1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Compra de ferro de soldar estanho para soldar pilhas

Discussão em 'Electrónica' iniciada por seugirdor, 5 de Setembro de 2012. (Respostas: 30; Visualizações: 9914)

  1. seugirdor

    seugirdor Power Member

    Boas!

    Eu preciso de um ferro de soldar estanho para soldar em paralelo pilhas de lithium do tipo 14250 iguais às da imagem. O problema é que com o meu ferro de 60W não estou a conseguir fazer a solda agarrar na pilha, já me recomendaram usar um ferro mais potente tipo 100w porque a solda tem de estar bem quente para agarrar à pilha, gostaria de saber se qual o ferro que me recomendam comprar para este efeito.

    obrigado


    [​IMG]
     
  2. kilermachinegun

    kilermachinegun Power Member

    Já experimentaste usar flux?
     
  3. souto

    souto To fold or to FOLD?

    Limpa e depois lixa bem os terminais antes de soldar com uma lixa fina.
     
  4. seugirdor

    seugirdor Power Member

    o que é flux e para que serve ao certo?
     
  5. kilermachinegun

    kilermachinegun Power Member

    Flux, vá digamos que é como um aderente para a solda, que vai fazer a mesma agarrar-se mais facilmente ao condutor. Já agora, tens o ferro bem estanhado?
     
  6. seugirdor

    seugirdor Power Member

    o ferro não me parece estar grande coisa por isso é que pedi uma recomendação de um ferro novo, o que acham dos ferros de soldar a gás tipo este?

    [​IMG]
     
  7. kilermachinegun

    kilermachinegun Power Member

    O meu é dos básicos, de ligar à corrente, se achas que o a gás te dá jeito pela mobilidade força.
     
  8. seugirdor

    seugirdor Power Member

    Há bicos à venda? Se sim onde é que os posso encontrar?

    É que o bico do meu está um bocado mal tratado, mas se trocar o bico é capaz de funcionar direito.
     
  9. MEIA

    MEIA Power Member

    Existe ai algum problema com o teu ferro, 60w chegam bem para estanhar isso. Ou talvez a solda não seja a melhor ou os terminais estão contaminados com alguma coisa

    Não tenho a certeza, mas os que não dão para trocar de bico, podem-se colocar adaptadores.

    Quanto a ferros a gás, se forem dos bons são espectaculares, tenho 1 e só não o utilizo mais porque fica um bocado caro. Ao principio pode ser complicado ter a temperatura "certa", mas chega-se lá rápido e aquecem super rápido. Experimentei um barato e não gostei nada, o regulador era pouco preciso, performance muito baixa e gastava demais.
     
  10. seugirdor

    seugirdor Power Member

    No meu tem um parafuso para desapertar e o bico sai fora, só que já andei a procurar no aki e não encontrei bicos à venda em separado.
     
  11. |[-BooT-]|

    |[-BooT-]| Folding Member

    pega numa lixa e lixa o bico do ferro até ficar limpo.. vais notar grandes diferenças depois
     
  12. kirk_hammet

    kirk_hammet Power Member


    Também já tentei fazer isso no meu ferro e sem resultado, a solda simplesmente pinga toda... E até com flux pinga tudo.
     
  13. kasaroff

    kasaroff Power Member

    Lixar o ferro é que não... Pode até resultar as primeiras vezes, mas depois.. "xau ponta do ferro".

    Quem tem flux basta colocar um pouco num pano grosso e com o ferro a quente limpar. Em vez de flux pode-se usar água (destilada de preferência), mas não é a mesma coisa.
    Eu pessoalmente mergulho a ponta do ferro em flux (pasta), e de seguida no meio de um daqueles esfregões para as panelas. Rápido e eficaz.
     
  14. kirk_hammet

    kirk_hammet Power Member

    E o que causa a solda a pingar toda?

    É que nem com a ponta do ferro "lixada" resulta pinga tudo com ou sem flux não agarra a lado nenhum...
     
  15. MEIA

    MEIA Power Member

    Uma das causas da solda pingar é a de o ferro estar muito quente. Não aconselho ninguém a lixar a ponta, normalmente é meio caminho para a estragar.
     
  16. iPodes

    iPodes Power Member

    Eu também tenho um ferro electrico de 30W e também me vejo grego para que a solda agarre. Muitas vezes parece que fica no sitio e mesmo arrefecendo, dá-se um toque e solta-se.

    Será que o tipo de solda (metal) também nao influencia? Ver se arranja o tal flux.
     
  17. kirk_hammet

    kirk_hammet Power Member

    Então estou tramado! O meu ferro não tem regulação, mas eu não penso que seja da temperatura, é que por vezes a solda demora uns segundos bons a derreter, e se encostar a um fio de cobre por exemplo nem que esteja lá minutos a solda não derrete por nada, e se por acaso derreter pinga para todo o lado em vez de agarrar ao que devia... Que cancro aquele ferro o melhor é comprar outro ou testar uma ponteira nova?
     
  18. ptfuzi

    ptfuzi Power Member

    já tens os tabs para soldares nas baterias? não convém deixares aquecer muito as baterias
     
  19. kasaroff

    kasaroff Power Member

    A causa de a solda não agarrar ao ferro para alem do que já foi dito, depende muito da solda (aquela dos chinocas é para esquecer), do material da ponta do ferro, assim como das condições em que esta se encontra.

    Mesmo com flux a solda demora a derreter?? Que flux tens? Pasta ou liquido? Se for pasta mergulha a ponta lá dentro e de seguida encosta a solda ao ferro. Se não derreter em -1s algo está mal. Não sei como aplicas o flux, mas usando-o e conseguindo derreter a solda era de esperar que esta agarre aos elementos condutores.
    Indo por partes, onde compraste essa solda? Se foi num local minimamente credível o problema deve estar no ferro. Neste, tanto pode ser da ponta, como ser a resistência a não aquecer como deve ser. Se achas que aquece bem e for um bom ferro aconselho a trocar a ponta, caso contrário, um ferro novo deve ser a melhor opção.
     

Partilhar esta Página