Conversa da treta sobre o Windows Phone

Status
Fechado a novas mensagens.
E nem em desktop a MS é agressiva.
Um ajuste pequeno de preco na linha Surface seria o suficiente dinamizar bastante o mercado desktop/laptop...mas nem isso, tentam posicionar-se num mercado "premium" de nicho e as restantes marcas seguem o exemplo.

A MS quer por todos a usar um computador...mas ao mesmo tempo faz disso um mercado de luxo.
 
Última edição:
Depois de gastarem centenas de euros em Apps em Android ou iOs, acham que voltam para WM? Duvido.
dos poucos q gastam € em mobile são sobretudo em jogos q, depois de jogado ou da moda passada passam para outro e n voltam ao mesmo.
e sim são mt poucos os q "investem", comparado com o universo dos q utilizam.
a ideia tb n é roubar 100% da quota á concorrência, temos de ser minimamente realistas.
 
dos poucos q gastam € em mobile são sobretudo em jogos q, depois de jogado ou da moda passada passam para outro e n voltam ao mesmo.
e sim são mt poucos os q "investem", comparado com o universo dos q utilizam.
a ideia tb n é roubar 100% da quota á concorrência, temos de ser minimamente realistas.

Falando por mim, que reconheço que posso não pertencer ao typical case, tenho centenas de € investidos em apps para iOS(que uso desde 2009). E não, em todo estes anos só paguei por uma meia dúzia de jogos sem nada de IAPs. Paguei na grande maioria por apps de produtividade e ferramentas, como o File Browser, Due 2, Scrivo Pro, Texcode, WinZip, Cryptomator, Adguard Pro, DNSOverride, Refine, Groundwire, Workflow, só para mencionar algumas das que uso regularmente.

O perfil da Xbox pelo menos dá para ser aberto em iOS e Android. Exemplo disso é o AoE Castle Siege...

O Castle Siege(que é desenvolvido pela MS) usa cloud própria(neste caso a xBox) transversalmente em multiplataforma. Incompreensivelmente a grande maioria dos devs quando lançam um jogo que suporte as APIs da profile xBox no WM, tendem a adoptar as social game APIs correspondentes aos outros sistemas, como por exemplo o Game Center no iOS. Felizmente está a cair em desuso, com a adopção de APIs multiplataforma e clouds próprias. No entanto continua a não ser garantido, daí ter feito a ressalva...
 
Última edição pelo moderador:
Ontem precisava de aceder a uma photo que estava no one drive. Abri a app e la vou eu procurar a photo. Deveria ser uma coisa facil e rápida, certo? Errado!

Na app nao consigo aceder as fotos. Se for a "all files" tenho acesso a tudo menos as fotos. E se for a "photo álbuns" nao faço ideia onde estão as cenas pq ts tudo organizado a maneira deles por albuns(que eu nunca uso).

Procurei pelo nome da pasta que tem a photo mas, e isto é genial, não consegui ver os ficheiros na app pq a pasta estava referenciada como sendo uma pasta de fotos! Tive que fazer "partilhar pasta", copiar o link, abrir o browser, colar o link e sacar a foto.

Tipo... Dafuq???
 
Eu tb consigo, exceto a pasta das fotos. Aquela para onde faço upload automático das fotos que tiro com a camera do telemóvel. Ja desisti de tentar perceber isto
 
Seria certo se não colocasse em causa as UWPs e toda a estratégia do OneCore.

-----------------------

@anthonws, de que forma a MS espera ver uma adopção das UWPs sem o Mobile?

É que sejamos honestos, e eu estou inserido no lado de cá (de quem desenvolve), o W10M está morto. É uma questão de tempo até Apps que sempre marcaram a presença em PC deixarem de existir para estes equipamentos sequer (escreve o que te digo) - basta "vocês" (MS) falarem com alguns dos vossos parceiros de longa data.

Sem o Mobile a "vossa" estratégia do OneCore não vai passar de uma bela história de amor que fará muita gente sonhar com o que poderia ter sido e não foi.

Dizes que não está morto, que está bem vivo. Como?! Tivemos 3 eventos recentemente e W10M nem sequer foi falado (aliás, só temos coisas como o Project Rome graças ao OneCore ... porque se fosse necessário um SDK específico para W10M ficávamos a ver navios). Já o Android e iOS só viu Goodies a aterrar por lá. Mesmo com o trabalho do OneCore, continuamos a ver Apps exclusivas em W10 (PC), continuamos a ver novas funcionalidades a chegar apenas ao PC.

Acredita que eu quero acreditar nisto, mas começa a ser difícil para não dizer impossível.

Falo também como Dev de iOS cujo ambiente de desenvolvimento acho imensamente inferior ... têm um IDE do caraças, têm uma linguagem de programação e UI (C# e XAML) poderosas e simples, têm o OneCore (que efectivamente funciona) e não tiram proveito disto porque falta o Entry Point: o Mobile!

Claro que dia após dia começam a faltar os Devices, mas mais do que isso, falta o suporte e o foco que confere confiança a OEMs, Devs e Users. Se a MS não quer saber do W10M, porque raio havíamos nós de querer?!

(por acaso até queremos porque efectivamente gostamos mais do vosso produto que vocês próprios ... mas isto também não é Religião, Política ou Desporto, assim que o meu Lumia deixar de permitir-me fazer o que necessito terei que saltar fora e nesse momento não posso escolher-vos por muito que queira)

OneCore é muito mais que W10M. Por exemplo: Server, Xbox, IoT, etc. Portanto permite-me discordar contigo quanto à estratégia de OneCore sem W10Mobile.

Está vivo porque existe investimento interno em ter equipas de PM's, SDE's, PMM, etc., etc. Se isto tem um reflexo imediato? Não, mas irá ter sem dúvida.

Quanto aos dispositivos, os OEMs estão naturalmente focados onde nós também nos focámos no momento: Enterprise.

Edit: Esqueci de referir que Project Rome não tem nada haver com OneCore... É tudo baseado no MS Graph, e é multi-OS.
https://github.com/Microsoft/project-rome

E nem em desktop a MS é agressiva.
Um ajuste pequeno de preco na linha Surface seria o suficiente dinamizar bastante o mercado desktop/laptop...mas nem isso, tentam posicionar-se num mercado "premium" de nicho e as restantes marcas seguem o exemplo.

A MS quer por todos a usar um computador...mas ao mesmo tempo faz disso um mercado de luxo.

O preço dos dispositivos é justo face ao nível de inovação em engenharia. Olhar apenas para specs não revela nada, nenhum do esforço ou investimento feito em realmente inovar.

Exemplo? A Surface Pen. São mais de 100 peças! E o digitizer ativo?

Ao mesmo tempo é importante relembrar que a MS não quer destruir o mercado dos seus parceiros OEM. Quer potenciar, quer liderar por exemplo.

E toda esta inovação está licenciada para poder ser utilizada pelos nossos parceiros OEM. Basta olhar para o trabalho de alguns e perceber o quão "ligados" estamos.

https://www.asus.com/us/2-in-1-PCs/ASUS-Transformer-3-Pro-T303UA/

My 2 cents

p.s. E são estes parceiros que têm a capacidade de escalar e fazer em volume, com preços mais competitivos.
 
Última edição pelo moderador:
OneCore é muito mais que W10M. Por exemplo: Server, Xbox, IoT, etc. Portanto permite-me discordar contigo quanto à estratégia de OneCore sem W10Mobile.

Está vivo porque existe investimento interno em ter equipas de PM's, SDE's, PMM, etc., etc. Se isto tem um reflexo imediato? Não, mas irá ter sem dúvida.

Quanto aos dispositivos, os OEMs estão naturalmente focados onde nós também nos focámos no momento: Enterprise.

Eu sei que vai muito mais além que o PC e Mobile, mas temos que compreender que cada uma destas peças do puzzle têm diferentes pesos na balança. Hoje o Mobile, quer queiramos quer não, é o espaço dinamizador do desenvolvimento de Software aplicacional. Sem um "motor de arranque" para o desenvolvimento de UWPs nunca vai haver adesão ... e "Hacks" como o Project Centennial não vêm fomentar o desenvolvimento de UWPs nativas (a adesão tem sido insignificante).

Podem ter equipas e pessoas directamente associadas ao W10M, mas para nós clientes e Devs isso pouco interessa se não vemos quaisquer reflexos no produto final. Aqui na minha empresa também temos inúmeros POCs e outras coisas interessantes, mas fechadas numa gaveta escondidas do público valem zero.

Relativamente ao tema do empresarial/casual, não compreendo essa abordagem. Estão a dividir em dois um mercado único. Eu agora sou profissional, mas depois de sair da empresa, em casa, no fim de semana em casa dos pais ou da sogra, ou de férias sou um gajo como outro qualquer com necessidades fúteis que cada vez mais não podem ser satisfeitas com um Smartphone Powered by W10M.

Mas colocando um ponto final nesta história do empresarial, pergunta honesta: o quê que o W10M tem de diferente de um Android/iOS para ser um SO empresarial? ... ou invertendo a questão, num ambiente empresarial o quê que não consegues fazer com um Android/iOS que é feito com um W10M?

(não aceito a "Segurança" nem o "Continuum" como resposta, lol)

<irony>Já agora, a App para o Azure anunciada na Build (Android e iOS, a UWP virá depois) parece-me um sinal claro do foco no mercado empresarial.</irony>

O feature2 até pode ser uma coisa temporária, mas sem Comunicação só serve para uma coisa: reduzir ainda mais a confiança num futuro melhor de quem ainda cá está.

Podem não estar a par, mas a situação não está a melhorar ... está a piorar no que diz respeito ao desenvolvimento de UWPs. Quando falei na perda de Apps que sempre existiram em Windows, e do abandono em definitivo da plataforma como destino de novos produtos falava a sério porque tenho conhecimentos para o poder afirmar. Basta falarem com os vossos parceiros ;)

Cada vez mais olho para o tempo que despendi a aprender C# e XAML como tempo perdido. Pior, apaixonei-me pela linguagem, pelo ambiente de desenvolvimento (porque efectivamente acho que dá ratada em iOS, e pelo que oiço dos meus colegas que trabalham em Android idem) ... e sinto-me obrigado a sair da empresa se quero continuar a trabalhar na área. A questão é "Onde?" se nem a MS dá prioridade às UWPs.

Já agora, o iOT é giro mas anda a comunidade a pedir Hardware Acceleration há 2 anos (o que inviabiliza MediaElements e consequentemente aplicações de media) e ainda não se viu nada. Aliás, esperava ver mais acutilância nesta área, mas a verdade é que está mais estagnada que outra coisa.
 
e "Hacks" como o Project Centennial não vêm fomentar o desenvolvimento de UWPs nativas (a adesão tem sido insignificante).
o p. cent. já serviu á malta da kodi para perceber q vale a pena fazer uma uwp nativa. n deveria servir de exemplo?

quanto aos preços da linha surface, eu tb gostava q custassem menos 100 euritos ou q retirassem a gama mais baixa e as outras descessem todas uma gama. podia ser q dinamizasse mais o mercado mas tb começaria a ser considerada concorrência, penso eu.
 
o p. cent. já serviu á malta da kodi para perceber q vale a pena fazer uma uwp nativa. n deveria servir de exemplo?

quanto aos preços da linha surface, eu tb gostava q custassem menos 100 euritos ou q retirassem a gama mais baixa e as outras descessem todas uma gama. podia ser q dinamizasse mais o mercado mas tb começaria a ser considerada concorrência, penso eu.

Amigo, quantas aplicações win32 temos? Uma ou até duas dezenas em 2 anos é insignificante! O Kodi é a única vitória num mundo de derrotas.

Depois, é mesmo preciso que alguém se chegue à frente para provar aos outros que há vantagens em fazer uma UWP?! Porra, eu não sou muito inteligente nem muito culto e estou completamente a par das mais que vantagens de desenvolver UWPs. Se a mensagem chegou a mim (alguém insignificante), como é que não chegou aos restantes Devs?

Eu respondo ... chegou, mas não há interesse em desenvolver UWPs!

O mundo mudou em função do paradigma do Mobile. O PC é usado apenas em situações específicas, para tudo o resto é usado o Smartphone. O Mobile é a Trend há anos e a MS em vez de fazer uma investida forte nessa área para pelo menos manter o MarketShare que tinha conquistado (à custa de muito prejuízo) fugiu a sete pés e os resultados estão à vista de todos: 1%.

O Mobile é o elemento dinamizador das Apps/Aplicações/Software actualmente. Claro que haverá sempre necessidade e espaço para Software mais profissional/específico, mas são situações excepcionais não a regra.

Nunca tivemos uma App da NOS.TV, e a este ritmo as outras operadores vão seguir o exemplo dela, não vai ser o contrário - um mero exemplo.

A partir daqui regresso à minha questão inicial: "... de que forma a MS espera ver uma adopção das UWPs sem o Mobile?"
 
Nem sempre o melhor vence. Este é um destes casos.

A MS que se isole no mercado "business"...estao a encostar-se a parede. Depois para sair vai ser muito complicado.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo