Já usei o cartão sim...
pensa...
3 espaços para colocar 1 digito. logo tens 3 digitos de 0 a 9
logo 10*10*10
Exacto, pois embora tenhas uma matriz 8*9*3, os números repetem-se e para a validação a linha/coluna não interessa, desde que o número seja o mesmo.
Um a parte estava no outro dia a carregar o telemovel pelo millenniumbcp quando não foi o meu espanto, para o serviço se realizar eles enviam um codigo para o telemovel e só temos que o espetar lá para terminar a operação, acho que é uma ideia muito mais prática!
E se não tiveres o telemóvel? Ou tiveres sem bateria? Ou outros N problemas que podem haver com isso?
agora tantos codigos possiveis, ainda para mais andar com um cartão, por favor, mal os bancos nos dão o codigo pin do cartão que é 4 digitos, já dizem que é para o decorar e destruir, e agora tenhos que andar com um cartão Matriz!
A diferença é que o PIN é pequeno e basta olharem uma vez para o conseguirem decorar. O cartão matriz até o podes perder no meio da rua que não faz diferença pois mesmo ficando a saber os códigos todos, tinham que saber a quem pertence, entre outras coisas.
Concordo que é uma segurança acrescida, mas do ponto de vista prático o cartão é uma lástima. É sempre necessário tê-lo à mão e nem sempre isso acontece.
Bem mais prático é o sistema do MilleniumBCP, que ao contrário do que disseram, não depende apenas duma palavra-chave fácil de decorar (essa pass é necessária apenas para fazer login). Para quem não conhece, o sistema de segurança do MilleniumBCP envia uma SMS (gratuita) com um código que depois serve de confirmação. Ou seja, por cada operação é gerado um código associado e só se o larápio tiver acesso ao telemóvel do titular da conta é que consegue fazer as operações de pagamentos, transferências, etc, no serviço de homebanking.
O ponto de vista da segurança sobrepõe-se ao prático. Como já foi dito a maior insegurança parte do utilizador, e aqui já se começa a ver, quando se coloca o prático acima do seguro.
Validação por telemóvel é básicamente abrir a tua conta a quem encontrar o telemóvel. O serviço HB da Caixa também pode ser acedido pelo telemóvel, e para tal basta mandarem uma SMS do telemóvel a pedirem o que quiserem. Se o código de validação for enviado para o telemóvel, a pessoa faz o que quiser, quer seja o dono ou não da conta.
De qualquer modo a CGD nunca foi referência no homebanking (melhorou quando o site passou a ter o aspecto actual, mas ainda assim há coisas bem melhores na concorrência), pelo que esta "inovação" não me surpreende muito.
A CGD nunca foi referência? Ainda há uns posts atrás disseram que o HB da CGD foi o primeiro e único serviço HB português a ser considerado o mais seguro da Europa. Mas é claro, se os clientes metem a "praticalidade" acima da segurança, é complicado...
Resumindo, esta medida pode ser arcaica, pouco inovadora e pouco prática, mas funciona bem e isso é que interessa.