Conversa da treta sobre o Windows Phone

Status
Fechado a novas mensagens.
@anthonws acredita que bem quero acreditar em ti (não te estou a chamar mentiroso), mas a verdade é que do lado de cá essa não é a perspectiva que tenho, de todo. O mesmo digo de colegas meus que trabalham em outras grandes empresas nacionais na área do desenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móveis.

A nossa perspectiva é que o Windows está em queda livre chegando a um ponto de insignificância que só o facto de eu referir o XAML/C# é motivo de chacota. Chego ao ponto em que durante conversas relacionadas com programação e novidades do mundo tecnológico (sendo as últimas as "novidades" da Apple) prefiro ficar calado pois se refiro "Windows" seja em que formato for é mais uma oportunidade de gozar com o "palhaço". Falo por mim, mas também falo por muitos outros Dev.

Agora ser da cena é desenvolver para iOS, mexer no Android Studio, andar a brincar com as toneladas de projectos 3rd Party disponíveis nos Githubs desta vida disponíveis para e só estes SOs que constituem o Duopólio (merecido) que conhecemos. Um Dev que por um motivo ou outro conheça o MVVM, aprecie o XAML ou programe em C# é um "estrangeiro" neste novo mundo que não desenvolve Software para Windows.

A tua perspectiva é do lado mais empresarial a pode ser o cenário mais cor de rosa possível, mas é do lado do Consumer Market que as coisas acontecem. Não posso revelar onde trabalho, mas é urgente reparar que numa área tão banal como o consumo de media que toca em ambos os lados (empresarial e consumidor - embora na minha opinião não exista uma separação) o Windows é uma autentica pedra no sapato. A prioridade de Desenvolvimento é iOS e Android, Windows pode até estar meio ano com problemas graves que pouca gente quer saber ... corrige-se amanha ou depois, ou daqui a um ano.

Eu até podia pensar para os meus botões que isto é problema da postura da minha empresa (vosso Partner por sinal), mas depois falo com colegas em outras empresas e verifico a mesma situação (aliás, reparo que bem posso agradecer aos Deuses de estar numa onde ainda existe Software destinado ao Windows - por enquanto).

Podem até ter os vossos Projectos de Laboratórios em Software interno das mais demais empresas, mas é preciso compreender que o sentido é do Consumer Market para o Empresarial, não o contrário. Do mesmo modo, o caminho das UWPs era do Mobile para o PC/Xbox/etc. não o contrário (como se comprova).

As Centenial são muito giras no papel, mas não são verdadeiras UWPs (não basta espetar Software para dentro de um appx para se ter uma UWP). Uma UWP é algo agnóstico da arquitectura, é algo que gratuitamente (para o Dev) corre de origem em PC, Mobile, Xbox, HoloLens, iOT, Surface Hub e que mais vocês adicionarem ao vosso portfólio de Hardware. A partir do momento que temos Apps que só correm em x86 e outro tipo de limitações (limitações pouco óbvias - não estou a falar de meter o Mobile a correr um Forza 7) estamos a colocar em causa o conceito das UWPs e inserir algo muito perigoso na mente dos consumidores que se deixarmos crescer em demasia leva a uma natural ruptura: algo tão simples como Dúvidas.

A abstracção do Desktop VS. Mobile é na minha opinião o caminho natural a ser percorrido por equipamentos cada vez mais caros e cada vez mais poderosos (demasiado poderosos para estarem limitados ao conceito de Smartphone como o conhecemos - os últimos iPhones têm Benchmarks superiores aos MacBook Air de entrada de gama). As UWPs, agnósticas aos local onde correm com responsividade gratuita para tamanho de ecrã e modo de interacção e facilmente escaláveis para muito mais eram um trunfo enorme para este futuro que pelas palavras do teu CEO e todos os teus colegas (como o Blanc que às vezes fala no Twitter) é também visualizado por vocês, Microsoft.

O problema é o tal Momentum que falas, neste caso a ausência dele. Então acham que podiam pura e simplesmente abandonar o mercado durante 3/4 anos para depois regressar com um género de Salvador?! Que Momentum achas que o "Lendário" Surface Phone vai encontrar quando aparecer? Vais haver Devs na plataforma? Vai haver utilizadores disponíveis a abandonar os ecossistemas onde estão mais que instalados? A perspectiva que eu tenho é que quanto mais tempo estiverem fora do "campo" onde tudo está a acontecer (o Mobile) mais difícil será ter sucesso o Sr. que se seguir (menos Devs existirão, mais os Devs estarão agarrados às outras plataformas para as quais desenvolvem há anos, mais dinheiro os Utilizadores gastaram em Apps, mais dependentes estão de serviços que não existirão no Andromeda/Whatever, etc).

No mundo real não se pode tirar férias e regressar alguns anos depois. 1 ano no mundo tecnológico é o suficiente para nos tornarmos completamente irrelevantes (se eu parar de programar e de me informar diariamente, serei facilmente dispensável). O WP dava prejuízo? Andavam a perder dinheiro? Tudo bem, mas já que há um Bigger Plan e uma vez que estamos a falar do Mobile (a Trend actual e dos próximos anos) poderiam aguentar mais um pouco.

Mas adiante, não discutindo questões económicas e as opções no que se devia ou não suportar, há algo que não dá para compreender e remete-nos para uma conclusão óbvia: ou são mentirosos ou pura e simplesmente burros. Dizem que vão manter os SDKs e APIs actuais no W10M até pelo menos a RS4. Sabemos também que Apps do sistema são UWPs puras (para distinguir das tretas das conversões - não desvalorizando as mesmas, mas não verdadeiras UWPs). Pegando nestes dois factos, de que forma quer a Microsoft que nós interpretemos o facto das Apps em Mobile terem morrido, terem ficado paradas em versões antigas enquanto que no PC continuam a ser desenvolvidas e a receber novas e mais Features?! Qual seria o esforço de disponibilizar na Store (em Fast Ring) para o W10M essas mesmas Apps que sabemos que correm no W10M (como comprovado com os Leaks daquele Site Italiano - nada surpreendente visto que são UWPs).

Por isso, ou são mentirosos pois de que valerá continuarem a actualizar os SDKs e APIs no W10M se o próprio suporte 1st Party em Apps do sistema morreu, ou são burros por não aproveitarem a característica única das UWPs.

Escrevo muito, mas também não quero que penses que vivo para isto. Não nego que a programação é uma paixão, e não nego que desenvolver para Windows neste formato UWP é algo que me apaixonou completamente, assim como não nego que o meu SO móvel é de longe o W10M (preferência que assumo por muitos risos que possam provocar) ... mas o sentimento que mais me invade a falar disto é a Frustração.

Tenho 2/3 anos de Desenvolvimento para iOS e embora necessite de actualizar os meus conhecimentos em Swift, a verdade é que conheço minimamente bem o sistema de várias perspectivas. Android é algo novo para mim, mas já conheço minimamente a Markup Language dele (AXML - o XAML deles) e o Java é algo com o qual também já mexi diversas vezes em outras vertentes. A verdade é que nenhum dos dois ambientes de desenvolvimento (incluo IDEs, linguagens, paradigmas, arquitecturas padrão, etc) daqueles que dominam o mercado chegam ao nível qualitativo da vossa plataforma Universal, aquela que estão a matar com esta saída do Mobile.

A Frustração vem acima de tudo disto. O Continuum e a agnostidade das vossas UWPs fizeram-me acreditar que aquele futuro da abstracção do PC/Smartphone tinha chegado. O facto do Continuum poder ser controlado perfeitamente por Touch (toques, swipes, drags, etc) num monitor ao qual o Continuum encontra-se ligado por HDMI sendo tudo processado no Smartphone já me deixa espantado, brincadeiras como daquele vídeo que estava no Link do Reddit que aqui coloquei só me faz pensar que a potencialidade era e é enorme.

Eu compreendo que seguiram em frente, e também nós neste tópico temos que fazer o mesmo e rumar para outros lados (mesmo contrariados como acontece com a maioria dos Fans da plataforma), mas só queria que regressassem a tempo de poderem oferecer uma terceira opção no mercado e fossem ainda a tempo de salvar as UWPs (que é uma tecnologia que merece ser salva e porra ... era aquilo que mais gostava de fazer).
 
@anthonws acredita que bem quero acreditar em ti (não te estou a chamar mentiroso), mas a verdade é que do lado de cá essa não é a perspectiva que tenho, de todo. O mesmo digo de colegas meus que trabalham em outras grandes empresas nacionais na área do desenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móveis.

A nossa perspectiva é que o Windows está em queda livre chegando a um ponto de insignificância que só o facto de eu referir o XAML/C# é motivo de chacota. Chego ao ponto em que durante conversas relacionadas com programação e novidades do mundo tecnológico (sendo as últimas as "novidades" da Apple) prefiro ficar calado pois se refiro "Windows" seja em que formato for é mais uma oportunidade de gozar com o "palhaço". Falo por mim, mas também falo por muitos outros Dev.

Agora ser da cena é desenvolver para iOS, mexer no Android Studio, andar a brincar com as toneladas de projectos 3rd Party disponíveis nos Githubs desta vida disponíveis para e só estes SOs que constituem o Duopólio (merecido) que conhecemos. Um Dev que por um motivo ou outro conheça o MVVM, aprecie o XAML ou programe em C# é um "estrangeiro" neste novo mundo que não desenvolve Software para Windows.

A tua perspectiva é do lado mais empresarial a pode ser o cenário mais cor de rosa possível, mas é do lado do Consumer Market que as coisas acontecem. Não posso revelar onde trabalho, mas é urgente reparar que numa área tão banal como o consumo de media que toca em ambos os lados (empresarial e consumidor - embora na minha opinião não exista uma separação) o Windows é uma autentica pedra no sapato. A prioridade de Desenvolvimento é iOS e Android, Windows pode até estar meio ano com problemas graves que pouca gente quer saber ... corrige-se amanha ou depois, ou daqui a um ano.

Eu até podia pensar para os meus botões que isto é problema da postura da minha empresa (vosso Partner por sinal), mas depois falo com colegas em outras empresas e verifico a mesma situação (aliás, reparo que bem posso agradecer aos Deuses de estar numa onde ainda existe Software destinado ao Windows - por enquanto).

Podem até ter os vossos Projectos de Laboratórios em Software interno das mais demais empresas, mas é preciso compreender que o sentido é do Consumer Market para o Empresarial, não o contrário. Do mesmo modo, o caminho das UWPs era do Mobile para o PC/Xbox/etc. não o contrário (como se comprova).

As Centenial são muito giras no papel, mas não são verdadeiras UWPs (não basta espetar Software para dentro de um appx para se ter uma UWP). Uma UWP é algo agnóstico da arquitectura, é algo que gratuitamente (para o Dev) corre de origem em PC, Mobile, Xbox, HoloLens, iOT, Surface Hub e que mais vocês adicionarem ao vosso portfólio de Hardware. A partir do momento que temos Apps que só correm em x86 e outro tipo de limitações (limitações pouco óbvias - não estou a falar de meter o Mobile a correr um Forza 7) estamos a colocar em causa o conceito das UWPs e inserir algo muito perigoso na mente dos consumidores que se deixarmos crescer em demasia leva a uma natural ruptura: algo tão simples como Dúvidas.

A abstracção do Desktop VS. Mobile é na minha opinião o caminho natural a ser percorrido por equipamentos cada vez mais caros e cada vez mais poderosos (demasiado poderosos para estarem limitados ao conceito de Smartphone como o conhecemos - os últimos iPhones têm Benchmarks superiores aos MacBook Air de entrada de gama). As UWPs, agnósticas aos local onde correm com responsividade gratuita para tamanho de ecrã e modo de interacção e facilmente escaláveis para muito mais eram um trunfo enorme para este futuro que pelas palavras do teu CEO e todos os teus colegas (como o Blanc que às vezes fala no Twitter) é também visualizado por vocês, Microsoft.

O problema é o tal Momentum que falas, neste caso a ausência dele. Então acham que podiam pura e simplesmente abandonar o mercado durante 3/4 anos para depois regressar com um género de Salvador?! Que Momentum achas que o "Lendário" Surface Phone vai encontrar quando aparecer? Vais haver Devs na plataforma? Vai haver utilizadores disponíveis a abandonar os ecossistemas onde estão mais que instalados? A perspectiva que eu tenho é que quanto mais tempo estiverem fora do "campo" onde tudo está a acontecer (o Mobile) mais difícil será ter sucesso o Sr. que se seguir (menos Devs existirão, mais os Devs estarão agarrados às outras plataformas para as quais desenvolvem há anos, mais dinheiro os Utilizadores gastaram em Apps, mais dependentes estão de serviços que não existirão no Andromeda/Whatever, etc).

No mundo real não se pode tirar férias e regressar alguns anos depois. 1 ano no mundo tecnológico é o suficiente para nos tornarmos completamente irrelevantes (se eu parar de programar e de me informar diariamente, serei facilmente dispensável). O WP dava prejuízo? Andavam a perder dinheiro? Tudo bem, mas já que há um Bigger Plan e uma vez que estamos a falar do Mobile (a Trend actual e dos próximos anos) poderiam aguentar mais um pouco.

Mas adiante, não discutindo questões económicas e as opções no que se devia ou não suportar, há algo que não dá para compreender e remete-nos para uma conclusão óbvia: ou são mentirosos ou pura e simplesmente burros. Dizem que vão manter os SDKs e APIs actuais no W10M até pelo menos a RS4. Sabemos também que Apps do sistema são UWPs puras (para distinguir das tretas das conversões - não desvalorizando as mesmas, mas não verdadeiras UWPs). Pegando nestes dois factos, de que forma quer a Microsoft que nós interpretemos o facto das Apps em Mobile terem morrido, terem ficado paradas em versões antigas enquanto que no PC continuam a ser desenvolvidas e a receber novas e mais Features?! Qual seria o esforço de disponibilizar na Store (em Fast Ring) para o W10M essas mesmas Apps que sabemos que correm no W10M (como comprovado com os Leaks daquele Site Italiano - nada surpreendente visto que são UWPs).

Por isso, ou são mentirosos pois de que valerá continuarem a actualizar os SDKs e APIs no W10M se o próprio suporte 1st Party em Apps do sistema morreu, ou são burros por não aproveitarem a característica única das UWPs.

Escrevo muito, mas também não quero que penses que vivo para isto. Não nego que a programação é uma paixão, e não nego que desenvolver para Windows neste formato UWP é algo que me apaixonou completamente, assim como não nego que o meu SO móvel é de longe o W10M (preferência que assumo por muitos risos que possam provocar) ... mas o sentimento que mais me invade a falar disto é a Frustração.

Tenho 2/3 anos de Desenvolvimento para iOS e embora necessite de actualizar os meus conhecimentos em Swift, a verdade é que conheço minimamente bem o sistema de várias perspectivas. Android é algo novo para mim, mas já conheço minimamente a Markup Language dele (AXML - o XAML deles) e o Java é algo com o qual também já mexi diversas vezes em outras vertentes. A verdade é que nenhum dos dois ambientes de desenvolvimento (incluo IDEs, linguagens, paradigmas, arquitecturas padrão, etc) daqueles que dominam o mercado chegam ao nível qualitativo da vossa plataforma Universal, aquela que estão a matar com esta saída do Mobile.

A Frustração vem acima de tudo disto. O Continuum e a agnostidade das vossas UWPs fizeram-me acreditar que aquele futuro da abstracção do PC/Smartphone tinha chegado. O facto do Continuum poder ser controlado perfeitamente por Touch (toques, swipes, drags, etc) num monitor ao qual o Continuum encontra-se ligado por HDMI sendo tudo processado no Smartphone já me deixa espantado, brincadeiras como daquele vídeo que estava no Link do Reddit que aqui coloquei só me faz pensar que a potencialidade era e é enorme.

Eu compreendo que seguiram em frente, e também nós neste tópico temos que fazer o mesmo e rumar para outros lados (mesmo contrariados como acontece com a maioria dos Fans da plataforma), mas só queria que regressassem a tempo de poderem oferecer uma terceira opção no mercado e fossem ainda a tempo de salvar as UWPs (que é uma tecnologia que merece ser salva e porra ... era aquilo que mais gostava de fazer).
Este homem pá ..
Juntem os posts dele e façam um livro. Sempre com qualidade.
 
Comment com qualidade e com um vasto conhecimento da poda, como utilizador e como programador.

@Rexobias, respect man!!!

A nível de programação não percebo nada, vou lendo aqui e ali e vou aproveitando para perceber o mínimo dos mínimos. Agora como utilizador e Zé Casual PRO :D aí já estou mais à vontade.

O bebé, a criança, nasceu indesejada, indesejada acima de tudo pelo seus pais, deixada à porta de uma igreja, numa noite de tempestade e chuva intensa, abandonada para ser adoptada e ficar entregue ao seu próprio destino.
Assim sendo, viveu com o que tinha e com os seus sonhos, com as suas limitações e a sua revolta, a sua família porém nunca quis saber de si, tristemente mas forçada a isso tentou reerguer-se mas nunca conseguiu pois, nunca ninguém acreditou nela.
Jamais ela encontrou a sua paz interior e angustiada foi sobrevivendo, observando as outras crianças em seu redor felizes e a prosperar. A morte espera e espreita na esquina sombria, a infelicidade consumia-a e ninguém acreditava nela, apenas alguns... A morte esperava-a como que promessa feita outrora.
Triste fim este, o da criança... Enquanto seu pai, esse, no alto do seu trono, reinando nas suas sete quintas alcançava o seu successo, lamentando a existência daquela pobre criatura...

 
Eu bem que esgravato mas não encontro nada de verdadeiramente impressionante nos outros sistemas.
Antes pelo contrário. Quanto mais fundo cavo, mais razões encontro para não mudar.
Ou é as app's que mais gosto q ficam coxas e lentas, ou são os red-tint, ou são estalos audíveis durante as chamadas. Esta última faz-me recuar a 1998, onde falar ao telefone nas estações do metro subterrâneas produzia um efeito semelhante.
 
Eu bem que esgravato mas não encontro nada de verdadeiramente impressionante nos outros sistemas.

Quer gostes quer não, há pelo menos uma coisa que têm que faz toda a diferença: Suporte 1st e 3rd Party.

O mesmo suporte que em sentido inverso o Windows sempre teve em PCs que o fazia ter todas as Apps enquanto OSX e Linux ficavam a ver navios.

Vai comprar um Robot aspirador (por exemplo) para casa e depois vem-me dizer que com o Windows fazes tudo ...
 
Tens razão que a Microsoft vendeu o feature phone business à Foxconn, mas o cerne da questão que eu fiz continua lá e ignoraste: porque é que a Microsoft vendeu a patente da Lumia Camera UI, algo que ela até usa no Windows 10?

De resto, quando a Microsoft comprou a D&S da Nokia, apenas comprou as patentes relacionadas com o design de telemóveis, como podes ver aqui (estas são as patentes que já foram transferidas para a HMD):
http://euipo.europa.eu/eSearch/#details/owners/795642

E quem quiser ver as patentes da Nokia compradas pela a Microsoft que esta ainda detem:
http://euipo.europa.eu/eSearch/#details/owners/633436


Surface Phone confirmado:

M674DBIVNK56FON27UQIXB6ZFEJVV3GT2ANT22DOIUIQDJOEFNP7MLPX3AIZDDRWM4OWMA4BPKE2W




Todas as patentes que continuam na Nokia, a Microsoft licenciou-as por dez anos, com a opção de extender esta licença perpetuamente, algo que a Microsoft disse que iria fazer. Não se trata de uma aquisição, apenas licenciamento:


https://www.reuters.com/article/us-...ts-patents-to-microsoft-idUSBRE9820ZZ20130903

@lmikotas , não ignorei. Simplesmente não percebi que esse era o cerne da questão.

Não faço a mínima ideia pela qual se vendeu as patentes em questão para a HMD. Mas a julgar pelo facto de não se ir produzir mais Windows 10 Mobile com a marca Lumia, talvez explique tudo :)

Eu referi exatamente que a grande maioria das patentes foram licenciadas, não compradas. As que estão no EUIPO são apenas aquelas que foram realmente adquiridas pelas Microsoft. As outras 30,000 a MS tem direito de utilização completa.


@anthonws acredita que bem quero acreditar em ti (não te estou a chamar mentiroso), mas a verdade é que do lado de cá essa não é a perspectiva que tenho, de todo. O mesmo digo de colegas meus que trabalham em outras grandes empresas nacionais na área do desenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móveis.

A nossa perspectiva é que o Windows está em queda livre chegando a um ponto de insignificância que só o facto de eu referir o XAML/C# é motivo de chacota. Chego ao ponto em que durante conversas relacionadas com programação e novidades do mundo tecnológico (sendo as últimas as "novidades" da Apple) prefiro ficar calado pois se refiro "Windows" seja em que formato for é mais uma oportunidade de gozar com o "palhaço". Falo por mim, mas também falo por muitos outros Dev.

Agora ser da cena é desenvolver para iOS, mexer no Android Studio, andar a brincar com as toneladas de projectos 3rd Party disponíveis nos Githubs desta vida disponíveis para e só estes SOs que constituem o Duopólio (merecido) que conhecemos. Um Dev que por um motivo ou outro conheça o MVVM, aprecie o XAML ou programe em C# é um "estrangeiro" neste novo mundo que não desenvolve Software para Windows.

A tua perspectiva é do lado mais empresarial a pode ser o cenário mais cor de rosa possível, mas é do lado do Consumer Market que as coisas acontecem. Não posso revelar onde trabalho, mas é urgente reparar que numa área tão banal como o consumo de media que toca em ambos os lados (empresarial e consumidor - embora na minha opinião não exista uma separação) o Windows é uma autentica pedra no sapato. A prioridade de Desenvolvimento é iOS e Android, Windows pode até estar meio ano com problemas graves que pouca gente quer saber ... corrige-se amanha ou depois, ou daqui a um ano.

Eu até podia pensar para os meus botões que isto é problema da postura da minha empresa (vosso Partner por sinal), mas depois falo com colegas em outras empresas e verifico a mesma situação (aliás, reparo que bem posso agradecer aos Deuses de estar numa onde ainda existe Software destinado ao Windows - por enquanto).

Podem até ter os vossos Projectos de Laboratórios em Software interno das mais demais empresas, mas é preciso compreender que o sentido é do Consumer Market para o Empresarial, não o contrário. Do mesmo modo, o caminho das UWPs era do Mobile para o PC/Xbox/etc. não o contrário (como se comprova).

As Centenial são muito giras no papel, mas não são verdadeiras UWPs (não basta espetar Software para dentro de um appx para se ter uma UWP). Uma UWP é algo agnóstico da arquitectura, é algo que gratuitamente (para o Dev) corre de origem em PC, Mobile, Xbox, HoloLens, iOT, Surface Hub e que mais vocês adicionarem ao vosso portfólio de Hardware. A partir do momento que temos Apps que só correm em x86 e outro tipo de limitações (limitações pouco óbvias - não estou a falar de meter o Mobile a correr um Forza 7) estamos a colocar em causa o conceito das UWPs e inserir algo muito perigoso na mente dos consumidores que se deixarmos crescer em demasia leva a uma natural ruptura: algo tão simples como Dúvidas.

A abstracção do Desktop VS. Mobile é na minha opinião o caminho natural a ser percorrido por equipamentos cada vez mais caros e cada vez mais poderosos (demasiado poderosos para estarem limitados ao conceito de Smartphone como o conhecemos - os últimos iPhones têm Benchmarks superiores aos MacBook Air de entrada de gama). As UWPs, agnósticas aos local onde correm com responsividade gratuita para tamanho de ecrã e modo de interacção e facilmente escaláveis para muito mais eram um trunfo enorme para este futuro que pelas palavras do teu CEO e todos os teus colegas (como o Blanc que às vezes fala no Twitter) é também visualizado por vocês, Microsoft.

O problema é o tal Momentum que falas, neste caso a ausência dele. Então acham que podiam pura e simplesmente abandonar o mercado durante 3/4 anos para depois regressar com um género de Salvador?! Que Momentum achas que o "Lendário" Surface Phone vai encontrar quando aparecer? Vais haver Devs na plataforma? Vai haver utilizadores disponíveis a abandonar os ecossistemas onde estão mais que instalados? A perspectiva que eu tenho é que quanto mais tempo estiverem fora do "campo" onde tudo está a acontecer (o Mobile) mais difícil será ter sucesso o Sr. que se seguir (menos Devs existirão, mais os Devs estarão agarrados às outras plataformas para as quais desenvolvem há anos, mais dinheiro os Utilizadores gastaram em Apps, mais dependentes estão de serviços que não existirão no Andromeda/Whatever, etc).

No mundo real não se pode tirar férias e regressar alguns anos depois. 1 ano no mundo tecnológico é o suficiente para nos tornarmos completamente irrelevantes (se eu parar de programar e de me informar diariamente, serei facilmente dispensável). O WP dava prejuízo? Andavam a perder dinheiro? Tudo bem, mas já que há um Bigger Plan e uma vez que estamos a falar do Mobile (a Trend actual e dos próximos anos) poderiam aguentar mais um pouco.

Mas adiante, não discutindo questões económicas e as opções no que se devia ou não suportar, há algo que não dá para compreender e remete-nos para uma conclusão óbvia: ou são mentirosos ou pura e simplesmente burros. Dizem que vão manter os SDKs e APIs actuais no W10M até pelo menos a RS4. Sabemos também que Apps do sistema são UWPs puras (para distinguir das tretas das conversões - não desvalorizando as mesmas, mas não verdadeiras UWPs). Pegando nestes dois factos, de que forma quer a Microsoft que nós interpretemos o facto das Apps em Mobile terem morrido, terem ficado paradas em versões antigas enquanto que no PC continuam a ser desenvolvidas e a receber novas e mais Features?! Qual seria o esforço de disponibilizar na Store (em Fast Ring) para o W10M essas mesmas Apps que sabemos que correm no W10M (como comprovado com os Leaks daquele Site Italiano - nada surpreendente visto que são UWPs).

Por isso, ou são mentirosos pois de que valerá continuarem a actualizar os SDKs e APIs no W10M se o próprio suporte 1st Party em Apps do sistema morreu, ou são burros por não aproveitarem a característica única das UWPs.

Escrevo muito, mas também não quero que penses que vivo para isto. Não nego que a programação é uma paixão, e não nego que desenvolver para Windows neste formato UWP é algo que me apaixonou completamente, assim como não nego que o meu SO móvel é de longe o W10M (preferência que assumo por muitos risos que possam provocar) ... mas o sentimento que mais me invade a falar disto é a Frustração.

Tenho 2/3 anos de Desenvolvimento para iOS e embora necessite de actualizar os meus conhecimentos em Swift, a verdade é que conheço minimamente bem o sistema de várias perspectivas. Android é algo novo para mim, mas já conheço minimamente a Markup Language dele (AXML - o XAML deles) e o Java é algo com o qual também já mexi diversas vezes em outras vertentes. A verdade é que nenhum dos dois ambientes de desenvolvimento (incluo IDEs, linguagens, paradigmas, arquitecturas padrão, etc) daqueles que dominam o mercado chegam ao nível qualitativo da vossa plataforma Universal, aquela que estão a matar com esta saída do Mobile.

A Frustração vem acima de tudo disto. O Continuum e a agnostidade das vossas UWPs fizeram-me acreditar que aquele futuro da abstracção do PC/Smartphone tinha chegado. O facto do Continuum poder ser controlado perfeitamente por Touch (toques, swipes, drags, etc) num monitor ao qual o Continuum encontra-se ligado por HDMI sendo tudo processado no Smartphone já me deixa espantado, brincadeiras como daquele vídeo que estava no Link do Reddit que aqui coloquei só me faz pensar que a potencialidade era e é enorme.

Eu compreendo que seguiram em frente, e também nós neste tópico temos que fazer o mesmo e rumar para outros lados (mesmo contrariados como acontece com a maioria dos Fans da plataforma), mas só queria que regressassem a tempo de poderem oferecer uma terceira opção no mercado e fossem ainda a tempo de salvar as UWPs (que é uma tecnologia que merece ser salva e porra ... era aquilo que mais gostava de fazer).

@Rexobias , esse teclado deve estar com dores depois desse post :P

Atenção que mencionei que UWP e Store estão bem, se, naturalmente, se ignorar o Windows 10 Mobile.

1º Que sintas, em conjunto com a tua comunidade, que não existe desenvolvimento de UWP em Mobile, ou que corporativamente as empresas não desenvolvem para W10M, faz todo o sentido.
Mas esse não é o objetivo da MS. PC/Tablet/VR/AR/Console é o objetivo presente.

2º Bem sei que Centennial não é uma verdadeira UWP. Mas tem sido a forma como os meus clientes começam a transição para a Store e subsequentemente para UWP. E esse é o esforço do DX a nível Mundial, mesmo para aplicações do foro consumidor. Vejam Spotify e iTunes. Existem muitas mais, mas neste momento o foco do DX era, last I've checked, Educação.

3º As UWP no mercado consumidor estão muito bem, tal como podes comprovar na imagem que partilhei. Naturalmente que não vês lá Mobile :)

4º A MS não pretende voltar ao Mobile. Já referi isso inúmera vezes. E esse unicórnio que todos gostam de invocar, o Surface Phone, será tudo menos um "Phone".
O próprio Terry e Staya já mencionaram isso inúmeras vezes. "Connected Devices and Mobility" é o foco.

5º A MS afirmou, inúmeras vezes, que o W10M teria um foco empresarial. Daí a necessidade de manter viva a plataforma pelo menos até RS4. Temos muitos clientes corporativos com W10M, tal como também eu já referi inúmeras vezes neste fórum. Ainda faz algumas semanas, tive um cliente em PT que adquiriu mais W10M para a sua workforce :)
Se estamos a trabalhar com este cliente em áreas como Xamarin? Claro que sim! Naturalmente já lhe foi apresentada a visão e as alternativas que tem pela frente.

6º A MS não saiu 3 ou 4 anos do mercado Mobile. A MS saiu definitivamente do mercado Mobile. O que mantém é a plataforma, mais uma vez, para o mercado empresarial.

7º No entanto, referi também, inúmeras vezes, que as pessoas deviam abstrair-se da nomenclatura "Mobile". E que muito provavelmente, o futuro seria Windows 10 (ponto)!
Agora que já é público, sem dúvida já existe uma noção de onde Andromeda + CShell nos levam.
Em que tipo de dispositivos? Isso agora :)
Mas basta ver os anúnicos da WinHEC para perceber o futuro. Windows 10 on ARM (Qualcomm). "Mobile"? Nahhh...

Conclusão:

Os números de adoção de Windows 10, Store e UWP estão a crescer saudavelmente tanto em consumidor como empresarial. Mas esqueçam Mobile!

Bem sei que não é a resposta que queremos, mas infelizmente é o presente e o futuro...

Se deixei algo por responder, avisa.

Abraços!

Hth,
anthonws.
 
Bom dia, a minha maria ia para o trabalho e ouviu na radio comercial, que hoje é dia da google ou qq coisa do género. Acontece que ligou uma ouvinte e falou do menos bom do android, que é a gravação de todas as chamadas e mesmo conversas sem estar a utilizar o telemóvel.Isto para mim é grave, muito grave a falta de privacidade.
Não querendo entrar em polêmicas, faço uma pergunta o windows mobile tb faz isso? E o windows 10? E já agora o Ios?

Fiz uma pesquisa rápida e encontrei isto:

https://m.tecmundo.com.br/google/109776-smartphone-grava-conversas-voce-saiba.htm
 
O Surface Laptop não é ARM. É x86.
ups, tens razão. :p
Não é só interessante, como é revoltante. O tipo já tinha outra ideia para esta tanga toda e mesmo assim lança os 950. Lança livros para fazer cair a sua própria máscara.



Isso é o que eu digo muitas vezes, mas quando tipos que mexem com o meu bolso, lançam livros com tiradas daquelas...sinto-me gozado e fico furioso, o que não é normal em mim. Já tomei um rennie para ver se passa a azia.:D


Eu não estou contra uma nova abordagem do mobile por parte da MS. Já se sabe que as coisas nunca foram fáceis e cada vez pior, perante uma concorrência que é do piorio também. O que eu e outros queríamos era que este abandono se desse em simultâneo com o lançamento dessa nova realidade e isso não está acontecer. Resultado, encurtaram em principio a vida aos últimos lumias, principalmente a nível de apps. O SO até que não está mau neste momento e nunca tive tanta estabilidade e autonomia no meu 950XL desde que o possuo. Custava alguma coisa terem mantido o desenvolvimento até à RS4, dentro das mesmas builds do PC e com isso ganhavam tempo para o "salvador" aparecer? Neste momento, um insider fast é o tipo mais mal tratado no mobile, ao ponto de não ter acesso às últimas versões das apps da MS. Ando no insider desde o 8.1 no desktop, para mim acabou em todos os meus equipamentos(excepto o 950XL até à próxima build oficial), à minha custa não colectam mais dados. Já andamos em sideloads de apps da própria MS. Foi disso e das roms maradas, mas salvadoras na altura, que eu fugi no android. Eu respeito, mas também exijo respeito.:mad:


Aqui em casa o mediacenter vai ser reformado e o tablet também. Tudo windows, no tablet fui dos primeiros a comprar um. Agora, as coisas vão ter de ser mais ponderadas e deixar de ser levado por amores, por uma empresa que não se tem importado muito comigo:D Vamos avaliar melhor a concorrência, que a coisa até pode ficar muito mais económica.
estás a assumir q a MS seguia os pensamentos do novo CEO qd nem sempre é assim. aliás, raramente o é. o CEO representa a empresa e n o contrário. posso estar a ser ingenuo, mas sinceramente acreditei q (mais) OEMs pegassem no w10m e penso q tb foi isso q a MS pensou. se dissesses q logo de seguida ela percebeu q o futuro passava por isto (o abandono) aí já era outra história...
eu tb gostava q o novo "mobile" já estivesse por aí, infelizmente fazer algo completamente novo parece q demora...
 
