Carta do Mês da MaxiConsolas de Junho 08

janokita

Power Member
Carta do Mês: Por Alexandre Martins

A FORÇA DOS VIDEOJOGOS

"Olá MaxiConsolas. Sou comprador da revista desde a primeira edição que trazia o Shenmue na capa, e sendo assim nem vale a pena fazer elogios, pois se ainda a adquiro esse é o maior dos elogios. Agora o motivo da carta: os jogos serem ou não nocivos. Pois aqui vai uma história real, que é a minha: neste momento tenho 29 anos, nasci num bairro social e comecei a trabalhar com 10 anos de idade, pois um dos meus pais era alcoólico e o outro era totalmente ausente, e logo que pude um Commodore 64. Pode não parecer muito interessante, mas é. Senão vejamos, eu não fumo, não bebo, não me drogo, quando na verdade cerca de 80% das minhas amizades de infância seguiram por maus caminhos. Quero dizer com isto que os jogos foram a grande responsabilidade de eu hoje ser feliz, pai de família e de não ter seguido por maus caminhos. Ensinaram-me inglês sem nunca ter estudado tal língua, ensinaram-me a mexer em tudo quanto é PC sem ter algum curso, e são uma grande ajuda para o ambiente familiar, pois estar na sala com a minha mulher e com a minha filha a jogar Buzz! ou Nintendo Wii é um momento de alegria (claro que quando estou sozinho prefiro algo tipo Call of Duty 4 ou Bioshock). Agora digam-me, como os jogos ser nocivos? Agora nocivo, é alguma da indústria discográfica, quando um tal de 50 Cent diz: "Fica rico ou morre a tentar". O que vale é que os jogos têm um futuro brilhante... Viva a Wii e a Xbox 360. Fiquem bem..."

Resposta da revista:

"Obrigado por esse relato tão real. Acreditamos que existem muitos casos similares, mas infelizmente o mediatismo vai sempre para os exemplos inversos, em que os videojogos podem estar envolvidos em acontecimentos menos felizes. Ainda assim, pensamos que esse preconceito possa vir a desaparecer com o tempo."



Após este extracto da Revista... gostava de pedir a vossa opinião acerca dele... e se também são da opinião de que os jogos são nocivos...

|APós algumas respostas...| ----- Yah têm razão eu devia ter posto isto na secção geral... peço imensa desculpa mas só costumo postar nesta área e acabei por põr o post aqui..."

Fiquem bem!
icon6.gif
e bgd pela atenção
 
Última edição:
Gesto bonito, mas só gostava de saber porque foi postado na secção playstation e não na secção geral dos Jogos e Consolas?!
 
Faltou referir a ps3:lol:, para a carta ser sido perfeita!

É bonito ver alguém dar o seu exemplo e contrariar certos e determinados argumentos patéticos que são usados para justificações sem nexos que aparentemente incitam á violência, isolamento e mais não sei o quê!!

Cumpr´z
 
É de facto interessante a carta escrita, e concordo com muito do que o autor disse.
Agora, o que eu acho é que foi uma resposta de maravilha...
 
É de facto interessante a carta escrita, e concordo com muito do que o autor disse.
Agora, o que eu acho é que foi uma resposta de maravilha...

:x2::lol:

Realmente eu tb passo mto tempo ou a jogar ou em frente ao pc, tvz ate por isso n tenha ido mtas vezes com os amigos pra borga e lalala, tb n fuma, nd disso.

agora kd a parte do nocivo, axo k e nocivo kem passa horas e horas a jogar GTA, FPS, etc... mas o mal n ta ai ta em depois n saberem destinguir a realidade e o jogo.

N venham com o comentario k eu jogo jogos de meninas, tb jogo GTA e essas cenas (praticanete e so isso mas pronto) mas sei o k e tar a fazer maravilha, matar pessoal no pc e n tar na rua e... a e tal tu tasme a xatiar agora vou darte uma facada ou ***** maravilha do genero...

Isso sim e um facto de como pessoal k n sabem akilo k fazem, em k o jogo podese tornar de certa maneira nocivo.
 
A história dos videojogos nocivos é mais velha que a Sé de Braga e sempre assentou em pretextos errados. O maior deles todos é que quando os nossos filhos fazem asneiras, é muito mais fácil culpar alguma influência exterior do que a nós próprios. Má educação? Maus pais? Más escolas? Não... Claro que a culpa é dos videojogos!

