Código Fechado = 500 milhões de euros de multa ???

A Microsoft deveria ceder informação aos seus concorrentes?


  • Total voters
    257
crossroads disse:
Alguns de vcs parece que não quer perceber...

Lembrem-se do Firefox. Antes dele o IE dominava. Tinha estagnado na versão 6 há já alguns anos. Havia outros browsers, como o Opera, mas nunca apareceu um verdadeiramente massificado como o FF. Qd o FF saiu a MIcrosoft viu que estava a ficar deixada para trás e saiu com uma nova versão 7. Sinceramente acho que se o FF nunca tivesse saído, não haveria versão 7 ou coisa que o valha. Com todos os problemas que isso acarreta. Ou então, no máximo haveria uma nova versão qd saísse uma nova versão do SO... de x em x anos. Ou seja, não há inovação pq a Microsoft não é levada a inovar pq está confortávelmente sentada no seu trono. Quem perde é o cliente claro.

É certo que a concorrência é sempre de saudar, mas daí a afirmar que o IE não iria progredir se o Firefox não se massificasse.. a Microsoft saltou directamente do 1.x para o 5.x sem inovar :joker:

crossroads disse:
Até porque ela não faz metade do software que o pessoal corre no Windows. Era começar a ver o pessoal todo a procurar alternativas. Se a Microsoft só começasse a correr software da MS seria giro começar a software houses a produzir software apenas para Linux e Mac. Isso seria um boost para aqueles SO.

Tens a mínima noção do que acabaste de dizer? Ou achas que o mercado da Microsoft é apenas o do pessoal que joga? Microsoft Office, Microsoft Exchange, Windows Mail, SQL Server, diz-te alguma coisa?

O Linux e as alternativas open-source já tiveram mais que tempo (e empurrões) para se afirmarem, infelizmente o papão Microsoft continua a criar barreiras intransponíveis no mercado. :-D

Deve ser o chamado "sistema" mas na versão software.
 
O contrário também se aplica, nao é facil aceder a um pc linux com o windows. De quem é a culpa também? Vao andar de cada lado a apontar o dedo para o outro?

Se tivessem implementado o modelo OSI como devia ser em vez de andarem com "atalhos"...

Se o Linux/Unix quer que outros sistemas operativos sejam compatíveis com estes, nomeadamente, acederem à sua rede, cabe a eles desenvolverem facilidades para isso. Assim, cabe ao Unix/Linux/etc desenvolver algo para o SO windows que lhe permita o acesso. Se não daqui a pouco desenvolvo um protocolo qq e vou-me keixar q a m$ n o implementa. Não! Eu pego no meu protocolo e desenvolvo um "driver" para windows. Da mesma forma que se eu kizesse q o Linux/Unix usasse o meu protocolo, cabia-me a mim a permitir isso, n é ficar à espera q a Linux seja obrigada a faze-lo.

Agora, no oposto, no acesso de outros SO ao windows, a m$ não quer que isso seja possível, ou pelo menos facilitado.

Como programador posso-te garantir que o modelo OSI é implementado em ambos os SO.
 
Eu penso que a M$ deveria pelo menos divulgar parte do código que permitisse aos seus concorrentes correr software especificamente para windows em outras plataformas

isso não é lógico...
esse trabalho é das empresas que desenvolvem aplicações e não das que desenvolvem os SO. essas têm acesso às informações necessárias para desenvolverem aplicações para multiplataformas... se não ha para mac ou linux é porque não quiseram desenvolver...
 
Se multassem por cada máquina vendida vir por defeito instalada com um OS da Microsoft, sem dar a liberdade ao consumidor de optar (e pagar menos 100€ pelo menos no preço da máquina) assim sim estava totalmente de acordo...

Agora por questões de software sobre WMP e IE ou sobre questões internas relativas ao funcionamento do OS própriamente dito, n concordo nem um pouco q peguem na Microsoft por isso... (o OS é deles e têm todo o direito de "escolher" o q pretendem ou n ver nele, quem n gosta ou n tá satisfeito com isso vá para as alternativas existentes...)

A questão de vir com o WMP e IE instalado por defeito é uma falsa questão...muitos nem saberiam o q fazer se n tivessem esse software instalado por defeito e ninguém é obrigado a utilizá-lo, há melhores alternativas, é fazer o download, instalar e correr o q cada um quer usar, qt à concorrência de software idêntico (e algum pago), até parece q alguém ia pagar à parte para ter uma alternativa a um WMP ou IE...

Se o Windows trouxesse um suite antivirus/spyware/antispam/firewall etc por defeito (q eu concordava plenamente se fosse bom e eficaz) ia ser a mesma "choradinha" para Symantecs e outros...

Quando à uns anos atrás o grupo Volkswagen tinha o melhor motor a gásoleo (TDI) e concorrência nem vê-la, será q a UE tb multou o grupo por eles n cederem info crucial para os outros evoluirem ou por serem tão monopolistas do mercado?!...evoluiram, mas às suas custas e n a contar com info priveligiada vinda n sei de onde...

Concordo plenamente q qt mais concorrência e mais forte o Linux e o opensource estiver, melhor para nós consumidores, q teremos oportunidade de optar, agora essa evolução acontecer às custas de decisões "manhosas" e pouco coerentes é q n me parece certo (e mt menos às custas de € da Microsoft)...pode-se criticar a Microsoft por muita coisa, pode-se n gostar do monopólio q o seu OS tem nos dias q correm, mas se está nessa posição algum mérito tem de certeza...

Gosta-se muito de criticar a Microsoft por tudo e por nada, mas tenho alguma curiosidade em q patamar estariamos hoje, sem Microsoft e só com Apple a dar cartas e o "mundo maravilhoso" de Linux e do opensource (Linux se quiser chegar a algum lado, tem concentrar esforços em 2 ou 3 releases acessíveis e intuítivas para o utilizador noob e ao mesmo tempo poderosa e "adaptável" para o "geek" em vez de andarem a espalhar recursos para dezenas de releases e em q só se aproveitam 2 ou 3...)
 
Última edição:
Se multassem por cada máquina vendida vir por defeito instalada com um OS da Microsoft, sem dar a liberdade ao consumidor de optar (e pagar menos 100€ pelo menos no preço da máquina) assim sim estava totalmente de acordo...
tu podes perfeitamente fazer isso.
são muitas as lojas de informatica q montam um PC sem SO.
agoira há dias recebi um panfleto publicitario da *****, em q o PC tras o FreeDos.
queres Windows mais 100€.

qt ao resto até concordo contigo. claro a malta agora quer tudo "free" :002:.
 
tu podes perfeitamente fazer isso.
são muitas as lojas de informatica q montam um PC sem SO.
agoira há dias recebi um panfleto publicitario da *****, em q o PC tras o FreeDos.
queres Windows mais 100€.

qt ao resto até concordo contigo. claro a malta agora quer tudo "free" :002:.

Eu sei q se pode fazer isso, mas é a excepção e n a regra...qd refiro esta situação estou-me a lembrar de marcas (HP, Dell, City Desk ou Tsunami por exemplo)... ;)

Claro q uma ou outra destas até já o faz, mas por iniciativa, pois se tivesse à espera q alguém actuasse....é daquelas coisas q já devia ter sido regulado à uns bons anos...e talvez hoje a posição do opensource fosse outra...

É por estas e outras q n posso concordar de maneira nenhuma com o "facturar" por causa de código de um OS ou "bitaites" por causa de WMP e IE, quando existem situações bem mais graves neste monopólio ...
 
Agora por questões de software sobre WMP e IE ou sobre questões internas relativas ao funcionamento do OS própriamente dito, n concordo nem um pouco q peguem na Microsoft por isso... (o OS é deles e têm todo o direito de "escolher" o q pretendem ou n ver nele, quem n gosta ou n tá satisfeito com isso vá para as alternativas existentes...)

Em 2 posts anteriores mencionei que para alguém fazer um produto para um determinado mercado, tem que seguir determinadas regras, não podem chegar e fazer como quiserem, estas regras estão escritas e têm de ser respeitadas. Isto não é difícil de perceber, por isso não podes usar esse argumento de "isto é meu, por isso faço à minha maneira", isto só serve para consumo interno, se fizeres um produto comercial tens que seguir determinadas regras.


Quando à uns anos atrás o grupo Volkswagen tinha o melhor motor a gásoleo (TDI) e concorrência nem vê-la, será q a UE tb multou o grupo por eles n cederem info crucial para os outros evoluirem ou por serem tão monopolistas do mercado?!...evoluiram, mas às suas custas e n a contar com info priveligiada vinda n sei de onde...

Existe uma enooooooorme diferença, em que é que as outras marcas dependiam da VW para fabricarem os seus carros... em nada, logo a VW não tinha que libertar menhuma informação, mas se calhar até libertava informação para fabricantes de amortecedores, ou de pneus, ou de jantes, e isto porquê? Porque lhes interressava.


Gosta-se muito de criticar a Microsoft por tudo e por nada, mas tenho alguma curiosidade em q patamar estariamos hoje, sem Microsoft e só com Apple a dar cartas e o "mundo maravilhoso" de Linux e do opensource (Linux se quiser chegar a algum lado, tem concentrar esforços em 2 ou 3 releases acessíveis e intuítivas para o utilizador noob e ao mesmo tempo poderosa e "adaptável" para o "geek" em vez de andarem a espalhar recursos para dezenas de releases e em q só se aproveitam 2 ou 3...)

Eu também tenho essa curiosidade... eu acho que estariamos mais evoluidos, pois não tinhamos que estar à espera que a M$ lhe apetecesse lançar um produto novo para evoluirmos. Como a m$ em a maioria do mercado se não lhe convier que determinada tecnologia saia para o consumidor ela não a incorpora no Win e ficamos menos evoluidos.
O maior problema do Linux é a falta de suporte do hardware, se a M$ não dominasse, seria bem mais fácil instalar o Linux, pois havia suporte para hardware como há hoje para o Windows.
 
Eu também tenho essa curiosidade... eu acho que estariamos mais evoluidos, pois não tinhamos que estar à espera que a M$ lhe apetecesse lançar um produto novo para evoluirmos. Como a m$ em a maioria do mercado se não lhe convier que determinada tecnologia saia para o consumidor ela não a incorpora no Win e ficamos menos evoluidos.
O maior problema do Linux é a falta de suporte do hardware, se a M$ não dominasse, seria bem mais fácil instalar o Linux, pois havia suporte para hardware como há hoje para o Windows.

sendo o Linux aquele SO tão bom e evolutivo como dizem, parece incrivel como ainda não melhorou em diversos aspectos entre os quais ser mais "userfriendly".

e com esta treta toda não há nenhum SO q faça concorrencia ao da M$.
 
sendo o Linux aquele SO tão bom e evolutivo como dizem, parece incrivel como ainda não melhorou em diversos aspectos entre os quais ser mais "userfriendly".

e com esta treta toda não há nenhum SO q faça concorrencia ao da M$.

Não sei se já instalas-te alguma distribuição de Linux, eu já e não foi mais difícil que a do Windows sendo até mais rápida e cómoda (só o teres de introduzir a porcaria da licença é uma seca, faz 3/4 reboots para se instalar), o problema surje depois quando queres um driver para uma placa gráfica ou para o modem ADSL, etc.

O facto de o Windows ser o SO mais vendido não faz dele o melhor, normalmente o produto que vinga no mercado não é o melhor mas sim o que sabe aproveitar melhor o marketing, por exemplo, aqui à uns anos, o sistema de video que vingou foi o VHS porque a Sony apostou neste sistema e fez uma campanha de marketing, no entanto o sistema Betacam (ainda hoje utilizado para fins profissionais) que era melhor desapareceu para o mercado caseiro. O próprio PC vingou sobre o Mac, porque a IBM deixou que fossem feitos clones e a Apple não deixou clonar o MAc, conclusão o mercado está 90% para PC 10% para Mac, e nessa altura o MAc era melhor que o PC (e o amiga também era melhor) mas foi o PC que vingou.
 
Não sei se já instalas-te alguma distribuição de Linux, eu já e não foi mais difícil que a do Windows sendo até mais rápida e cómoda (só o teres de introduzir a porcaria da licença é uma seca, faz 3/4 reboots para se instalar), o problema surje depois quando queres um driver para uma placa gráfica ou para o modem ADSL, etc.

O facto de o Windows ser o SO mais vendido não faz dele o melhor, normalmente o produto que vinga no mercado não é o melhor mas sim o que sabe aproveitar melhor o marketing, por exemplo, aqui à uns anos, o sistema de video que vingou foi o VHS porque a Sony apostou neste sistema e fez uma campanha de marketing, no entanto o sistema Betacam (ainda hoje utilizado para fins profissionais) que era melhor desapareceu para o mercado caseiro. O próprio PC vingou sobre o Mac, porque a IBM deixou que fossem feitos clones e a Apple não deixou clonar o MAc, conclusão o mercado está 90% para PC 10% para Mac, e nessa altura o MAc era melhor que o PC (e o amiga também era melhor) mas foi o PC que vingou.

eu não disse q o SO da M$ é melhor.
já tive neste PC o linux há já uns bons anos e não gostei nada.
instalar o linux não foi nada fácil mesmo, agora instalar um SO Windows 2000 ou superior é fácil.
eu sem perceber "peva" formatei o meu PC, agora se me vieres falar de windows 98, ME e 95 já sei que não é pera doce pra um noob (como eu:002:) instalar.
o Mac acho piada e até é simples.

é preciso é q apareca concorrencia, coisa q não há :-D
 
eu não disse q o SO da M$ é melhor.
já tive neste PC o linux há já uns bons anos e não gostei nada.
instalar o linux não foi nada fácil mesmo, agora instalar um SO Windows 2000 ou superior é fácil.
eu sem perceber "peva" formatei o meu PC, agora se me vieres falar de windows 98, ME e 95 já sei que não é pera doce pra um noob (como eu:002:) instalar.
o Mac acho piada e até é simples.

Mas se fores agora instalar o Linux vais ver que está mais fácil.

é preciso é q apareca concorrencia, coisa q não há :-D

E a M$ faz tudo para que não haja, é por isso que foi multada.
 
Em 2 posts anteriores mencionei que para alguém fazer um produto para um determinado mercado, tem que seguir determinadas regras, não podem chegar e fazer como quiserem, estas regras estão escritas e têm de ser respeitadas. Isto não é difícil de perceber, por isso não podes usar esse argumento de "isto é meu, por isso faço à minha maneira", isto só serve para consumo interno, se fizeres um produto comercial tens que seguir determinadas regras.

Já agora convém q a concorrência (Apple) tb siga essas regras e n esteja à espera dos € (Linux) das multas da MS para evoluir e chegar a algum lado... :-D

Existe uma enooooooorme diferença, em que é que as outras marcas dependiam da VW para fabricarem os seus carros... em nada, logo a VW não tinha que libertar menhuma informação, mas se calhar até libertava informação para fabricantes de amortecedores, ou de pneus, ou de jantes, e isto porquê? Porque lhes interressava.

E onde é q Linux depende da informação disponibilizada pela MS para evoluir no sentido certo....?!...os defeitos q eu aponto a Linux, nada têm a ver com as incompatibilidades com aspectos do OS da MS, mas sim um OS mais completo em termos de drivers (nisso a culpa da MS é ter mt mais mercado) mas n é a MS q tem de abdicar ou ceder quota, é sim o Linux q tem de apresentar algo mais sólido e intuitivo para o noob (q cada vez q se espirre o OS fique no mesmo sítio), de modo a convencer quer consumidores, quer fabricantes de hardware e software q o q ali está é REALMENTE uma alternativa a um OS da MS e de borla... :D (e antes q digas algo, tenho o Suse 10.2 instalado e vejo regularmente as releases de ubuntu e kubuntu... ;) )

Eu também tenho essa curiosidade... eu acho que estariamos mais evoluidos, pois não tinhamos que estar à espera que a M$ lhe apetecesse lançar um produto novo para evoluirmos. Como a m$ em a maioria do mercado se não lhe convier que determinada tecnologia saia para o consumidor ela não a incorpora no Win e ficamos menos evoluidos.
O maior problema do Linux é a falta de suporte do hardware, se a M$ não dominasse, seria bem mais fácil instalar o Linux, pois havia suporte para hardware como há hoje para o Windows.

Pois eu acho q n estariamos, terias q esperar pela vontade da Apple q só faz o q quer e como quer e com a comunidade Linux e o opensource a puxar cada um para seu lado, dúvido seriamente q estivessemos mais avançados...

Qt ao resto já é teoria da conspiração a mais para mim, embora haja medidas a tomar como as q referi antes para haver mais concorrência, n me parece q pegar em WMP, IE e código interno do OS seja a maneira mais credível para o fazer, se a MS domina foi pq se chegou à frente e tem mérito na posição q ocupa, n digo q n tenham tido acções menos leais com a concorrência, mas acho q já fizeram mt para a realidade q temos hj em dia e acho um pouco ingrato usar tudo e mais alguma coisa para se criticar e usar argumentos como "se a MS n dominasse..."

Se eles n dominassem levávamos com a Apple q se já são assim com nicho de mercado, imagino com monopólio (só compravas o hardware q eles te quisessem vender :-D ) ou levavamos com comunidade opensource cada um a puxar para o seu lado e imagino a evolução q isso n seria, isto de borla é tudo mt bonito, mas ninguém trabalha para aquecer...
 
Última edição:
Qt ao resto já é teoria da conspiração a mais para mim, embora haja medidas a tomar como as q referi antes para haver mais concorrência, n me parece q pegar em WMP, IE e código interno do OS seja a maneira mais credível para o fazer, se a MS domina foi pq se chegou à frente e tem mérito na posição q ocupa, n digo q n tenham tido acções menos leais com a concorrência, mas acho q já fizeram mt para a realidade q temos hj em dia e acho um pouco ingrato usar tudo e mais alguma coisa para se criticar e usar argumentos como "se a MS n dominasse...", se eles n dominassem levávamos com a Apple q se já são assim com nicho de mercado, imagino com monopólio ou levavamos com comunidade opensource cada um a puxar para o seu lado e imagino a evolução, isto de borla é tudo mt bonito, mas ninguém trabalha para aquecer...

epah, disseste tudo :x2:.
M$ está onde está por merito proprio. a concorrencia se quiser q se chegue há frente.
os Linux é prai uma caldeirada de versões, lá está: tudo a puxar pro seu lado.

e as famosas borlas: a malta tem de perceber q nem tudo pode ser gratuito.
eu não vivo o meu dia dia de forma gratuita, consumo = pago.
se tudo na vida fosse "free" teria todos os ferraris, lamborghinis, rolls e umas cubatas pelo mundo fora ... mas a vida não é assim.
 
Como programador, o TCP/IP é um stripdown do modelo OSI. Basta comparar as camadas de ambos!
Redes não é o meu forte (estou no desenvolvimento de interfaces), mas fui "obrigado" a aprender alguma coisa disto:P

http://msdn2.microsoft.com/en-us/library/ms797342.aspx

Tanto usas TCP/IP em windows como Linux, por isso não tem nada a ver com os sistema operativo. Se analizares bem, o modelo OSI contempla o trabalho feito pelos routers/etc. No sistema operativo, e esta é a razão pela qual o TCP/IP é usado na maioria dos casos e em todos os SO, tem a ver com a partir de onde tens informação relevante e suficiente para trabalhares... Nada te interessa receberes tramas de dados e teres de organiza-las, manteres janelas temporais, ou até mesmo andares a mandar ACKs e NAKs :P

Isto é independente do SO. Já fiz "mini servidores http" em linux/unix, e faria-os da mesma forma em windows :)

Mas não vamos alongar esta conversa, pq está mto offtopic.
 
Última edição:
Já agora convém q a concorrência (Apple) tb siga essas regras e n esteja à espera dos € (Linux) das multas da MS para evoluir e chegar a algum lado... :-D
Obviamente, eu não estou contra a M$, estou contra o monopólio, seja da M$, seja da Apple, seja Linux, seja o que for.


E onde é q Linux depende da informação disponibilizada pela MS para evoluir no sentido certo....?!

Não é o Linux, é quem quer programar para Windows, não tem as condições todas porque a M$ esconde algumas só para ela, é esta maneira de proceder que eu não concordo e para mim quem sobe na vida (até pode ser o homem mais rico do mundo) assim não vale nada e se calhar não tem o valor que lhe apontam, o reinado da M$ começou com o roubo de código à Apple.

...os defeitos q eu aponto a Linux, nada têm a ver com as incompatibilidades com aspectos do OS da MS, mas sim um OS mais completo em termos de drivers (nisso a culpa da MS é ter mt mais mercado) mas n é a MS q tem de abdicar ou ceder quota, é sim o Linux q tem de apresentar algo mais sólido e intuitivo para o noob (q cada vez q se espirre o OS fique no mesmo sítio), de modo a convencer quer consumidores, quer fabricantes de hardware e software q o q ali está é REALMENTE uma alternativa a um OS da MS e de borla... :D (e antes q digas algo, tenho o Suse 10.2 instalado e vejo regularmente as releases de ubuntu e kubuntu... ;) )
desculpa, mas vou dizer algo, eu acho que se o Linux tivesse mais mercado estaria mais fácil de instalar, não foi isso que aconteceu com o Windows? Com o tempo tem sido mais fácil de usá-lo, repara que o Windows já existe desde 1980 e qualquer coisa e tem evoluido como é natural.

Pois eu acho q n estariamos, terias q esperar pela vontade da Apple q só faz o q quer e como quer e com a comunidade Linux e o opensource a puxar cada um para seu lado, dúvido seriamente q estivessemos mais avançados...
Mas aí é que está o problema, vista curta, mas porquê a Apple? Porquê um monópolio? Se a Apple tivesse o mercado da M$ era a mesma coisa, só mudavam as moscas, agora o que eu me debato é precisamente contra monopólios.
Pegando no exemplo do VHS e do Betacam que eu dei noutro post, embora o Beta fosse melhor toda a gente usava VHS, mas não havia nenhuma marca impedida de fabricar este sistema, como foi o sistema que vingou toda a gente fabricava, não havia uma a tentar fazer à maneira dela e como queria e quando queria, quando uma marca lançava uma nova função as outras logo a seguir lançavam produtos com essas mesmas funções e assim por diante. E tu podias gravar uma cassete numa marca e sabias que podias ver essa cassete em qualquer outra marca. Era isto que eu gostava de ver nos computadores, por exemplo tens a Macromedia que tem versões para Windows e Mac, tanto podes trabalhar um ficheiro em Windows como em Mac.

Qt ao resto já é teoria da conspiração a mais para mim,

não é teoria da conspiração, é a realidade do mercado, como a M$ tem 90% dor mercado os fabricantes não se procupam em fazer drivers para outros sistemas, logo estás a ficar limitado na escolha de SO, as editoras de jogos só os fazem para windows, llogo se quiseres jogar tens de ter o Windows. O ideal era um sistema como o Java, em que podes fazer um programa em qualquer SO e tens a certeza que funciona em todos os outros SO.

Se eles n dominassem levávamos com a Apple q se já são assim com nicho de mercado, imagino com monopólio (só compravas o hardware q eles te quisessem vender :-D )
Visto por este prisma em que alguém tem que ter o monopólio, a Apple era bem pior, não só ficava agarrado ao SO como ao Hardware, eles não deixam mais ninguém fabricar Macs, se calhar nem uma pendrive podias usar, só as deles.

ou levavamos com comunidade opensource cada um a puxar para o seu lado e imagino a evolução q isso n seria, isto de borla é tudo mt bonito, mas ninguém trabalha para aquecer...

Como já deves ter percebido eu não defendo monopólios, porque a evolução é sempre mais lenta, é só quando eles querem e lhes dá jeito. No entanto o Linux com tantas distribuições seria sempre mais difícil de haver um monopólio, se uma distribuição não evoluisse ficava para trás em vez de ser como agora que se a M$ não evolui nós ficamos à espera.
 
epah, disseste tudo :x2:.
M$ está onde está por merito proprio.
e com algumas vifgarices pelo meio, se isso para ti não te importa, tudo bem, mas normalmente com vigarices não se evolui tão rápido.

e as famosas borlas: a malta tem de perceber q nem tudo pode ser gratuito.
eu não vivo o meu dia dia de forma gratuita, consumo = pago.
se tudo na vida fosse "free" teria todos os ferraris, lamborghinis, rolls e umas cubatas pelo mundo fora ... mas a vida não é assim.

Não sei se sabes mas o Linux é 100% gratuito, logo existe o gratuito com qualidade, 90% dos software que se usa é "gratuito"(pirateado), mas nem sequer era isso que se estava a discutir mas sim o facto de um monopólio (gratuito ou não) não deixar que outros possam também competir com lealdade.
 
Back
Topo