Como Começar???

Na minha Opinião acho que é mesmo bom mazé ires ganhar umas bases em português pk assim compreendes logo melhor a ligação entre os vários comandos. Eu não comecei assim comecei mesmo com HTML e apenas agr é que estou "no curso técnológico de informática" XD, mas pá aconselho-te pesquisares por "Pseudocódigo" e mais tarde por "Fluxogramas".

Isso vai-te ajudar a compreender as estrturas e comandos básicos de qualquer linguagem de programação, é sempre uma boa base. Depois comessas com Pascal ou C vai-te ser útil. Mas aínda antes do Pascal ou C trabalha com HTML (páginas Web), até pk assim se chegares a um nível superior tens logo mídia pa te meteres em contacto com o mundo virtual.

Para teres noção do que é um Pseudocódigo: (no meu livro está diferente mas acho que agr é assim)

Programa Soma de 2 Valores;
Variáveis:
Valor1,Valor2:Inteiro;
Resultado:Real;
Início;
Escrever('***Programa para somar dois valores***');
Escrever('Insira dois Valores');
Ler(Valor1,Valor2);
Resultado<--Valor1+Valor2
Escrever('A Soma de:',Valor1,'com:',Valor2,'vai dar:',Resultado);
Escrever('Este Programa foi feito por Cristiano e está protegido por direitos 2005')
Fim


_____


Ora vejamos.

A Primeira linha é só um nome do programa, a Segunda inicia a listagem das variáveis (ja deste concerteza em matmática ou assim o que variáveis são). A Treceira Linha mostra duas Variáveis que o utilizador vai escolher, neste caso elas pertencem ao grupo dos Inteiros não são maiores portanto que 37.000... (não sei ao certo o número). Na 4ª Linha está então a Variável que vai ser o resultado da soma das primeiras duas variáveis, (tu podes dar a uma variável o nome que quiseres).

A quinta linha começa o programa em si. Todos os comandos "Escrever(...);" mostram no ecrã aqui que está escrito entre os parêntesses (é um comando de output portanto). Todos os "Ler(...) são de input ou seja o utilizador vai escrever qualquer coisa ali, neste caso ele vai escolher quais os valores das variáveis. Depois passamos para um processamento que é o cálculo das variáveis, necessita sempre de: Variável1<--Variável2'operação qualquer'Variável3 ; isto podes fzr os cálculos que quiseres podes até meter mesmo números Inteiros ali.

Depois no comando Escrever tb podes mostrar os números podndo os nomes das variáveis seprados por "," dos textos sendo que os textos estão sempre entre " ' ".

Espero que ajudou, fluxogramas aki é mais dificl de explicar pk é com base em Desenhos e figuras geométricas tudo numa certa ordem... emfim boa sorte!
 
Back
Topo