Core 2 duo E4400 e Asrock conroe1333

Talvez este tópico ajude.

Já agora, saber algo da RAM ajudava. Por exemplo, o separador SPD do cpu-z com a informação do(s) módulo(s) de RAM que tens.

Bem voltei verifiquei que a frequencia do PCIE tem de estar em 105 poruqe se meter em 100mhz o sistema dá The bios Bot failure .

Da minha experiência, o melhor é a o PCI-E estar sincronizado com o FSB.

Se meter a opçao de overclocking [CPU, PCIE, aSync.] se aumentar a frequencia do cpu aumenta tambem a frequencia do pcie automaticamente.

Não querias dizer Sync em vez de ASync?

Vou tentar puchar ate aos 240 mas com a frequencia do PCIE a 105 mhz

Vai ser dificíl, não tanto pelo CPU, mas pela mboard gostar da sincronia FSB/PCI-E

Se o divisor síncrono é 200:100 (FSB original:PCI-E original) = 2:1, com 240 FSB o PCI-E devia estar a metade, 120MHz.

Da minha experiência, a partir de 120MHz no PCI-E o disco SATA deixou de ser detectado. Mas fiquei com a ideia que o PCI Fix Function me permitiu usar um disco IDE até aos 132MHz, como se pode ver nas fotos do tópico que indiquei.

Tambem da para alterar na memoria os CAS em clocks nao sei se poderei fazer algo

Desactiva a Flexibility Option e coloca timings de 5-5-5-15-2T. Em princípio a RAM não te deverá limitar (depende do divisor/frequência que escolheres na BIOS).

E fixa a PCI Frequency (PCI Fix Function Enabled).
 
Última edição:
Esta aqui o separador:




Exacto se meter a opçao sync ele em 240 o PCIE anda a volta de 120mhz nao poderá por em causa a grafica??

Em relaçao ao timing como vou por 5-5-5-15-2T Quando so tem la 4 opçoes como referi anteriormente??



cumps
 
Eu usei uma 7950GT e não tive problemas. Mas também foi só durante 30mins, se tanto, logo não deu para testar jogos nem consequências na estabilidade da placa gráfica. Acho que a subida do PCI-E não vai avariar a pl. gráfica, mas não garanto.

Nos timings então é 5-5-5-15, já que não podes forçar o Command Rate a 2T (mas deve ser esse valor que a mboard escolhe sem se saber). Já agora, essa memória é PC2-5300 ou seja DDR2-667 e não 533, como se pode verificar no SPD (2*333 ~ 667).
 
Ja alterei a frequency pa 333mhz na memoria

E ficou assim:




WindWalker fui ver o teu topico e pus as opçoes como no teu estava . Devo aumentar a frequencia do PCI de maneira a aumentar a frequencia do cpu para tirar melhores resultados?? Sera que corro riscos?


abc a todos que me ajudaram ;)
 
Última edição:
Não é pelas memórias serem DDR2-667 que tens que seleccionar essa frequência na BIOS.

Na verdade, isso é a selecção de um divisor. Como o FSB original do CPU é 200 e escolhes DDR2-667 na BIOS, o rácio FSB:DRAM será forçado a 200:333, o que é equivalente a 3:5 (confirmado pelo cpu-z). Este rácio é o chamado divisor FSB/RAM. Com 230 de FSB, terás as memórias a 230*5/3 = 383MHz. Através das operações inversas podes obter o FSB em função da frequência das memórias (383*3/5=230).

Ao escolheres DDR2-533 na BIOS, forças o divisor 200:266 que é o mesmo que 3:4. Então, para 230 de FSB terás (230*4/3=)307MHz nas memórias.

Como deves ter reparado, a escolha do divisor acertado permite jogar com o FSB e frequência da RAM de forma a tirar o melhor proveito do CPU/memórias.

Outra coisa que acho que não pensaste, é que essa memória é DDR2-667; isso significa que ela é certificada de fábrica para funcionar com a tensão e timings de SPD a 333MHz (logo, abaixo de 333MHz também). Isso traz-te um problema... Não sabes até onde a memória 'aguenta' acima de 333MHz, apenas se fizeres testes. Mais uma fez, os divisores permitem isso, pois ao seleccionar um divisor pode-se garantir que o FSB (certificado de fábrica a 200MHz) não atrapalha o OC. O mesmo para OC ao CPU sem que as memórias atrapalhem.
 
Posso aumentar mais a frequencia do cpu e a da PCIE ???

Hoje por curiosidade vi o pc de uma amigo que tem um E6650 2.33 e uma geforce 8600 GT e curiosamente o processador estava a rular apenas a 1.99 e a frequencia do PCIE era de 115 mhz e 240 mhz de cpu :rolleyes:
 
Pois é pessoal depois de passado imenso tempo la fiquei muito nervoso e pus maos á massa:

memol.jpg


grafx.jpg


cpun.jpg


Que acham ??

Tive de meter a pci a 114 e o cpu a 249

Andei a experimentar 255 com 120 de pci mas bloqueava ao iniciar o windows

E as memorias passaram agora para 416 mHz :D

Fiz o intelburn test e ficou mais rapido fazendo o em 26 s quando fiz a 2.4 fez me 30 s
 
Pessoal como posso fazer o BSEL nesta board ?

O que queria era destravar o multiplicador ....

Para já esta board tem sido de guerra , sempre em OC
 
Back
Topo