Conversa da treta sobre o Windows Phone

Status
Fechado a novas mensagens.
Eles disseram varias vezes q saia mt mais caro parar o Arm agora e daqui uns anos por alguma razão reiniciarem do q continuar a desenvolver.

Esses programas de beta testing que tanto falam, primeiro nem estava planeado. Acho que a ideia era fechar aos 300.000 mas como chegaram la numa questão de horas tiveram de escolher entre manter fechado ou deixar aberto. Uns aderiram por curiosidade outros por"obrigação profissional" como foi o meu caso. N q tivesse sido imposto mas é sempre bom poder testar o meu software antecipadamente num SO q os clientes vão receber dentro de uns meses.
No mobile propriamente dito serviu para a google e Apple imitarem, embora em escala mais pequena e limitada.
 
O programa de beta testing surgiu porque comecaram a haver problemas e insatisfacao dos devs.
As equipas de desenvolvimento foram reduzidas e a parte de beta testing ficou para os devs.
Apenas uma consequencia das mudancas de estrategia de forma repentina.

A Apple e Google sempre tiveram os seus programas de beta testing de forma limitada. Aderia quem queria.
Nao se via campanhas de marketing e promocao para ser beta tester.
 
. N q tivesse sido imposto mas é sempre bom poder testar o meu software antecipadamente num SO q os clientes vão receber dentro de uns meses.
No mobile propriamente dito serviu para a google e Apple imitarem, embora em escala mais pequena e limitada.

A Apple já faz isso à tempos. Primeiro foi limitada a Devs, o que fazia sentido. Já que pagam 99$, tinham opção de usar versões dev.
Depois abriram ao user comum.

Se calhar a Microsoft teve foi mais necessidade de feedback, que já devia ser pouco.
 
Eles disseram varias vezes q saia mt mais caro parar o Arm agora e daqui uns anos por alguma razão reiniciarem do q continuar a desenvolver.

Esses programas de beta testing que tanto falam, primeiro nem estava planeado. Acho que a ideia era fechar aos 300.000 mas como chegaram la numa questão de horas tiveram de escolher entre manter fechado ou deixar aberto. Uns aderiram por curiosidade outros por"obrigação profissional" como foi o meu caso. N q tivesse sido imposto mas é sempre bom poder testar o meu software antecipadamente num SO q os clientes vão receber dentro de uns meses.
No mobile propriamente dito serviu para a google e Apple imitarem, embora em escala mais pequena e limitada.

O programa de beta testing surgiu porque comecaram a haver problemas e insatisfacao dos devs.
As equipas de desenvolvimento foram reduzidas e a parte de beta testing ficou para os devs.
Apenas uma consequencia das mudancas de estrategia de forma repentina.

A Apple e Google sempre tiveram os seus programas de beta testing de forma limitada. Aderia quem queria.
Nao se via campanhas de marketing e promocao para ser beta tester.

A Apple já faz isso à tempos. Primeiro foi limitada a Devs, o que fazia sentido. Já que pagam 99$, tinham opção de usar versões dev.
Depois abriram ao user comum.

Se calhar a Microsoft teve foi mais necessidade de feedback, que já devia ser pouco.

1º Não há nem havia qualquer ideia de limitar o programa Insider. O atual número de insiders é uma gota no oceano para o Asimov.

2º Não foi uma estratégia repentina. Esta já havia sido iniciada nos tempos do Steven Sinofsky.

3º É uma necessidade da indústria, e neste caso específicamente para a MS, ter o máximo de telemetria e feedback para que se consiga criar software de forma ágil (Agile Development, RERO, FFFF, etc.).

Hth,
anthonws.

Eu custa-me a dizer isto, mas não vejo um futuro muito risonho para o Windows 10 Mobile, o que lhe vale é corre UWP senão aí é que ia ser bonito. @anthonws um "Surface phone" quase de certeza que vem com full Windows (Windows 10 ARM). Se fosse para vir com W10M então não precisavam de darem-se a tanto trabalho: Pegam num Lumia 960 ou 970 e chamava-lhe Surface phone e estava feito.

O que é que quer que seja esse unicórnio a que todos chamam "Surface Phone", o mesmo não vai sair em breve. E isto é apenas bom senso, nada de inside intel.

Não se reinventa algo em meia dúzia de meses. E depois, será que se vai chamar Windows 10? E será que vai ter a mesma shell? E será que lhe poderemos chamar um telefone/smartphone/etc?
Quem diz que será baseado nas atuais arquiteturas de CPU? E porque não algo baseado em mixed reality?
E... E... E...

As únicas verdades são estas:

1. A MS não vai desistir do Mobile agora, nem amanhã, nem para o ano que vem. Mobile é core para a visão da mesma, especialmente com o foco empresarial.
2. Windows 10 é apenas um OS. O Windows 10 Mobile só não é "full" Windows porque não faz sentido. O mesmo é adaptado ao SoC, device, formato, etc.
3. O market share é uma pena, mas a realidade e o resultado de uma decisão da empresa. Acima de tudo é um negócio e tal como já foi comentado antes, o CEO já comunicou publicamente que não estão a competir no mercado Mobile de consumidor.
4. De momento existou pouco hardware, mas todos nós sabemos que existe line-up para breve. Embora não vá agradar a todos, devido aos preços e target.

Hth,
anthonws.
 
Última edição pelo moderador:
Eu acho que o "Surface phone/mobile/AR/VR/Espresso machine (:D)" não vai ser um mero smartphone, e creio que nisso estamos todos de acordo. Até agora a linha Surface o que fez foi criar novas categorias, e esta não seria diferente. E é por isso que estou à espera desse "unicórnio", porque se for uma coisa de fazer cair o queixo como foi o Surface Book e o Surface Studio, então acho que estamos num bom caminho. E caramba, desculpem mas eu vou mesmo dizer a frase proibida: para o ano é que vai ser!

PS. "o para ano é que vai ser" deve ser lido num contexto algo irónico, mas com um fundo de verdade, um fundo muito fundo. :D
 
O que é que quer que seja esse unicórnio a que todos chamam "Surface Phone", o mesmo não vai sair em breve. E isto é apenas bom senso, nada de inside intel.

Não se reinventa algo em meia dúzia de meses. E depois, será que se vai chamar Windows 10? E será que vai ter a mesma shell? E será que lhe poderemos chamar um telefone/smartphone/etc?
Quem diz que será baseado nas atuais arquiteturas de CPU? E porque não algo baseado em mixed reality?
E... E... E...

As únicas verdades são estas:

1. A MS não vai desistir do Mobile agora, nem amanhã, nem para o ano que vem. Mobile é core para a visão da mesma, especialmente com o foco empresarial.
2. Windows 10 é apenas um OS. O Windows 10 Mobile só não é "full" Windows porque não faz sentido. O mesmo é adaptado ao SoC, device, formato, etc.
3. O market share é uma pena, mas a realidade e o resultado de uma decisão da empresa. Acima de tudo é um negócio e tal como já foi comentado antes, o CEO já comunicou publicamente que não estão a competir no mercado Mobile de consumidor.
4. De momento existou pouco hardware, mas todos nós sabemos que existe line-up para breve. Embora não vá agradar a todos, devido aos preços e target.

Hth,
anthonws.
Que lineup é esse?
So se fala num possivel Ceroulas, mais nada, ou tens acesso a informação privilegiada?
 
Eu vi num video qualquer q inicialmente o programa insider ia ser limitado mas q rapidamente mudaram de ideias por causa dos nrs de adesão. Saiu da própria boca do gabe qd falava do programa em retrospectiva.

Mas isso já eu digo ha muito tempo. E se juntares a esses, todos os segundos telemóveis q podiam tb ser wm imagina a quota potencial. O problema é q entre o real e o potencial.. :P
 
Realmente, sejamos sinceros, ao preço que estão as chamadas e sms de operador, dificilmente eu próprio opto pelas alternativas online. E depois funcionam melhor pela superior integração com o PC
Onde eu sinto que essas app podem ser úteis e são na maioria das vezes é nas comunicações para o resto do mudo ou quando estamos num pais terceiro e não temos rooming. Nesses casos dou preferência à comunicação online. Sempre!!
 
Voz e texto não significa que não se esteja a usar apps para o efeito mas mesmo que assim fosse, resumir a plataforma a isso pelo menos para mim é demasiado redutor até porque chamadas/sms qualquer um faz.

Deve ser por isso que o pessoal procura ecrãs cada vez maiores, para se limitar a usar em voz e texto. :D
 
Não sera o nosso caso aqui, mas é em 47% da população global.
E como se fala no artigo , Grd parte desses 47% compra o ultimo grito e nao utiliza para mais que chamadas e sms de operador.
Elas fazem bem a destrinça entre comunicações de operador e comunicação online.
Gostei do artigo prova aquilo q já era uma percepçao minha. Conheço muita gente assim
 
Mais perto da "global domination" então, basta sacar esses 47% de "dumbphones" e o futuro do Windows Mobile será risonho novamente até porque assim já não precisa de apps, nem percebo como a Microsoft ainda não o conseguiu fazer... :rolleyes:

Mas para isso talvez seja bom repor stock dos 435 e 550. :-D
 
Quem use um smartphone só para voz/texto é tão legitimo comprar W10m como Android e o "só porque sim" é válido para os 2 lados (ou 3 se quisermos incluir iphone), não vejo porque alguém deva obrigatoriamente comprar W10m só porque afinal as apps já não fazem falta.

O problema é que em 10 só 1 na melhor hipóteses compra W10m, mas aí depois já entra a visibilidade da marca/plataforma e nisso com a Microsoft a apostar no "deixa lá ver como corre" não há milagres.
 
Não sei até que ponto esse tipo de utilizadores interessam a Google/MS/Apple visto que como não consomem qualquer tipo de serviços e são difíceis de fidelizar.
 
Realmente, sejamos sinceros, ao preço que estão as chamadas e sms de operador, dificilmente eu próprio opto pelas alternativas online. E depois funcionam melhor pela superior integração com o PC
Onde eu sinto que essas app podem ser úteis e são na maioria das vezes é nas comunicações para o resto do mudo ou quando estamos num pais terceiro e não temos rooming. Nesses casos dou preferência à comunicação online. Sempre!!

O que ainda sustem o uso da vulgar chamada GSM e SMS é a disponibilidade/fidelidade desses serviços. Lentamente assistimos à implementação de novas e melhores tecnologias que aumentam drásticamente a qualidade de serviços de dados móveis, o que torna possíveis por exemplo implementar serviços VoIP(o VoLTE é um deles) com uma disponibilidade elevada e fidelidade asseguradas.

Imaginar sequer, que essa evolução será estática(quando já se fala do 5G), não faz qualquer sentido. Com a crescente massificação da subscrição de dados móveis, levanta-se uma mudança de paradigma que rompe barreiras entre diferentes operadoras/redes/países. Serviços como o Whatsapp generalizam-se e até já existem tarifários que isentam o tráfego dessas apps. Ainda à coisa de dias recebi um cartão da Freedompop onde sem qualquer custo mensal, tenho acesso ao Whatsapp sem que o tráfego deste seja contabilizado(+200MB/mês para o resto) em cerca de 25 países.

Outro assunto, hoje e ainda antes que desapareça comprei um Lumia 520 novo selado(por ~60€) para guardar como recordação. Continuo a preferir o UI icónica do WP, com o seu famoso parallax effect e title big fonts. Vai dar um bom backup phone.
 
Quem use um smartphone só para voz/texto é tão legitimo comprar W10m como Android e o "só porque sim" é válido para os 2 lados (ou 3 se quisermos incluir iphone), não vejo porque alguém deva obrigatoriamente comprar W10m só porque afinal as apps já não fazem falta.

O problema é que em 10 só 1 na melhor hipóteses compra W10m, mas aí depois já entra a visibilidade da marca/plataforma e nisso com a Microsoft a apostar no "deixa lá ver como corre" não há milagres.
Certo, nem para este tipo de Cliente que afinal representa uma fatia enorme no mercado, o wp vende. E não vende, não só pela propalada incompetência da Microsoft, mas acima de tudo pq existe muita desinformação ao consumidor. A começar por qq vendedor de loja de esquina.
Ainda à coisa de dias recebi um cartão da Freedompop onde sem qualquer custo mensal, tenho acesso ao Whatsapp sem que o tráfego deste seja contabilizado(+200MB/mês para o resto) em cerca de 25 países.
Isso é fantástico e certamente irá facilitar a vida de muita gente.
 
Certo, nem para este tipo de Cliente que afinal representa uma fatia enorme no mercado, o wp vende. E não vende, não só pela propalada incompetência da Microsoft, mas acima de tudo pq existe muita desinformação ao consumidor. A começar por qq vendedor de loja de esquina.

O vendedor da loja de esquina evita vender e recomendar quase para se proteger porque a taxa de devolucao é grande.
Apesar de muitos usarem para telefonemas e mensagens há sempre um conjunto limitado de aplicacoes/jogos que sao essenciais para essas pessoas.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo