Artigo/Análise Como ter sinal excelente 4G em zona de pouco sinal

Boas pessoal, encontrei este tópico aqui e decidi escrever a ver se alguém me aconcelha, ou me diga se já passou pelo mesmo e se conseguiu encontrar alguma solução...

Tenho Internet satélite NOS e sempre usei o router Huawei B310s-22 que é dos piores aparelhos que existe no mercado, tenho serviço de 40 Megas mas se conseguir 10%, ou seja 4mb/s já é muito...

Contudo, à uns tempos depois de uma chamada com um técnico NOS devido a queixas minhas de problemas de velocidade, este me recomenda comparar um router Hotspot 4g para ver se melhorava o sinal, então tive a ideia de colocar o cartão SIM do router no meu telefone POCO X3 PRO e fazer partilha HOTSPOT para os meus dispositivos e voi-la, consegui obter uma velocidade, apesar de instável, de 40mb/s durante todo o tempo de utilização, ainda hoje continua, realmente fiquei admirado e pensava que tinha encontrado a solução para o meu problema... Até porque nunca tive problema com dados móveis...

Fui ao site da NOS e encomendei o router 4g que tem disponível, 50€ gastos que pensei que fossem resolver o meu problema, visto que pensei que o router conseguia "imitar" o telemóvel e que iria conseguir obter uma largura de banda maior... Mas estava enganado, o router Hotspot melhorou sim a velocidade, mas continua tudo instável e a velocidade máxima nem vê-la, mas se fizer o HOTSPOT pelo telemóvel, a velocidade é excelente,tanto que quando preciso de uma velocidade maior seja para o que for troco o cartão para o telemóvel e faço a partilha de Internet, contudo não é uma boa prática pois estou a sobrecarregar constantemente o telefone, como estou também a desgastar o cartão...

Alguém consegue me explicar o porquê de no telefone a rede conseguir ser muito melhor do que no router HOTSPOT?

Existe uma explicação para o facto de não conseguir obter velocidades iguais às do telemóvel no router, visto que são ambos 4g e fazem o Hotspot da mesma forma?

Se alguém tiver passado pelo mesmo e tiver chegado a alguma conclusão concreta, agradecia o feedback :))

Porque o hotspot quase de certeza que não agrega bandas e o telemóvel agrega. Um hostspot de 50 paus não será melhor que o huawei b310, que realmente é muito fraquinho

Boas pessoal, encontrei este tópico aqui e decidi escrever a ver se alguém me aconcelha, ou me diga se já passou pelo mesmo e se conseguiu encontrar alguma solução...

Tenho Internet satélite NOS e sempre usei o router Huawei B310s-22 que é dos piores aparelhos que existe no mercado, tenho serviço de 40 Megas mas se conseguir 10%, ou seja 4mb/s já é muito...

Contudo, à uns tempos depois de uma chamada com um técnico NOS devido a queixas minhas de problemas de velocidade, este me recomenda comparar um router Hotspot 4g para ver se melhorava o sinal, então tive a ideia de colocar o cartão SIM do router no meu telefone POCO X3 PRO e fazer partilha HOTSPOT para os meus dispositivos e voi-la, consegui obter uma velocidade, apesar de instável, de 40mb/s durante todo o tempo de utilização, ainda hoje continua, realmente fiquei admirado e pensava que tinha encontrado a solução para o meu problema... Até porque nunca tive problema com dados móveis...

Fui ao site da NOS e encomendei o router 4g que tem disponível, 50€ gastos que pensei que fossem resolver o meu problema, visto que pensei que o router conseguia "imitar" o telemóvel e que iria conseguir obter uma largura de banda maior... Mas estava enganado, o router Hotspot melhorou sim a velocidade, mas continua tudo instável e a velocidade máxima nem vê-la, mas se fizer o HOTSPOT pelo telemóvel, a velocidade é excelente,tanto que quando preciso de uma velocidade maior seja para o que for troco o cartão para o telemóvel e faço a partilha de Internet, contudo não é uma boa prática pois estou a sobrecarregar constantemente o telefone, como estou também a desgastar o cartão...

Alguém consegue me explicar o porquê de no telefone a rede conseguir ser muito melhor do que no router HOTSPOT?

Existe uma explicação para o facto de não conseguir obter velocidades iguais às do telemóvel no router, visto que são ambos 4g e fazem o Hotspot da mesma forma?

Se alguém tiver passado pelo mesmo e tiver chegado a alguma conclusão concreta, agradecia o feedback :))
A explicação é a do @omega o telemovel tem LTE-A que agrega varias bandas e por isso faz a velocidade maxima, o B310 e outros hotspot são todos LTE Cat4 e não agregam bandas.