Conclusão:

Os números de adoção de Windows 10, Store e UWP estão a crescer saudavelmente tanto em consumidor como empresarial. Mas esqueçam Mobile!

Bem sei que não é a resposta que queremos, mas infelizmente é o presente e o futuro...

Concluíste e resumiste bem, só acho que esse crescimento saudável tem pés de barro. Eu sou utilizador desde pequenino do windows, mais precisamente do 3.1 e ainda mexi no DOS antes, portanto já não sou nenhuma criancinha. O que eu sei neste momento é que a utilização de PC's e até tablets windows na malta mais nova está ao nível mais baixo de sempre. Os meus sobrinhos, que são as pessoas mais novas neste momento na família, não querem saber da MS e windows para nada e não é só na minha família, é generalizado. Eles nasceram já com um Iphone, um ipad ou um Android na mãos, manobram aquilo que até mete dó. Nunca na vida, eles e outros da geração deles e da anterior irá consumir produtos MS, já que o primeiro contacto deles é sempre e sempre com um sistema mobile.

Dizes que infelizmente é o presente e o futuro. O presente ainda posso relevar, em relação ao futuro apenas vejo a MS a alienar o mesmo, com o desinvestimento no mobile. Em minha casa só falta a torradeira ser windows e em breve vai começar tudo a mudar, porque o centro hoje de toda a tecnologia gravita em torno do equipamento que temos no bolso. A partir do momento em que o equipamento que tenho no bolso for embora e seja trocado por um outro sistema, todo o ecossistema em minha casa, quer a nível de equipamentos e software vai atrás. Se com um veterano como eu isso vai acontecer, com os mais novos já aconteceu. Sem mobile, vocês estão completamente fora, metam isso na cabeça.

Aquela imagem que colocaste está cocha e falta lá um dispositivo mobile, qualquer um percebe imediatamente isso. No fim de semana vou pegar na imagem e mostrar ao meu sobrinho de 5 anos e perguntar o que lá falta e ele não vai ter dúvida de apontar o que falta. Sei do esforço que a MS está a fazer no windows 10 e será com certeza o melhor windows de sempre, já o é, mas se as massas não o utilizarem, para quê tanto esforço. Quando aparecer o Andromeda ou colocam pés ao caminho, ou algumas OEM's com almas caridosas pegam naquilo ou então foi em vão.

Tenho aprendido imenso aqui contigo, com @Rexobias e outros e agradeço sempre as vossas elaboradas explicações, são sempre partindo de um lado e do outro da barricada, bastante interessantes, mas hoje pareces o Nadella a falar. Já estou mal disposto logo pela manhã:D À que enfrentar a dura realidade e seguir em frente:1361:

A propósito, como posso seguir em frente com tipos* destes do outro lado da linha. Mais uma vez a Google a fazer das deles, agora com a amazon...
https://www.theverge.com/2017/9/26/16371292/google-youtube-amazon-echo-show

*google

P.S.- O meu 950XL continua brutal, só era necessário dar seguimento a esta treta:facepalm:
 
Bom dia, a minha maria ia para o trabalho e ouviu na radio comercial, que hoje é dia da google ou qq coisa do género. Acontece que ligou uma ouvinte e falou do menos bom do android, que é a gravação de todas as chamadas e mesmo conversas sem estar a utilizar o telemóvel.Isto para mim é grave, muito grave a falta de privacidade.
Não querendo entrar em polêmicas, faço uma pergunta o windows mobile tb faz isso? E o windows 10? E já agora o Ios?

Fiz uma pesquisa rápida e encontrei isto:

https://m.tecmundo.com.br/google/109776-smartphone-grava-conversas-voce-saiba.htm
Tendo em consideração o vexame que houve quando foi lançado o W10 devido às políticas de obtenção de informação dos utilizadores, tais como inputs no teclado, rato, etc., diria que é uma prática comum as companhias (sejam elas Google, Microsoft ou Apple) utilizarem o máximo de informação para tentar melhorar o sistema.
Agora se gravam as chamadas? Não sei.
Mas teorias da conspiração há muitas, e se o pessoal anda com medo tem um bom remédio. Cartinhas.
 
Basta ver as regras ao aderir ao insider, é assustador se gostas de usar chapeus com papel de prata.
Já li por ai que os botoes para que desativam os servicos de obtencao de dados do W10 sao apenas efeito placebo...
 
a malta pode dizer o q quiser, q sem provas concretas vale zero. seja para q lado for.
mas a verdade é q n é difícil de descobrir o q realmente vai para a MS (ou outras) e existem empresas independentes q fazem e publicam esses testes. tudo o resto é vontade de especular.
 
Concluíste e resumiste bem, só acho que esse crescimento saudável tem pés de barro. Eu sou utilizador desde pequenino do windows, mais precisamente do 3.1 e ainda mexi no DOS antes, portanto já não sou nenhuma criancinha. O que eu sei neste momento é que a utilização de PC's e até tablets windows na malta mais nova está ao nível mais baixo de sempre. Os meus sobrinhos, que são as pessoas mais novas neste momento na família, não querem saber da MS e windows para nada e não é só na minha família, é generalizado. Eles nasceram já com um Iphone, um ipad ou um Android na mãos, manobram aquilo que até mete dó. Nunca na vida, eles e outros da geração deles e da anterior irá consumir produtos MS, já que o primeiro contacto deles é sempre e sempre com um sistema mobile.

Dizes que infelizmente é o presente e o futuro. O presente ainda posso relevar, em relação ao futuro apenas vejo a MS a alienar o mesmo, com o desinvestimento no mobile. Em minha casa só falta a torradeira ser windows e em breve vai começar tudo a mudar, porque o centro hoje de toda a tecnologia gravita em torno do equipamento que temos no bolso. A partir do momento em que o equipamento que tenho no bolso for embora e seja trocado por um outro sistema, todo o ecossistema em minha casa, quer a nível de equipamentos e software vai atrás. Se com um veterano como eu isso vai acontecer, com os mais novos já aconteceu. Sem mobile, vocês estão completamente fora, metam isso na cabeça.

Aquela imagem que colocaste está cocha e falta lá um dispositivo mobile, qualquer um percebe imediatamente isso. No fim de semana vou pegar na imagem e mostrar ao meu sobrinho de 5 anos e perguntar o que lá falta e ele não vai ter dúvida de apontar o que falta. Sei do esforço que a MS está a fazer no windows 10 e será com certeza o melhor windows de sempre, já o é, mas se as massas não o utilizarem, para quê tanto esforço. Quando aparecer o Andromeda ou colocam pés ao caminho, ou algumas OEM's com almas caridosas pegam naquilo ou então foi em vão.

Tenho aprendido imenso aqui contigo, com @Rexobias e outros e agradeço sempre as vossas elaboradas explicações, são sempre partindo de um lado e do outro da barricada, bastante interessantes, mas hoje pareces o Nadella a falar. Já estou mal disposto logo pela manhã:D À que enfrentar a dura realidade e seguir em frente:1361:

A propósito, como posso seguir em frente com tipos* destes do outro lado da linha. Mais uma vez a Google a fazer das deles, agora com a amazon...
https://www.theverge.com/2017/9/26/16371292/google-youtube-amazon-echo-show

*google

P.S.- O meu 950XL continua brutal, só era necessário dar seguimento a esta treta:facepalm:

@cribeiro ,

1º Eu referi que os números da Store não contam com Mobile.

2º Quanto à nova geração. Toda a razão. E ninguém disse o contrário. Daí o investimento na Educação, num Sistema Modern, Touch oriented, cross-device, Minecraft, Social, Collaboration, etc. Mas Roma não se fez num dia.

3º O ecossistema da MS não é mais Windows e Office. Esqueçam isso. O futuro é Azure. Cloud Services. Isso é onde está o maior, senão 80% do investimento desta empresa. Tens Android, iOS, Salfish, MacOS, Linux, BSD, etc., não interessa. O que interessa é a possível penetração dos serviços Cloud MS. E esqueçam Onedrive e afins. O futuro é ML, Data Insights, Security, etc. É aí que a indústria está a investir. De que forma esses serviços são depois utilizados até chegar ao consumidor? Pode ser em Web, Phones, Torradeiras, Frigorificos, we don't care.

4º Andromeda não é nada de novo. É apenas a capacidade de se modularizar ainda mais o SO, pegando no trabalho que oficialmente foi iniciado em 2002. Na prática, flexibilizar o SO para o que os nosso ODM's e OEM's nos pedem faz tempo.

Por fim. Não quero parecer ninguém (Nadella, Ballmer ou Gates)... Apenas partilho aquilo que sei e posso, para que não existam mal entendidos.

A MS preocupa-se com vocês, fãs, clientes, utilizadores... acreditem. Mas ao mesmo tempo a máquina tem de funcionar. Negócio e estratégia nem sempre conseguem acompanhar o coração.

Peace,
anthonws.
 
Ainda não sei como é que a Microsoft continua a investir no Minecraft, por vezes utilizando-o como motivo de venda de um produto. O que é certo é que funciona, não sei bem como.
Têm que fazer render o investimento aquando da compra do IP.
 
Os meus sobrinhos, que são as pessoas mais novas neste momento na família, não querem saber da MS e windows para nada e não é só na minha família, é generalizado. Eles nasceram já com um Iphone, um ipad ou um Android na mãos, manobram aquilo que até mete dó. Nunca na vida, eles e outros da geração deles e da anterior irá consumir produtos MS, já que o primeiro contacto deles é sempre e sempre com um sistema mobile.
Um dia vão ter que entrar no mercado de trabalho e muito provavelmente o ambiente que vão encontrar é windows. Seria mais fácil a integração se manobrassem o windows "como sei lá o quê"
Cada um sabe si e da educação que dá aos seus filhos. Eles normalmente levam sempre a melhor, coisas quanto mais caras melhor desde que estejam na moda para mostrar aos amigos, usar superficialmente e deitar fora e venha outro que os pais pagam.
Já com a alimentação é igual. Só procuram o que tem pouco interesse nutricional e fazem birra quando não conseguem o docinho da praxe.
Todos sabemos como é que a coisa funciona. Cabe aos pais, independentemente dos recursos que tiverem, escolherem e direccionarem os seus filhos para o melhor visando um crescimento saudável e uma mente sã visando uma melhor preparação para enfrentar a selva que os aguarda que é o trabalho. Certamente que não serão o snapchatas e o pokémones que lhes vão abrir horizontes.
 
Pois mais por ai, quanto mais espaço dão à Google no mobile, mas espaço também lhe dão no Desktop e na dependência dos serviços da Google. E quanto mais se o usa em casa, mais também se usa no trabalho.
 

Esse site já não é uma fonte relevante :D

My move was to the iPhone 8 Plus and while I will miss Windows 10 Mobile, the move was not as traumatic as I had imagined. Ends up that the grass is a bit greener on the iPhone side of things these days (with Windows 10 Mobile dying on the vine) and the iPhone 8 Plus is an option worth considering if your Windows Phone just isn't cutting it anymore.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo