Conversa da treta sobre o Windows Phone

Status
Fechado a novas mensagens.
a apple tb n inovou nada pk "desde sempre" q existiu sw no pc q permite enviar SMS. o "problema" da MS foi q andou "entretida" a desenvolver o w10 pk se tivesse usado o 8 para isso a coisa teria sido diferente. entretanto andaram um bocado perdidos e quiseram meter isso no skype. perfeito disparate. devia ter sido sempre uma app exclusiva. de resto, a MS ainda n atinou com um sistema fiável de sincronização entre vários dispositivos (noto isso nos favoritos do edge q, de vez em quando há um/uns q desaparecem). sei q n é fácil mas eles são uma casa de desenvolvimento de sw q supostamente anda sempre na crista da onda. até lá resta esperar...

Exactamente! Há já uns anos, tinha uma pen/modem da Vodafone e através do software da mesma era possível enviar mensagens sms, penso que umas 20 gratuitas por mês. Mas o que se está aqui a falar é diferente, porque resulta numa experiência muito mais simples e prática. Que é estar no PC, como estou agora a escrever este post e entretanto atender uma chamada ou enviar um sms, sem tocar no telefone.
Dizes que a Microsoft andou entretida e a cometer disparates e dizes bem! Esse é que é o problema! Andaram tão entretidos e a cometer disparates que a opinião dos consumidores acaba por ser unânime ao afirmar que aquilo é uma casa sem rumo. Parece mesmo que andam perdidos.
 
Quando os team leaders passam o dia a dar palestras e mandar mensagens positivas motivacionais....o que esperam?

Mau planeamento, falta de QA competente, falta coders de UI e principalmente demasiada dependencia nos programas insider.
 
Andaram tão entretidos e a cometer disparates que a opinião dos consumidores acaba por ser unânime ao afirmar que aquilo é uma casa sem rumo.

Não partilho da opinião que é uma casa sem rumo. A necessidade aguça o engenho. Com ainda na casa dos 85% a 90% de market share do Windows, a redução não é determinante de todo. E as medidas defensivas que a MS tomou com o Windows 10 e a linha Surface serviu para estancar esse decrescimento e pelo menos gerar a expectativa de retomo de algum market share.

Repare-se quais são as opções? Alguém vê o pessoal a:

- Comprar Chrome OS em massa?
- A mudar-se para Linux?
- A gastar mais $$ num macOS em massa?

Não.

Eventualmente o perigo pode vir de propostas computacionais alternativas. Ainda pensei no iPad Pro para profissões que não sejam tão técnicas e matemáticas que são bastantes (ensino, justiça, restauração, sei lá tantas tantas). No entanto ao verificar que a gestão da Apple está mais interessada em optimizar o lucro do que levar os seus produtos a mais pessoas, não vejo que seja por aí.

Tendo isto em vista, creio mesmo que a MS tem a coisa bem dominada.
 
Microsoft reports $32.5 billion in Q2 2019 revenue: Azure up 76%, Surface up 39%, and LinkedIn up 29%
https://venturebeat.com/2019/01/30/microsoft-earnings-q2-2019/


Over on the Windows side, OEM Pro revenue is down 5 percent this quarter, which Microsoft says is roughly in line with PC sales to businesses. Non-Pro revenue has decreased by 11 percent, and Microsoft blames this on “continued pressure in the entry-level category.” In other words: Chromebooks. Microsoft just unveiled its latest Chromebook challenge to appeal to students and schools, in an effort to fend off Google’s hardware for 2019. It’s clear that entry-level pricing and devices are threatening Windows licensing revenue as consumers have many different choices for devices.
https://www.theverge.com/2019/1/30/...arnings-cloud-services-surface-gaming-windows
 
Não partilho da opinião que é uma casa sem rumo. A necessidade aguça o engenho. Com ainda na casa dos 85% a 90% de market share do Windows, a redução não é determinante de todo. E as medidas defensivas que a MS tomou com o Windows 10 e a linha Surface serviu para estancar esse decrescimento e pelo menos gerar a expectativa de retomo de algum market share.

Repare-se quais são as opções? Alguém vê o pessoal a:

- Comprar Chrome OS em massa?
- A mudar-se para Linux?
- A gastar mais $$ num macOS em massa?

Não.

Eventualmente o perigo pode vir de propostas computacionais alternativas. Ainda pensei no iPad Pro para profissões que não sejam tão técnicas e matemáticas que são bastantes (ensino, justiça, restauração, sei lá tantas tantas). No entanto ao verificar que a gestão da Apple está mais interessada em optimizar o lucro do que levar os seus produtos a mais pessoas, não vejo que seja por aí.

Tendo isto em vista, creio mesmo que a MS tem a coisa bem dominada.
O chrome os está a ganhar terreno onde importa. Nas escolas(nos usa claro). Porque achas que saiu o w10s?
 
Na Microsoft a próxima voltinha é o W10 Lite (seja lá o que isso for) e é a demonstração de que a ameaça do Chrome OS é real apesar de não ser global.

---

Dx2dJDpXQAEO7Br.jpg


:-D
 
O chrome os está a ganhar terreno onde importa. Nas escolas(nos usa claro). Porque achas que saiu o w10s?

Creio que estás a pensar no caso que se usam o Chrome OS na escola vão querer no trabalho porque lhes é familiar. Nesse sentido não sei se é onde importa.

A ideia que as pessoas optam por aquilo que lhes é familiar a todo o custo já caiu por terra. É uma barreira psicológica que já foi ultrapassada. Olha o que aconteceu ao Windows Phone.

Hoje em dia as pessoas, os miúdos em particular, têm muito mais elasticidade tecnológica. Hoje usam a ferramenta tecnológica que consideram melhor para cada caso especifico.

É essa elasticidade e predisposição que leva a que hoje uma pessoa use Windows (Laptop), Android (Phone), iOS (Tablet) e Alexa (Speaker) sem pestanejar.

Abraço.
 
Última edição:
Supostamente ainda vai haver uma nova versão para combater Chromebooks

Aka mais uma tentativa da Microsoft
obviamente q nos tempos q correm, esse é o maior objetivo (ou um dos) da MS com uma versão light do windows. no entanto, se o windows quiser ser minimamente flexível e moderno, tem de conseguir correr em ARM puro. obviamente q para isso tem de deixar de parte muito do seu passado legacy q, por acaso, pode perfeitamente ficar restrito ás máquinas x86/x64.
de resto, o windows por si só, já é e sempre foi A alternativa aos chromebooks (uma vez q ipads e afins é mais do mesmo). n significa q n possa correr mais rapido e melhor em hw menos capacitado.
btw, tenho cá em casa o melhor exemplo disso: consegui "enfiar" o windows lean e atualizar o meu EEEPC para o 1809, com um "disco" de 7.5GB e o primeiro dos ATOM. claro q n passa de um proof of concept mas posso-te dizer q, mesmo com 1.5Gb RAM e SEM recurso ao disco (swap) consegue-se abrir uma ou outra pagina no edge. se a MS conseguir um WOA mais leve e ligeiro, tipo w10m, com certeza dará uma melhor experiência nesta maquina e em todo o hw q, n sendo pc, pretende chegar lá perto.
 
Bom, meus amigos. Uma serie de posts meus foram apagados por serem considerados spam. Tentado responder novamente se tal ainda me for permitido.

Entre o minuto 9.32 e o 9.40, eu explico que pego no telefone e peço para ligar ao PC. Penso que fui bem claro. Não percebo essa prosa :facepalm:
A partir do momento que não percebeste isso ou percebeste mas preferiste partir para a peixeirada

Eu percebi que tentou passar as funcionalidades demonstradas como iguais ou melhores do que o video que referenciou. Aliás é patente na sua prosa do video.

É natural portanto que durante todo o seu video tente passar a imagem de uma operação "sem-mãos no telemóvel". Porque foi isso que foi demonstrado no video a que fez referencia. E apenas uma vez, numa entre linha, menciona que pega no telemóvel para "Activar o Continuum" / "Remote Desktop" ao mesmo tempo que diz "eu aqui no Windows PC faço o mesmo que o Trance!". Isto quando sabe que não está a fazer o mesmo! Ou seja o seu acto não acompanha a prosa.

Em comunicação chama-se isto de: "Manobra de distração". Muito usado por mágicos mas também por vendedores quando o produto não acompanha.

Até pode enganar a moderação, mas a mim e penso que outros não engana com estes pequenos "truques".

Para si isto pode ser um procedimento normal num debate de ideias ... no entanto ... quer ver ...

Vamos supor que o @yamahia fazia um video a demonstrar o Windows Phone Continuum, focado nas suas genuínas vantagens em vez de tentar martelar as vantagens de outras abordagens.

E eu, com toda a naturalidade que lhe é apanágio, apresentava um video a demonstrar e a concluir que faço tudo e o mesmo que demonstrou, num iPad e até num iPhone ... tudo. Sabe como? Começava por apresentar o receber e fazer chamadas e SMS no iPad ou num iPhone. E quando chegava á parte de demonstrar o Continuum no iPad faço ligação Remote Desktop com o Splashtop para o Windows 10, e pronto, o iPad faz agora tudo o que o Windows 10 faz. Inclusivamente posso atender e iniciar chamadas para um WP, bastando para isso já dentro do Windows 10 iniciar outro RDP para o WP ("Activar o Continuum").



No entanto, face ao propósito de demonstrar as vantagens e os casos de utilização ideais para o Continuum em contraponto ao que o iPad oferece, tal manobra não seria intelectualmente honesta! Isto obviamente não faz o mesmo que o Continuum, não oferece a mesma usabilidade do que estar a trabalhar directamente em cima de um portátil Windows 10, nem tão pouco posso sugerir com consciência que isto é usável na prática para fazer chamadas com Windows Phone pelas mais variadas razões. Mais, argumentar que esta situação é o mesmo que o iPad suportar directamente as aplicações que o op precisa, seria igualmente pouco honesto. Pese embora tenha a sua utilidade mas estaria já a desviaram-me do ponto.

Acontece porém que é precisamente o que faz no seu video para sustentar o "eu aqui faço o mesmo que o Trance demonstrou e até faço mais"!!!! Fazendo para tal uma chamada do tipo RDP/"Activar Continuum" para o seu WP e partir dai fazer e receber chamadas, e porque não aceder a uma thread de mensagens SMS dessa forma? Porque não "activou o continuum" logo no inicio do vídeo? Até lhe dava mais funcionalidades face ao demonstrado!!!! Não o fez porque sabe ...

Bom, tendo em conta a sua insistência que faz o mesmo se não melhor que o que demonstrei, esta atitude é para mim inconcebível se a honestidade ainda for um valor a valorizar. Isto porque está a fazer algo bastante diferente do que apresentei. E nesse sentido posso respeitar o direito à opinião, mas nenhuma moderação me vai fazer respeitar uma opinião!!!!!! Nenhuma regra, mesmo neste fórum me diz que tenho de respeitar opiniões!!!!!

Infelizmente vêm cortar as pernas a quem quer ter uma atitude honesta, formativa, informativa e demistificadora. Porque a confrontação é também o mecanismo de debate que visa a verdade dos factos. Sim é desconfortável por vezes, mas é também necessária.
 
Última edição:
@Trance Relativamente ao meu vídeo que tanto criticas, não sei porquê...Na 1ª parte(5 min) A ideia foi falar de app's de comunicação que basicamente funcionam como nos outros OS. No entanto as app's nativas são melhor artilhadas relativamente aos outros OS.
Na 2ª parte (4 min) e isso já é uma vantagem, foi demonstrar como poderia comunicar sem tirar telemóvel do casaco embora com um subterfúgio que é deixar perder uma chamada e/ou aguardar por uma sms para continuar uma conversação no PC, se quiser infinita. Facto que já falo por aqui há anos.
Na 3ª parte (9 min), bom na 3ª parte há efectivamente um pequeno período em que dirijo a ti, tudo pq tentaste com isso num outro vídeo minimizar/ridicularizar as capacidades do w10, embora pela surra.

Bom, é assim... o Continuum é efectivamente uma vantagem. Durante este tempo todo não tenho usado mas tenho observado e há muito quem use (usasse) como sistema principal. Ou seja com um monitor, um rato, um teclado e uma dock e/ou transmissor wi-fi. Sendo que a dock é melhor opção.
O telemóvel tb é importante. Por exemplo o 950xl rola bem mas o 950 sd808 já nem tanto (informação obtida por testemunhos)
Ora bem um user artilhado desta forma n precisa de um PC caso o seu perfil de utilização não ultrapasse muito aquilo que demonstrei resumidamente na 3ª parte do vídeo. No entanto, mais tarde eu posso fazer um vídeo mais completo sobre as capacidades da funcionalidade. Neste vídeo o Continuum não era o foco.
Entretanto deu para perceber que poderá substituir nas calmas um Laptop que levo ocasionalmente em algumas viagens.
Agora imagina o seguinte cenário. Eu sou um utilizar com esse perfil e uso apenas Continuum. O que acontece é que é em caso de chamadas/sms eu faço exactamente aquilo que demonstrante naquela chamada no sistema MacOS/iOS, só que de uma forma mais bonita. Talvez seja isso que te está a importunar, mas deixa lá isso.
Ademais tu apenas com um equipamento do ecossistema da Apple não fazes nada disto, certo? Precisarás de pelo menos 2 e que um deles seja um Mac ou um iMac, correcto?

Já agora e a determinada altura disseste que esta conexão gasta imensa bateria e que provavelmente estaria com o telefone agarrado à tomada. Mais uma acusação sem sentido. Não estava! Aliás, amiúde é possível observar o estado da bateria e nunca a ver a carregar. Podias ter evitado esta.
Não dei por gastar muita bateria até pq o ecrã passa o tempo todo apagado.

Fica bem
 
Na 3ª parte (9 min), bom na 3ª parte há efectivamente um pequeno período em que dirijo a ti, tudo pq tentaste com isso num outro vídeo minimizar/ridicularizar as capacidades do w10, embora pela surra.

Desculpa, então mas tu vais a outra thread, numa outra secção bastante distante desta, vez um video de como a integração de comunicações que funciona num ecossistema alternativo e assumes que é para ridicularizar esta tua "amada"?

Mas em que medida sentes a tua "amada" está a ser ridicularizada?

Mas estanos agora a dotar estas ferramentas de sentimentos próprios?

Então se eu vir aqui uma demo de Surface Pro 4 com Pen/Touch e coisas mais concluo que estão a ridicularizar a utilização de um MacBook Pro?

Queres que o pessoal leve isto a sério?

Já agora e a determinada altura disseste que esta conexão gasta imensa bateria e que provavelmente estaria com o telefone agarrado à tomada. Mais uma acusação sem sentido. Não estava! Aliás, amiúde é possível observar o estado da bateria e nunca a ver a carregar. Podias ter evitado esta.

Eu não fiz nenhuma acusação. EU SEI, EU SEI que gasta imensa bateria esse procedimento via WiFI dai dito que se calhar estava ligado via USB.
 
Bom, é assim... o Continuum é efectivamente uma vantagem. Durante este tempo todo não tenho usado mas tenho observado e há muito quem use (usasse) como sistema principal. Ou seja com um monitor, um rato, um teclado e uma dock e/ou transmissor wi-fi. Sendo que a dock é melhor opção.
O telemóvel tb é importante. Por exemplo o 950xl rola bem mas o 950 sd808 já nem tanto (informação obtida por testemunhos)
Ora bem um user artilhado desta forma n precisa de um PC caso o seu perfil de utilização não ultrapasse muito aquilo que demonstrei resumidamente na 3ª parte do vídeo. No entanto, mais tarde eu posso fazer um vídeo mais completo sobre as capacidades da funcionalidade. Neste vídeo o Continuum não era o foco.
Entretanto deu para perceber que poderá substituir nas calmas um Laptop que levo ocasionalmente em algumas viagens.
Agora imagina o seguinte cenário. Eu sou um utilizar com esse perfil e uso apenas Continuum. O que acontece é que é em caso de chamadas/sms eu faço exactamente aquilo que demonstrante naquela chamada no sistema MacOS/iOS, só que de uma forma mais bonita. Talvez seja isso que te está a importunar, mas deixa lá isso.
Ademais tu apenas com um equipamento do ecossistema da Apple não fazes nada disto, certo? Precisarás de pelo menos 2 e que um deles seja um Mac ou um iMac, correcto?

Colocando as outras questões de lado, podemos trocar pontos de vista relativamente ao Windows Phone Continuum

A proposta do Windows Phone Continuum é clara, um telemóvel que quando ligado a um monitor e teclado se transforma em algo que se assemelha com um Windows PC.

Mas eu tenho algumas dificuldades em perceber que problemas resolve para as pessoas em geral, e na minha pessoa em particular. Isto porque hoje há propostas bem melhores em usabilidade e conveniência.

Vamos supor que um telemóvel WP correria algo como o Surface Go corre ou mesmo o Surface Pro 4. Com esta suposição removemos uma série de obstáculos que ainda esta tecnologia teria que resolve mas vamos aceitar isso como resolvido para o efeito.

1) Eu uso o tablet para ler como quem lê um livro ou revista, ver video, editar photos e video, desenhar uns esboços ... não estou a ver onde o Windows Phone Continuum ligado a um monitor e teclado me poderia resolver algum problema nesta área.

Sim poderíamos pensar que usando um acessório extra que pudesse acoplar este dispositivo pudesse dar uma experiência deste género. Como em tempos vi a Asus a fazer com o Padfone.

Mas assim é do ponto de vista de espaço o mesmo que carregar dois dispositivos não é? Onde está a conveniência face aos dois separados uma interop excepcional ?

caa6ba8a54.jpg


Depois quanto é que isso custaria? É que se custa-se quase tanto como um tablet + smartphone preferia ter os dispositivos separados. O Padfone alem de não ser barato revelou-se pouco pratico. Isto foi feito 3 anos antes de aparecer o Continuum ou o Windows 10!!!!!!

Mesmo se a questão preço não se coloque, há vantagens em usar dispositivos separados, olha se um avaria-se ou se perde-se ainda tinha o outro para mandar o tal email importante ...

2) Como portátil apenas, as questões são mais ou menos as mesmas. Ok mais um acessório a acoplar, mas aqui que se observou é que o acessório que acompanha do X3 custava quase tanto como um portátil tipo Surface Go. Tudo junto na altura $1500.

3) Ok, desktop. Um teclado e o monitor barato e pronto. Mas é mais fácil perder um telemóvel que um desktop. E não é a razão principal de se usar um desktop a performance a par do ecrã maior?

E a mobilidade? Vais levar o monitor e o teclado contigo para férias? Ok, não levas o monitor ... ligar à TV da sala ... WTF?

1) + 2) + 3): Um canivete Suíço dá jeito sim senhor, mas há uma razão pela qual as pessoas comem com garfo separado da faca, separado da colher. E alguma redundância de ferramentas torna a operação mais tolerante a falhas (se o telmóvel falhar sempre posso usar o portátil para mandar o email, a não ser que tivesse agora 3 telemóveis mas ...).

Por fim, nenhuma destas empresas, nem mesmo a MS está interessada em reduzir a sua facturação Qualquer solução que potencialmente torne as coisas mais baratas esta malta não quer. Já viste, neste caso a MS entre vender 2 ou 3 licenças só venderia 1. E os OEMs, entre venderem 3 dispositivos só venderiam 1. Entre ter 1 ao preço 3 e ter 3 ao preço de 1 ... são estas as opções que te iriam dar ou piores subindo os preços das confs individuais.

Sim porque esta malta nunca te vai vender 3 ao preço de 1.

Portanto tenho muitas, muitas duvidas sobre a verdadeira utilidade deste modelo de convergência. E honestamente creio ser por isso que a MS não deu mais gaz a esta abordagem, ao Windows Phone Continuum.
 
Última edição:
O que acabou na Microsoft foi o OS o ele fala no vídeo e as vendas da Apple e da Samsung a descer/cair e muito diferente, mas fala muito pouco das marcas que estão a crescer ( Huawei ) mesmo sem estarem presentes no mercado norte americano.
A venda de telemóveis estagnou? Sim
Os telemóveis vão ter de se reinventar? Talvez
Os telemóveis vão mudar o formato? Duvido
A Apple e a Google vão deixar de desenvolver/ aprimorar software móvel? Acho que nunca
 
a MS tb abandonou a produção e venda dos seus smartphones.
o OS está a ser desenvolvido para outros fins.
há sempre marcas a crescer, mesmo numa era em q os pcs estão em declínio ou, eventualmente, estagnados. a marca surface, por ex ainda vai crescendo.
no video ng fala em despedir os devs. antigamente eram os pcs q davam cartas, agora (ainda) são os smartphones mas vão pelo mesmo caminho q os pcs. a industria rapidamente arranjará outros brinquedos para colocar nas primeiras páginas de webs, jornais e revistas.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo