Conversa da treta sobre o Windows Phone

Status
Fechado a novas mensagens.
Em Julho de 2017 já davam o WM como morto.
Houve aqui uma grande revolta contra este site, mas afinal tinham razao.
o WM ficou condenado desde q anunciaram o fim da marca nokia (sim, n vale a pena voltar a falar disso). portanto, depois disso, na minha modesta opinião, qualquer outra previsão sobre o assunto deixou de fazer sentido.
Se tivesse sete vidas era porque havia um esforco para o manter vivo pela parte da MS, o que nao é verdade.
o q é q achas q vai estar por detrás do andromeda e do polaris? ou do próprio foldable, sobretudo se se confirmar q inicialmente nem vai correr win32: n passa de um W10M com as atualizações q até "nós" teríamos se o "nosso" hw tivesse um sd845...
claro q por aqui e por outros lados há a conveniência de declarar o 10m como morto, seja pelas headlines seja pelo ódio.
 
Ou então se calhar é só mesmo pela ausência de desenvolvimento/optimização e correção bugs do OS, ausência de hardware, ausência de OEMs ou ausência de interesse de developers importantes. :-D

Conveniencia é dizer que está vivo e de boa saude só por receber updates mensais de segurança, mas se realmente o que estiver para vir aí não passar de um W10m mais polido com emulação x86 como addon mais tarde, então o que fizeram ao W10m e aos que cá andam ainda é pior do que parecia.
 
@Raen a questão aqui é que essa senhora aparentemente é uma das principais criadoras de conteúdo no Snapchat. E quando tens uma rede social, e uma das principais celebridades/criadores de conteúdo diz que não usa, tens um grande um problema entre mãos: desaparecem os criadores, desaparecem os seguidores, e desaparece o dinheiro da publicidade, simples. Para não dizer que o Instagram Stories ao copiar as histórias que desaparecem 24 horas depois, foi um enorme golpe que acho que o Snapchat nunca recuperou.

Eu percebo isso, mas vai da importância que cada um dá a isso. No meu caso é zero. Mas o problema está, como disseste bem, no facto de certas e determinadas redes sociais dependerem em demasia dos tais criadores que as frequentam (e da implícita dependência das marcas que promovem). As redes sociais são cada vez menos "sociais", e ao sê-lo cada vez menos, arriscam-se a que aconteça isso, é verdade.

Provavelmente muitos já nem se lembram, ou não são "desse tempo", mas antes do Facebook a grande rede social cá em Portugal era o Hi5 (nem falo de MySpace ou de outras ferramentas mais do tipo Blog/Vlog, que também foram ao charco mas que tinham abordagens e públicos alvo diferentes), que era uma rede simplesmente do foro social, mas que também acabou por perder popularidade para o Facebook por este oferecer funcionalidades extra-sociais. Dito isto, o Facebook também mais tarde ou mais cedo perde protagonismo, nada é eterno e a modas ditam muita coisa. O próprio conceito de redes sociais é algo actual, mas no futuro pode nem existir, quem sabe...

Quanto ao Snapchat em si, nunca usei nem nunca tive curiosidade de usar, mas pelo que fui lendo, mesmo nos EUA quem mais usava a rede social eram os adolescentes, uma faixa etária altamente volátil que hoje quer uma coisa, amanhã outra, pelo que logo por aí era sinal de que algo estava mal. Não deixará saudades certamente, dado que há bastantes alternativas e melhores.


EDIT: Ontem finalmente deparei-me com o problema do Edge não abrir PDFs após a última actualização. Para PDF alojados localmente, ou que estão acessíveis através de um "Guardar como" não há problema, pois usa-se uma app para ler PDF e está feito (com trabalho adicional...), mas abrir PDFs que não têm link directo, é impossível.

A MS está a par do problema, veremos quando o vai solucionar...

https://support.microsoft.com/en-us/help/4077675/windows-10-update-kb4077675

«Microsoft is working on a resolution and will provide an update in an upcoming release.»

É o que dá o W10M ser uma iteração do W10 normal, e o Edge no Mobile ter ficado parado com uma versão mais antiga do engine...
 
Última edição:
Esse artigo está uma inteligência pegada. Um titulo para o sensacionalismo/alarmismo e uma foto ilustrativa com um telefone a correr 8.1 que não vai padecer do descrito
Estão a ficar ainda pior que os outros
ainda nem me tinha dado ao trabalho de ler. isso das live tiles está mt mal explicado e os jornalistas tb n parecem minimamente interessados em fazer um pouco de pesquisa. é obvio q a maioria da informação q aparece nas live tiles vem por push mas nem todas as apps são iguais. por ex. a minha da meteorologia faz consulta a um servidor algumas vezes por dia e atualiza as tiles com essa informação apenas em determinada hora (consoante a tile). duvido muito q as live tiles deixassem de funcionar (fosse ela compatível com o wp8) pk era um processo despoletado localmente e n nos servidores da MS. como este exemplo existem outras tantas apps com live tles q n dependem de push. claro q whatsapps e afins estão condenados mas n chamadas e sms como a noticia parece levar a crer q sim.
o find my phone tb está dependente das notificações push e obviamente foi-se...
 
@Raen

A Microsoft só tinha a ganhar em ter o Edge com app independente do OS para actualizar quando quisesse/precisasse seja no W10 ou W10m, pode ser que ter o Edge no iOS/Android lhes mostre as diferenças de uma realidade e outra.

Mas para uma empresa de software como a Microsoft de estranhar só mesmo que tenham lançado o browser embutido no OS e com as limitações que isso implica.
 
@Raen

A Microsoft só tinha a ganhar em ter o Edge com app independente do OS para actualizar quando quisesse/precisasse seja no W10 ou W10m, pode ser que ter o Edge no iOS/Android lhes mostre as diferenças de uma realidade e outra.

Mas para uma empresa de software como a Microsoft de estranhar só mesmo que tenham lançado o browser embutido no OS e com as limitações que isso implica.

É pelo receio de haver um workaround que permita remover totalmente o edge do sistema.
 
É o que dá o W10M ser uma iteração do W10 normal, e o Edge no Mobile ter ficado parado com uma versão mais antiga do engine...
A Microsoft já tinha alertado para a situação mesmo antes do update. Mantive um dos meus fora de horas de actividade mas há dias esqueci-me e lá foi.
Para abri-los uso o Acrobat se guardar o PDF no telefone/Sd Card e o Foxit se guardar na nuvem ou no telefone/SdCard. Mais sugestões? O Xodo não me está a parecer grande opção.

Porque há sempre que ver o lado bom das coisas, mesmo nas más...está situação obrigou-me a organizar os documentos e a dar grande uso ao explorador de ficheiros do w10m. Uma funcionalidade que até agora apenas fazia figura de corpo presente está-me agora a dar um jeitaço!
 
Última edição:
@HaLf-LiFe

O Edge tem os seus bugs por resolver e falta de funcionalidades como bem sabemos, mas pelo menos no W10m quem é que vai querer remover o único browser minimamente decente que o OS tem e que ainda substitui não sei quantas apps tipo canivete suiço? :D
 
A Microsoft já tinha alertado para a situação mesmo antes do update. Mantive um dos meus fora de horas de actividade mas há dias esqueci-me e lá foi.
Para abri-los uso o Acrobat se guardar o PDF no telefone/Sd Card e o Foxit se guardar na nuvem ou no telefone/SdCard. Mais sugestões? O Xodo não me está a parecer grande opção.

Isso funciona para PDF que dê para guardar fazendo um "Guardar como", ou que tenham um link directo por exemplo xpto.com/whatever.pdf. Agora quando o link acessível é xpto.com/view.php?id=whatever que serve unicamente de apontador para o link concreto do PDF, nada feito. Nem sim, nem sopas.
 
Venho aqui deixar um desabafo. Desabafo esse que vai fazer com que eu deixe de ser um utilizador do windows phone.

Comprei o meu 1º smartphone em 2013: um Nokia Lumia 620. Comprei-o pq, para aquele preço, todas as reviews diziam que era bastante bom. Sabia que não havia tantas apps como no Android, mas arrisquei à mesma.
Fiquei bastante contente com o telemóvel e com todas as suas features: o GPS funcionava 5*, a app da camera tinha algumas features mt porreiras (por exemplo, o smart photo), etc. E, assim ade tudo, era um telemovel reliable! Fluído e raramente dava problemas. Para além disso, a nível físico também era muito bom: caíu-me umas quantas vezes e nunca partiu nada.

Entretanto achei que o telemóvel começava a ficar velhinho e decidi comprar um Nokia Lumia 735. A diferença notou-se logo: muito mais rápido e com uma camera frontal muito melhor! A camera traseira deixou um bocado a desejar, confesso. Mas de resto, nada a apontar! Mais um telemóvelç fluído e fisicamente bastante robusto!

Entretanto no final de 2016 vi que o Lumia 950 estava a 300e e achei que era um preço demasiado bom para deixar passar. Decidi-me a fazer o esforço e fiz o upgrade. Estava à espera de uma diferença muito grande a nível de fluidez, mas tal não aconteceu. A camera fronteira desceu bastante de qualidade, mas a traseira 5*!
Passado ano e pouco, começaram os problemas: a cada update o telemovel passou a funcionar pior; as apps existentes em vez de melhorar de qualidade, pioraram; features que sempre tinha achado muito boas deixaram de existir; o telemóvel começou a ficar cada vez mais lento...
Como estava lento, decidi formatar o telemóvel. Pronto, foi o prego final no caixão! Ficou ainda mais lento e perdeu ainda mais features!

Vou fazer um resumo de como é o meu dia-a-dia para verem o porque de, ao fim de quase 5 anos, ter decidido abandonar o Windows Phone/ Windos Mobile:

* Depois de formatar o telemóvel, o sistema de pesquisa (a lupa ao lado do simbolo da MS) deixou de funcionar. Ou melhor, funciona, mas fecha-se ao fim de 20/30 segundos. Basicamente tenho que carregar na Lupa pra pesquisar por "google" e abrir o google...

* O instagram não funciona em condições: começo a fazer scroll e abrir fotos e funciona, mas à medida que vou fazendo scroll começa a ficar cada vez mais lento a fazer load das fotos/videos ate que chega ao ponto em que nao faz load de nada. Ao início até pensava que era da net, mas visto que isto acontece em qq rede ou com 4G, cheguei à conclusão que é da app mesmo.

* O GPS deixou de funcionar em modo offline. Quando viajo faço sempre download dos mapas para ter sempre GPS, mas desde há uns meses tal deixou de ser possível. Mesmo tendo o download do mapa, se nao tiver rede nao vale a pena.
Para além disso, o sistema de voz deixou de funcionar no GPS. Nao sei pq, mas agora pra saber as indicações tenho que olhar para o telemovel, porque som é inexistente!

* Coisas "simples" como pesquisar um email passado no cliente de email e abrir os anexos deixou de ser possível. Há dias estava à procura de um email com pdf, encontrei o email, abri o pdf e a app crashou. Tentei repetir o processo, mas o resultado final foi o mesmo.

* O Edge é muito, muito lento a abrir certas paginas. Por exemplo, se vou a uma noticia do record sei que o Edge vai abrir a noticia e, passados 4/5 segundos, vai ficar o ecra em branco e fazer uma especie de refresh. Nunca comparei com um Android, mas aposto que a diferença é tipo 2010 para 2020...

* Ultimamente tenho tido reboots aleatorios (as vezes sao tipo 4/5 por dia) e o telemovel esta lento, lento, lento...

Posto isto, posso afirmar que tenho uma experiência pior com este Lumia 950 do que algum dia tive com o Nokia 620. Paree que tenho um telemóvel de 2012, sendo que estamos em 2018...

Citando o grande artista: foi bom enquanto durou, mas acabou.

P.s: sim, eu sei que alguns de vos vao dizer "isso comigo nao acontece!". Fixe pra voces. Comigo acontece.
E sim, podia formatar o telemovel, mas da ultinma vez que o fiz fiquei sem certas features, portanto...
 
@casdio Apoiado! Faço das tuas palavras as minhas. A minha experiência o Windows Phone foi igual à tua, só que em vez do 620 tive o 520, e em vez do 735 tive o 640. Só não tive o 950. Quando o telemóvel deixou de ser fiável para coisas básicas foi a última gota, e passei para Android.

Eu acho que cheguei a contar cá este episódio que tive ano passado: queria enviar uns documentos para uma colega com carácter de urgência, e pensei "é só fotografar com o Lumia e envio pelo Messenger, nem preciso de ir ao pc". O que devia ter demorado 5 minutos no máximo, demorou 30 minutos, não sei quantos crashes pelo meio, e acabei por digitalizar e enviar pelo PC.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo