Compra de ferro de soldar estanho para soldar pilhas

seugirdor

Power Member
Boas!

Eu preciso de um ferro de soldar estanho para soldar em paralelo pilhas de lithium do tipo 14250 iguais às da imagem. O problema é que com o meu ferro de 60W não estou a conseguir fazer a solda agarrar na pilha, já me recomendaram usar um ferro mais potente tipo 100w porque a solda tem de estar bem quente para agarrar à pilha, gostaria de saber se qual o ferro que me recomendam comprar para este efeito.

obrigado


UPH-LSG-14250-Battery-Size-1-2-AA-LSG-14250-b-44411.jpg
 
o ferro não me parece estar grande coisa por isso é que pedi uma recomendação de um ferro novo, o que acham dos ferros de soldar a gás tipo este?

caneta-sem-fio-forma-gas-butano-powered-ferramenta-ferro-solda-79136n.jpg
 
Há bicos à venda? Se sim onde é que os posso encontrar?

É que o bico do meu está um bocado mal tratado, mas se trocar o bico é capaz de funcionar direito.
 
Existe ai algum problema com o teu ferro, 60w chegam bem para estanhar isso. Ou talvez a solda não seja a melhor ou os terminais estão contaminados com alguma coisa

Não tenho a certeza, mas os que não dão para trocar de bico, podem-se colocar adaptadores.

Quanto a ferros a gás, se forem dos bons são espectaculares, tenho 1 e só não o utilizo mais porque fica um bocado caro. Ao principio pode ser complicado ter a temperatura "certa", mas chega-se lá rápido e aquecem super rápido. Experimentei um barato e não gostei nada, o regulador era pouco preciso, performance muito baixa e gastava demais.
 
|[-BooT-]|;9386238 disse:
pega numa lixa e lixa o bico do ferro até ficar limpo.. vais notar grandes diferenças depois


Também já tentei fazer isso no meu ferro e sem resultado, a solda simplesmente pinga toda... E até com flux pinga tudo.
 
Lixar o ferro é que não... Pode até resultar as primeiras vezes, mas depois.. "xau ponta do ferro".

Quem tem flux basta colocar um pouco num pano grosso e com o ferro a quente limpar. Em vez de flux pode-se usar água (destilada de preferência), mas não é a mesma coisa.
Eu pessoalmente mergulho a ponta do ferro em flux (pasta), e de seguida no meio de um daqueles esfregões para as panelas. Rápido e eficaz.
 
Lixar o ferro é que não... Pode até resultar as primeiras vezes, mas depois.. "xau ponta do ferro".

Quem tem flux basta colocar um pouco num pano grosso e com o ferro a quente limpar. Em vez de flux pode-se usar água (destilada de preferência), mas não é a mesma coisa.
Eu pessoalmente mergulho a ponta do ferro em flux (pasta), e de seguida no meio de um daqueles esfregões para as panelas. Rápido e eficaz.

E o que causa a solda a pingar toda?

É que nem com a ponta do ferro "lixada" resulta pinga tudo com ou sem flux não agarra a lado nenhum...
 
Uma das causas da solda pingar é a de o ferro estar muito quente. Não aconselho ninguém a lixar a ponta, normalmente é meio caminho para a estragar.
 
Eu também tenho um ferro electrico de 30W e também me vejo grego para que a solda agarre. Muitas vezes parece que fica no sitio e mesmo arrefecendo, dá-se um toque e solta-se.

Será que o tipo de solda (metal) também nao influencia? Ver se arranja o tal flux.
 
Uma das causas da solda pingar é a de o ferro estar muito quente. Não aconselho ninguém a lixar a ponta, normalmente é meio caminho para a estragar.

Então estou tramado! O meu ferro não tem regulação, mas eu não penso que seja da temperatura, é que por vezes a solda demora uns segundos bons a derreter, e se encostar a um fio de cobre por exemplo nem que esteja lá minutos a solda não derrete por nada, e se por acaso derreter pinga para todo o lado em vez de agarrar ao que devia... Que cancro aquele ferro o melhor é comprar outro ou testar uma ponteira nova?
 
A causa de a solda não agarrar ao ferro para alem do que já foi dito, depende muito da solda (aquela dos chinocas é para esquecer), do material da ponta do ferro, assim como das condições em que esta se encontra.

Então estou tramado! O meu ferro não tem regulação, mas eu não penso que seja da temperatura, é que por vezes a solda demora uns segundos bons a derreter, e se encostar a um fio de cobre por exemplo nem que esteja lá minutos a solda não derrete por nada, e se por acaso derreter pinga para todo o lado em vez de agarrar ao que devia... Que cancro aquele ferro o melhor é comprar outro ou testar uma ponteira nova?
Mesmo com flux a solda demora a derreter?? Que flux tens? Pasta ou liquido? Se for pasta mergulha a ponta lá dentro e de seguida encosta a solda ao ferro. Se não derreter em -1s algo está mal. Não sei como aplicas o flux, mas usando-o e conseguindo derreter a solda era de esperar que esta agarre aos elementos condutores.
Indo por partes, onde compraste essa solda? Se foi num local minimamente credível o problema deve estar no ferro. Neste, tanto pode ser da ponta, como ser a resistência a não aquecer como deve ser. Se achas que aquece bem e for um bom ferro aconselho a trocar a ponta, caso contrário, um ferro novo deve ser a melhor opção.
 
Back
Topo