Computadores com Linux

É caro para o que oferece mas não é suposto vender muito mas sim obrigar os outros fabricantes a fazer chromebooks melhores (e mais caros) do que andam a fazer.

Interessante, muito barato e a correr Linux (mas não só) é o Raspberry Pi.
 
Já viram os Asus X201E com Ubuntu à venda em Portugal por 299€? Pelo preço parecem bons e estão disponíveis em varias lojas.
 
Para mim a melhor escolha de computadores ara Linux são os clevo. Personaliza-se o computador a gosto, compra-se sem sistema operativo e instala-se Linux.
 
Meti um post na secção de portáteis porque procuro um portátil para meter-lhe um Linux mas queria a vossa opinião sobre o que escolher.
Tive uma má experiência porque comprei um Vaio tentei-o despachar logo por ser horroroso com Linux. E consegui.

Digam-me a vossa experiência... de linux em notebooks recentes. que marcas são mais compatíveis? A info que tenho é para ir para os Dell e os samsung.
NP900X4C-A04PT parecia-me uma boa escolha...
 
Um bom conselho são os Clevo. Compra sem sistema operativo ;) Eu devo comprar um Clevo W350ETQ nos próximos meses, provavelmente.
 
Tens a Lenovo que também se dá bem com Linux. Alguns modelos HP também se safam.
Se usares Ubuntu tens aqui o que funciona ou não: https://help.ubuntu.com/community/SamsungSeries9

E havia um post nos foruns do Ubuntu só com pessoal com series 9 e funcionava bastante bem pelo que li. Havia sempre alguma coisa que não funcionava mas eles andavam a tentar por isso a funcionar e o que era não era nada dealbreaker (penso que era uma função qualquer da samsung).

Cumps
 
Hardware


  • Mainboard: Intel DQ77KB
  • CPU: G1610T (499.- €) / G2020T (538.- €) / i3 3220T (588.- €) / i5 3470T (648.- €) / i5 3570T (668.- €) / i7 3770T (758.- €)
  • Preconfigured Hardware: 4GB RAM / 60GB mSATA SSD
  • OS: Ubuntu 13.04 / Ubuntu 12.04 / Windows 8

Featured Ports


  • 1x HDMI
  • 1x DisplayPort
  • 4x USB 3.0 + 4x USB 2.0
  • 2x Intel GBit LAN

Storage


  • 1x mSATA
  • 2x 2.5“ 7mm SATA-III

Optional Features


  • WLAN + Bluetooth: Optional
  • VESA / Wall mount: optional
  • vPro + KVM over IP: core i5 upwards

Power consumption


  • Idle: 15W
  • max: CPU 30-65W depending on the configured CPU

Shipping


  • Delivery within Germany: free
  • Europe (EU): € 19.99
http://www.cirrus7.com/blog/cirrus7-nimbus-release-plan-en
 
A System76 lançou agora o seu novo "Ultrabook" com Haswell e Ubuntu 13.04! link
Em termos de aspecto podia estar uma coisa melhorzita, não gosto daquele "cu" atrás do monitor, mas em termos de specs pode ficar bem apetrechado!

Não me importava nada de ter um mesmo com aquele "cu", porque em termos de specs está muito bom, falta é saber como anda em termos de bateria.

Cumps
 
É o único problema que vejo nos System76... Porque até tem um portáteis jeitosos.
Concordo. E dizem que a construção é muito boa. Quando vejo vídeos do Linux action show, normalmente nos comentários há sempre pessoal com portáteis deles, toda a gente que os tem os adora.

Mas ao mesmo tempo gostava que alguém com mais conhecimento no assunto me tirasse uma dúvida. Será que não há capas ou autocolantes para trocar os símbolos diferentes no teclado, de forma a dar-lhe o nosso layout sem afectar nada no portátil? O problema aí parece-me que tem a ver com algumas localizações de teclas, que mudam, alguns símbolos...
 
Última edição:
Isso já dá uma ajudinha, já me faz pensar um pouco mais nesse System76 :) Só tenho algum receio com teclas trocadas, como o \| com ~^...
 
Epa que se lixe aquele rabo. Só o facto de saber que funciona totalmente com linux já me atrai.
Neste momento quero arranjar um PC muito simples e está a ser a dor de cabeça saber se é totalmente compatível ou não.
 
Escolhe um portátil que tenha tudo intel (menos os ultimos atoms). Cpu intel, gráfica intel, wireless intel.
Depois, um que seja de linha profissional e se possível que seja certificado para correr alguma variante de linux ou que pela net digam que não tem problemas.

Tenho dois HPs nestas condições (um tem uma gráfica nvidia, mas isso não é problema se não usar o optimus) e não têm qualquer problema.
 
Escolhe um portátil que tenha tudo intel (menos os ultimos atoms). Cpu intel, gráfica intel, wireless intel.
Depois, um que seja de linha profissional e se possível que seja certificado para correr alguma variante de linux ou que pela net digam que não tem problemas.

Tenho dois HPs nestas condições (um tem uma gráfica nvidia, mas isso não é problema se não usar o optimus) e não têm qualquer problema.

Achas que Samsung 530U3C-A06PT será totalmente compatível?
 
Back
Topo