Canon PowerShot SX10 IS

O manual tem uma tabela de quantas imagens a máquina consegue guardar num cartão de 8Gb.

Na práctica isso não dá garantias que a máquina aguentacom o cartão, a tabela pode ser genérica, mas tendo em conta que nas especificações referem compatibilidade com SDHC, sem referirem qualquer tipo de limite, diria que cartões acima de 4Gb funcionam sem restrições. Aliás o formato em si foi concebido especificamente para grandes capacidade, pelo que não fazia sentido capar a máquina.

Quando coloquei a pergunta ao suporte da Canon dei exactamente esse exemplo da tabela do manual e o que eles me disseram é que isso era 1 exemplo genérico e a máquina só suportava até 4Gb.

Daí a minha dúvida...
 
Quando coloquei a pergunta ao suporte da Canon dei exactamente esse exemplo da tabela do manual e o que eles me disseram é que isso era 1 exemplo genérico e a máquina só suportava até 4Gb.

Daí a minha dúvida...

Sendo assim não sei que mais dizer. :D

Mas fiz uma pesquisa rápida na net e encontrei pessoal em fóruns, que já usou cartões de 8Gb com a Canon SX10...
 
Quando coloquei a pergunta ao suporte da Canon dei exactamente esse exemplo da tabela do manual e o que eles me disseram é que isso era 1 exemplo genérico e a máquina só suportava até 4Gb.

Daí a minha dúvida...

Podes usar na boa cartões de 8Gb, eu estou a usar Sandisk Ultra Class 6 de 8Gb ( SDHC ) sem problemas. E já li relatos de pessoas a usarem cartões de 16Gb.

:kfold:
 
Ontem tentei tirar uma foto com a minha Sx10, numa pequena cascata e seleccionei o modo Tv para pôr uma velocidade lenta. O objectivo era dar à água aquele efeito de continuidade, de espuma.

O problema é q a imagem ficava-me toda branca!!!!

Tentei alterar definições e não consegui.
Alguém me dá uma dica?

Thanks
 
Boas hugoboss59!!!!
O problema é que quanto mais lenta for a velocidade mais luz e captada pelo sensor e para fazer esse efeito de arrasto numa cascata de dia o meu concelho é comprar um filtro para o efeito...eu por exemplo comprei um filtro Full 0.9 mas ainda tem o 0.6 e o 1.2.
Espero ter ajudado,
Tiago Rosa
 
Boas hugoboss59!!!!
O problema é que quanto mais lenta for a velocidade mais luz e captada pelo sensor e para fazer esse efeito de arrasto numa cascata de dia o meu concelho é comprar um filtro para o efeito...eu por exemplo comprei um filtro Full 0.9 mas ainda tem o 0.6 e o 1.2.
Espero ter ajudado,
Tiago Rosa

Pois, tens razão.
1 amigo meu conseguiu tirar uma espectacular, sem filtros. Mas a máquina é uma 500D
 
Se metes a máquina numa exposição lenta, tens que compensar fechando a lente, baixando o ISO ou caso já estejam no mínimo, com um filtro ND. Atenção também que se a exposição for muito lenta, convém usares tripé.

Quanto tentei fazer essa foto, coloquei iso 80, e nnem assim consegui. Se calhar só mesmo com um filtro.

Vejam a foto que o meu amigo fez AQUI

Repito, a máquina é uma DSLR D500. Deve ser por isso né???
 
Quanto tentei fazer essa foto, coloquei iso 80, e nnem assim consegui. Se calhar só mesmo com um filtro.

Vejam a foto que o meu amigo fez AQUI

Repito, a máquina é uma DSLR D500. Deve ser por isso né???

Não consigo ver a imagem aqui mas o teu problema é outro.

Como usaste o modo Tv, só fixaste o tempo de exposição e o ISO, a máquina tentou compensar e provavelmente abriu-te a lente ao máximo. Tens de usar o modo Manual (M), colocar o ISO mínimo e a abertura da lente no mínimo que a máquina permitir (f/32 ou assim). O facto de o teu amigo ter uma DSLR não altera nada, consegues fazer exposições longas com a SX10, podes é não ter tanta margem de manobra na abertura mínima da lente.
 
Não consigo ver a imagem aqui mas o teu problema é outro.

Como usaste o modo Tv, só fixaste o tempo de exposição e o ISO, a máquina tentou compensar e provavelmente abriu-te a lente ao máximo. Tens de usar o modo Manual (M), colocar o ISO mínimo e a abertura da lente no mínimo que a máquina permitir (f/32 ou assim). O facto de o teu amigo ter uma DSLR não altera nada, consegues fazer exposições longas com a SX10, podes é não ter tanta margem de manobra na abertura mínima da lente.

Pelos vistos tem a ver.
No modo M, coloquei a iso a 80, e o f no máximo, ou seja 8,0. Não deu.
Pelos vistos a 500d do meu amigo, o f vai até aos 32.
Foi assim q ele conseguiu fazer a foto.
 
Pelos vistos tem a ver.
No modo M, coloquei a iso a 80, e o f no máximo, ou seja 8,0. Não deu.
Pelos vistos a 500d do meu amigo, o f vai até aos 32.
Foi assim q ele conseguiu fazer a foto.

Se só vai até f/8 então efectivamente vais estar sempre em desvantagem. As alternativas nesse caso passam por usar filtros ou esperar por uma altura do dia com menos luz.

Entretanto na mensagem anterior estava a dormir, claramente a máquina tentaria utilizar a abertura mínima, não a máxima. :D

Nos casos em que a foto fica branca ou muito clara, deves estar a receber algum alerta de sobre-exposição, o habitual é o valor de abertura da lente ficar a piscar no lcd.
 
boas!!! voltado a historia dos cartoes..... eu comprei um novo cartao de 8 gb proque como eu fotografo avioes e isso quando vou para o aeroporto quero que o cartao dure o maiximo possivel, mas nao consigo utilizar com o firmware CHDK pois não consigo torna-lo bootable :s .... e queria saber qse será possivel faze-lo?
Cumprimentos,
Tiago Rosa
 
Última edição:
nao consigo utilizar com o firmware CHDK pois não consigo torna-lo bootable :s .... e queria saber qse será possivel faze-lo?

Em resumo, é mais fácil arranjar um cartão sdhc de 4GB e usa o Cardtricks porque:
Since booting only works on FAT16 volumes, and the maximum size for FAT16 is 4GB (and that's non-standard), booting from an SD card larger than 4GB is more complicated.

Mas dá uma vista de olhos

Windows: Case #4 ( é possivel, mas dá um pouco de mais trabalho )
http://chdk.wikia.com/wiki/Bootable_SD_card


Cumps
 
Back
Topo