Os maiores peritos nestes processos de desresponsabilização são os nossos amigos norte-americanos (aqueles que processam o MacDonald's por serem gordos e as tabaqueiras por terem cancro), não fosse lá que habita o fantástico Jack Thompson, um dos maiores activistas anti-videojogos à face da Terra (e pelo mesmo caminho vai a Clinton). E rapidamente pegaram essa moda à Europa, onde jogos são banidos pelo seu conteúdo violento e produtoras castradas pelas apertadas leis de controlo de conteúdos.

Ou seja, por causa dos maus pais e das criancinhas doentes mentais, todos ficam privados de bons jogos, já para não falar do descrédito e má-fama que recai sobre toda a indústria.

A meu ver, qualquer conteúdo multimédia não deve ser banido ou considerado nocivo, desde que utilizado por aqueles a quem se destina. Bons pais sabem aquilo que os filhos fazem e informam-se sobre a actualidade e realidade do Mundo em que vivem (um pai que tem um filho que gosta de videojogos e não se informa sobre eles porque são "modernices" é, a meu ver, um mau pai), de modo a que podem controlar o tipo de jogos a que têm acesso, assim como o tempo que passam a jogá-los.

Jogo desde criança e hoje estou na faculdade no curso que queria, com excelentes perspectivas futuras e vários méritos já conquistados. Se teria feito melhor sem todas as horas que passei a jogar? Não acredito, e estou bastante satisfeito com o que sou hoje e sem dúvida que continuarei a jogar.

Gostei da carta e acho que é função dessas revistas não só criticar e avaliar jogos, mas sim responsabilizarem-se por informar o público geral da realidade dos videjogos, de modo a acabar com esses mitos medievais que atormentam os paizinhos e os advogados conservadores.
 
:x2::lol:

Realmente eu tb passo mto tempo ou a jogar ou em frente ao pc, tvz ate por isso n tenha ido mtas vezes com os amigos pra borga e lalala, tb n fuma, nd disso.

agora kd a parte do nocivo, axo k e nocivo kem passa horas e horas a jogar GTA, FPS, etc... mas o mal n ta ai ta em depois n saberem destinguir a realidade e o jogo.

N venham com o comentario k eu jogo jogos de meninas, tb jogo GTA e essas cenas (praticanete e so isso mas pronto) mas sei o k e tar a fazer maravilha, matar pessoal no pc e n tar na rua e... a e tal tu tasme a xatiar agora vou darte uma facada ou ***** maravilha do genero...

Isso sim e um facto de como pessoal k n sabem akilo k fazem, em k o jogo podese tornar de certa maneira nocivo.

mais de akordo não podia estar... a minha opinião é exactamente a mesma... eu também acho que saber-se auto-controlar e diferir as acções virtuais das reais é muito importante... e isso já vai das pessoas como jogadoras....

fikem bem
 
Konkordo ai com o janokita, o pessoal tem de se controlar...ker dzr eu jogo gta IV, passado da tolA kompro uma kolt...e komeco a mandar hs's...E precisuh distinguir o k vai pro lado de la e pro lado de ka do ecra...
 
BrunoAlexS realmente tb referiste um facto bastante importante, as idades k tao nas capas tao la pra alguma coisa.

Meter miudos de 10 anos a jogar GTA e coisas do genero, tb parte da inresponsabilidade dos pais em n terem as devidas percausoes.
 
BrunoAlexS realmente tb referiste um facto bastante importante, as idades k tao nas capas tao la pra alguma coisa.

Meter miudos de 10 anos a jogar GTA e coisas do genero, tb parte da inresponsabilidade dos pais em n terem as devidas percausoes.

O negocio do GTA é mesmo esse, ser vendido ilegalmente a quem não tem idade para o jogar.
 
Eu também acho que já chega de diferença perante as consolas.... E um FACTO IMPORTANTE é o Call of Duty 4 NÂO SER UM EXCLUSIVO XBOX 360...
 
Epá, esse testemunho é falso...toda a gente sabe q a existir uma situação destas, a consola no lar tuga era uma Playstation e nunca um combo Wii60... :-D
 
Back
Topo