Artigo/Análise Como ter sinal excelente 4G em zona de pouco sinal

Boas pessoal, encontrei este tópico aqui e decidi escrever a ver se alguém me aconcelha, ou me diga se já passou pelo mesmo e se conseguiu encontrar alguma solução...

Tenho Internet satélite NOS e sempre usei o router Huawei B310s-22 que é dos piores aparelhos que existe no mercado, tenho serviço de 40 Megas mas se conseguir 10%, ou seja 4mb/s já é muito...

Contudo, à uns tempos depois de uma chamada com um técnico NOS devido a queixas minhas de problemas de velocidade, este me recomenda comparar um router Hotspot 4g para ver se melhorava o sinal, então tive a ideia de colocar o cartão SIM do router no meu telefone POCO X3 PRO e fazer partilha HOTSPOT para os meus dispositivos e voi-la, consegui obter uma velocidade, apesar de instável, de 40mb/s durante todo o tempo de utilização, ainda hoje continua, realmente fiquei admirado e pensava que tinha encontrado a solução para o meu problema... Até porque nunca tive problema com dados móveis...

Fui ao site da NOS e encomendei o router 4g que tem disponível, 50€ gastos que pensei que fossem resolver o meu problema, visto que pensei que o router conseguia "imitar" o telemóvel e que iria conseguir obter uma largura de banda maior... Mas estava enganado, o router Hotspot melhorou sim a velocidade, mas continua tudo instável e a velocidade máxima nem vê-la, mas se fizer o HOTSPOT pelo telemóvel, a velocidade é excelente,tanto que quando preciso de uma velocidade maior seja para o que for troco o cartão para o telemóvel e faço a partilha de Internet, contudo não é uma boa prática pois estou a sobrecarregar constantemente o telefone, como estou também a desgastar o cartão...

Alguém consegue me explicar o porquê de no telefone a rede conseguir ser muito melhor do que no router HOTSPOT?

Existe uma explicação para o facto de não conseguir obter velocidades iguais às do telemóvel no router, visto que são ambos 4g e fazem o Hotspot da mesma forma?

Se alguém tiver passado pelo mesmo e tiver chegado a alguma conclusão concreta, agradecia o feedback :))
 
Porque o hotspot quase de certeza que não agrega bandas e o telemóvel agrega. Um hostspot de 50 paus não será melhor que o huawei b310, que realmente é muito fraquinho
 
Boas pessoal, encontrei este tópico aqui e decidi escrever a ver se alguém me aconcelha, ou me diga se já passou pelo mesmo e se conseguiu encontrar alguma solução...

Tenho Internet satélite NOS e sempre usei o router Huawei B310s-22 que é dos piores aparelhos que existe no mercado, tenho serviço de 40 Megas mas se conseguir 10%, ou seja 4mb/s já é muito...

Contudo, à uns tempos depois de uma chamada com um técnico NOS devido a queixas minhas de problemas de velocidade, este me recomenda comparar um router Hotspot 4g para ver se melhorava o sinal, então tive a ideia de colocar o cartão SIM do router no meu telefone POCO X3 PRO e fazer partilha HOTSPOT para os meus dispositivos e voi-la, consegui obter uma velocidade, apesar de instável, de 40mb/s durante todo o tempo de utilização, ainda hoje continua, realmente fiquei admirado e pensava que tinha encontrado a solução para o meu problema... Até porque nunca tive problema com dados móveis...

Fui ao site da NOS e encomendei o router 4g que tem disponível, 50€ gastos que pensei que fossem resolver o meu problema, visto que pensei que o router conseguia "imitar" o telemóvel e que iria conseguir obter uma largura de banda maior... Mas estava enganado, o router Hotspot melhorou sim a velocidade, mas continua tudo instável e a velocidade máxima nem vê-la, mas se fizer o HOTSPOT pelo telemóvel, a velocidade é excelente,tanto que quando preciso de uma velocidade maior seja para o que for troco o cartão para o telemóvel e faço a partilha de Internet, contudo não é uma boa prática pois estou a sobrecarregar constantemente o telefone, como estou também a desgastar o cartão...

Alguém consegue me explicar o porquê de no telefone a rede conseguir ser muito melhor do que no router HOTSPOT?

Existe uma explicação para o facto de não conseguir obter velocidades iguais às do telemóvel no router, visto que são ambos 4g e fazem o Hotspot da mesma forma?

Se alguém tiver passado pelo mesmo e tiver chegado a alguma conclusão concreta, agradecia o feedback :))
A explicação é a do @omega o telemovel tem LTE-A que agrega varias bandas e por isso faz a velocidade maxima, o B310 e outros hotspot são todos LTE Cat4 e não agregam bandas.

Provavelmente deves estar ligado na Banda 20 e deve estar saturada, como exemplo, numa determinada zona com hotspot e cartão ilimitado faço ~14Mb, já o mesmo cartão no telemóvel consigo 100Mb e em 5G 500Mb, mas com o mesmo hotspot em zonas de pouca saturação já tenho conseguido ~100Mb.

O que podes fazer é testar varias bandas com o B310 e fazer lock nessa banda, ha Firmware que permitem (ando a procurar).
Imagina que tens B3 e B20 disponíveis, em teoria a B3 dá mais velocidade se o sinal for bom e não estiver saturada a célula.

Espero ter ajudado.
 
Viva malta,

Troquei recentemente de casa e estou a usar rede móvel Vodafone, hotspot é o Vodafone Huawei R218h mobile, atualmente não consigo apanhar o sinal completo, mas apanho 4g:



em relação ao ISP, estou "preso" á vodafone devido a ser a opção que a empresa me disponibiliza, estive também a ver aqui alguns mapas sobre localizações de torres, e penso que a torre mais próxima da vodafone que tenho está a 5/6 kms.

Acham que trocar para outro tipo de hotspot/router que suporte SIM, ou uma antena exterior ia ajudar-me a te rmelhores velocidades?

(update)
Fiz o seguinte teste:
  • Coloquei o cartão no meu telemóvel e reparei que aí ja apanho 5G, no entanto o speed test foi quase igual..

Obrigado.
 
Última edição:
Acabei por continuar a escavar aqui e encontrei noutro tópico uma das sugestões do @omega , acabei por comprar o router ZTE MC888, depois dou feedback se vai melhorar em alguma coisa.
 
Viva malta,

comprei então o ZTE MC888, e agora consigo apanhar 5G:

asdf.png


No entanto já descobri que tenho cap a 10mb/s quando passar os 200gb.. por isso mesmo apanhando 5G mantenho as mesmas velocidades

Sabem se usando uma VPN no router poderá de alguma forma influenciar neste cap ?
 
10mb/s, isso é muito baixo, não será mesmo do tarifário que tens subscrito?
Infelizmente não, confirmei já nos docs da oferta, efetuando agora o teste novo mês, que o limite recomeça:



Dói saber que batendo os 200gb volto aos 10mb/s, mas nada a fazer, terá sido o acordo entre a operadora e a empresa para a qual trabalho, como atualmente só pago 10€ mês por esta internet móvel, sei que não vou encontrar melhor
 
Olá,
Como solução alternativa ao acima pedido, " Como ter sinal excelente 4G em zona de pouco sinal", sugiro que veja soluções mais fiáveis a nivel de ganho de sinal como no link abaixo copiado.

https://www.amazon.es/-/pt/dp/B0BB7...LYI2YOVD&psc=1&ref_=list_c_wl_lv_ov_lig_dp_it

Já uso esta solução numa casa que tenho no Alentejo de pouca conertura, Sobral da Adiça, conselho de Moura, ligada a um router 4G TP-Link MR600 e funciona muito bem, velocidades de downolad superiores a 320 mbps e de upload a 92 mbps, para um serviço Meo com 500/100 mbps Down e Up contratados.
 
Eu tenho 2 antenas direcionais, e na aldeia onde em campo aberto apanho 4g 2 traços com velocidades 12mb com a meo.
Já o telemovel nem se quer consigo ter rede.
A vodafone na mesma zona apanha muito melhor serviço.
 
Olá pessoal!
Numa casa rural em que o sinal 3g/4g dentro de casa é quase inexistente. Recomendam algum kit em que colocasse uma antena na rua e depois ligasse a um amplificador de sinal 4g para que conseguisse ter rede de telemóvel dentro de casa?

O objectivo principal era mesmo ter rede dentro de casa para conseguir fazer e receber chamadas sem cortes...
 
Na casa de férias não tenho rede nenhuma nem na rua.
na altura queria por um amplificador de sinal mas é caro, em tempos vi alguns a começar na casa dos 200€ + antenas e era marcas chinesas, desisti.

Depois arrisquei e comprei 2 antenas exteriores liguei a um router 4g huawei e tenho 15mb de net, Chamadas é por whattsapp.
 
Back
Topo