Compacta até 250 - Escolhida Canon A720-IS

aparece no LCD (na visualização da foto e quando pressiono para focar) e no PC...

Ou seja, na foto, fica mesmo com um ponto (mais ou menos redondo) e sempre no mesmo sitio da fotografia.

cumps
 
Acho que isso se chamam os Hot Pixels. Não sei muito sobre isso mas acho que a partir de um certo ponto é considerado avaria. Googla um pouco sobre o assunto e espera que alguém que perceba mais disso que eu responda.
 
Rui:

Aparentemente (do que tenho andado a ler) é um "Hot Pixel", pelas definições que li, estes existem sempre, mas só são visíveis em fotos de grande exposição (o caso das fotos em que notei o efeito).

Também aparentemente, é uma ocorrência "comum"... e muitas marcas, não trocam a não ser que exista um número significativo numa área (à semelhança dos LCDs).

Li também algures (mas ainda não perdi muito tempo no assunto) que nas máquinas mais evoluidas, existe a função de "noise reduction" que tambem apanha estes "hot pixel" e os elimina (Rui, sabes se a tua 710 tem o tal "noise reduction2?), e que existe a possibilidade de remapear os pixeis de modo a que os mesmos sejam excluidos e sejam preenchidos por interpolação...

(espero não ter dito um milhão de barbaridades...)

Vou tirar mais fotos (esta noite num concerto), e durante o fds de dia, para verificar se o efeito é só em exposições longas e se a 720IS tem o "noise reduction"


cumps
 
Todas as máquinas têm noise reduction mas só máquinas avançadas (tipo SLRs) é que fazem mapeamentos e e isso, as compactas não. O noise reduction é aplicado automáticamente às fotos que têm ruido.
 
Entre a Fuji e a Canon a escolha é mais dificil, mas a Canon sofre de menos aberrações cromáticas e menos corner softness, mesmo com uma lente zoom de 6x. Se vires as fotos originais, no canto direito (este é o canto esquerdo) os cantos suaves da F50fd são bem mais notórios.



Estás a comparar uma máquina que facilmente cabe em qualquer bolso, com uma máquina que só se for no bolso de um casaco.. E mesmo ai faz um chumaço consideravel...

São gamas diferentes e que nada têm a ver, a F50fd tens que comparar é com as Canon IXUS, porque na Fuji não há nenhuma máquina da gama da A720IS ou da SX100..


Se é para comprar uma compacta, eu pessoalmente saberia qual comprar.. É que numa compacta fazem-se muitos compromissos procurando a vantagem de ir conosco para qualquer lado.. A A720IS pode não fazer TANTOS compromissos como a maioria, mas também não cabe no bolso das calças.. Por isso.. Se é para andar na mão prefiro uma máquina mais a sério.
 
A A720IS é realmente maior, mas não é assim tão maior, continua a caber perfeitamente no bolso das calças (a menos que uses calças mesmo muito justas). Já a SX100 sim, acredito que seja incómodo andar com ela no bolso.
Um dos compromissos da A720IS é que sendo compacta, não é compacta ao ponto de caber em todo o lado e mais algum como ultra compactas, mas é compacta na mesma.

Claro que são gamas diferentes, mas no fim o que conta é a partir de que tamanho a pessoa que vai utilizar a máquina considera inconveniente.
 
Última edição:
Se é para comprar uma compacta, eu pessoalmente saberia qual comprar.. É que numa compacta fazem-se muitos compromissos procurando a vantagem de ir conosco para qualquer lado.. A A720IS pode não fazer TANTOS compromissos como a maioria, mas também não cabe no bolso das calças.. Por isso.. Se é para andar na mão prefiro uma máquina mais a sério.

Qual era? :)
 
a f50 tem controlos manuais a f40 n
a f50 tem 12mp a f40 tem 8

basicamente acho que é o relevante, mas ja ai por ai uma thread com as definições detalhadas
 
a f50 tem controlos manuais a f40 n
a f50 tem 12mp a f40 tem 8

basicamente acho que é o relevante, mas ja ai por ai uma thread com as definições detalhadas

Então compensa a F50fd? o preço até está dentro do que posso pagar.

Ou é melhor dar mais 70€ e comprar a TZ3? A diferença é assim tão grande?
 
Então compensa a F50fd? o preço até está dentro do que posso pagar.

Ou é melhor dar mais 70€ e comprar a TZ3? A diferença é assim tão grande?


Grosso modo a F50fd é uma máquina que tem uma qualidade de imagem bem melhor, especialmente quando a luz é escassa. Como contra, tem o facto de ter um zoom de 3X.. Enfim, é a típica câmara que se mete no bolso para levar a um jantar ou a qualquer lado e tirar uns apanhados porreiros e com boa qualidade.

Só para teres uma ideia do que falo quando me refiro a fotos com pouca luz:

Isto é uma foto de uma Sony T200 a ISO 800:
http://img86.imageshack.us/img86/3048/dsc00069bi7.jpg

Isto é uma foto de uma FujiFilme S6500 a ISO 800:
http://www.nfist.ist.utl.pt/~henrique/V1_vs_s6500/DSCF0965.JPG

Quase todas as compactas que eu conheço produzem resultados de qualidade semelhante ao da Sony T200.. Só o estilo do Noise Reduction varia.. Uns ficam verdadeiras aquarelas como a da Sony e as da Panasonic, outras preferem manter mais detalhe, mas ficam cheias de ruído.. A excepção tem sido a Fujifilm com os sensores Super CCD, com resultados que a partir de ISO 200 ou 400 deixam a concorrência.

[A F40fd faz tudo isto.. Eu pessoalmente escolheria a F50fd apenas por motivos fúteis, como o tamanho, o aspecto, o ecran LCD de maiores dimensões. Se bem que a F50fd tem modos semi-manuais, mas numa ultra-compacta isso é um bocado indiferente. Com os modos de cenário e as compensações obtêm-se os mesmos resultados, mas para um gajo que gosta de brincar é sempre porreiro.]



Agora a TZ3 tem uma lente muito mais polivalente, e como tal acaba por tirar fotos que na F50fd são impossíveis.. Para férias talvez seja uma câmara melhor, porque o facto de ter uma grande angular permite-te apanhar paisagens com mais impacto, e o zoom de 10 vezes permite apanhar aqueles detalhes que com a F50FD são apenas uma formiga no centro da foto.. A ISO 100 (tudo o que for exteriores de dia) a qualidade é excelente, e a ISO 200 safa-se.. Dai para cima é para esquecer, pelo que em interiores o uso de flash é simplesmente obrigatório.


É uma questão de veres o que é importante para ti. Ambas são excelentes máquinas, agora, são bastante diferentes uma da outra.



PS: A F50FD quando fotografa a 12 Megapixels não tem imagens tão limpas como as da Fuji S6500, mas fotografando a 6Mpixels, que é a resolução da S6500 e como tal a resolução justa para comparações, tira fotos tão boas ou melhores..
 
Última edição:
Formato RAW????

Viva de novo!!!

ja tirei algumas fotos, e devo dizer que estou bastante entusiasmado!!!


No entanto, reparei que em modo auto, ou program, as fotos tendem a ficar um pouco claras, e com condições de iluminação adversas, especialmente muita luz ou muitos bracos, tendem a ficar um pouco "queimadas"

Entretanto pesquisei um pouco na net, e apanhei alguem que escrevia que isso poderia ser da conversão do formato (interno) RAW para o formato final JPEG...

Num outro forum (já há mais tempo) tinha lido que existia um software carregado no boot da máquina, que se instala no cartão SD, que permitia ter o formato RAW disponível.

Pesquisei e pesquisei e eis o que encontrei:
http://www.canonistas.com/foros/showthread.php?p=615727
no ultimo post, tem os links para downlod e tem também um link para uma página Wicki.

Alguém usou? Conhece? É seguro?

Eu gostava de testar, mas tenho algum receio...


Abraços!
CConst
 
Eu uso e na minha máquina é seguro. Na A720IS não sei. Certifica-te que tens a versão certa para a tua máquina, e à partida não tens problemas.
A nível de garantia, o programa não afecta o firmware da máquina por isso não deve haver problema.

Quanto às fotos, já experimentaste usar compensações EV?
 
Eu uso e na minha máquina é seguro. Na A720IS não sei. Certifica-te que tens a versão certa para a tua máquina, e à partida não tens problemas.
A nível de garantia, o programa não afecta o firmware da máquina por isso não deve haver problema.

Quanto às fotos, já experimentaste usar compensações EV?

Eu vou ser sincero...

Apenas fiz 3 "sessões" fotográficas... 1 de noite, dentro de paredes num concerto e 2 no exterior com céu limpo e sol de inverno.

Testei alguns modos desde o program (P) até ao manual (tirando os modos pre-programados). As compensações EV, ainda não usei, nem tão pouco tenho bem a certeza de como usar (o manual da máquina ainda está embalado...)

Entretanto, vou ter em consideração as compensações na proxima vez que fotografar.


No que toca ao software para se ter RAW... aquilo grava-me sempre em JPEG... mais uma vez, parece-me que vou ter que ler a documentação online acerca daquele software...


Cumps,
CConst
 
Tens que carregar o plugin e depois ligar o RAW. De qualquer forma a máquina vai continuar a guardar o JPEG, a diferença é que também guarda o RAW.
 
Back
Topo