Última edição:
O técnico quando efetuou a instalação não deixou logo a TV a funcionar corretamente com o RF? Normalmente eles testam na hora e até demonstram ao cliente. Se deixou, o que aconteceu entretanto para que o teu vizinho tenha deixado de ter acesso aos canais?

Outra situação: quando o teu vizinho disse que "apanhava os canais todos" referia-se a quantos? É que por RF está programado haver até 120 posições sincronizadas mas, por exemplo, dependendo de TV para TV nem sempre conseguem apanhar a totalidade dos canais programados no RF do MEO. Essas 60 posições que referiste até é bastante comum a muitos dos clientes. Falo por experiência própria que tenho uma 3ª TV (já tem uns 8 anitos) por RF e não apanha a totalidade programada. Isto é devido à capacidade do próprio equipamento, pelo que sei.

Desculpa as questões mas é só para percebermos melhor a situação e assim conseguirmos ajudar-te da melhor forma.
Não sei se o técnico deixou logo as TV’s a funcionar com o RF, quando foi aqui na minha casa apenas disse me para ir ver numa das tvs se estava a apanhar canais e a funcionar e pronto, por isso imagino que na casa deles só tenha deixado uma ou outra principal e eles tenham feito as restantes.. o meu vizinho disse me foi que apanhava os canais todos bem, com qualidade. Não foi em questão de quantidade. Agora não sei se estava a fazer confusão e havia canais que não apanhavam bem e ele não notou ou se realmente ficaram sem qualidade de um momento para o outro, mas acho estranho. Os canais que não apanha com qualidade é por exemplo os genéricos (RTP, SIC, TVI, CMTV e assim). Depois com qualidade já é as Fox’s, canais de futebol e etc. Portanto se for o que estás a dizer que aconteceu contigo, provavelmente precisam de um aparelho TDT para apanhar os canais todos não?

em TV são analógicos é normal ter menos qualidade
Mas ao ponto de ser só ruído e mal se ver alguma coisa? Eu quando tinha ADSL e apanhava com a antena normal a qualidade não era HD mas também não era assim tão má 😅
 
Última edição:
Não sei se o técnico deixou logo as TV’s a funcionar com o RF, quando foi aqui na minha casa apenas disse me para ir ver numa das tvs se estava a apanhar canais e a funcionar e pronto, por isso imagino que na casa deles só tenha deixado uma ou outra principal e eles tenham feito as restantes.. o meu vizinho disse me foi que apanhava os canais todos bem, com qualidade. Não foi em questão de quantidade. Agora não sei se estava a fazer confusão e havia canais que não apanhavam bem e ele não notou ou se realmente ficaram sem qualidade de um momento para o outro, mas acho estranho. Os canais que não apanha com qualidade é por exemplo os genéricos (RTF, SIC, TVI, CMTV e assim). Depois com qualidade já é as Fox’s, canais de futebol e etc. Portanto se for o que estás a dizer que aconteceu contigo, provavelmente precisam de um aparelho TDT para apanhar os canais todos não?

Pois, pode ter acontecido isso. O técnico injeta o sinal RF numa das tomadas (no qual se "espalha" para as restantes), testa uma TV e se tiver ok as restantes também devem estar. Se o cliente não fizer mais exisgências, o técnico descarta-se para perder menos tempo. Este é daqueles pequenos grandes pormenores que tem de ser o cliente a elevar a exigência no momento da instalação.

Como já referido, os canais em sinal analógico tanto podem estar com boa qualidade como do nada perdê-la.

Mas acho estranho a qualidade ser pior nos canais que referiste visto que esses canais, supostamente, consegues ir buscá-los no formato digital!

Vê se o teu vizinho consegue fazer a busca manual desses canais em formato DTV, sff. Em último caso, liguem 16209 para a equipa técnica verificar o que se passa e juntamente com eles efetuarem mais testes.

Edit: Sry, esqueci-me de confirmar que caso o equipamento não suporte apanhar a totalidade programada dos canais tem de adquirir um descodificador. Essa questão já é da TV pessoal do cliente e não do fornecimento do serviço por parte da operadora.
 
Não sei se o técnico deixou logo as TV’s a funcionar com o RF, quando foi aqui na minha casa apenas disse me para ir ver numa das tvs se estava a apanhar canais e a funcionar e pronto, por isso imagino que na casa deles só tenha deixado uma ou outra principal e eles tenham feito as restantes.. o meu vizinho disse me foi que apanhava os canais todos bem, com qualidade. Não foi em questão de quantidade. Agora não sei se estava a fazer confusão e havia canais que não apanhavam bem e ele não notou ou se realmente ficaram sem qualidade de um momento para o outro, mas acho estranho. Os canais que não apanha com qualidade é por exemplo os genéricos (RTP, SIC, TVI, CMTV e assim). Depois com qualidade já é as Fox’s, canais de futebol e etc. Portanto se for o que estás a dizer que aconteceu contigo, provavelmente precisam de um aparelho TDT para apanhar os canais todos não?


Mas ao ponto de ser só ruído e mal se ver alguma coisa? Eu quando tinha ADSL e apanhava com a antena normal a qualidade não era HD mas também não era assim tão má 😅
Para despistar se o problema está na distribuição RF de casa (quase de certeza será isso) ele que pegue nessa TV e a leve para junto do ONT e faça nova pesquisa aí - vai ver que vai apanhar todos os canais com boa qualidade.

Se for esse o caso deve rever a distribuição RF da casa - pode ser um splitter, tomada tap, união ou troço de cabo coaxial danificado - isso resolve-se facilmente - começa do início da distribuição e vai avançando para ver onde está o problema
 
A MEO não coloca a grelha da TVI há alguns dias no RF. No nome do serviço de programas só tem o nome "TVI" em todos os segmentos horários. Não sei se está a acontecer em todas as zonas com RF Digital.
 
Back
Topo