CLEARTYPE FONT - Sim ou Não

Usas Cleartype Font ? ? ?


  • Total voters
    63
Para quem não sabe ler, ou para quem ainda não percebeu, o ClearType É para TFT/LCD e NÃO para CRT.

ClearType improves readability on color LCD displays with a digital interface, such as those in laptops and high-quality flat panel displays. Readability on CRT screens can also be somewhat improved.

Se repararem na ultima parte da frase, diz que pode melhorar nos CRT, mas não dá certezas, apenas diz que pode melhorar.
 
Bom, comecei agora a usar, atrofia-me bastante a visão, a leitura e tudo mais, mas julgo que é algo que se tem de ter paciência uma vez que melhora a visibilidade e não causa tanto esforço nos olhos. Paciência, é uma questão de tempo até nos habituarmos.


Edit: Como sou muito teimoso, ainda vou voltar a por standard, e tenho um TFT.. enfim, atrofia-me muito, apesar de eu achar que melhora, devido a ser também superstigioso vou acabar or desistir. Penso que me afecta o meu ambiente de trabalho.
 
Última edição:
Até agora utilizei sempre sem saber.

Tenho um CRT e noto diferença.
Prefiro com ClearType, mas deve ser mais por estar habituado.
 
Última edição:
Quando passei para o Windows XP demorei algum tempo a fazer a transição. E tal como alguns de vocês, usava o ClearType e passado umas horas tirava outra vez. Até que deixei vários dias seguidos e agora é a primeira coisa que activo quando instalo o Windows. É indispensável!

Pessoal, para quem fala de cores e não sei quê mais à volta das letras... CALIBREM primeiro o ClearType. Tal como ele está por definição é horrível e até lixa a vista toda. Ponham isso em RGB e o mais escuro possível. Vão notar a diferença.

Ah, e uso um écrã CRT. Mas num TFT a diferença é obviamente mais benéfica e flagrante!

G85: tens que perseverar! ;)
 
re:

Tenho um SyncMaster 957MB 19' para quem não sabe.

Um dos grandes problemas que tinha com a utilização do mesmo... era a resolução aumentar e as letras ficarem menos visiveis.... graças este software posso dizer que melhorou a qualidade da letras.

Configurando quer por activex na pagina que pelo powertoy... consegui bons resultados com isto.

Claro que noto diferença entre os dois, mas posso dizer que isto é mesmo indespensável, mesmo em CRT's com um dotpitch 2.0.

Nos LCD's e TFT's com dotpitch > 2.67~ a diferença ainda será maior.

Ainda nao utilizei o windows vista mas espero que esta funcionalidade venha já embutida com a instalação. Pois com o tamanho a resoluções que se utilizam nos dias de hoje...

*Já agora eu não tive qualquer tipo de problemas em relação as cores estranhas que aparecem nos CRT's.
 
A escolha entre anti-aliased fonts ou não é como a escolha entre FSAA ou não. Quem gostar use. Não existe melhor nem pior. Eu sinceramnte não uso, pq se já acho o font anti-alias de apps prós intolerável, nem vale a pena opinar sobre um OS hack. Mas calhando eu tbm digo isso pq tendo o monitor calibrado sempre a partir de contrast 100%, é dificil não ver a cagada que os anti-aliases manhosos fazem...
 
A escolha entre anti-aliased fonts ou não é como a escolha entre FSAA ou não. Quem gostar use. Não existe melhor nem pior. Eu sinceramnte não uso, pq se já acho o font anti-alias de apps prós intolerável, nem vale a pena opinar sobre um OS hack. Mas calhando eu tbm digo isso pq tendo o monitor calibrado sempre a partir de contrast 100%, é dificil não ver a cagada que os anti-aliases manhosos fazem...
Opinar sobre um quê? :freak3: :confused:

De que é que tás a falar, meu? Desde quando é que a tecnologia ClearType é um hack?
 
Back
Topo