Certificações para melhor entrada no mercado de trabalho

Status
Fechado a novas mensagens.

Zeus^

Power Member
Boa noite gostava :) de saber a vossa opinião, pessoas que já estão no mundo do trabalho e no ramo ligado a informática.
Para mim todas as opiniões são importantes e válidas desde que sirvam para acrescentar algo.Por isso todos podem participar, serão todos os comentários bem vindos.

A questão é a seguinte,
tirar um certificado CCNA neste momento sem ter os certificados da Microsoft :

MCP - Microsoft Certified Professional
MCSA - Microsoft Certified Systems Administrator
MCSE - Microsoft Certified Systems Engineer

não vale de nada por si só num curriculo que ainda não tem certificações? :'(

estive a falar com um colega e ele disse-me isso. São da mesma opinião?

ele diz que é preferível e o ritmo "normal" das coisas é os certificados Microsfot e posteriormente o CCNA. (surgiu neste momento uma oportunidade mt boa e barata de tirar o ccna)
Que apenas o CCNA sem os Microsoft é muito pouco e terei no inicio dificuldade em arranjar apenas com este CCNA emprego na àrea de informática?
São da mesma opinião?

No vosso conhecimento, experiência e opinião, de pessoas do forum que estão a trabalhar nas diversas àreas de informática no nosso mercado.
Qual as certificações ou com que seguimento deveria seguir em tirá-las para uma mais rápida entrada no mercado de trabalho.


Isto são passos para no final do ano entrar em Eng. Informática, mas não quero estar parado e quero rápidamente começar a trabalhar.

Todas as opiniões serão bem vindas, pessoal com mais experiência.. participem :)
 
Última edição:
CCNA -> 600-800 euros /mes
CCNP -> 1000-2500 euros/mes
CCIE -> se fores BOM , podes ganhar ,literalmente,quanto quiseres, principalmente la fora;em Portugal anda entre 2500 e 3500 euros /mes.
 
obrigado pela resposta, mas a questão será que não devia tirar 1º as certificações da Microsoft como o meu colega falou?
 
Desde que uma criança de 10 anos (ou parecido) conseguiu tirar uma certificação Microshit, isso para mim é bulshit.
Não gastes o teu dinheiro/tempo nessa porcaria. Basicamente vais "comprar" esse certificação.
 
As certificações Microsoft nada têm a ver com as Cisco!
Não estão dependentes e não existe nada que diga que é melhor tirar uma antes da outra, ou mesmo tirar as duas seja em que altura fôr!

Aquilo que interessa é o que queres fazer, e aquilo que a empresa que te quer contratar pretende de ti!

Teres certificações Cisco poderá servir se fores trabalhar para uma empresa que não use plataformas Microsoft e sim Linux/Solaris, e ao mesmo tempo Cisco!

Se fores apenas trabalhar em redes, e em produtos Cisco, teres certificações Microsoft apenas servem para encher curriculo!

Se quiseres ir trabalhr para a Microsoft, para o nivel de gestão de produto ou algo similar, poderás nunca precisar de certificações cisco!

São produtos independentes, em nada comparáveis!
 
As certificações Cisco digamos que é networking puro enquanto as microsoft é sistemas. Claro que se complementam e é sempre bom saber de tudo um pouco mas as empresas cada vez mais procuram técnicos especializados, portanto... Eu tou a terminar o CCNA e por acaso o meu estágio até é mais virado para sistemas; no entanto esta parte vem por acréscimo pois pretendo seguir para a certificação CCNP. Então se arranjasse uma empresa a pagar o que o OrtodoX disse era perfeito!
 
pelo que oiço dizer as certificações cisco são mais bem pagas que as da Microsoft mas em Portugal arranja-se com mais facilidade emprego com as certs Microsoft!

quanto ao que o ortodoX disse sobre a renumeração mensal acho que isso são valores por baixo, pois já "ouvi dizer" que mesmo em Portugal um CCNA ronda os 1500 euros se demonstrar competências mas posso estar enganado!?
quando ao ccnp é mais puxado e o ccie nem se fala! a malta costuma dizer que o ccie é o equivalente a um doutoramento em redes e precisas de experiência ... e ganhas bem mais do que 3500 euros, eu já ouvi falar em 5000 euros ...
.... mas também pode ser boato! LOL

confirmam isto ?
:004:
 
Gostava de ter formação em HPUX, no Porto alguém sabe onde existe?

Quanto à pergunta inicial, já te responderam e muito bem. Se queres Networking força po CCNA e se possível CCNP. Se gostas de SO, Servidores Microsoft, força po MCSE.
As duas coisas, só se gostares muito de estares por dentro de tudo, mas duvido que uses todos os conhecimentos numa função só.
 
Já agora será que alguém me podia esclarecer uma dúvida..

O CCNA é válido por 3 anos e tem que se renovar ou tirar o CCNP até aqui tudo bem..

Mas depois também vi que o CCNP é válido por 3 anos.. e depois tem que se tirar ou o CCIE ou renovar.. a minha questão é o CCNP são 4 exames, se eu não quiser o CCIE, passados 3 anos do CCNP tenho que fazer os 4 exames outra vez??

Cumps e obrigado.
 
Agora é preciso perceber pq as certificações de Cisco tem valor no mercado. Cisco obriga as empresas que querem parceria (Golden ou Silver) para contratar um certo numero de tecnicos certificados. por exemplo parceria Golden = 4 CCIE + 4 CCNP + 8 CCNA + 8 SALES (Pode consultar essa informação no site da Cisco)
Pq a parceria é importante para empresas na area de networking ?parceria da melhores condiçoes de compra e descontos ate 42% ,as vezes mais. portanto num volume de compras anual de 10 milhoes de euros , empresa "poupa" 4-5 milhoes ; e ainda recebem bonus (rapel) se atingirem um determinado volume de vendas por ano.
Conclusão : há muita empresa que precisa pessoal certificado de Cisco , CCNP e CCIE principalmente . CCNA é bom tirar por causa de nivel de conhecimento e para seguir para CCNP , mas as empresas normalmente preenchem essa quota (de CCNA) com o proprio pessoal de quadros,que mandam certificar . as vezes é preciso tambem ,porque o CCNA que tira o CCNP deixa de contar como CCNA.
 
ccna 750€
ccnp 1000 - 1500
ccie 3k,4k,5k,6k...

há sempre variações consoante a experiência.. não é nada fixo.. mas ccna n se ganha nada de jeito. andas por aí e fazes instalações e avarias no field. e mesmo sem ccna e tiveres eng. informatica (recem-licenciado) e enveredares pelo networking grande parte mama com field.. uns anos.. até aumentar o nível de certificação..

qualquer certificação é boa. depende do produto que vais trabalhar só isso. mcse se mexes em redes microsoft, mc"whatever" se quiseres desenvolver aplicações para sistemas microsoft, tiras linux se mexers em linux.. and so on...
as certificações deixam-te entrar no mercado sem dúvida. mas o ideal é tirar as certificações porque se tem experiencia. se não tens essa experiencia vais ter de passar por muito e estudar muito. ccnp.. ccvp.. dureza.. não é "à grande". cada um tem a sua maneira de se certificar... para mim a certificação vem de um modo natural.. vem porque mexes todo o dia na "chicha"...
é a vida..
bom estudo ;)
 
Última edição:
Agora é preciso perceber pq as certificações de Cisco tem valor no mercado. Cisco obriga as empresas que querem parceria (Golden ou Silver) para contratar um certo numero de tecnicos certificados. por exemplo parceria Golden = 4 CCIE + 4 CCNP + 8 CCNA + 8 SALES (Pode consultar essa informação no site da Cisco)
Pq a parceria é importante para empresas na area de networking ?parceria da melhores condiçoes de compra e descontos ate 42% ,as vezes mais. portanto num volume de compras anual de 10 milhoes de euros , empresa "poupa" 4-5 milhoes ; e ainda recebem bonus (rapel) se atingirem um determinado volume de vendas por ano.
Conclusão : há muita empresa que precisa pessoal certificado de Cisco , CCNP e CCIE principalmente . CCNA é bom tirar por causa de nivel de conhecimento e para seguir para CCNP , mas as empresas normalmente preenchem essa quota (de CCNA) com o proprio pessoal de quadros,que mandam certificar . as vezes é preciso tambem ,porque o CCNA que tira o CCNP deixa de contar como CCNA.

Desculpem desenterrar este tópico:lol:

Mas isto que disses-te interessou-me, porque no ano passado em Novembro fiz o CCNA. Sabes por ventura quais são essas empresas que tem parceria com a Cisco? É que dessa maneira podia tentar enviar o meu currículo para elas.
 
Desculpem desenterrar este tópico:lol:

Mas isto que disses-te interessou-me, porque no ano passado em Novembro fiz o CCNA. Sabes por ventura quais são essas empresas que tem parceria com a Cisco? É que dessa maneira podia tentar enviar o meu currículo para elas.

Experimenta a Convex, Novabase, Accenture, PrimeIT... ou vais a ITjobs.com e faz uma procura.
A Convex penso que tem uma grande quantidade de certificados, senão a que tem mais no país...
 
Para quem ja' tirou CCNA, quais e' que sao os conhecimentos que são necessarios para se tirar o CCNA, e' preciso o basico tcp/ip ? convem ja ter + conhecimentos? Obrigado
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo