Respondendo ao verdadeiro intuito do tópico, acho que o problema todo da nova geração é sempre o mesmo e cada vez mais por parte das empresas:
- Investimento demasiado grande;
- Falta de experiencia no novo Hardware;
- Medo de se perder milhões na produção de um jogo que poderá ter vendas baixas;
- Existirem formulas (géneros de jogos) já mais do que certas para se apostar sem grande risco;
É por isso que poucas empresas fazem jogos verdadeiramente diferentes pois correm o risco de que não sejam rentaveis, basta ver o caso da Capcom com o Clover Studio ( Okami, God Hand), foram dois grandes jogos mas em termos de vendas não foram bem o esperado, como resultado fecharam as portas.
Na Wii a consola desta geração que mais vende, os seus jogos Third Party são os que menos vendem, todas as produtoras se queixam que os seus jogos se vendem mal menos os da Nintendo, porquê? Simples, são jogos aproveitados de outras plataformas com meros tweakes e como produto final não representam um jogo inovador ou interessante o suficiente para vender, essa é também uma das razões porque muita empresa vai ignorar a Nintendo novamente nesta geração.
A PS3/X360 têm muito poder gráfico, terraflopes, polignos, blá, blá, blá, mas se as produtoras não conseguirem trabalhar com elas a nivel de conhecerem os seus limites a aprenderem a contorna-los, não se faz nada, por isso é que existem instalações na PS3 para contornar a lentidão do Blu Ray, vários discos para contornar o Limite de 8gb da X360, técnicas de loadings no Oblivion, texturas em streaming UE3, e mais umas quantas tretas.
O verdadeiro problema é que as produtoras ficam tão agarradas em fazer jogos grandiosos e brutais = rentáveis, que nem na X360/PS3 existem jogos divertidos como o Mario Galaxy da Wii, e tanto uma como a outra têm, mais do que potencia para isso, mas as empresas não arriscam fazer algo disso nesta altura do campeonato. A ver vamos o que sai do Banjo 3 da Rare, a ver se é desta que temos um "contender" a grande jogo de plataformas com grandes gráficos e som.
A nivel de som e de imagem não me parece que se vá passar com a X360/PS3 o mesmo que se passou com a Xbox1/PS2, porque os ciclos de vida das consolas está a encortar cada vez mais, a PS2 não durou tanto como a PSX em qualidade e quantidade de jogos, e a PS3 será ainda pior, devido ao avanço técnologico o aumento monetário e temporário gasto nas produções do jogos é exponencial, logo saiem cada vez menos jogos com o passar do tempo, e quando as plataformas começam finalmente a ficar acessiveis, sai uma nova máquina.
O máximo da PS3 = GT5 & Killzone 2, digam o que disserem, não passará dai, jogos que demoram 4 anos a ser feitos por equipas gigantes têm gastos absurdos, esses jogos saiem em 2009, acham mesmo que voltaram a demorar mais 4 anos para fazerem jogos desse calibre? Em 2011 já teremos noticias da Geração seguinte, isto se não antes da parte da Microsoft claro, a PS3 para durar o tempo prometido pela Sony terá de levar um upgrade na Drive de Blu Ray e passar de 2x para 4x para ler maior quantidade de dados, começar a cortar com as parvas instalações e poder aceder mais rápidamente aos dados.
Quanto a X360, o Futuro será como o GTA4, lançam o jogo em DVD e depois adicionam o resto do conteudo através do Live, controlando e monopolizando assim o maior numero possivel de utilizadores, ganhando rios de dinheiro com o Live. O máximo da X360 em gráficos é com toda a certeza o Unreal Engine 3, enquanto este engine evoluir também os jogos na X360 subiram de nivel, visto que este engine corre melhor na X360 do que na PS3, não me acredito muito que saiam jogos com melhores texturas que Gears of War 1/2 na X360, podem ter melhores efeitos visuais, cores, HDR, etc, mas texturas duvido.
Com tanta conversa, dá facilmente para perceber que as empresas querem é lucrar o máximo possivel, e que poucas se algumas, estam mesmo interessadas em fazer verdadeiros jogos, divertidos inovadores, desafios, juogos que inspiram outros.
Just my 2 cents.