Provavelmente deves estar ligado na Banda 20 e deve estar saturada, como exemplo, numa determinada zona com hotspot e cartão ilimitado faço ~14Mb, já o mesmo cartão no telemóvel consigo 100Mb e em 5G 500Mb, mas com o mesmo hotspot em zonas de pouca saturação já tenho conseguido ~100Mb.

O que podes fazer é testar varias bandas com o B310 e fazer lock nessa banda, ha Firmware que permitem (ando a procurar).
Imagina que tens B3 e B20 disponíveis, em teoria a B3 dá mais velocidade se o sinal for bom e não estiver saturada a célula.

Espero ter ajudado.

Viva malta,

Troquei recentemente de casa e estou a usar rede móvel Vodafone, hotspot é o Vodafone Huawei R218h mobile, atualmente não consigo apanhar o sinal completo, mas apanho 4g:

em relação ao ISP, estou "preso" á vodafone devido a ser a opção que a empresa me disponibiliza, estive também a ver aqui alguns mapas sobre localizações de torres, e penso que a torre mais próxima da vodafone que tenho está a 5/6 kms.

Acham que trocar para outro tipo de hotspot/router que suporte SIM, ou uma antena exterior ia ajudar-me a te rmelhores velocidades?

(update)
Fiz o seguinte teste:
  • Coloquei o cartão no meu telemóvel e reparei que aí ja apanho 5G, no entanto o speed test foi quase igual..

Obrigado.

Última edição:
Acabei por continuar a escavar aqui e encontrei noutro tópico uma das sugestões do @omega , acabei por comprar o router ZTE MC888, depois dou feedback se vai melhorar em alguma coisa.

Viva malta,

comprei então o ZTE MC888, e agora consigo apanhar 5G:

asdf.png

No entanto já descobri que tenho cap a 10mb/s quando passar os 200gb.. por isso mesmo apanhando 5G mantenho as mesmas velocidades

Sabem se usando uma VPN no router poderá de alguma forma influenciar neste cap ?

10mb/s, isso é muito baixo, não será mesmo do tarifário que tens subscrito?
Infelizmente não, confirmei já nos docs da oferta, efetuando agora o teste novo mês, que o limite recomeça:

Dói saber que batendo os 200gb volto aos 10mb/s, mas nada a fazer, terá sido o acordo entre a operadora e a empresa para a qual trabalho, como atualmente só pago 10€ mês por esta internet móvel, sei que não vou encontrar melhor

Olá,
Como solução alternativa ao acima pedido, " Como ter sinal excelente 4G em zona de pouco sinal", sugiro que veja soluções mais fiáveis a nivel de ganho de sinal como no link abaixo copiado.

https://www.amazon.es/-/pt/dp/B0BB7...LYI2YOVD&psc=1&ref_=list_c_wl_lv_ov_lig_dp_it

Já uso esta solução numa casa que tenho no Alentejo de pouca conertura, Sobral da Adiça, conselho de Moura, ligada a um router 4G TP-Link MR600 e funciona muito bem, velocidades de downolad superiores a 320 mbps e de upload a 92 mbps, para um serviço Meo com 500/100 mbps Down e Up contratados.

Eu tenho 2 antenas direcionais, e na aldeia onde em campo aberto apanho 4g 2 traços com velocidades 12mb com a meo.
Já o telemovel nem se quer consigo ter rede.
A vodafone na mesma zona apanha muito melhor serviço.

Olá pessoal!
Numa casa rural em que o sinal 3g/4g dentro de casa é quase inexistente. Recomendam algum kit em que colocasse uma antena na rua e depois ligasse a um amplificador de sinal 4g para que conseguisse ter rede de telemóvel dentro de casa?

O objectivo principal era mesmo ter rede dentro de casa para conseguir fazer e receber chamadas sem cortes...

Na casa de férias não tenho rede nenhuma nem na rua.
na altura queria por um amplificador de sinal mas é caro, em tempos vi alguns a começar na casa dos 200€ + antenas e era marcas chinesas, desisti.

Depois arrisquei e comprei 2 antenas exteriores liguei a um router 4g huawei e tenho 15mb de net, Chamadas é por whattsapp.

Olá, Como solução alternativa ao acima pedido, " Como ter sinal excelente 4G em zona de pouco sinal", sugiro que veja soluções mais fiáveis a nivel de ganho de sinal como no link abaixo copiado. https://www.amazon.es/-/pt/dp/B0BB7...LYI2YOVD&psc=1&ref_=list_c_wl_lv_ov_lig_dp_it Já uso esta solução numa casa que tenho no Alentejo de pouca conertura, Sobral da Adiça, conselho de Moura, ligada a um router 4G TP-Link MR600 e funciona muito bem, velocidades de downolad superiores a 320 mbps e de upload a 92 mbps, para um serviço Meo com 500/100 mbps Down e Up contratados.

Boas
Como num sitio com pouco sinal eles deixaram contratar 500/100 ? é fibra?

Obrigado

Boas
Como num sitio com pouco sinal eles deixaram contratar 500/100 ? é fibra?

Obrigado
Boa tarde,
O contrato de fibra referido tenho em lisboa, mas uso-o na velocidade medida já explicada na casa do Alentejo, com a app MeoGo para ver tv no PC desktop e na televisão., através do router 4G mencionado, através de um cartão dados da Meo com um carregamento de 15€ para 15 dias de trafego ilimitado.

Boa tarde malta,

Tenho internet 4G da Meo e tenho má cobertura em casa. O router deles é um ZTE e pelo que tenho visto por aqui, é fraquinho.
Por isso gostava de adquirir um router melhor. Fala-se muito por aqui de agregação de bandas mas não percebo muito do assunto.
Tenho 3 router em vista e gostava de opiniões. Com qual ficaria melhor servido?

https://www.amazon.de/dp/B07RS7HM59/ref=nosim?tag=zwame03-21
https://www.amazon.de/dp/B0BYZR8T38/ref=nosim?tag=zwame03-21
https://www.amazon.de/dp/B084VQTYFW/ref=nosim?tag=zwame03-21

Recomendam outros?

Obrigado

Boa tarde malta,

Tenho internet 4G da Meo e tenho má cobertura em casa. O router deles é um ZTE e pelo que tenho visto por aqui, é fraquinho.
Por isso gostava de adquirir um router melhor. Fala-se muito por aqui de agregação de bandas mas não percebo muito do assunto.
Tenho 3 router em vista e gostava de opiniões. Com qual ficaria melhor servido?

https://www.amazon.de/dp/B07RS7HM59/ref=nosim?tag=zwame03-21
https://www.amazon.de/dp/B0BYZR8T38/ref=nosim?tag=zwame03-21
https://www.amazon.de/dp/B084VQTYFW/ref=nosim?tag=zwame03-21

Recomendam outros?

Obrigado
Viva.
Desses 3... O Huawei. B535. Há quem tenha isso, e estão satisfeitos.
Resta saber se o sinal da MEO chega aí com qualidade/potência.
Podes ter um Ferrari, mas se tens um caminho de bois... não adianta.
Vai ao cellmapper e vê que antenas MEO tens aí por perto.

O software do Huawei não é nada de especial (alguns TP-Link têm mais features), mas dá para o gasto. As antenas internas são fraquinhas, pelo que se recomenda o uso de antenas externas. Não posso comentar com conhecimento de causa acerca dos TP-Link, vejo boas consumer reviews, mas a opinião de quem percebe acerca de routers e afins é de que os routers da TP-Link deixam a desejar (o mesmo não dizem dos switches).

Aproveito a deixa para colocar o que fiz há uns dias, e que já andava para fazer há bastante tempo.
Já tinha as antenas Nedis, mas não tinha sítio apropriado para as colocar. Estavam presas a uma das vigas de forma meio atabalhoada. Depois de ver um post no reddit no r/homelab, gostei da ideia do tripé, e encomendei um para prato de satélite também da Nedis. Assim fica muito mais prático também para redireccionar as antenas, caso necessário, como quando mudei de operadora.

NlpJ5dt.jpg

wYfaZZP.jpg

DHUCgqK.jpg

UdS0ORF.jpg

Última edição:
O software do Huawei não nada de especial (alguns TP-Link têm mais features), mas dá para o gasto. As antenas internas são fraquinhas, pelo que se recomenda o uso de antenas externas. Não posso comentar com conhecimento de causa acerca dos TP-Link, vejo boas consumer reviews, mas a opinião de quem percebe acerca de routers e afins é de que os routers da TP-Link deixam a desejar (o mesmo não dizem dos switches).

Aproveito a deixa para colocar o que fiz há uns dias, e que já andava para fazer há bastante tempo.
Já tinha as antenas Nedis, mas não tinha sítio apropriado para as colocar. Estavam presas a uma das vigas de forma meio atabalhoada. Depois de ver um post no reddit no r/homelab, gostei da ideia do tripé, e encomendei um para prato de satélite também da Nedis. Assim fica muito mais prático também para redireccionar as antenas, caso necessário, como quando mudei de operadora.

NlpJ5dt.jpg

wYfaZZP.jpg

DHUCgqK.jpg

UdS0ORF.jpg
Viva.
Gostei das antenas.
É 1. vz que as vejo bem montadas. Angulo inverso 45* uma da outra.
Deviam é estar separadas muito mais... 15/20 cms uma da outra. Estão muito coladas uma a outra. E fora da telha talvez consigas melhor sinal.
Já as vi de todas as maneiras, ao horizontal, na vertical... Assim está correcto.
Em relação ao tplink vs Huawei. Tenho melhor esperiencia com Huawei.

Back