Computação distribuida no Jornal de Negócios

Acho que a noticia vem numa boa altura.
Está bem construida e desmistifica o folding e as duvidas que muita gente terá.
O metro é que arranjou mais uns quantos amigos entre os reizinhos.
Dai a minha questão. Não seria de tentar chegar aos jornais de grande publico para que todos possam perceber que o folding se pode fazer a vontade e sem riscos? É que este jornal tem umpublico muito especifico. tem uma tiragem media de 15000 exemplares. Se pensarmos que 50% dos compradores querem o jornal por uma informação especifica,Bolsa Ações etc. provavelmente so metade dos compradores é que leram a noticia.

A afirmação dos reizinhos não é minha. É de um gestor que pediu anonimato.
Eu nunca achei que sermos ou ser extremista nas opiniões que nos possa ajudar nomeadamente a longo prazo. As pessoas têm que ter a liberdade de também dizer não. Se concordo neste caso em particular não. Mas contra isso não se pode fazer nada.

Acredito que com entrevistas destas e com uma postura acertiva que vamos conseguindo que mais pessoas se juntem a nós. Até pq a inovação em termos de clientes para foldar e a continuação da publicação de artigos por parte do projecto é a maior prova que a nossa aposta no Folding@home é uma excelente aposta.

Já disse várias vezes aqui no dia em que eles tiverem uma actitude reprovável seria o primeiro a abandonar o projecto e a dedicar-me a outra causa. Agora até isso suceder vou sempre arranjando tempo para fazer mais qualquer coisa a favor do projecto.

Não sabia do pormenor da Somague. Se mais alguém tiver alguma info poderiamos entrar em contacto com eles. Nunca tive conhecimento de eles participarem no projecto.

Mandem-me uma PM se souberem mais alguma info que pode-me escapar aqui.
Se alguém da Somague ler isto e se quiser apontar baterias em conjunto e levar o nome de Portugal mais acima no projecto cá estamos para isso. Infelizmente não podem transferir pontos de um lado para o outro.
Mantenho a minha convicção ao longo destes quase 3 anos (está quase :)) que termos o nome de Portugal na equipa é o maior garante de independencia e também permite que sejamos bem mais conhecidos do que sermos várias equipas.

:kfold:
 
Metro, de realçar que isso foi há 5 anos, num estágio que fiz quando conclui o 12ºano. Não sei como estão as coisas por lá agora, acabei por perder o contacto das pessoas com quem trabalhava...

abraços, HecKel
 
chamaco, concordo a 100% contigo! Hoje em dia quase toda a gente tem PC e pode ser um potencial alvo. De alguma forma era importante "democratizar" a ideia do folding, passar de algo que é para pessoas que estejam inseridas no mundo da informática para toda a gente. Mas também isso acaba por vir da parte dos meios de comunicação social. Acho que todos queríamos uma reportagem em cada jornal e revista... resta saber se estamos no interesse deles...

Provavelmente que cada um de nós ainda não fez um verdadeiro esforço para procurar se no seu circulo de contactos,amigos,conhecidos tem alguem ligado a um jornal que possa levar a que este projeto comece a estar no interesse dele.

As empresas comerciais detentoras dos jornais interessanse por tudo o que lhes possa trazer algum prestigio e mais uns quantos leitores,para alem das noticias diarias.

O artigo que saiu no jornal de negocios certamente fez com que uns quantos o fossem comprar,a mim fez-me, caso contrario não quero aquele jornal para nada, mas podem com isto ter ganho alguns novos leitores porque encontraram la alguma coisa que lhes interessa.

imaginem o que seria conseguir que uma publicação de grande tiragem interessar-se ao ponto de até colocar alguns dos seus PC a trabalhar. Não esquecer que é publicidade gratuita.
O user name que pode ser qualquer um é visto por milhares,milhões?? de utilizadores da net, e talvez por ai se consiga que alguma casa adira ao projeto.

Imaginem o grupo SONAE aderir ao projeto,alguem tem duvidas que iriam aparecer noticias sobre o assunto??

cump
 
Este estado de coisas é muito dificil de mudar. Era preciso mudar mentalidades e bem, e encetar uma campanha dessas podia trazer resultados é certo, mas também nos faria ouvir muita coisa que podia não cair bem a alguns de nós. Eu sei que é um bocado diferente, mas quase todos os homens e mulheres da História que tentaram inovar/mudar alguma coisa acabaram mal.

Eu pessoalmente, acho que esforços a tentar angariar grandes empresas para o projecto são um bocado inúteis, acho que devemos sim continuar a visar o utilizador doméstico , seja ele entendido em informática ou não. Este é um alvo mais fácil, e é um alvo que também mais facilmente pode passar a palavra a outros. Por outro lado, acho que é possível atacar por exemplo as pequenas empresas da terrinha onde cada um de nós mora , ou até mesmo instituições (aqui em Miranda, existe uma grande instituição chamada Associação para o Desenvolvimento e Formação Profissional, que tem lares para deficientes, idosos, tem fisioterapia, desporto para deficientes , entre muito mais coisas. Eu sei que eles devem ter uma batelada de computadores em todos os seus complexos, um dia destes ainda tento convencê-los a aderir.

Eu pessoalmente, tenho um bocado de receio de pedir a outras pessoas para poder instalar o folding nos seus computadores, por várias razões. Primeiro, porque não tenho controle sobre essas máquinas assim como tenho nas minhas, e porque por mais que queira ajudar no projecto, não quero ter que assumir responsabilidades por possíveis danos materiais que possam acontecer.

Tenho bastantes familiares que trabalham na área da Medicina , e que decerto estariam interessados em colaborar, mas não me parece que estes tenham as habilidades necessárias para manter o PC com a devida manutenção para correr o folding com estabilidade e sem prejuízo para o computador, e a minha condição também não me permite fazer esse tipo de acompanhamento.

Não digo que não tento e vou continuar a tentar angariar pessoas para o projecto, simplesmente faço-o de uma forma mais realistica, segura e de acordo com as minhas possibilidades, e acho que ninguém aqui me pede mais que isto.

Além disso vocês sabem, que como introdutor das pessoas ao projecto, eu estaria sujeito a todo o tipo de questões e pedidos de ajuda ao minimo problema que aquilo desse, e já por isso mesmo evito de chamar pessoas com as quais tenho pouca confiança/contacto, pois a essas não as poderia ajudar e estas acabariam por deixar o projecto.

Eu defendo que mesmo que uma pessoa, tenha o folding 1 mês e depois formate o disco por exemplo e deixe de foldar, se mandou meia duzia de wu's já é benéfico, mas sinceramente prefiro ter 5 membros realmente activos, do que 20 ou 30 para foldar a curto prazo.

Acho que já-me alonguei de mais.

Pocas

PS: Metro, tens ai uma PMzita.
 
Provavelmente que cada um de nós ainda não fez um verdadeiro esforço para procurar se no seu circulo de contactos,amigos,conhecidos tem alguem ligado a um jornal que possa levar a que este projeto comece a estar no interesse dele.

As empresas comerciais detentoras dos jornais interessanse por tudo o que lhes possa trazer algum prestigio e mais uns quantos leitores,para alem das noticias diarias.

O artigo que saiu no jornal de negocios certamente fez com que uns quantos o fossem comprar,a mim fez-me, caso contrario não quero aquele jornal para nada, mas podem com isto ter ganho alguns novos leitores porque encontraram la alguma coisa que lhes interessa.

imaginem o que seria conseguir que uma publicação de grande tiragem interessar-se ao ponto de até colocar alguns dos seus PC a trabalhar. Não esquecer que é publicidade gratuita.
O user name que pode ser qualquer um é visto por milhares,milhões?? de utilizadores da net, e talvez por ai se consiga que alguma casa adira ao projeto.

Imaginem o grupo SONAE aderir ao projeto,alguem tem duvidas que iriam aparecer noticias sobre o assunto??

cump

Têm aparecido noticias nossas na comunicação social:

http://www.portugalfolding.org/wiki/index.php/Portugal@Folding_nos_Media

A questão das empresas poderiam sem dúvida dar um boost na nossa produção. Um admin de sistemas não terá grande trabalho acrescido por causa do folding. Terá ainda menos com o cliente SMP. Espero que rapidamente saia a versão para Linux 32 bits. Muitos servidores correm Linux.
Falta mudar mentalidades.
Mas nós vamos lá.
Para já subimos a nossa produção um bom bocado apesar de menos pessoas a foldar.
Isto é uma maratona. Qto mais tempo passar maisvamos ficar conhecidos e mais pessoas poderão ajudar.
 
Enfim depois de procurar no Jornal de notícias do dia 11/01/2007 não encontrei nada, não terá sido só na edição centro ou sul ou isso? Mas prometo que vou tentar abrir melhor os olhos e qd for de novo a casa dos meus pais checar again.

Quanto à questão das empresas já tive a oportunidade de comentar no almoço de Aveiro que enquanto tivermos uma atitude economicista extremista não conseguimos nada da maioria desses senhores. A palavra de ordem é "enquanto mexer no meu bolso quero lá saber da solidariedade, a não ser que... seja dedutível nos impostos" e daqui não saimos, razão pela qual este mundo me mete nojo (ou pelo menos parte dele).

Quanto à equipa temos que cair na realidade e não esperar milagres estamos 10 anos atrasados em relação a muitos países em termos informáticos e só recentemente é que grande parte da população tem internet disponível em muitas partes do país, falta agora saberem o que é, depois saber trabalhar com ela e depois aproveitar os pc's para algo que não seja jogos de violência, p0rn e openoffice (foi propositada esta referência e detrimento a outra suite office muitas vezes pirateada). Penso que teremos que esperar uns 10 anos para chegar ao nível que deviamos estar agora e rezear para que muitas mentalidades mudem em favor da humanidade em lugar de continuarmos a olhar para o nosso querido buraco que se posiciona algures na parte frontal do pneu e ganha quilos de cotão por ano.

Mas hei!!! Alegrem-se, alguns como eu só têm quarenta e poucos anos e ainda nos falta 20 e tal de trabalho pela frente na melhor das hipóteses a outros talvez mais e pode ser que se possam sentir como eu quando olho para os meus 2 filhos agora e pensar "pelo menos tentei fazer algo que pudesse contribuir para o Vosso bem estar que não fosse deixar-Vos rios de dinheiro ganho à custa de algum desgraçado que dá cabo do corpo todo o dia" e deixar um exemplo de como, não deixando de pensar em nós podemos tentar dar algo ainda que pequeno, aos outros.

Desculpem lá o testamento mas tava mesmo sensível hoje. Não desistam, continua a ser válido fazer esforços até que alguém dos que lideram lá fora este projecto digam "não é possível" e não me acredito que isso vá acontecer.

Cumprimentos
 
:lol:

Subscrevo o que o Fontemourisca disse.
Estarmos onde estamos é já algo brutal. Temos que pensar nisso. Eu penso :x2:
 
Metro,

Mais uma vez venho para aqui roer as minhas unhas de inveja.

Sempre o folding, sempre o folding!

Chatos mais o raio do folding :zzz:

anyway,

Parabéns.

PT
 
ja agora, em grandes empresas não é so a questão da segurança que se coloca, mas tb do gasto extra em termos de energia e de possiveis sobreaquecimentos dos pcs..

digo isto porque quando a sala de pcs do ist tinha o folding, mesmo so a 50% ao chegar ao verao o calor gerado e o respectivo ruido dos coolers (têm sensores de temperatura) tornaram a situação insustentavel..

e presumo que em termos de gastos energeticos, um pc a full gaste mais que um a idle... so num pczito em casa não se deve notar grande diferença, mas multiplicado por dezenas ou centenas... presumo que faça
 
Metro,

Mais uma vez venho para aqui roer as minhas unhas de inveja.

Sempre o folding, sempre o folding!

Chatos mais o raio do folding :zzz:

anyway,

Parabéns.

PT

Como já disse atrás apenas respondi a umas questões.
Penso que é uma questão de visibilidade. Infelizmente a mesma que levou a jornalista a selecionar uma equipa do SETI que tem um contributo muito mais reduzido que o vosso.
Qd vi enviei um mail a retficar a informação. Mas como é obvio não a tempo de ser publicada.

zZz:

Sim em termos de consumo aumenta mas se pensarmos que muitos dos PCs ficam com o screensaver ligado mais valia estarem a fazer algo de útil.
É uma luta que nunca vai terminar :)
 
Back
Topo